Navegando por Autor "Gomes, Marcius de Almeida"
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- ItemPDI e gestão universitária: planejamento da infraestrutura física multicampi a serviço do desenvolvimento das ações acadêmicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Silva , Karoliny de Angellis Mendes; Gomes, Marcius de Almeida; Pimenta, Lídia Boaventura; Santana , Weslei Gusmão PiauO presente trabalho traz uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e aborda como temática a relação entre a gestão da infraestrutura universitária, PDI (2017-2022) e o ProGest (2018-2021) no âmbito da UNEB. Para compreensão do tema, foram elencadas três categorias teóricas: gestão universitária, planejamento estratégico e multicampia. O objetivo geral que norteou o estudo foi descrever a percepção dos(as) diretores e ex-gestores da UNEB sobre a política de infraestrutura física da universidade a fim de propor um relatório de orientações com ênfase nas prioridades para o desenvolvimento acadêmico da instituição universitária. A pesquisa buscou caracterizar a gestão da infraestrutura universitária multicampi como sendo estratégica para o desenvolvimento das ações acadêmicas e sua relevância no processo de planejamento institucional da UNEB. A abordagem apresentada é a quantitativa, ancorada pelo método exploratório descritivo. por meio de uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e aplicada. A amostra intencional do estudo foi composta em 34 gestores, sendo eles: 03 pró reitores da PROINFRA e os 31 diretores dos campi da universidade. O documento institucional ProGest/UNEB 2018-2021, balisou o período estudado por está pesquisa. A partir dos achados deste estudo, percebeu-se que apesar da percepção positiva da participação da PROINFRA no pensar estratégico da Universidade, encontram-se inconsistências entre a teoria da resolução nº1050/2014UNEB e a prática de executar o que ela preconiza, bem como, que a relação entre o PDI (2015-2019), ProGest (2018- 2021), PPCs e Proinfra se efetiva de maneira parcial, já que o percepção dos gestores é que a PROINFRA é uma pró-reitoria executora e, devido a isto, sua participação configura-se como não obrigatória nos espaços estratégicos de diálogos.
- ItemA presença no mundo de trabalho de mulheres beneficiárias das políticas de qualificação profissional (PRONATEC): descrevendo relatos e experiências de educandas da EJA em Lauro De Freitas - BA(2019-06-11) Santos, Jársia de Melo; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Gomes, Marcius de Almeida; Soares, Antônio MateusEste trabalho trata de uma pesquisa acerca das egressas do curso técnico de meio ambiente localizada em Lauro de Freitas região metropolitana de Salvador- BA, oriundas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, visando retratar a inclusão dessas mulheres no mundo do trabalho mediadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico – PRONATEC, desenvolvido no período de 2013 a 2017. O objetivo geral é diagnosticar a inserção no mundo do trabalho das mulheres egressas do curso técnico em questão. Os objetivos específicos são: apresentar os conceitos históricos e as mudanças sociais que levaram as mulheres a se profissionalizarem; descrever o percurso formativo das educandas, identificando as dificuldades apresentadas pelas discentes no seu ingresso, permanência e sucesso nos cursos técnicos avaliados e diagnosticar a partir dos relatos, a atuação dessas mulheres no mundo do trabalho. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa aborda a EJA a partir dos teóricos referenciais como Haddad (2007) e Di Pierro (2001). Para abarcar o contexto metodológico, teremos Ludke & André (1986), Godoy (1995) e Minayo (2001). Para discussão acerca da profissionalização, recorremos a Lima (2013) e Motta (2016), entre outros, que embasaram e que deram suporte ao estudo. É expressivo perceber a contribuição da pesquisa para o conhecimento sistematizado sobre a execução do PRONATEC, e a inserção das mulheres jovens e adultas estudantes da EJA, que concluíram o curso técnico de meio ambiente. Diante dos resultados apresentados na pesquisa, percebe-se a mudança do perfil do mundo do trabalho e a crescente procura pela profissionalização por partes das mulheres, jovens e adultas. Porém, fica claro também a falta de oportunidade e a dificuldade que essas profissionais encontram em conseguir uma integração profissional estruturada, tendo como consequência a reprodução na informalidade. Acredita-se que esta pesquisa pode colaborar, efetivamente, para o estudo do tema, mostrando a importância da mulher no seu percurso histórico e social.
- ItemProposta de protocolo de internacionalização em casa: perspectivas interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-14) Batista, Ana Maria de Souza; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Gomes, Marcius de Almeida; Dworak, KrzysztofA internacionalização do Ensino Superior surge como um dos fatores que faz emergir uma nova cultura institucional, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), em todos os aspectos: desde a forma de difusão da produção científica e tecnológica, até a aproximação com outras culturas, consolidando a interculturalidade objeto desse estudo. Trazendo a seguinte questão de pesquisa: Como se efetiva o processo de internacionalização da Universidade do Estado da Bahia no contexto da multicampia, tendo como perspectiva a interculturalidade, a partir da elaboração dialogada com os documentos de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa do Programa Estudante - Convênio de Graduação (PEC-G)? Partindo desta questão, traçamos como objetivo geral analisar o percurso dos estudantes do PEC-G e as estratégias implementadas pela UNEB para o processo de internacionalização no contexto da multicampia e da interculturalidade, tendo como perspectiva a elaboração dialogada de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa. Devido à Pandemia do Covid-19 e do retorno de alguns participantes da pesquisa aos seus países de origem, dificultando o acesso às ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, realinhamos o estudo dentro do contexto metodológico. Utilizamos, na pesquisa, os aportes metodológicos da abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de intervenção. O trabalho tem natureza exploratória e interventiva, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no Mestrado Profissional. Quanto à técnica de coleta de dados documentais, utilizamos dos relatos publicados e a análise de conteúdo de Bardin (2006). Como achados da pesquisa encontramos três pontos principais: 1º. A necessidade da UNEB ampliar discussões e aprofundamento de produções cientificas aplicadas, a respeito da internacionalização e da interculturalidade a fim de dar embasamento ao seu processo de gestão da internacionalização e da internacionalização em casa. 2º. Após análise dos documentos institucionais, que não há destaque para as categorias de estudo interculturalidade, ou internacionalização em casa, apenas os mesmos aludem sobre internacionalização, assim como não identificamos qualquer referência sobre à teoria adotada neste estudo a respeito das referidas categorias. 3º. A itinerância proporcionada pela multicampia evidenciando a diversidade cultural como uma marca da Instituição. Os resultados da pesquisa, foram a internacionalização em casa pode vir a se constituir como aliada ao processo de internacionalização e interculturalidade da Instituição, tornando-o mais inclusivo e democrático, criar procedimentos internos para sistematizar e reconhecer a presença de alunos do PEC-G, como oportunidade para fomentar a aquisição das competências interculturais através das ações de ensino pesquisa e extensão. O produto final foi protocolado via SEI/BA nº 07412932022080035-52 na mesa da Secretária Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB) através do relatório técnico científico em formato de um documento balizador estruturado como Proposta de Protocolo de Internacionalização em casa: Perspectivas Interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, conforme parecer de número 5.129.030.