Navegando por Autor "Gomes, Jussara Figueiredo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA recepção do texto literário na sala de aula: os letramentos semióticos.(Universidade do Estado da Bahia, 2019-07-12) Gomes, Jussara Figueiredo; Pereira, Áurea da Silva; Cruz, Maria de Fátima Berenice da; Rosa, Marise Marçalina de Castro Silva; Peixoto, Ana Cristina SantosO presente trabalho intitulado A recepção do texto literário na sala de aula: os letramentos semióticos discorre sobre o letramento semiótico em uma turma de séries multisseriadas (4º e 5º anos) de uma escola da rede municipal de Inhambupe – Bahia. A pesquisa fundamenta-se na teoria semiótica da linha americana e nos estudos sobre literatura e letramento semiótico na sala de aula. A base teórica se estabelece nos estudos de Peirce (2008), Santaella (2012), Santaella; Nöth (2001), Pignatari (2004), Rojo (2012), Cruz (2012), Ferrara (2007), Pereira (2018), Catto (2013), Derrida (2001), Deleuze & Guattari (1995), Foucault (1996), entre outros teóricos e tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos estudantes para visualização, criação e interpretação de imagens a partir da teoria semiótica no texto literário. E como objetivos específicos têm-se: discutir o texto literário na perspectiva dos estudos semióticos; compreender o processo de letramento semiótico em estudantes do 4º e 5º anos; analisar o texto literário a partir das imagens criadas pelos estudantes. A pesquisa é de base qualitativa, e fiz um estudo de caso etnográfico na turma do 4º e 5º anos, de classe multisseriada. Inicialmente, no processo de coleta dados, realizei três oficinas literárias usando como suporte os contos O sabor das nuvens, Jaú dos bois e O sorriso da estrela do escritor Aleilton Fonseca. Em relação as estratégias utilizadas para visualização, criação e interpretação de imagens, constatamos que os estudantes utilizaram a leitura interpretativa e selecionaram cenas dos textos verbais para a construção dos textos não verbais e a partir da imaginação eles materializaram os signos captados pela imagem visível. Assim, por meio da análise foi possível compreender que a recepção dada ao texto proporcionou uma leitura deleite e conduziu a produção dos textos não verbais de forma prazerosa. Compreendemos através das discussões e reflexões dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula que a leitura semiótica dos textos ocorreu a partir das ações comunicativas do leitor influenciadas pelas vivências socioculturais, o que nos possibilitou compreender os letramentos semióticos na sala de aula. Ao discutir o texto literário na perspectiva dos estudos semióticos refletimos que os processos de comunicação do leitor possibilitaram um diálogo com os letramentos a partir das leituras dos textos verbais e nãos verbais nos espaços de convivência desses sujeitos, o que promoveu os letramentos semióticos na sala de aula. Constatamos que as ações do autor e leitor de imagens nos trabalhos desenvolvidos com textos na sala de aula foram regadas de vivências sociais que deixaram marcas culturais em suas produções. As reflexões teóricas no campo da literatura, letramento e da semiótica nos ajudaram a compreender o importante papel da escola para o trabalho e constituição dos letramentos na sala de aula.