Navegando por Autor "Gomes, Inglis Araújo da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdequação postural como tecnologia assistiva (TA) em Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE): contribuições para educação especial(2019) Gomes, Inglis Araújo da Silva; Salvadori, Juliana Cristina; Bião, Menilde AraújoEste trabalho objetiva compreender o uso da adequação postural como recurso da Tecnologia Assistiva na educação especial, com a colaboração do profissional Fisioterapeuta inserido na equipe multiprofissional no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), na região do Piemont da Chapada Diamantina, de modo a auxiliar nas práticas educativas dos profissionais da educação especial e, logo, na melhora das condições para a aprendizagem de alunos com deficiência. Consideramos o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da APAE Jacobina pela singularidade do lócus: CAEE, em instituição especializada, em colaboração com a equipe multiprofissional (Fonoaudióloga, Psicóloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social) vinculada ao Centro de Reabilitação (CER II) implantado na instituição em 2017. A investigação pautou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa e tendo como método o estudo de caso, realizado no CAEE/APAE com os profissionais da equipe multiprofissional (professores, coordenação e auxiliar de coordenação) e os alunos que, após avaliação, necessitassem do recurso de adequação postural. Os dispositivos para geração de dados foram análise documental, entrevista semi-estruturada, grupo focal e avaliação fisioterapia e para análise dos dados análise de conteúdo de Bardin (2016). Considerando a revisão de literatura sobre esse tema os resultados apontaram que a intervenção do fisioterapeuta no ambiente escolar promove melhoras cognitivas e motoras; auxilia os professores nos desafios das práticas inclusivas; melhora a qualidade de vida de cuidadores de criança com deficiência; promove a saúde no ambiente escolar, na atuação com crianças em condições crônicas, podendo utilizar recursos como o uso da tecnologia assistiva, de forma interdisciplinar, para auxiliar na inclusão educacional de alunos com deficiência. Os resultados dessa pesquisa corroboram com os resultados da revisão sistemática, sendo um tema pouco explorado, porém através dos dados coletados percebi que a colaboração do profissional Fisioterapeuta no CAEE, foi importante para a utilização dos recursos de adequação postural, bem como a utilização desses recursos é de fundamental importância para o processo de aprendizagem do aluno com deficiência e por fim a importância do diálogo entre os profissionais que atuam na saúde e educação na área da educação especial foi de fundamental importância para problematizar a lógica clínica do atendimento tanto educacional quanto terapêutico das pessoas com deficiência, tendo em vista uma nova lógica que é desenvolver a funcionalidade das pessoas com deficiência através dos postulados da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Como produto de intervenção, propormos a implantação de uma oficina de Tecnologia Assistiva para confecção dos recursos de adequação postural que possam ser utilizados pela equipe multiprofissional tanto no AEE da APAE Jacobina quanto em outros AEE bem como nas salas de aula regulares.