Navegando por Autor "Gomes, Antenor Rita"
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- ItemAprendizagem colaborativa em rede: metamorfoses contemporâneas na formação docente(2016) Nunes, Rodrigo dos Reis; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste Relatório Final de Pesquisa busca apresentar os itinerários da intervenção e pesquisa sobre a influência que a aprendizagem colaborativa em rede pode proporcionar para a formação docente dos professores de língua inglesa do município de Serrolândia/BA. Essa perspectiva parte da problemática de que as concepções de aprendizagem e da relação do ser humano com as tecnologias digitais de informação e comunicação recebem um novo aporte, pois uma gama maior de mecanismos que envolvem a comunicação e a informação transcende conceitos estanques e padronizados de como concebemos o conhecimento. O professor de língua inglesa se vê em um espaço desafiador em sua sala de aula e na escola, uma vez que é incitado a refletir sobre sua prática e sobre sua formação. Como pesquisa participante e de cunho qualitativa, utilizamos instrumentos para o levantamento de dados como as entrevistas narrativas e o diário de bordo digital, além da ficha de avaliação de oficina temática. Buscamos em todo o processo de investigação, como também de intervenção, refletir acerca da formação docente do professor de língua inglesa, para que seja possível compreender melhor sobre situações desafiadoras dos processos que envolvem a aprendizagem na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos de arcabouço teórico como Dillenbourg (1995, 1999, 2002) que conceitua os princípios da aprendizagem colaborativa; Hall (2005), trazendo elementos referentes à identidade, Lèvy (1999), definindo o ciberespaço, Santaella (2007), atentando para as múltiplas identidades, Castells (1999, 2000), que descreve o conceito de rede e sua descentralidade; Papert (1994), abordando os aspectos do construcionismo, no que se refere à relação entre homem e máquina e sua representatividade para aprendizagem; Crystal (2003), apresentando o status da língua inglesa como língua global; Macedo (2012), discutindo sobre processos formativos e identitários; Kenski (2013), relatando sobre a formação docente em tempos digitais; Nóvoa (1995), atentando para a necessidade de se refazer identidades frente às mudanças da contemporaneidade. Os resultados obtidos se constituíram por meio das produções didático-pedagógicas concretizadas a partir dos trabalhos desenvolvidos com os atores da pesquisa, baseadas nos princípios da Aprendizagem Colaborativa em Rede, contribuindo significativamente para novos olhares acerca da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos espaços de aprendizagem de língua inglesa. Desse modo, foi construído um e-book, em que contém os registros das produções, as itinerâncias colaborativas e os processos reflexivos advindos das experiências vividas durante a pesquisa.
- ItemCultura visual e compreensão crítica: construções de sentidos na interação do educando com as hiperimagens(2017-12-15) Fonseca, Camila Heveline Santos da; Gomes, Antenor Rita; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste trabalho investigativo tem a sua gênese centrada na concepção de que o advento da sociedade da informação e da sociedade em rede, além do avanço da tecnologia, especialmente no tocante às mídias digitais, possibilitaram o surgimento de aplicativos e acessórios variados, os quais vêm alterando o comportamento do indivíduo diante das imagens, implementando formas diferenciadas de leitura que os sujeitos praticam no cotidiano, bem como a produção de sentidos e desenvolvimento de habilidades leitoras para atuar no ciberespaço - comportamento que se estende também ao âmbito escolar. Tais transformações instituíram outras perspectivas discursivas que se tornaram muito comuns no infindável espaço cibernético. A democratização da utilização de mídias digitais impactou significativamente nas práticas discursivas dos sujeitos envolvidos cujos hábitos eles também levam consigo para outros espaços, inclusive a escola, local que ainda não lida muito bem com a infinidade de possibilidades pedagógicas das hipermídias. O objeto de investigação estabelecido nessa pesquisa volta-se para a análise dos processos de produção de sentido na utilização pedagógica das representações visuais, especialmente as que são veiculadas/elaboradas através das TDCIs. Discute ainda em que medida a escola tem promovido ações que aprimorem as habilidades de leitura e interpretação crítica das hiperimagens. Esta pesquisa de abordagem qualitativa com o método de pesquisa-ação se propôs em desenvolver um trabalho investigativo para compreender como se operacionaliza a construção de sentidos e a compreensão crítica da cultura visual na interação do educando com hiperimagens. Utilizou como dispositivos para levantamento dos dados o caso de ensino, a observação, diário de bordo e grupo focal. Os procedimentos utilizados para a análise dos dados foi inspirado na Análise de Discursos Francesa (ADF), por entender que esta seria um caminho viável para se compreender os dados construídos por intermédio da implementação da pesquisa ação. Os participantes são os professores que ministram as Oficinas do PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador e alunos da Oficina do PROEMI do Colégio Estadual Normal Arnaldo de Oliveira no município de Caém, unidade escolar integrante do Núcleo Regional de Educação (NRE-16). Elaboramos como produto final dessa intervenção, um manual pedagógico composto pela coletânea dos casos de ensino constituído por uma coletânea de sequências didáticas, considerando as produções realizadas nas oficinas, a fim de que seja utilizado em momentos formativos nas Atividades Complementares (AC) da referida Unidade de Ensino ou como subsídio para os professores incluírem as visualidades de forma criativa e inovadora em suas práticas pedagógicas, além da dissertação como relatório final da pesquisa realizada.
- ItemCultura visual, diferenças e representações identitárias dos trabalhadores rurais do Tapuio (Jacobina – BA)(2017-07-07) Sampaio, Síria Lima; Gomes, Antenor Rita; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Paula, Ercilia Maria Angeli Teixera deEsta pesquisa se situa na concepção que as visualidades, a partir dos meios de comunicação de massa, assumiram na contemporaneidade e de que modo elas estão sendo mostradas. Teve como lócus da pesquisa a região do Tapuio, localizada na zona rural da cidade de Jacobina Bahia. Os colaboradores desta pesquisa foram os trabalhadores rurais da referida localidade. Como questão norteadora, o estudo se propôs a investigar, por meio de oficinas, entrevistas narrativas e questionários visuais, de que forma estas visualidades representam a figura do trabalhador rural e de que maneira estes se representam diante destas visualidades. Os objetivos que alicerçaram este estudo, permearam em torno de identificar e descrever estas representações identitárias dos trabalhadores rurais que estão presentes nos elementos da cultura visual. A presente pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, seguindo estudos fenomenológicos. Como pressupostos metodológicos, o trabalho adotou o método da pesquisa etnográfica, como escolhas fundamentadas. Do ponto de vista teórico, o referido trabalho se pauta na teoria da Cultura Visual, Representações Identitárias, Diversidade e o Espaço Rural, à luz dos autores, como: Sardelich, Hernández, Martins e Tourinho, Hall, Silva, Rios, Gomes, Freire, dentre outros. Todo material pedagógico, bem como os registros utilizados durante toda a oficina, resultaram em proposições pedagógicas para educadores do campo, intitulada “LIÇÕES DO CAMPO – Breves Proposições sobre Ensinar e Aprender com as vivências de trabalhadores rurais”. Tais proporções terão como finalidade, auxiliar os educadores do campo com o material didático a ser direcionado ao público da zona rural. De modo geral, este estudo contribuirá, não só com a comunidade do Tapuio, mas sim, com todas às comunidades rurais, ou mesmo outros espaços que almejarem trabalhar com tal temática, no sentido de considerar a relação entre os indivíduos e o contexto social e identitário, ponderando os limites das diversidades existentes, bem como oportunizar e desenvolver aprendizagens subjacentes às imagens.
- ItemDo gênero aos gêneros: identidade de gênero feminino nos gêneros textuais predominantes no livro didático de língua portuguesa, Coleção 2015, do CEPLFS(2017-12-15) Freire, Jedinei Lúzia Alves Freitas; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoO trabalho ora apresentado objetiva compreender quais representações sobre identidade de gênero estão veiculadas nos gêneros textuais predominantes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, selecionados pelo PNLD, 2015, em especial a coleção selecionada pelos docentes do Colégio Estadual Prof.ª. Luzia Freitas e Silva, situado na cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de analisar como essas representações socioculturais podem empoderar ou fragilizar a imagem do sujeito feminino. Além disso, objetiva-se nessa pesquisa mapear os gêneros textuais que tratam dessa temática, levando em consideração suas estratégias discursivas, e avaliar as representações de identidade de gênero do sujeito feminino apresentadas pelos docentes do referido colégio. As coleções foram investigadas com base no Guia de Livros Didáticos, 2015, Língua Portuguesa do Ensino Médio, responsável pelas resenhas das coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como abordagem teórica recorremos aos estudos de Beauvoir(2016); Hall (2014); Louro (1997); Fagundes (2005); Moscovici (1961) e Orlandi (1980) entre outros. O estudo é de abordagem qualitativa, uma vez que esta busca entender os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas relações sociais estabelecidas em diversos ambientes. O pressuposto epistemológico baseia-se no paradigma interpretativo, tomando-se como método a análise de discurso francesa por essa possibilitar a compreensão da linguagem em seu funcionamento discursivo, rompendo com o pseudo-entendimento da mera expressão e transmissão do pensamento. Como técnicas de coleta de dados, destacaram-se o trabalho de campo e a pesquisa documental. A partir da pesquisa, percebe-se que nas coleções selecionadas pelo PNLD(2015) há predomínio masculino e a abordagem feminina é pontual. Os gêneros predominantes da coleção selecionada pelo CEPLFS mostram o feminino com estereótipos, emotividade, imposição patriarcal, posicionamentos machistas, com discursos passíveis de reflexões, tanto o discurso do enunciador, quanto do discurso pedagógico, uma vez que os gêneros textuais são utilizados para um trabalho com a gramática normativa, ilustração ou para as avaliações externas, sem haver um profundo olhar sobre os sentidos implícitos e ideologias contidas nas entrelinhas dos discursos. A partir da pesquisa, percebeu-se que as representações de identidade de gênero apresentados pelos docentes derivam das representações oriundas da sociedade, visto que foram educados e vivem num espaço androcêntrico. Reflexões e ações interventivas sobre as representações acerca da identidade de gênero, veiculadas pelo livro didático, e a (des) construção de concepções cristalizadas são necessários para uma educação qualitativa.
- ItemDo gênero aos gêneros: identidade de gênero feminino nos gêneros textuais predominantes no livro didático de língua portuguesa, coleção 2015, do CEPLFS(2017-07-24) Freire, Jedinei Luzia Alves Freitas; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoO trabalho ora apresentado objetiva compreender quais representações sobre identidade de gênero estão veiculadas nos gêneros textuais predominantes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, selecionados pelo PNLD, 2015, em especial a coleção selecionada pelos docentes do Colégio Estadual Prof.ª. Luzia Freitas e Silva, situado na cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de analisar como essas representações socioculturais podem empoderar ou fragilizar a imagem do sujeito feminino. Além disso, objetiva-se nessa pesquisa mapear os gêneros textuais que tratam dessa temática, levando em consideração suas estratégias discursivas, e avaliar as representações de identidade de gênero do sujeito feminino apresentadas pelos docentes do referido colégio. As coleções foram investigadas com base no Guia de Livros Didáticos, 2015, Língua Portuguesa do Ensino Médio, responsável pelas resenhas das coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como abordagem teórica recorremos aos estudos de Beauvoir(2016); Hall (2014); Louro (1997); Fagundes (2005); Moscovici (1961) e Orlandi (1980) entre outros. O estudo é de abordagem qualitativa, uma vez que esta busca entender os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas relações sociais estabelecidas em diversos ambientes. O pressuposto epistemológico baseia-se no paradigma interpretativo, tomando-se como método a análise de discurso francesa por essa possibilitar a compreensão da linguagem em seu funcionamento discursivo, rompendo com o pseudo-entendimento da mera expressão e transmissão do pensamento. Como técnicas de coleta de dados, destacaram-se o trabalho de campo e a pesquisa documental. A partir da pesquisa, percebe-se que nas coleções selecionadas pelo PNLD(2015) há predomínio masculino e a abordagem feminina é pontual. Os gêneros predominantes da coleção selecionada pelo CEPLFS mostram o feminino com estereótipos, emotividade, imposição patriarcal, posicionamentos machistas, com discursos passíveis de reflexões, tanto o discurso do enunciador, quanto do discurso pedagógico, uma vez que os gêneros textuais são utilizados para um trabalho com a gramática normativa, ilustração ou para as avaliações externas, sem haver um profundo olhar sobre os sentidos implícitos e ideologias contidas nas entrelinhas dos discursos. A partir da pesquisa, percebeu-se que as representações de identidade de gênero apresentados pelos docentes derivam das representações oriundas da sociedade, visto que foram educados e vivem num espaço androcêntrico. Reflexões e ações interventivas sobre as representações acerca da identidade de gênero, veiculadas pelo livro didático, e a (des) construção de concepções cristalizadas são necessários para uma educação qualitativa.
- ItemÉ do jeito da gente que eu vou contar! Narrativas orais interfaces nas práticas educativas escolares(2016) Araújo, Nádia Barros; Gomes, Antenor Rita; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Dantas, Vera Lúcia de AzevedoEste trabalho resulta da pesquisa sobre as narrativas orais dos contadores de história de Tapiramutá/Bahia numa perspectiva socioeducativa. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva fenomenológicohermenêutica. Inicia-se por enfatizar as narrativas orais como produções culturais composta de elementos do imaginário que apontam para as representações sociais, ideológicas e identitárias dos sujeitos. Considera o potencial das narrativas orais como fonte de saberes e conhecimentos que se entrelaçam com a perspectiva multicultural/intercultural do currículo. Assim sendo, a pesquisa se desenvolveu em dois momentos: primeiro com a pesquisa de campo junto aos contadores de história da cidade de Tapiramutá, a fim delevantar as narrativas orais, os temas e representações que emergem delas. Para tanto, utilizamos a pesquisa exploratória, a entrevista narrativa e semi-estruturada. No segundo momento, o trabalho de pesquisa se desenvolveu através da pesquisa participante e de cunho qualitativa, junto a um grupo de professores da Educação Básica da cidade de Tapiramutá/Bahia, participantes do curso de formação sobre o uso pedagógico das narrativas orais. Desta vivência origina-se um conjunto de 17 (dezessete) proposições didáticas e uma lista de atividades, ambos elaborados pelos professores cursistas. Assim o córpus de analise deste trabalho se constitui de 89 narrativas orais dos contadores e deste conjunto de proposições didáticas e lista de atividades. Como arcabouço teórico nos orientamos por: Marilena Chauí e Chartier para apresentarmos as narrativas orais enquanto expressão cultural, com Bourdieu, Jovchelovith e Maffesoli para discutirmos sobre o imaginário e as representações sociais presentes nas narrativas orais, Tomaz Tadeu e Stuart Hall no que refere-se as questões identitárias, Canen, Macedo e Mclaren para tratarmos sobre o currículo numa perspectiva multicultural/intercultural.
- ItemA Educação Sexual nos livros didáticos de Biologia: uma abordagem no campo do currículo(2016-07-26) Texeira, Roberto Santos Filho; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Botelho, Denise Maria; Gomes, Antenor RitaEste Trabalho Final de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional, volta-se para a Educação Sexual dirigida à adolescentes, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pósestruturalista de análise. Realizamos pesquisa exploratória com a aplicação de questionário à estudantes do ensino médio, intervenção pedagógica através de Ateliê de Pesquisa Formativo e analisamos livros didáticos de biologia endereçados ao ensino médio. A pesquisa exploratória realizou-se a partir da análise de questionários respondidos por estudantes. Investigamos as necessidades e as dificuldades das/os estudantes em relação à Educação Sexual na escola. Os resultados indicaram que todas/os as/os entrevistadas/os consideraram importante a implantação da Educação Sexual na escola, entretanto, apontaram ausência de trabalho pedagógico em Educação Sexual em sua escola. Outro achado da pesquisa, evidenciado nos encontros do Ateliê de Pesquisa Formativo diz respeito à existência da dicotomia entre teoria e prática, uma vez que as/os docentes reconhecem a importância de se trabalhar a Educação Sexual na escola, mas, no entanto, não incluem em suas práticas a discussão desse tema. Ficou evidente ainda, a necessidade de investimento em ações pedagógicas que promovam efetivamente a Educação Sexual na escola. O processo analítico dos livros didáticos de biologia baseou-se nos achados da pesquisa exploratória, nas discussões sobre os temas relacionados à Educação Sexual ocorridas no Ateliê de Pesquisa Formativo, nos estudos das “representações” sexuais e de gênero marcardas nos livros didáticos e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não autorizadas”, “anormais”. Os resultados obtidos com a experiência, sustentada por uma metodologia de trabalho aberta, dialógica e participativa, possibilitaram as/aos docentes participantes da pesquisa um espaço de reflexão e de elaboração de vivências e experiências, o que propiciou uma reconstrução/ressignificação em relação às questões que envolvem a Educação Sexual. Assim, o estudo investigativo realizado possibilitou a construção de conhecimentos e de habilidades na área, instrumentalizando os sujeitos da Educação Básica para o enfrentamento das dificuldades e da complexidade das temáticas da Educação Sexual e para intervenções transformadoras, seja no âmbito pessoal, profissional ou escolar. Assim, considerando as informações obtidas será elaborado Documento Referencial em Educaçã Sexual.
- ItemEnsino de libras como segunda língua (L2): mediação didática e estudos com um objeto digital de aprendizagem(2018) Freitas, Enos Figueredo; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste trabalho focaliza o processo de ensino e aprendizagem de Libras como Segunda Língua/ L2, utilizando um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA): Link Libras. Esse recurso didático disponibiliza textos, frases e vocábulos compostos por fotos em Libras e a tradução por escrito em português juntamente com os links para os vídeos. Durante a pesquisa nos concentramos em refletir sobre as estratégias didáticas adotadas e nas atividades de conversação em Libras, no intuito de ampliar as habilidades de recepção/compreensão e produção/expressão nessa língua, por parte dos estudantes, e verificar a possível contribuição do ODA para a evolução dessas competências. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisaação, e seguimos o ciclo de diagnóstico, ação e reflexão. Na parte inicial, realizamos três entrevistas com os egressos da disciplina Libras no IF Baiano. O desenvolvimento do componente Libras, na fase de ação, ocorreu na sala de aula, com os licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Quanto aos cursistas do componente, responderam atividades impressas com fotos em Libras e gravavam em seus smartphones os diálogos em Libras. Durante o percurso das ações desenvolvidas em sala de aula, foram seis encontros de cinco horas para aulas focadas no ensino e aprendizagem da comunicação em Libras. Na parte que enfocamos o ensino, o desempenho do professor foi filmado e arquivado, sendo que um episódio de mediação é relatado. Quanto à aprendizagem, durante a fase prática de conversação da disciplina, desenvolvemos um Objeto Digital de Aprendizagem, o Link Libras para que os licenciandos usassem para os estudos. A fim de verificar a eficácia do ODA nos quesitos compreensão e produção em Libras, organizamos dois testes, sendo que cada um foi dividido em três fases. Os resultados dos testes são discutidos neste texto. E no momento de reflexão, os estudantes responderam por escrito a um questionário com questões abertas. Nas análises dos resultados, percebemos que os alunos desejam estudar a parte de conversação por mais tempo, aprovam as atividades em dupla e os diálogos e se sentem mais seguros para se expressar em Libras à medida que podem verificar os movimentos dos sinais mediante os vídeos. Assim, descrevemos evidências de que o Link Libras, associado às boas estratégias didáticas, melhora a compreensão da articulação dos movimentos dos sinais e proporciona mais segurança na articulação em Libras. Apontamos para a produção de material didático, integrados aos recursos das tecnologias digitais, como mais um dos mecanismos que fortalecem a difusão da Libras e a formação mais robusta dos licenciandos, incluindo o desenvolvimento inicial das habilidades comunicativas, impactando positivamente nas futuras relações educacionais com estudantes surdos.
- ItemFotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial(2022-03-30) Miranda, Vasti Sampaio de; Gomes, Antenor Rita; Brazão, José Paulo Gomes; Oliveira, Valter Gomes Santos deA pesquisa intitulada Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial tem como objetivo geral compreender de que forma as memórias estimuladas pela fotografia do patrimônio contribuem para a educação de jovens estudantes do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: descrever as experiências pelas quais as fotografias possibilitam o acesso às memórias e às informações sobre o patrimônio; identificar contribuições das memórias motivadas pelas fotografias da Educação Patrimonial e proporcionar o diálogo entre gerações a partir dos registros fotográficos e das memórias. Desse modo, elegemos a seguinte questão norteadora: de que forma as memórias despertadas pela fotografia contribuem para a Educação Patrimonial de jovens estudantes e favorecem o diálogo entre as gerações? Os principais referenciais teóricos foram centrados, principalmente, em: Halbwachs (2013), Bosi (1994), Pollak (1989), Nora (1993), na abordagem da categoria memória; Sontag (2004), Flusser (1985) e Kossoy (2001, 2002, 2005), no estudo sobre fotografia e, por fim, Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Tolentino (2012), Florêncio (2019) e Scifoni (2017), no aporte do eixo educação patrimonial. Pautamo-nos nessa última categoria teórica, a fim de transcender a perspectiva tradicional, buscando uma educação de cunho dialógico, reflexivo e plurissignificativo, que considere a coletividade, o território, a diversidade cultural e os saberes de cada um. O percurso metodológico se baseia na abordagem qualitativa e se inspira no paradigma epistemológico fenomenológico, tendo como método a pesquisa-ação colaborativa. Para a construção dos dados, utilizamos os seguintes dispositivos: entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras e grupo focal com os estudantes; análise documental; fotografias dos patrimônios histórico e cultural da cidade de Jacobina, Bahia, e as narrativas tecidas nos encontros virtuais com o grupo de discussão. Como produto final, propomos a construção de um Museu Virtual. Os estudos e relatos comprovaram o quanto as fotografias condensam uma sucessão de dados, fatos e manifestações enriquecedoras para uma educação nos ambientes formal e informal.
- ItemFotografia, pronunciamentos visuais e formação crítica: a produção de sentido como experiência formativa com a comunidade de Barrocão de Cima (Mirangaba, BA)(2019) Lima, Laila Sampaio; Gomes, Antenor Rita; Carvalho, Emanuela Dourado; Silva, Sergio Luiz Pereira daA pesquisa consiste em organizar, subsidiar e acompanhar a formação e desenvolvimento de um grupo de discussão sobre “fotografia e formação crítica” na comunidade do Barrocão de Cima, visando compreender como os pronunciamentos visuais da fotografia contribuem para a formação crítica dos sujeitos. As pautas que farão parte da formação foram escolhidas coletivamente pelos sujeitos envolvidos após uma oficina formativa (intervenção) que terá como ponto de discussão o reconhecimento dos problemas e demandas sociais da comunidade por meio da produção e recepção da fotografia. No que diz respeito à orientação metodológica, encontra inspiração na Fenomenologia e no instrumento de pesquisa Grupo de Discussão para construção das questões norteadoras de investigação. Assim, esse projeto busca compreender como a fotografia e os pronunciamentos visuais contribuem para a formação crítica e engajada dos sujeitos, com objetivo de tencionar reflexões e discussões sobre práticas pedagógicas com imagens e suas possibilidades educativas.
- ItemAs imagens produzidas pelas mídias e o dia internacional da mulher(2012) Santos, Andréa Eduarda dos; Santos, Josenilda Souza; Gomes, Antenor Rita; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Dourado, Eduardo ReisEsta pesquisa investigou como a mídia está utilizando a imagem da mulher referente ao dia 08 de março. O estudo tem por objetivo analisar dois tipos de mídias (internet e as revistas) focando os sentidos da linguagem imagética em relação à mulher e o dia dedicado a ela. A pesquisa analisa ainda a produção de sentidos relacionados aos discursos em torno do papel da mulher, as concepções de gênero, as lutas feministas, e como esses elementos atuam numa unidade responsável pela identificação de um público. Por meio deste estudo, foi possível determinar em que medida a mídia envolve a imagem da mulher e cumpre sua função social, instigando a sociedade a uma reflexão crítica para sua melhoria ou se apenas reforça tendências, estereótipos ou normas de comportamentos já instituídos na sociedade brasileira. Por fim, este texto traz elementos para reflexão a respeito da questão do dia internacional da mulher e o poder da influência da imagem midiática sobre esse dia e sobre o público feminino, tendo em vista o entendimento das condições que envolvem os sujeitos na sociedade atual.
- ItemA influência de Os pastores da noite na construção/invenção da baianidade(2012) Santos, Edivonha Leite dos; Araújo, Patrícia Teixeira de; Figueiredo, Joabson Lima; Gomes, Antenor Rita; Nascimento, Ana Paula Moreira doO presente trabalho tem por objetivo analisar a criação/invenção do discurso de baianidade através da obra Os Pastores da Noite de Jorge Amado na 32ª ed. de 1979, dialogando principalmente com teóricos como Cláudia Vasconcelos, João Edson Rufino, Gilberto Freyre, Albuquerque Junior, Milton Moura, Lilia Moritz Schwarcz e Ilana Seltzer Goldstein, a fim de discutir as ideias de cultura baiana apregoadas como verdadeiras pela mídia e fortalecidas pelo romance. Dessa forma, procuramos verificar e entender de que maneira este influenciou no que convencionalmente fica entendido como ideal de modos de vida baiano. Para tanto, este estudo buscou de modo exploratório abordar discursivamente essa idealização cultural e identitária em contraponto com a identidade interiorana das autoras em questão.
- ItemA interatividade de alunos com deficiência intelectual nas redes digitais: as relações entre protagonismo estudantil e aprendizagem(2022-03-03) Ferreira, Maiara Oliveira Santos; Gomes, Antenor Rita; Amorim, Ricardo José; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Rodriguez, Víctor Manuel AmarA presente pesquisa foi desenvolvida no campo da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, alicerçada na abordagem qualitativa, seguindo os estudos da pesquisa-ação colaborativa, a fim de investigar como os processos de interação social nas redes digitais potencializam o protagonismo e as aprendizagens dos alunos com deficiência intelectual. Para tanto, utilizamos do arcabouço teórico como Rezende e Moura (2014), Pierre Lévy (1999), Bacchi; Neto e Trevisani (2015), Pretto (2011), Teófilo Galvão (2012), Serafin e Souza (2011), Figueiredo (2011), Pimentel (2012), Silva (2007), Mendes (2006), dentre outros. A pesquisa ocorreu no Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE/APAE, em JacobinaBahia, observando as relações dos participantes da pesquisa com o uso das redes digitais. A construção dos dados ocorreu por meio de observação participante, diário de campo, entrevistas e microanálise do contexto, através da realização da oficina intitulada Interatividade em rede. Como contribuição à área da Educação Inclusiva e à produção científica em geral, apontou-se, com este estudo, um roteiro que, configura-se como um conjunto de estratégias de ensino, que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, proporcionando reflexões a respeito da inclusão social, digital e os benefícios da mediação pedagógica para este processo de inclusão através das redes digitais interativas.
- ItemJornalismo “educolaborativo” e (In)Formação Crítica: uma Experiência na/para a diversidade(2018) Sá, Verusa Pinho de; Gomes, Antenor Rita; Santos, Andrea Cristiana; Oliveira, Diogo Lopes deEsta dissertação apresenta os relatos e "achados" de experiência investigativoformativa que teve como principal dispositivo metodológico um curso de extensão com duração de três meses, a fim de compreender de que modo o Jornalismo “Educolaborativo” pode contribuir para a (in)formação crítica na e para a diversidade. Para amparar a pesquisa, utilizamos como referencial teórico os autores Mario Kaplún, Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares e José Marques de Melo, destaques em Educomunicação; Pierre Lèvy, André Lemos/Marcos Palácios e Roberto Aparici, no âmbito das práticas colaborativas potencializadas pelo ciberespaço; para fundamentar a temática Comunicação/Mídias como campo de mediações, Martín-Barbero e Thompson; ao lado de Hall e Canclini, no campo das identidades/diversidade/hibridizações. Nesse sentido, o presente estudo teve como método predominante a pesquisa-ação colaborativa, sendo de natureza qualitativa e abordagem interpretativa. Por meio da aplicação de questionário, realização de entrevistas, observação participante, oficinas formativas e grupo focal, foram estabelecidos os pilares do neologismo proposto a partir da práxis, resultando na elaboração de matérias de diferentes gêneros, sob orientação desta pesquisadora, a partir de pautas sugeridas e viabilizadas pelos partícipes, em geral, formadores de opinião (educadores, comunicadores, lideranças comunitárias e militantes de causas sociais). Ao longo do processo, organizou-se o Portal da EduColaborAção, que funcionou também como instrumento para construção de dados, fonte de interação e consulta, reunindo os saberes relacionados à investigação em prol de práticas “educolaborativas”. Entre desafios e possibilidades, identificamos a relevância desse modo ressignificado de (in)formar, visando à melhoria da qualidade jornalística nesta era fast news. Ao problematizar o potencial educativo dos conteúdos noticiosos, consideramo-los propulsores da reflexão, criticidade e transformação social, com foco no protagonismo dos leitores que, concomitantemente, atuam como produtores de mídia e cidadãos do mundo.
- ItemLetramento informacional e dispositivos móveis como instrumentos de combate à desinformação na educação básica(2019) Santos, Jonas Martins; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEsta pesquisa tratou da análise do uso de dispositivos móveis no processo de letramento informacional, letramento que envolve as tecnologias digitais nas práticas de localização, comunicação, construção, colaboração e análise crítica de informações, ultrapassando os limites pessoais, sociais, econômicas, políticas e culturais. O que impulsionou a realização deste trabalho foi a nossa inquietação, enquanto docente, quanto às possibilidades de uso das tecnologias digitais na construção do conhecimento e a necessidade da investigação das possibilidades e limites de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação no processo de letramento informacional de alunos e alunas da educação básica, a partir do problema da desinformação, práticas de disseminação de informações falsas, fenômeno que afeta tanto o ambiente social como educacional. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar formas de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação que podem contribuir no processo de letramento informacional na educação básica em uma escola de Senhor do Bonfim/BA. Para tanto, tomamos como referenciais teóricas os estudos sobre tecnologias educacionais de Kenski (2012), o pensamento sobre a educação na era digital de Gómez (2015) e as discussões sobre letramentos e letramentos digitais de Soares (2016), Coscarelli (2016) e Dudeney (2016). A pesquisa em questão, de abordagem qualitativa e teve como estratégia metodológica o estudo de caso, sendo os instrumentos de construção dos dados: entrevistas semiestruturadas e observação participante. O local da pesquisa será no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no município de Senhor do Bonfim/BA, e os colaboradores dessa pesquisa foram os docentes que atuam no Ensino Fundamental II do referido colégio. Para análise de dados, utilizamos análise de conteúdo, adotando as estratégias de Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa foram que os professores ainda não estabeleceram relação entre as tecnologias digitais e a sua prática educativa. Os professores não perceberam a dimensão do problema do crescimento da desinformação e que isso poderia interferir no âmbito educacional. Os professores contemplaram possibilidades de uso dos smartphones nas atividades de letramento informacional, mas ainda não tinham desenvolvido nenhuma metodologia específica para tal atividade. Consideramos no final que o caminho é árduo e delicado para os envolvidos no processo de letramento informacional, sejam eles usando recursos tradicionais ou mesmo recursos mais modernos como os da tecnologia móvel.
- ItemLéxico trilíngue da cultura da nação Ketu/Nagô no Brasil: um olhar na educação básica do município de Itapetinga-BA(2019) Silva, Wermerson Meira; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Mattos, Robson Aldrin LimaEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação, Linguagens e Identidades, teve como objetivo geral compreender de que forma a língua Yorubá, representada em Língua de Sinais Brasileira (LSB), pode contribuir no processo de transmissão e registro das Histórias, Culturas e Identidades aos discentes surdos/as e no seu desenvolvimento nas atividades do Componente Curricular História e Cultura Afrobrasileira na Educação Básica (EB), no contexto inclusivo, no município de Itapetinga-BA. Partimos, assim, das seguintes questões norteadoras: De que forma os registros e a criação do léxico dos sinais-termo da língua Yorubá da Nação Ketu/Nagô para LSB pode contribuir para a aprendizagem dos/das discentes surdos/as? Quais os sinais-termo utilizados no âmbito da educação de surdos/as relacionados à História e Cultura Afro-brasileira? Como a utilização dos sinais-termo em LSB pode auxiliar na produção dos conhecimentos relacionados à História e Cultura Afro-brasileira? Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: a) averiguar no contexto escolar inclusivo da EB, no município de Itapetinga-BA, quais são os sinais-termo utilizados por surdos/as e se estes são suficientes para uma compreensão da diversidade linguística e cultural da Nação Ketu/Nagô; b) copilar os sinais-termo mais usados dentro da cultura da Nação Ketu/Nagô; c) criar os sinaistermo da língua Yorubá da Nação Ketu/Nagô com as comunidades usuárias (docentes da rede municipal de ensino bilíngue, tradutores e intérpretes de LSB e surdos/as), no curso de extensão pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); d) registrar os sinais-termo construídos com as comunidades usuárias da LSB no referido curso de extensão. Os referenciais teóricos que nortearam esta pesquisa foram: Verger (1996); Albuquerque & Filho (2006); Sá (1999); Capovilla & Capovilla (2004); Quadros (1997); Saks (1998) e Faustich (2013). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o uso do método etnográfico, a partir dos seguintes instrumentos: observação participante e entrevistas semiestruturadas, e a análise documental, Projeto Político-Pedagógico, tendo como dispositivo de exame a Análise de Conteúdo (BARDIN,1977). Esta pesquisa apresentou como proposta de produto final a criação de sinais-termo em língua Yorubá para LSB no curso de extensão, registrada através do site Axé Libras. Os resultados contribuíram para auxiliar os profissionais da área de Educação de Surdos (professores bilíngues, tradutores e intérpretes de LSB e usuários da LSB) a terem um léxico específico nesse campo educacional, cumprindo, assim, a lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003, que preconiza o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de Educação Básica.
- ItemA mediação materna no processo de leitura e contação de histórias no ambiente familiar(2018-03-01) Andrade, Diana Coutinho Dantas; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Gomes, Antenor Rita; Santos, Márcia Regina MendesEste estudo investiga a mediação nas práticas de leitura no contexto familiar, segundo a perspectiva interacionista de Vygotsky, para quem as questões socioculturais interferem diretamente na constituição dos sujeitos. Trata, pois, das atividades de leitura realizadas pelas mães no contexto familiar a partir dos conceitos de interação, mediação e internalização. Configura-se como uma pesquisa de campo, de cunho exploratório com abordagem qualitativa, realizada com cinco mães e suas respectivas crianças em idade escolar, na comunidade rural dos Bagres, na cidade de Miguel Calmon, Bahia no ano de 2017. Nosso objetivo geral foi sensibilizar as famílias, respeitando a multiparentalidade, para a importância de fortalecer laços afetivos a partir da atuação das mães como mediadoras de leitura. Realizar um Ateliê de Leitura e, nesse, oportunizar vivências de leitura literária e encontros para escutas sensíveis sobre leitura e comportamento leitor de suas crianças; orientar para prática leitora no contexto familiar; verificar se a contação de histórias pode desenvolver o gosto pela leitura e contribuir com o processo de constituição de leitores e leitoras, foram nossos objetivos específicos. Os procedimentos metodológicos delinearam-se pela aplicação de entrevista, questionário sociocultural e anotações de campo para coleta de dados que orientaram a realização de um Ateliê de Leitura com duração de 15 horas. Os sujeitos da pesquisa foram cinco mães e suas respectivas crianças. Os dados foram analisados a partir do diálogo com diversos/sas autores/autoras: Vygotsky (2007), Daniels (2013), Sisto (2005), Baquero (1998), Martins (1985), Kleiman (1989), Yunes (2002), Riter (2009), dentre outros e outras. Verificamos que a mediação materna despertou o interesse pela leitura e também o gosto das mães e de suas crianças por essa prática social, contribuindo de forma significativa para a ressignificação dos laços afetivos no seio familiar. Todavia, reunir as mães e sensibilizá-las para corresponsabilidade no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de sua prole constituiu-se em uma tarefa árdua. Elas reconhecem a importância da leitura, no entanto, não disponibilizam de tempo e a maioria das mães mesmo sabendo ler, não tem acesso a essa cultura letrada, tornando limitada a realização dessa atividade no ambiente familiar.
- ItemA perspectiva lúdica da capoeira: significados e contribuições para a educação básica(2019) Costa, Salomão Cleomenes Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Gomes, Antenor Rita; Costa, Neuber Leite; Castro Jr, Luís VitorO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa ancorada no paradigma qualitativo, a qual teve como objetivo identificar e analisar as possibilidades da manifestação da Capoeira, sob uma perspectiva lúdica no ensino fundamental I, do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (CMGDM), em JacobinaBa. O estudo desenvolveu-se, inicialmente, por meio de uma revisão de literatura centrada nas categorias Capoeira e Ludicidade, e trouxe ainda como objetivos identificar as contribuições da capoeira no âmbito da cultura corporal da educação básica; analisar o conhecimento e as experiências dos professores, estagiários e alunos do CMGDM; e por fim construir coletivamente uma proposta de trabalho nas aulas de Educação Física, com evidência na Capoeira. Fundamentado em uma abordagem crítico-dialética e no método da pesquisa ação, com inspiração na sociopoética, por se tratar de um fenômeno investigado criticamente junto ao referido lócus e da transformação da sua realidade (a inserção da Capoeira sob uma perspectiva lúdica na rotina escolar), a pesquisa foi conduzida com a utilização dos dispositivos: observação participante, grupo focal, entrevistas semiestruturadas, além das oficinas de caráter exploratório e formativo, a fim de responder aos objetivos previstos. A despeito dos desafios encontrados no percurso investigativo, destacam-se como resultados no campo empírico, a identificação e a valorização da dimensão lúdica da Capoeira e a sua viabilidade no ensino básico, assim como a elaboração do produto da pesquisa pelo grupo pesquisador, composto pelos estagiários e professores: uma proposta de formação continuada direcionada à Capoeira sob a perspectiva da ludicidade. A partir de tais resultados e do desdobramento desta pesquisa, espera-se que ela contribua de forma relevante na formação do alunos no ensino básico, assim como na melhoria da qualidade das aulas de Educação Física.
- ItemPresenças em transformação: a potência formativa da educomunicação popular e mestiça(2016-11-28) Araújo, Henrique Oliveira de; Gomes, Antenor Rita; Macedo, Roberto Sidinei; Moreira, GisleneO presente trabalho parte do seguinte questionamento: poderia a comunicação popular, exercida como expressão cidadã se transmutar numa prática educomunicativa transformadora? Procuramos as respostas para essa questão não somente com uma revisão teórica, mas sim com a estruturação de uma possibilidade prática de uma educomunicação que se faça popular, colaborativa e mestiça. Dividido em cinco partes, essa dissertação, apresentado como conclusão do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, propõe, a partir de uma metodologia qualitativa (mesmo que lidando com quantidades) e fenomenológica, a construção de uma práxis estruturada. Nesse sentido, buscamos consolidar um caminho colaborativo (DESGANGNÈ, 2007) no sentido de uma prática educomunicativa que se concretize como possibilidade de aceitação da conjugação conflituosa do Eu (compreendido como ego) com o Tu (compreendido como alteridade). Com o estímulo da eclosão de EMIREC´s (KAPLUN, 1998) mestiços, percebemos a não possibilidade de um ciclo colaborativo controlável, mas sim vimos nascer uma educomunicação de modelos decompostos – estruturada como mosaico. É desse movimento que nasce o compromisso desse estudo com a promoção do acesso e participação educomunicativas. Para tanto, durante cinco meses, trabalhamos junto a um grupo colaborativo de comunicadores populares, estudantes e professores do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê – (CETEP). E, com eles, num exercício hermenêutico denso, como outro aporte metodológico, nos propusemos a defender a ideia de que, através da colaboração, se pode estruturar um ecossistema educomunicacional problematizador da realidade antropossocial. Chegamos assim ao confronto com essa espécie de mitologia fluida que é a educomunicação mestiça, concretizada enquanto compromisso político com o fazer comunicativo e educacional.
- ItemPresenças em transformação: a potência formativa da educomunicação popular e mestiça(2016) Araújo, Henrique Oliveira ; Gomes, Antenor Rita; Macedo, Roberto Sidinei; Moreira, GisleneO presente trabalho parte do seguinte questionamento: poderia a comunicação popular, exercida como expressão cidadã se transmutar numa prática educomunicativa transformadora? Procuramos as respostas para essa questão não somente com uma revisão teórica, mas sim com a estruturação de uma possibilidade prática de uma educomunicação que se faça popular, colaborativa e mestiça. Dividido em cinco partes, essa dissertação, apresentado como conclusão do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, propõe, a partir de uma metodologia qualitativa (mesmo que lidando com quantidades) e fenomenológica, a construção de uma práxis estruturada. Nesse sentido, buscamos consolidar um caminho colaborativo (DESGANGNÈ, 2007) no sentido de uma prática educomunicativa que se concretize como possibilidade de aceitação da conjugação conflituosa do Eu (compreendido como ego) com o Tu (compreendido como alteridade). Com o estímulo da eclosão de EMIREC´s (KAPLUN, 1998) mestiços, percebemos a não possibilidade de um ciclo colaborativo controlável, mas sim vimos nascer uma educomunicação de modelos decompostos – estruturada como mosaico. É desse movimento que nasce o compromisso desse estudo com a promoção do acesso e participação educomunicativas. Para tanto, durante cinco meses, trabalhamos junto a um grupo colaborativo de comunicadores populares, estudantes e professores do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê – (CETEP). E, com eles, num exercício hermenêutico denso, como outro aporte metodológico, nos propusemos a defender a ideia de que, através da colaboração, se pode estruturar um ecossistema educomunicacional problematizador da realidade antropossocial. Chegamos assim ao confronto com essa espécie de mitologia fluida que é a educomunicação mestiça, concretizada enquanto compromisso político com o fazer comunicativo e educacional.