Navegando por Autor "Gaviria, Ricardo Antonio Castaño"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA gestão educativa na perspectiva governamental: uma leitura antropológica pedagógica(2016-04-08) Gaviria, Ricardo Antonio Castaño; Nunes, Eduardo José Fernandes; Peña, Andres Klaus Runge; Bonafé, Jaume Martinez; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Luciano CostaA tese intitulada, Gestão educativa na perspectiva governamental: Uma leitura antropológica e pedagógica é um estudo que tem o propósito de apresentar uma aproximação teórica e empírica ao processo e trajetórias que levaram ao discurso da gestão a consolidar−se no campo educativo. O estudo apresenta as trajetórias de modelação e controle da formação do sujeito moderno em chave antropológica e pedagógica, isto é, enxergando nas mudanças do modelo liberal e neoliberal as variações na concepção e nas práticas de formação [bildung] dos sujeitos e como desde lá se constitui um paradigma de governo nas instituições de educação superior. A universidade pública aparece como um dos espaços sociais onde se consolidam todas essas mudanças na contemporaneidade, sobre seus processos administrativos e curriculares acaba−se impondo um modelo geral de educação para que ela mude seu caráter e estratégia e seja colocada no patamar da qualidade e a avaliação permanente, homologando desta forma as estruturas e funções da corporação empresarial, este procedimento discursivo e de novas práticas constitui para nós o fundamento crítico de nossa tese, a gestão educativa como uma forma governamental contemporânea que se bem afastando da reflexão pedagógica e da função social da educação. Estas questões que são abordadas na primeira parte do texto em perspectiva teórica, logo tomaram a forma de crítica imanente, pois são levadas como pergunta no contexto do programa de Regionalização da Universidade de Antioquia, Colômbia; nesse contexto se estudou o processo de reorganização da Universidade, suas formas de gestão e suas dificuldades, colocando o aparato conceitual a trabalhar na análise. Achamos que o processo da Regionalização se mostra consistente como uma estratégia de reorganização territorial, que o papel da Universidade nas regiões no consiste só em levar oferta educativa, mas também em ser um ator político importante e um vetor governamental e de desenvolvimento. A perspectiva da investigação narrativa das trajetórias dos professores nos ajuda a compreender os efeitos e complexidades dessas mudanças no plano da formação da identidade profissional docente, eixo que constata o caráter antropológico pedagógico da transformação governamental contemporânea na dimensão educativa mais também das possibilidades de reinterpretação e apropriação conceitual necessárias.