Navegando por Autor "Garrido, Edleusa Nery"
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- ItemAnálise epidemiológica das pessoas vítimas de suicídio no município de Salvador (BA) de 2015 à 2021.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Azevedo, Luana Neves Caribé de; Bonfim, Camila Barreto; Rios, Mino Correia; Garrido, Edleusa Nery; Galvão, Nila Mara SmithO suicídio é visto como um fenômeno multifacetado, plural e complexo. Embora no mundo, o número de suicídios tem diminuído, no Brasil as taxas vêm aumentando, especialmente em regiões do Nordeste como o município de Salvador. Desse modo, se faz necessário explorar o tema em solo soteropolitano para melhor prevenir e manejar esse problema de saúde pública. Realizar uma análise epidemiológica das notificações de suicídio no município de Salvador (BA) durante o período de 2015 a 2021. Trata se de um estudo epidemiológico de série temporal, com dados do DataSUS que incluíram as categorias sexo, cor/raça, estado civil, faixa etária e categorias relacionadas ao suicídio. Resultados e discussão: ocorreram 571 óbitos por suicídio com picos nos anos 2016 e 2021. O perfil sociodemográfico predominante foi sexo masculino, pardo, adulto e solteiro. Pessoas solteiras negras foram mais vulneráveis ao suicídio assim como homens negros. Além disso, homens pretos e pardos foram vítimas de suicídio em faixa etária mais jovem quando comparada com homens brancos. O número de mortes por suicídio na região aumentou no período estudado, especialmente nos anos em que houve crises econômicas políticas e/ou de saúde, como a pandemia de COVID-19. Esses dados podem auxiliar no planejamento da prevenção ao suicídio, principalmente para a população mais vulnerável.
- ItemDesenvolvimento profissional docente na experiência do Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC)(2016-06-20) Souza, Marcelo Peixoto; Soares, Sandra Regina; Cunha, Maria Isabel da; Garrido, Edleusa NeryEste estudo situa-se no campo da docência universitária, especialmente, no contexto da formação do profissional de saúde. Tal formação tem ganhado destaque em decorrência da adoção de diversas políticas de educação e saúde formuladas nas últimas décadas, impulsionando ações fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, dentre as quais a parceria entre instituições de ensino superior e a comunidade, contemplando princípios fundamentais da área de atenção básica, como reflexão crítica da realidade social, articulação teoria e prática e integralidade. Na condução dessas ações, professores e estudantes, em conjunto com a comunidade, buscam desenvolver propostas interdisciplinares com o intento de assegurar a saúde integral do ser humano. O componente curricular Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade dos cursos de Saúde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foco deste estudo, se insere nesse contexto. Assim, considerando o caráter inovador desse componente curricular e os desafios que ele gera na perspectiva de transformação das práticas docentes historicamente construídas na área de saúde, este estudo buscou compreender a contribuição da experiência de ensino no Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC) para o desenvolvimento profissional docente dos responsáveis por este componente curricular. Adotou como questões norteadoras: Que desafios os participantes da pesquisa reconhecem estar presentes na experiência de docência no PIASC? Que estratégias formativas os docentes participantes da pesquisa valorizam frente aos desafios do PIASC? A pesquisa de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso adotou como estratégia de coleta dos dados a entrevista semiestruturada. O referencial teórico contemplou os conceitos de docência universitária e desenvolvimento profissional docente se apoiando em diversos autores, como Soares e Cunha (2010), Masetto (2003, 2005, 2012), Tardif (2014), Marcelo Garcia (1999, 2009), Day (2001) e Cunha (1997, 2005, 2006, 2014, 2015). Dentre os principais resultados destacam-se um descompasso entre a concepção formativa do PIASC e a sua implementação na prática pelo desconhecimento da proposta do PIASC pelos diversos níveis da gestão da UNEB, assim como diversas limitações de natureza administrativa e curricular, acompanhadas pela falta de integração entre os docentes do PIASC e os demais do Departamento; pela discrepância entre a perspectiva de formar profissionais de saúde críticos, reflexivos e comprometidos com a atenção básica e o ensino transmissivo que dissocia teoria e prática; e ainda indica a existência do pouco compromisso dos gestores da saúde municipal como corresponsáveis na formação de futuros profissionais de saúde. Por fim, os encontros dos docentes, que poderiam assumir a configuração de atividade formativa frente ao componente PIASC, não vão nessa direção, pois, em geral, se restringem a questões pragmáticas, não problematizando os aspectos pedagógicos. Dessa forma, é possível afirmar, em resposta ao objetivo da pesquisa, que a reflexão e a investigação, com os pares, sobre a própria prática docente, é pouco compreendida como potencializadora de sua formação pedagógica, portanto, como espaço privilegiado de desenvolvimento profissional docente.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 5 - Experiência educativa na universidade: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos(2016-11) Soares, Sandra Regina; Garrido, Edleusa Nery; Correia, Silvia Luiza AlmeidaO livro EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA UNIVERSIDADE: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos, Volume 5 da Série Práxis e Docência Universitária, reúne textos inéditos, de autores de origem nacional e internacional, sobre práticas pedagógicas inovadoras na universidade que, portanto, investem no protagonismo discente, na aprendizagem construtiva e significativa dos estudantes. A despeito da diversidade dos campos profissionais nos quais estas práticas foram desenvolvidas, Pedagogia, Letras, Pedagogia, Artes Plásticas, Dança, Administração, Biomedicina, existe uma forte ligação entre elas, qual seja a adoção da experiência educativa como fio condutor do processo de ensino-aprendizagem. Assim, essas práticas não foram concebidas para, apenas, ampliar o grau de conhecimento dos estudantes, mas sim para afetá-los, despertar-lhes sentimentos e possibilitar seu compartilhamento, provocá-los a pensar, a se questionar, a rever suas crenças, representações, atitudes e valores e, dessa forma, contribuir para a formação de profissionais verdadeiramente autônomos e éticos. São experiências inspiradoras para os docentes universitários de qualquer área, que em tempos de crise (da ciência positivista, de valores éticos e morais, das práticas profissionais etc.) acreditam que a universidade deve assumir um papel, para além da produção e transmissão de conhecimentos, de formação de pessoas, cidadãos e profissionais competentes técnica, estética, ética e politicamente.