Navegando por Autor "Galeffi, Dante Augusto"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartografias da formação docente: dobras do acontecimento(2017-12-14) Silva, Ramires Fonseca; Fornari, Liége Maria Sitja; Galeffi, Dante Augusto; Reis, Leonardo Rangel dosO presente trabalho tem como objetivo analisar linhas de encontros e de desencontros entre o pensamento filosófico criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari no contexto da filosofia da diferença e os discursos que predominam no campo da formação docente contemporânea. A filosofia da diferença discutida pelos autores franceses tem como prerrogativa nuclear a concepção de multiplicidades, que, por sua vez, dissolve as fronteiras existentes entre filosofia e outras potências do pensamento – ciências e artes –. Por conseguinte, este trabalho pontua elementos da heterogeneidade sobre o processo de formatividade, diante da emergência do pensamento representacional que tem na identidade seu elo central na territorialidade do estabelecido. A investigação situa-se na perspectiva de ampliar o olhar sobre a formatividade docente, a partir do horizonte dobradiço da diferença em seus aspectos moventes, solo fértil para a germinação de devires criativos. Retirando da identidade a força de galvanizar princípios que levam à homogeneidade, ao contrário, identificamos, principalmente no pensar deleuziano, a possibilidade de deslocar o exercício do pensamento para o lado da ambiência rizomática, onde o experienciar a realidade, nas suas múltiplas possibilidades, favorece a modos de subjetividades que trazem potencialidades e virtualidades inventivas na processualidade formativa. Utilizamos para tal intento, procedimentos cartográficos como modos de conceber a variabilidade de encontros que escorrem em distintas direções, favorecendo potencialidades acontecimentais diante de itinerâncias no plano educacional de imanência. Forjamos, com isso, a possibilidade de discutir eixos intensivos espraiados no percurso formativo que desencadeia gatilhos criativos. A pesquisa insere-se, portanto, no campo da filosofia da formatividade docente, numa abordagem qualitativa, de exploração conceitual, privilegiando um tensionamento epistemológico.
- ItemCurrículo pós-moderno: contribuições epistemológicas de Lyotard para uma abordagem crítica contemporânea(2009) Mendonça, Marcos Cajaíba; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Fialho, Nadia Hage; Galeffi, Dante AugustoA presente dissertação trata sobre a relação entre currículo e conhecimento na pósmodernidade. O currículo escolar é refletido sob o aspecto epistemológico para que se possa compreender como tal artefato do universo escolar subsiste e/ou se relaciona com os elementos da crise do conhecimento científico e, consequentemente, da mudança do estatuo deste, apontados por Lyotard. É neste pensador que se buscam contribuição epistemológica para que, assim, se possa pensar o currículo, suas possíveis relações com as bases modernas, ao passo que são apresentadas propostas curriculares que tentam romper com a epistemologia moderna, seguindo rumo a uma perspectiva pós-moderna. Uma vez apoiado nas considerações lyotardianas, o currículo escolar, numa perspectiva pós-moderna, vem sofrer as incidências das mudanças no estatuto do conhecimento, porém, a partir das aproximações com a epistemologia de Lyotard, podemos falar de currículo enquanto jogo de linguagem e enquanto tabuleiro-mosaico que abriga os distintos jogos num combate agonístico e essencial para a criação de vínculo social. Tratando, também do jogo conceitual entre saber e conhecimento, a pesquisa é de natureza teórico-conceitual, trazendo tais questões urgentes a serem discutidas no contexto de educação e contemporaneidade.
- ItemCurrículo Regional Flexível: Uma Experiência Para a Disciplina “História de Canudos”, No Município de Canudos / Bahia.(2009) Ruas, Lilian de Souza Santos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Galeffi, Dante Augusto; Boaventura, Edivaldo MachadoEste estudo analisa as potencialidades de uma Proposta Pedagógica para uma Disciplina Geradora o diálogo com o contexto regional possibilitando acesso à educação de um sujeito ao conhecimento e flexível. Esse diálogo se apoiou na abordagem sócio-construtivista da educação. O Currículo Regional e Flexível é apresentado como uma possibilidade de uma prática pedagógica com bases na contextualização regional, neste caso específico, de Canudos/BA e na flexibilização dos modos de acessibilidade do sujeito aprendiz ao conhecimento. A perspectiva metodológica adotada é analítico-dialógica, de modelo praxiológico e participante. A proposta Pedagógica foi apresentada e amplamente discutida entre a comunidade de Canudos/BA, professores-pesquisadores da temática de Canudos com esta autora. Na consulta dialógica características como “valorização das tradições”, “resgate cultural”, “Estudo e reflexão sobre o processo de formação social de Canudos, a região e entorno”, “repensar o ensino de história de Canudos” foram destacadas. O Currículo Regional e Flexível na forma de Proposta Pedagógica para uma disciplina geradora mostrou-se ser uma prática pedagógica possível para as escolas do município de Canudos/BA. Conclui-se que a referida proposta constitui numa abordagem pedagógica que se compromete com o contexto sócio-históricocultura dos sujeitos envolvidos (professor e estudante), a partir da história de cada um num coletivo que se organiza e se regionaliza
- ItemDifusão do conhecimento produzido das pesquisas do mestrado profissional em EJA no território do recôncavo da Bahia(0014-03-24) Paz, Juarez da Silva; Ribeiro , Silvar Ferreira Ribeiro; Dantas, Tania Regina; Soledade, Paulo Gabriel; Nery, Maria Raidalva; Galeffi, Dante Augusto; Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros; Produção do ConhecimentoEsta tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e ao Grupo de Pesquisa em Gestão, Educação, Ciência e Tecnologias para a Inclusão Social (GEC&TIS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem como questão investigativa: Quais os processos de construção do conhecimento desenvolvidos/consolidados pelas comunidades epistêmicas participantes de projetos de pesquisa realizados pelos egressos do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) no Território do Recôncavo da Bahia? A partir dessa questão, o trabalho tem por objetivo geral analisar o conhecimento produzido das pesquisas do MPEJA da Universidade do Estado da Bahia, realizadas em comunidades do Território do Recôncavo da Bahia, e como objetivos específicos: verificar o que tem sido produzido nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2013 a 2022; analisar o processo de criação e funcionalidade do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia; identificar as motivações em cursar o MPEJA e as impressões dos desdobramentos das pesquisas nas comunidades epistêmicas com os egressos do MPEJA que realizaram suas pesquisas no Território do Recôncavo da Bahia; analisar conhecimentos desenvolvidos/consolidados das pesquisas do MPEJA no Território do Recôncavo da Bahia, com foco na intervenção da realidade local; e produzir uma proposta de Matriz de Análise Cognitiva a partir dos processos cognitivos produzidos na pesquisa. A metodologia do trabalho segue a abordagem qualitativa e apresenta características de uma pesquisa exploratória, na medida em que permite uma familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado. Pela sua especificidade, assume a forma de um estudo de caso múltiplo, com olhar multirreferencial. Como procedimentos para produção do material empírico foi utilizada a pesquisa de campo, e como estratégias de pesquisa a análise documental, a realização de entrevistas e círculos de cultura. A análise documental incidiu sobre as dissertações do MPEJA, as entrevistas foram realizadas com sete egressos do MPEJA que realizaram suas pesquisas no Território do Recôncavo da Bahia durante os anos de 2013-2020 e com as coordenações do MPEJA entre 2013-2022, e os círculos de cultura com uma visão interdisciplinar aconteceram nas comunidades epistêmicas no Território do Recôncavo da Bahia, além de conversas informais com moradores. Como resultado do estudo, concluímos que o MPEJA tem contribuído progressivamente para a Educação de Jovens e Adultos, à medida que amplia as reflexões acerca das propostas para a promoção da melhoria da qualidade do ensino nessa modalidade. Ficou evidente nas pesquisas do MPEJA realizadas no Território do Recôncavo da Bahia, onde os estudantes egressos fazem parte das comunidades epistêmicas nas quais as pesquisas foram desenvolvidas, que a produção do conhecimento e o seu desdobramento acontecem de forma significativa. Ainda, ao término desta investigação, foi produzida uma proposta de matriz de análise cognitiva considerando a interdisciplinaridade, ou seja, as abordagens produzidas na pesquisa, sendo possível constatar que o MPEJA tem se constituído uma opção enriquecedora para a formação docente, fomentando a ampliação de conhecimentos e as possibilidades de trabalho em sala de aula, favorecendo a atuação do professor-pesquisador no campo da EJA.
- ItemEducação e difusão do conhecimento: caminhos da formação(2016-07) Galeffi, Dante Augusto; Tourinho, Maria Antonieta de Campos; Sá, Maria Roseli Gomes Brito deO Livro Educação e Difusão do Conhecimento: Caminhos da Formação organiza-se em forma de coletânea de textos produzidos no âmbito de dois programas de Pós-Graduação em funcionamento na Faculdade de Educação da UFBA: o Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento e o Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Existem nos textos aqui reunidos relações e aproximações dialógicas já que todos se referem à formação humana e a processos educacionais. Procura-se por outras linguagens, outras lógicas do sentido em uma polilógica aberta à resolução dos problemas fundamentais do ser humano e sua formação no mundo globalizado, visando afirmar a criação de novos agenciamentos de enunciação que combatam a desigualdade e a exclusão promovendo um desenvolvimento politicamente implicado com a dignidade humana em escala planetária.
- ItemEducação, espiritualidade e sentido da vida: narrativas de voluntários do Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas (IAKEE)(2022-12-06) Silva, Lucas Gesteira Ramos da; Santos, Luciano Costa; Ferreira, Aurino Lima; Galeffi, Dante Augusto; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta dissertação se situa no contexto da crise civilizatória contemporânea, que pode ser observada em diversos campos, como na política, na saúde, no meio ambiente, na educação, etc.Junto aosfilósofos Boff (2013) e Lima Vaz (1994), consideramos que esta crise civilizatória possui sua raiz em uma crise do sentido da própria existência humana, que foi reduzido na modernidade capitalista ao acúmulo de capital e ao exercício do poder, sem qualquer comprometimento ético. Tal redução tem levado muitas pessoas à experiência do que Frankl (2011) denominou de "vazio existencial", quando não se consegue perceber sentido para a vida. Além disso, esta crise de sentido está produzindo as mais dramáticas consequências nos diversos campos da experiência humana, ameaçando a continuidade da própria vida dos seres humanos na Terra. Situada neste contexto, esta dissertação visa investigar a relação entre três categorias-chave, que são: educação, espiritualidade e sentido da vida. O objeto de estudo deste trabalho consiste nas narrativas de voluntários do Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas (IAKEE) sobre a influência da sua relação com a espiritualidade e com o sentido da vida nos seus processos de crescimento pessoal, isto é, de formação humana. Nosso objetivo geral consiste em investigar como a relação destas pessoas com a espiritualidade e com o sentido da vida tem influenciado em seus processos de crescimento pessoal, segundo estes narram. Nossa perspectiva é que, através de um estudo empírico sobre a relação entre estas três categorias, é possível pensar em estratégias que contribuam para a superação da crise civilizatória contemporânea desde a sua raiz, a partir de uma educação que contribua para o encontro de sentido para a existência, em favor da construção de uma vida digna para todos os seres. Para isto, realizamos a aplicação de questionários e uma série de entrevistas com os participantes da nossa pesquisa, utilizando o método fenomenológico, em especial, a sociologia fenomenológica de Alfred Schütz. Entre os achados da pesquisa, destacamos a forte relação observada entre as categorias-chave, que se mostraram profundamente convergentes e interdependentes. Também observamos uma forte influência da relação com a espiritualidade e com o sentido da vida na formação humana dos nossos entrevistados, especialmente no que diz respeito ao cultivo de atitudes saudáveis e de uma relação ética com as outras pessoas. A espiritualidade e o sentido da vida se revelam, assim, categorias altamente potentes para pensar e promover processos educativos que realizem o ser humano na sua essência, como seres eticamente responsáveis pelo exercício da sua liberdade.
- ItemEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação(2011) Galeffi, Dante AugustoEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação é o título deste livro. É um título ambicioso, do tamanho da ambição do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA), lócus de produção dos capítulos que compõem o livro. A título de apresentação, o DMMDC nasceu na perspectiva de reunião de campos epistemológicos separados pelos efeitos da racionalidade técnica monológica, na emergência de uma ciência implicada - uma reunião das ciências dos princípios naturais com as ciências humanas, no sentido que inere ao campo da produção do conhecimento interdisciplinar e da superação do horizonte disciplinar moderno - na direção da resolução de problemas comuns de sustentabilidade e gestão da vida global, de organização e investimento na inovação e na pesquisa experimental avançada. Uma pesquisa experimental que abarca também as dimensões do ser humano em suas formas de vida associada, além da modelagem epistemológica moderna, excessivamente monológica e molar (referente à estrutura de regência que caracteriza o funcionamento [trituramento] da natureza segundo leis universais, como a gravidade e o eletromagnetismo). Trata-se também, de abarcar as modelagens moleculares configuradas em singularidades marcadas pela multiplicidade, as subjetivações do processo produtivo desejante na potenciação da sociedade humana autossustentável em sua força de renovação e consolidação dinâmica de suas formas e processos produtivos orientados pela Ética do Cuidado. A Prof.ª Drª Teresinha Fróes Burnham, idealizadora, realizadora e fundadora do DMMDC (ao lado de outros), esclarece que as raízes do DMMDC datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA (REDPECT) e do LNCC/MCT que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento sociedade: (Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), iniciam uma parceria para desenvolver estudos colaborativos. Essa parceria veio se consolidando e ampliando, através de seminários, encontros e oficinas presenciais e de intercâmbios através de recursos telemáticos, tornando possível a concretização da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) que, hoje, além dos seus propositores iniciais congrega pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Instituto Federal da Bahia (IFBAHIA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATC), além de um número crescente de pesquisadores de outras instituições de renome.
- ItemFormação ética de professores: representações sociais de estudantes de pedagogia(2012-10-30) Oliveira, Ana Lise Costa de; Soares, Sandra Regina; Galeffi, Dante Augusto; Palmeira, Maria José de Oliveira; Leiro, Augusto Cesar RiosA presente pesquisa objetivou conhecer as representações de ética de estudantes concluintes do Curso de Pedagogia a partir da vivência nesse processo formativo. Ela suscitou uma problemática que contemplou aspectos como a dificuldade da escola e seus professores de contribuírem para a formação de cidadãos críticos, solidários e éticos; a evidência de um processo de formação inicial desses professores que, na transmissão/prescrição, não oportuniza o desenvolvimento de competências sociais e profissionais para lidar com o contexto educativo atual; a existência de dificuldades na concretização da referida temática no cotidiano das práticas educacionais. A partir da qual foi possível definir o problema e as seguintes questões de pesquisa: Como os participantes concebem o respeito à pessoa do estudante no processo formativo? Como compreendem a formação inicial orientada por uma perspectiva ética? Assim, o estudo foi referendado em Abric (1989), Enguita (1989), Freire (1996), Catão (1995;1997), Sá (1996;1998), Puig (1998), Garcia (1999), Vásquez (2001), Contreras (2002), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Rios (2009, 2010, 2011), Galeffi (2001, 2009), Palmeira (2006; 2008), Soares (2007;2010), Severino (2011), dentre outros. A pesquisa com enfoque qualitativo e baseada na abordagem das representações sociais realizou-se em uma universidade pública do Estado da Bahia. Os participantes foram estudantes egressos do curso de pedagogia. Quarenta e três deles responderam à associação livre de palavras (ALP) e cinco participaram de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2009). A análise dos dados evidenciou que a representação de ética das participantes ancora-se na perspectiva de uma formação ética de professores que se pretende praxista e sensibilizada a co-construção dos valores, ainda que vivenciem a contradição com uma educação ética prescritiva, o que prenuncia a necessidade de superação desta, através de uma pedagogia dialógica e da autonomia, colaborando para a ressignificação da escola e da universidade.
- ItemNas (en)cruzilhadas de exu e ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de educação científica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-28) Costa, Adelson Silva da; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Santos, Edmea Oliveira dos; Machado, Maria Cristina Gomes; Leão, José Antônio Carneiro; Fialho, Nadia HageO Projeto doutoral “Nas (en)cruzilhadas de Exu e Ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de Educação Científica.” incorpora as (en)cruzilhadas que experiencio em minhas vivências como professorpesquisador, curioso e desejoso, que vive a escola pública e sua complexidade eróticoexistêncial. Nessa heurística, busco encontrosdesencontros que possam ressignificar o diálogo tecido nas experiências de formação de jovens nos cotidianos da escola pública com as tecnologias digitais de informação e comunicação, potencializando compreensõesinterpretações e possibilidades para trançar diálogos outros destes recém-chegados com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Envolto neste “transe” busco interpretar a seguinte questão: como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens com as tecnologias digitais em um Projeto de Educação Científica? Para interpretar este fenômeno, busco, na filosofia hermenêuticomultirreferencial, a partir das (en)cruzilhadas vivenciadas em um projeto de Educação Científica, concebido através da parceria universidadescola em um colégio público de Salvador, objetivar: compreender como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens do Ensino Médio com as tecnologias digitais de informação e comunicação em um projeto de Educação Científica. No intuito de compreender os sentidos que emergem dos diálogos com os/as protagonistas da pesquisa, proponho no estudo hermenêuticomultirreferencial um padê1 dialógico nas (en)cruzilhadas de Exu como profanação metodológica do constructo de pesquisa; (des)caminhando através da disponibilidade aberta pela errância solidária desenhar a tese. Ainda, buscando “enroscar” a pesquisa com os acontecimentos de formação destes jovens nos seus usos com as tecnologias digitais de informação e comunicação, proponho trançar o imbricamento do conceito de tecnologia da ciência contemporânea com as narrativas míticas cosmoafrobrasileira que tem o orixá Ogum como ser da tecnologia. A agenda que envolve a compreensão das experiências de formação de jovens no Ensino Médio é uma urgência mundial, que no Brasil se mostra desafiadora e decisiva para a educação em decorrência da nossa situação que historicamente vem fragilizando condição humana dos jovens; diante de tamanho desafio, cabe-nos “mergulhar” no “submundo” dos cotidianos escolares para (re)velar as táticas e estratégias tecidas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, que precisam ser mais bem aclaradas.
- ItemOntologia da formação: tempo/espaço/movimento na profissionalidade docente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-04) Silva, Rebecca Machado Oliveira da; Sitja, Liége Maria Queiroz; Galeffi, Dante Augusto; Reis, Leonardo Rangel dos; Souza, Elizeu Clementino; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA tese trata da ontologia da formação docente, que emana da compreensão filosófica sobre a questão do Ser a partir do pensamento de Martin Heidegger. As experiências e os sentidos existenciais no exercício profissional de professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental são tomados como fundamento para se pensar a própria formação. Este trabalho propõe aproximações teóricas com a hermenêutica fenomenológica de Heidegger a fim de compreender como se mostra a formação e a profissionalidade docente a partir das narrativas de nove professoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Feira de Santana. A formação docente é concebida no presente estudo como fenômeno ontológico, tomando como caminho interpretativo aquilo que reverbera nas relações de tempo, espaço e movimento das professoras em sua profissionalidade docente. Buscou-se, desta forma, nos percursos vividos, a existencialidade e profissionalidade docentes, tendo como aporte metodológico as entrevistas narrativas e a própria hermenêutica fenomenológica. A pesquisa se inscreveu nas itinerâncias das professoras em exercício, dando à existência um lugar de centralidade na formação, passando pela constatação de que o professor constrói sua profissionalidade ao longo da sua história de vida. A ontologia, nesta perspectiva, abre possibilidades para se repensar os saberes que emanam da própria formação num sentido mais existencial
- ItemO pensamento educacional de AnísioTeixeira e de Paulo Freire: a educação no brasil e os desafios da contemporaneidade(2015-04-24) Anjos, José Edemilson Pereira dos; Santos, Luciano Costa; Galeffi, Dante Augusto; Menezes, Jaci Maria Ferraz deA Dissertação, ora apresentada, almeja responder, desde a perspectiva da Filosofia da Educação, à questão acerca de como o ideário educacional elaborado por Anísio Teixeira e Paulo Freire poderia contribuir para o desenvolvimento da Educação no Brasil hoje, frente aos desafios emergentes na contemporaneidade. Estruturado em quatro capítulos, o trabalho aponta para os principais aspectos que configuram a concepção antropológica subjacente às teorias educacionais de Anísio Teixeira e de Paulo Freire e sistematiza os principais elementos constitutivos do pensamento filosófico de ambos os educadores; reconstrói o processo histórico-cultural que torna possível, a partir de imagens de Brasil e de povo brasileiro interpretados como arcaicos ou pré-modernos, elaborar projetos em vista da modernização da nação e de seu povo por meio da educação; investiga o caráter emancipatório e sistematiza os principais aspectos modernizantes presentes no pensamento político-educacional de ambos os educadores; expõe a contribuição teórica de Anísio Teixeira e de Paulo Freire para o desenvolvimento da “Educação Popular” enquanto um campo específico da educação.
- ItemOs potenciais do desenvolvimento cognitivo da comunidade virtual de aprendizagem(2012-03-19) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Axt, Margarete; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Magalhães, André RicardoEsta dissertação está relacionada aos Potencias das Comunidades Virtuais de Aprendizagem no Desenvolvimento Cognitivo cotejando com as possibilidades e aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção da aprendizagem, realizando uma aproximação e compreensão dos processos tecnológicos como possibilidades educacionais. Evidencia que as TIC são representadas por instrumentos com características próprias (interatividade, inovação, flexibilidade, agilidade, etc.), que redimensionadas, enquanto potencialidades no processo de aprendizagem, articulação e diferentes linguagens nos suportes tecnológicos, possibilitam a comunicação entre os sujeitos, as trocas simbólicas e a capacidade de processamento das informações. O objetivo é compreender os potenciais instrumentais e operacionais da CVA para o Desenvolvimento Cognitivo. Na tessitura deste propósito foi utilizada uma investigação teórica no campo epistemológico e tecnológico que visa explorar a relação entre CVA e a Teoria da Aprendizagem na perspectiva vigotskiana, consistindo em compreender, analisar e descrever, de maneira cuidadosa e rigorosa, as bases teóricas que sustentam a pesquisa. Todavia, a sociedade está diante da formação de uma nova cultura, de uma nova forma de pensar, exigindo da escola um repensar da prática pedagógica, principalmente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. Esta dissertação problematizou a cultura pedagógica e tecnológica com relação às CV em um movimento, auxiliado pelas TIC, de compreensão dos potenciais do Desenvolvimento Cognitivo como núcleo de possibilidade e transformação das relações no processo de Aprendizagem.
- ItemVariações da forma na cena educacional: experimentação e corpos (im)possíveis(2013-05-24) Ferraz, Ana Rita Queiroz; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Leite, Alex Sandro; Galeffi, Dante Augusto; Mendonça Filho, Manoel Carlos Cavalcanti de; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta tese trata da variação das formas na cena educacional, a partir da experimentação. Traça cartografias, ressaltando o determinismo da representação e a fabricação de “corpos dóceis e úteis” pelas politicas de forças baseadas na recognição. Investiga situações nas quais as tensões entre as forças da recognição e forças livres produzem des-figurações nos esquemas simplificadores e fixadores de formas, resultando em corpos intensivos e produtores de potência. Pelo caráter de pesquisa-experimentação levanta questões sobre a pesquisa e o pesquisar, bem como sobre um modo de escrita possível na variação, porquanto produza rasuras na representação. Apresenta o objeto como uma nuvem de virtuais que se efetua na medida do desenrolar da pesquisa, demandando uma implicação radical do pesquisador com o plano da imanência. Propõe, para além da formação, a des-figuração como estratégia para fugir ao essencialismo do sujeito e à produção social das forma-academia, forma-escola, forma-professor, forma-pesquisador-escritor, forma-aula, forma-aluno, forma-currículo. Reconhece a variação como o que vige “entre” a arte, a educação, a filosofia e a ciência. Para tanto, trabalha com ideias de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Luis Fuganti, Mikhail Bakhtin, dentre outros.
- ItemVocês, bípedes, me cansam! Modos de aleijar a Dança como contranarrativa à bipedia compulsória na Dança(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-26) Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do; Messeder, Suely Aldir; Fernandes, Ciane; Galeffi, Dante Augusto; Mello, Anahí Guedes de; Lopes, Paulo Vítor Leite; Galarza, Beatriz MirandaEssa pesquisa estabelece a relação entre deficiência, dança e capacitismo, como seu tema central. A deficiência é compreendida na sua acepção histórico-cultural, que determina lógicas excludentes e de subalternidade sobre as pessoas com deficiência, ao longo do tempo e em diversas áreas do conhecimento. Apesar de algumas conquistas nas políticas públicas para garantia de direitos civis e acesso aos bens culturais, é possível perceber que as ações de acessibilidade e participação dessas pessoas no contexto artístico-cultural ainda continuam incipientes. No que se refere à Dança como área de conhecimento, nota-se que nos mais variados eixos de criação, formação, produção e curadoria ainda predominam padrões capacitistas de um corpo normativo que exclui e invisibiliza as pessoas com deficiência, consideradas como incapazes e inferiores. Assim, um dos objetivos dessa pesquisa é confrontar o capacitismo no campo da Dança, apresentando as experiências das deficiências como alternativa insurgente à bipedia compulsória que, historicamente, tem estruturado o pensamento dessa área do conhecimento. Metodologicamente, a pesquisa insere-se na perspectiva do pesquisador encarnado, desenvolvendo-se a partir dos seus eixos estruturantes: processo de subjetivação corpórea pelos marcadores sociais, geopolítica do conhecimento e ancestralidade. Desta forma, construiu-se no processo experimental tendo como foco de atenção as minhas memórias sobre o meu ser no mundo com deficiência e os espetáculos de dança com o meu protagonismo solitário ou com outrem Def. Com isto, aproximei-me no diálogo com a autoetnografia. Neste caminho destacase a maneira como alguns trabalhos da minha produção artística solo ou em parceria com outras pessoas artistas-pesquisadoras com deficiência têm apontado possibilidades para a desierarquização entre corpos e saberes no campo da Dança. Em determinados espaços de construção artística e de práticas educativas em dança, nós, pessoas com deficiência, temos assumido nossas corporalidades como uma “éticaestética def” na arte. São as possibilidades engendradas pelas nossas especificidades corporais, sensoriais e/ou comunicacionais que indicam novas alternativas no campo da Dança e compreendem a deficiência como lócus de produção de conhecimento científico e artístico.