Navegando por Autor "GÓES, Liliane Matos"
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- ItemAspectos positivos e negativos da produção de Energia Eólica no Distrito do Tamboril, Morro Do Chapéu - Bahia(2018-06-15) DIAS, Clarine Silveira; GÓES, Liliane MatosAnalisando o cenário atual do sistema energético brasileiro, este trabalho retrata de que forma a inserção da matriz energética eólica no sistema de produção de energia tem afetado sociambientalmente a população baiana no distrito do Tamboril, localizado no município do Morro do Chapéu – BA. Tendo em vista o aumento das preocupações com o meio ambiente, pesquisas realizadas com o intuito de promover maior desenvolvimento no setor energético, acompanhados de investimentos, tem impulsionado a expansão da produção de energia. A concentração desses investimentos na instalação de parques eólicos na região Nordeste chama a atenção. Levando em consideração a necessidade de compreender os fatores que tem levado a essa expansão na região Nordeste, foi analisado o histórico da produção de energia no Brasil. Este trabalho pretende mostrar como esse desenvolvimento acelerado interfere nas comunidades existentes próximas ao Complexo Eólico Tamboril, nos âmbitos social e ambiental, os embates territoriais existentes nesses locais, já que, todo o processo de produção e apropriação do solo, muda e transforma o espaço geográfico. A partir da metodologia utilizada que consiste em pesquisa bibliográfica, análise documental e trabalho de campo na perspectiva do método sistêmico, tornou-se nítido que embora algumas vantagens sejam atribuídas ao sistema de produção de energia eólica, existem pontos negativos relacionados tanto à fase de implantação do Complexo Eólico Tamboril quanto a fase de operação do mesmo, que produz efeitos temporários, permanentes e acumulativos ao geossistema.
- ItemCartografia tátil: uma abordagem metodológica na produção de materiais táteis para o ensino de geografia no município de Caém – Bahia(2022-12) BRANDÃO, Josiane Jesus; MATOS, Nathalia Dias; GÓES, Liliane MatosA Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino que busca adequar práticas pedagógicas e métodos de ensino que venham favorecer o desenvolvimento das habilidades nos estudantes com deficiência no âmbito educacional, proporcionando aos mesmos um espaço de aprendizagem participativo e igualitário para todos. A inclusão das pessoas com deficiência visual - DV, torna-se um desafio, tendo em vista, a escassez de recursos cartográficos adaptados às suas especificidades, buscando atender as necessidades desses sujeitos surge a Cartografia Tátil, área do conhecimento voltada a confecção de representações gráficas que possam ser lidas por pessoas cegas ou baixa visão. Nessa perspectiva, o presente trabalho aborda as discussões acerca da Educação Inclusiva, Deficiência Visual e Cartografia Tátil, com ênfase na análise e na construção de recursos cartográficos adaptados, e como o uso dos mesmos interfere no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com DV. Debate-se também a relevância das oficinas pedagógicas e suas contribuições no processo formativo dos professores, uma vez que, esses espaços possibilitam trocas de saberes e experiências. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo apresentar e discutir as experiências promovidas pela oficina pedagógica de Cartografia Tátil e a formação continuada de professores da rede básica de ensino no município de Caém - BA. A metodologia adotada para o desenvolvimento desse estudo é uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa. A pesquisa-ação, é caracterizada como uma estratégia metodológica que envolve investigação e intervenção, na qual os sujeitos participantes identificam um problema de caráter social e busca solucionar de forma coletiva. Por fim, a oficina formativa evidenciou que as discussões acerca da Cartografia Tátil ainda são pouco difundidas e que o processo de inclusão escolar dos alunos com DV, ainda necessita de um olhar diferenciado, sobretudo, no que diz respeito à produção de materiais adaptados a suas especificidades.
- ItemContribuições didáticas para o ensino da cartografia escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA: estudo de caso na cidade de Jacobina-Ba(2019-07) OLIVEIRA, Luana Andrade Freire de; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesEste trabalho originou-se a partir das atividades desenvolvidas no componente curricular de Estágio Supervisionado em Geografia III, tendo como objetivo de analisar o processo de aprendizagem da Cartografia Escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA e responder o seguinte questionamento: Como os alunos da EJA poderão compreender a dinamicidade do espaço geográfico mediante a linguagem cartográfica? Visando responder o problema, foram realizadas atividades lúdicas/práticas e do auxílio de recursos musicais, instrumentos de compreensão e associação que colaboraram para os resultados da pesquisa, dentre outras técnicas. A metodologia trata-se de um estudo de caso, alinhando-se a abordagem de investigação qualitativa por analisar criticamente os aspectos que estão correlacionados com o contexto da pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que os alunos possuíam dificuldades em relação aos conhecimentos cartográficos. Entretanto, após a realização da oficina pedagógica, estes puderam retirar suas dúvidas e construir uma aprendizagem significativa, visto que foi possível atribuir novos significados para a turma da EJA, potencializando o ensino e aprendizagem da Cartografia Escolar.
- ItemCrimes de violência doméstica no espaço urbano de Jacobina - Bahia(2018-12) RAMOS, Jamille Santos; GÓES, Liliane Matos; MELO, Silas Nogueira; SILVA, Caroline SantosAs discussões voltadas para os problemas urbanos são emergentes no âmbito da Geografia, podendo destacar os problemas voltados para a criminalidade. Neste sentido, podemos destacar a criminalidade voltada para a perspectiva de gênero, tendo como crime principal o crime de violência doméstica, levando em consideração que os países da América Latina, apresentam notificações alarmantes voltadas para a violência doméstica e crime de feminicídio baseado na condição do gênero. Diante dessa realidade, buscou-se através deste trabalho compreender o crime no âmbito local. O presente trabalho discorre sobre as questões de gênero na cidade de Jacobina e tem como objetivo principal espacializar a violência doméstica contra a mulher no espaço urbano de Jacobina, tendo como recorte temporal os anos de 2017 a 2018. Assim, a pesquisa tem abordagem quantitativa trabalhando com taxas a partir de 10 mil habitantes, com alcance descritivo e exploratório a partir do formulário de atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). A pesquisa buscou mapear e tipificar os espaços de crime, traçando um perfil das mulheres em situação de violência e o nível de escolaridade de cada uma. Este trabalho será disponibilizado aos órgãos públicos e os possibilitará ações alternativas de prevenção a violência da mulher. No que se refere aos resultados, esta pesquisa constatou 155 notificações de violência doméstica, sendo que dentre as mulheres em situação de violência, as que mais estão em vulnerabilidade são as que se declaram pretas e pardas em dados absolutos. Das tipificações da violência contra a mulher, em média as vítimas sofrem de 3 a 5 tipos de violência, sendo em sua maioria: violência física, psicológica e moral. Em relação aos espaços que estas mulheres residem, a maioria das vítimas moram em conjuntos habitacionais.
- ItemEnsino de Geografia e o trabalho de campo: construindo possibilidades de ensino e aprendizagem(2018-12) FLORES, Isabella Santos; JESUS, Micaella Simas de; GÓES, Liliane Matos; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; SANTOS, Edvaldo Hilário dosEste trabalho objetiva a elaboração de um roteiro de campo, na perspectiva de contribuir aos docentes que tiverem interesse em ministrar aulas extra/escola, contendo informações necessárias para uma abordagem local, mais precisamente na serra do pico do Jaraguá e em seu entorno, em Jacobina-BA. Essa proposta proporciona aos alunos uma interação com a natureza, possibilitando ao professor e aluno uma interpretação crítica do lugar estudado. A carência desse tipo de abordagem na Geografia surge como proposta de ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio. Por seguinte, trabalhou-se/discutiram-se as tipologias envolvendo trabalho de campo e sua importância para o ensino de Geografia, bem como o uso do celular como intermédio para obtenção de dados, para isso foram aplicados procedimentos metodológicos de análise in loco para a aula de campo, pesquisas bibliográficas em periódicos acadêmicos de meio digital, relacionados ao estudo, sendo, portanto uma pesquisa de caráter qualitativo. Após a análise dos dados constatou-se que a pesquisa possa servir como ferramenta de estudo para todos, pois o trabalho de campo possibilita o aprendizado dinâmico e atraente, tendo como base as novas tecnologias que estão tão presentes na vida desses jovens. Assim sendo, a geografia proporciona a interação desses dois fatores, por intermédio de seus conteúdos ligados as mudanças físicas do meio natural no qual estão inseridos, formando assim cidadãos críticos e capacitados.
- ItemEstudo sobre a utilização do Mangá para o ensino de conteúdos e conceitos da Geografia Escolar(2018-06-15) JUNIOR, Reinaldo Oliveira Dantas ; GÓES, Liliane Matos; NUNES, Marcone Denys dos Reis; FERREIRA, Carlos LimaMangá é o termo que se refere as histórias em quadrinhos oriundas do Japão que adentraram o Brasil durante o século XX, principalmente no período após a Segunda Guerra Mundial em função do processo de reestruturação. É um meio de comunicação de massa que apresenta características singulares em relação a outras histórias em quadrinhos, comum em bancas de revistas e livrarias brasileiras, tornou-se alvo de trabalhos acadêmicos e atrai a atenção de jovens e adultos de diferentes idades e gêneros. Sobre isso, cabe pensar o destaque que o mangá ganhou entre os jovens na sociedade brasileira e em como essa forma de linguagem pode ser utilizada na qualidade de recurso didático para o ensino de conteúdos e conceitos geográficos.Desse modo, o presente trabalho tem a seguinte questão norteadora: o mangá apresenta potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e conceitos da Geografia Escolar? Para solucionar tal questionamento este trabalho tem como objetivo geral estudar a construção histórica do mangá e sua difusão para o Brasil, e a possibilidade de utilização para o ensino de Geografia Escolar. O delineamento desta pesquisa segue em uma abordagem qualitativa caracterizando-se como pesquisa bibliográfica e documental com base nos estudos de Gil (2010) e Marconi & Lakatos (2003) com alcance exploratório e descritivo, e as etapas seguidas no processo foram: definição dos objetivos, constituição de um quadro de referência, seleção dos documentos analisados, definição de unidade de análise, definição das regras de enumeração, e por fim, tratamento e interpretação do mangá por meio da análise de aspectos textuais e imagéticos. Desse modo, por critério de quantidade de volumes que as séries possuem, houve a seleção de cinco obras sendo elas: The God's Lie; The Wedding Eve; Hiroshima, a Cidade da Calmaria; Tom Sawyer; Naruto: O Livro Secreto do Guerreiro - Guia Oficial dos Fãs. A partir da análise dos mangás mencionados, foram encontrados elementos aos quais possibilitam a utilização para o ensino de Geografia Escolar na Educação Básica (séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) em temáticas como: paisagem, espaço geográfico, noções cartográficas, globalização, cultura, gênero, dentre outras. Os resultados de pesquisa consistiram na interseção entre a Literatura e a Geografia que possibilitou constatar a invisibilidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia em relação ao uso das histórias em quadrinhos no ensino. Também constatou-se a presença de elementos capazes de auxiliar no ensino de temas transversais e o potencial de tais materiais, mais especificamente os mangás, como linguagem alternativa para o ensino de conteúdos e conceitos geográficos
- ItemOs fatores que contribuem para a distribuição espacial do vetor da doença de Chagas no Município de Miguel Calmon-Bahia(2017-12-15) MATOS, Agda Arilma dos Santos Rios; FRANCO, Gustavo Barreto; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes deEsta pesquisa científica teve como objetivo evidenciar os fatores que contribuem para a distribuição espacial dos triatomíneos, vetor da doença de Chagas, no município de Miguel Calmon-Bahia, pois este município é endêmico para Chagas. A metodologia partiu-se da análise de dados fornecidos por órgãos municipais e nacionais, assim como de estudo bibliográfico e documental. Dessa análise, foi feito uma discussão acerca dos setores econômicos que mais causam degradação do solo e perda da biodiversidade, que consequentemente levaram a dispersão e desaparecimento de animais silvestres; fontes sanguíneas dos triatomíneos, possibilitando o deslocamento para outras áreas, inclusive o peri e intradomicílio, desse modo, expondo a população ao risco de contrair a DCH (Doença de Chagas Humana). Através dos trabalhos realizados, constatou-se que o município de Miguel Calmon-Bahia, apresentou maior número de captura das espécies Triatoma pseudomaculata e Panstrongylus megistus, sendo essas capazes de formar colônia em ecótopos artificiais, logo, principais responsáveis por grande parte da transmissão de Chagas. O setor agropecuário, correspondente a 6,88% da área municipal, sendo indicado como o principal fator responsável pela distribuição espacial dos triatomíneos no município. Dessa forma, a vigilância epidemiológica deve continuar e intensificar o combate ao vetor da DCH no município, com ações de orientação a sociedade sobre a gravidade dessa doença, assim como prevenção e tratamento, e identificação das áreas de risco. Para isso, o município deve manter atualizado os dados referentes a DCH em sistema integrado nacional, cobrar avanços em pesquisas relacionadas a indústrias farmacêuticas junto a órgãos estaduais e nacionais, por tratar-se de uma doença endêmica que prevalece, sendo negligenciada.
- ItemIdentificação de eventos de inundação do Rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano de Jacobina, Bahia (1974 – 2004)(2018-06-15) MARINHO, Neianne da Silva; GÓES, Liliane Matos; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral analisar as alterações fluviais do rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano da cidade de Jacobina, Bahia. As análises deste trabalho foram subsidiadas pelas discussões teóricas da Geomorfologia fluvial e urbana, bem como a compreensão do processo de urbanização e modernização de Jacobina. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos específicos: Descrever as características do sistema natural do rio Itapicuru Mirim, a partir de uma perscpetica integradora; Identificar a transformação estrutural do canal fluvial no perímetro urbano gerada pelas intervenções do sistema antrópico, bem como levantar dados secundários sobre a ocorrência de inundações no perímetro urbano da cidade de Jacobina. A metodologia empregada foi de caráter documental e qualitativo, utilizando como instrumento a imprensa escrita, através de textos e reportagens jornalísticas, fotografias urbanas e fontes secundárias do Banco de Dados Meteorológicos para ensino e Pesquisa – BDMEP, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, a Rede Hidrometeorológica Nacional – RHN, da Agência Nacional de Águas – ANA, com o intuito de correlacionar os eventos de precipitação pluviométrica com a ocorrência de eventos de inundações. Os resultados constataram que as alterações fluviais do rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano de Jacobina ocorreram entre as décadas de 1940 e 1950 com obras de caráter estrutural intensivo que tinham o objetivo de conter e minimizar os danos à população, mas que, por outro lado, mostrou-se ter finalidades modernistas e paliativas. Os registros de inundações entre os anos de 1974 e 2004 revelaram que neste período foram noticiados e registrados pelos jornais locais e pelos fotógrafos da época cinco (5) eventos de inundação, nos anos de 1974, 1980, 1994, 2002 e 2004, respectivamente, onde se identificou eventos de inundação do tipo gradual e brusca.
- ItemIdentificação de eventos de inundação do Rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano de Jacobina, Bahia (1974 – 2004)(2018-06-15) MARINHO, Neianne da Silva; GÓES, Liliane Matos; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral analisar as alterações fluviais do rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano da cidade de Jacobina, Bahia. As análises deste trabalho foram subsidiadas pelas discussões teóricas da Geomorfologia fluvial e urbana, bem como a compreensão do processo de urbanização e modernização de Jacobina. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos específicos: Descrever as características do sistema natural do rio Itapicuru Mirim, a partir de uma perscpetica integradora; Identificar a transformação estrutural do canal fluvial no perímetro urbano gerada pelas intervenções do sistema antrópico, bem como levantar dados secundários sobre a ocorrência de inundações no perímetro urbano da cidade de Jacobina. A metodologia empregada foi de caráter documental e qualitativo, utilizando como instrumento a imprensa escrita, através de textos e reportagens jornalísticas, fotografias urbanas e fontes secundárias do Banco de Dados Meteorológicos para ensino e Pesquisa – BDMEP, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, a Rede Hidrometeorológica Nacional – RHN, da Agência Nacional de Águas – ANA, com o intuito de correlacionar os eventos de precipitação pluviométrica com a ocorrência de eventos de inundações. Os resultados constataram que as alterações fluviais do rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano de Jacobina ocorreram entre as décadas de 1940 e 1950 com obras de caráter estrutural intensivo que tinham o objetivo de conter e minimizar os danos à população, mas que, por outro lado, mostrou-se ter finalidades modernistas e paliativas. Os registros de inundações entre os anos de 1974 e 2004 revelaram que neste período foram noticiados e registrados pelos jornais locais e pelos fotógrafos da época cinco (5) eventos de inundação, nos anos de 1974, 1980, 1994, 2002 e 2004, respectivamente, onde se identificou eventos de inundação do tipo gradual e brusca.
- ItemIdentificação do uso da terra do Rio Itapicuru-Mirim, no trecho do Distrito de Gonçalo, município de Caém – Ba(2018-06-15) OLIVEIRA, Adriano Gonçalves de; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; NOVAIS ,Marcos Paulo SouzaO presente trabalho teve como objetivo identificar os tipos de uso da terra na APP do rio Itapicuru-Mirim, no trecho do distrito de Gonçalo, município de Caém-BA. Realizou-se por meio de revisão de literatura uma abordagem a respeito dos processos de ocupação em áreas de bacias hidrográficas, bem como uma análise da problemática ambiental numa perspectiva histórica com a “chegada” dos portugueses no território brasileiro, seguida pela exploração intensiva dos recursos naturais por meio de atividades econômicas, destacando a relação de interdependência entre o sistema antrópico e o sistema físico, e suas repercussões e mudanças desencadeadas na paisagem, em específico o subsistema da cobertura vegetal dos cursos d’águas. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se na abordagem geossistêmica, com o intuito de explicar as relações de interdependências entre sociedade e natureza e as interferências nos subsistemas, sobretudo, da supressão das matas ciliares do trecho do rio Itapicuru Mirim, no distrito de Gonçalo, município de Caém-BA, através do uso da terra. Desse modo, constatou-se que as matas ciliares são enquadradas como Áreas de Preservação Permanente (APP) conforme a Lei de nº 12.651, do novo Código Florestal, que por sua vez, desempenham funções essenciais para manutenção da vida. Destaca-se que as atividades econômicas como agropecuária são responsáveis pela supressão das matas ciliares, que em virtude da importância ambiental são asseguradas pela legislação federal e municipal, que defendem a recomposição da vegetação em áreas degradadas. A pesquisa descreveu as diferentes modificações da terra na área de estudo que pode contribuir no desenvolvimento de programas e medidas no tocante ao sistema ambiental, além efetivar a recuperação e proteção das matas ciliares.
- ItemImpactos socioambientais provocados pela contaminação e aterramento da lagoa de Capim Grosso – Bahia: identidade, história e legislação(2019-07) SANTOS, Eliana Lima dos; QUEIROZ, Jade Hele Santos; SANTOS, Reinalva Novaes dos; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; GÓES, Liliane Matos; JESUS, Joselito Manuel deO presente trabalho tem como objetivo principal compreender os principais impactos socioambientais causados pela poluição e o aterramento na Lagoa do Capitão do município de Capim Grosso - Bahia. Inicialmente, levantamos dados em uma pesquisa bibliográfica para a realização da fundamentação teórica do trabalho. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a Prefeitura Municipal e as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo do município, buscando informações contundentes sobre a problemática estudada. Assim, podemos concretizar que a degradação ambiental aos redores da lagoa do Capitão é incentivada pelo aterramento e a ocupação desordenada, além de diversas ações antrópicas, que ocorrem no equilíbrio ambiental e na qualidade de vida da população que estão próximas as áreas. Diante das questões mencionadas, os conflitos socioambientais vistos na área referem- se à falta de saneamento básico em muitos bairros, ocasionando o despejo de esgotos domésticos diretamente na lagoa do Capitão, causando incômodo aos moradores por causa do mal cheiro e prejuízos à saúde. Notou-se que há pouca preocupação por parte dos setores públicos em conservar o patrimônio histórico, pois estes não aplicam as leis da forma devida, possibilitando que as infrações ocorram.
- ItemImplicações ambientais do turismo na Cachoeira dos Alves: um estudo de caso no município de Jacobina – Bahia(2021) SOUZA, Olívia Gomes Neres; GÓES, Liliane Matos; MOTA, Gislene Maria; SANTOS, Edvaldo Hilário dosO turismo ecológico é uma das atividades econômicas com forte potencial de crescimento neste século, pois se trata de um setor da economia de serviços que gera emprego, renda e permite a conservação da natureza, porém em alguns atrativos turísticos essa atividade interfere na dinâmica ambiental de forma negativa. Desse modo, o presente trabalho objetivou identificar os impactos ambientais decorrente do fluxo de pessoas na cachoeira dos Alves, situada no município de Jacobina, Estado da Bahia. Esta pesquisa baseou-se no enfoque metodológico misto e foram realizadas três etapas: revisão de literatura, pesquisa de campo e pesquisa de laboratório para sistematização do conhecimento. Os resultados encontrados permitiram apontar os principais impactos ambientais na cachoeira dos Alves, sendo eles: descarte inadequado dos resíduos sólidos e orgânicos, desmatamento, poluição sonora, alteração na dinâmica fluvial do recurso hídrico, compactação dos solos, dentre outras interferências. Considera-se urgente a introdução de política de educação ambiental em espaços escolares e não escolares, pois a população da cidade de Jacobina impacta de forma acentuada a dinâmica ambiental da cachoeira dos Alves.
- ItemImplicações ambientais do turismo na Cachoeira dos Alves: um estudo de caso no município de Jacobina – Bahia.(2021) SOUZA, Olívia Gomes Neres ; GÓES, Liliane Matos; MOTA. Gislene Maria; SANTOS, Edvaldo HilárioO turismo ecológico é uma das atividades econômicas com forte potencial de crescimento neste século, pois se trata de um setor da economia de serviços que gera emprego, renda e permite a conservação da natureza, porém em alguns atrativos turísticos essa atividade interfere na dinâmica ambiental de forma negativa. Desse modo, o presente trabalho objetivou identificar os impactos ambientais decorrente do fluxo de pessoas na cachoeira dos Alves, situada no município de Jacobina, Estado da Bahia. Esta pesquisa baseou-se no enfoque metodológico misto e foram realizadas três etapas: revisão de literatura, pesquisa de campo e pesquisa de laboratório para sistematização do conhecimento. Os resultados encontrados permitiram apontar os principais impactos ambientais na cachoeira dos Alves, sendo eles: descarte inadequado dos resíduos sólidos e orgânicos, desmatamento, poluição sonora, alteração na dinâmica fluvial do recurso hídrico, compactação dos solos, dentre outras interferências. Considera-se urgente a introdução de política de educação ambiental em espaços escolares e não escolares, pois a população da cidade de Jacobina impacta de forma acentuada a dinâmica ambiental da cachoeira dos Alves.
- ItemJogos digitais no ensino da geografia: contribuições didáticas e interativas para aprendizagem em ambientes remotos(2021) OLIVEIRA, Áurea Silva de ; GÓES, Liliane Matos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos LimaVisto que muitos estudantes estão envolvidos com o mundo digital e vivenciam com intensidade as novas tecnologias, de modo particular, nesse período de pandemia do novo coronavírus, torna-se necessário que os profissionais da educação adotem metodologias ativas para alcançar a aprendizagem significativa de conteúdos da Educação Básica auxiliadas pelas tecnologias. Diante da atual conjuntura, o presente artigo teve o objetivo de elaborar jogos digitais para potencializar a aprendizagem do conhecimento geográfico por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, adotaram-se a alfabetização cartográfica e a gamificação como metodologia de aprendizagem ativa para produção de jogos em plataformas digitais gratuitas. Os resultados consistiram na criação de 4 (quatro) jogos digitais temáticos com o intuito de mediar o conhecimento das noções e conceitos de Orientação espacial por meio das TDIC, a saber: Jogo Caminho da Orientação, Tabuleiro da Rosa dos Ventos, Tabuleiro de Orientação e Bingo de Orientação. Conclui-se que o desenvolvimento de novas estratégias de ensino interativas potencializa a prática educacional no ensino da Geografia, visto que promove a interação entre os alunos e o professor de Geografia de forma dialógica, revisão do objeto de conhecimento e avaliação da aprendizagem.
- ItemLevantamento das modificações espaciais na cidade de Umburanas (BA) desencadeadas a partir da construção do complexo eólio – elétrico campo largo (CEE)(2018-12) SILVA, Azarias do Santos; JUNIOR, Luiz Claudio de Souza ; GÓES, Liliane Matos; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho apresenta um levantamento espacial das modificações geradas a partir da implantação do Complexo Eólio-Elétrico Campo Largo (CEE Campo Largo), localizado no município de Umburanas – Bahia. A área de estudo compreende aproximadamente 15.595 hectares de área diretamente afetada, no semiárido baiano, com potencial nominal de 630,9 megawatt (MW). As informações secundárias foram majoritariamente obtidas por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado para o licenciamento do Projeto (QUIFEL, 2013), como também da RAIS-CAGED e das estimativas da população disponibilizado pelo IBGE. A monografia discute as modificações espaciais relacionados a fase de implantação do projeto e seus desdobramentos no desenvolvimento socioeconômico diante do cenário encontrado na cidade de Umburanas - Bahia. Para tanto, foi realizada uma descrição das características do empreendimento apresentando informações sobre as áreas susceptíveis a degradação ambiental, como também alterações socioeconômicas na cidade de Umburanas, estado da Bahia. O trabalho destacou considerações sobre os impactos ambientais relacionados à expansão de vias de acesso (rodovia estadual), supressão vegetal, impactos socioeconômicos relacionados ao desenvolvimento local no setor de serviços. Diante das modificações discutidas observou-se que a soma dos impactos destacados no presente estudo precisam ser analisadas, pois o efeito acumulativo gerados pelas atividades desenvolvidas a partir da implantação do CEE Campo Largo, acompanhado de ações sem planejamento podem gerar impactos negativos ao ambiente se não tratadas corretamente.
- ItemOficina pedagógica de cartografia escolar nos anos iniciais: um estudo no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, Salamim-Serrolândia, Bahia(2021) SANTOS, Adriana Andrade dos ; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide SilvaA alfabetização cartográfica é uma metodologia de ensino da cartografia, que visa auxiliar o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (E. F. I). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo auxiliar os professores pedagogos na aplicabilidade dos conteúdos cartográficos, contribuindo em sua formação docente e possibilitando a aprendizagem dos alunos por meio de suas vivências e de representações cartográficas de imagens de satélite do espaço vivido e de outras linguagens. Assim, o recorte espacial escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, se deu no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, localizado no povoado de Salamim, pertencente ao município de Serrolândia-Bahia, tendo por público alvo a turma de 2º ano do E. F. I, por meio da intervenção de oficina pedagógica, sendo pautada pela metodologia da pesquisa-ação. A partir da pesquisa, percebeu-se que os resultados obtidos foram desafiadores, uma vez que a turma estava/está em processo de aprender a ler e escrever, como também haviam alunos de outros povoados, visto que o enfoque das propostas foi o de alcançar principalmente os alunos do povoado, mesmo assim, foi gratificante perceber o interesse e o esforço da turma em realizar as propostas sugeridas, sendo esta uma das vantagens. Conclui-se que se faz necessário o ensino da alfabetização cartográfica nos Anos Iniciais, pois, havendo o contato com a mesma nesta etapa da escolarização, a criança estará preparada para apreender a cartografia nas seguintes modalidades de ensino.
- ItemOficina pedagógica de cartografia escolar nos anos iniciais: um estudo no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, Salamim-Serrolândia, Bahia.(2021) SANTOS, Adriana Andrade dos ; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide SilvaA alfabetização cartográfica é uma metodologia de ensino da cartografia, que visa auxiliar o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (E. F. I). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo auxiliar os professores pedagogos na aplicabilidade dos conteúdos cartográficos, contribuindo em sua formação docente e possibilitando a aprendizagem dos alunos por meio de suas vivências e de representações cartográficas de imagens de satélite do espaço vivido e de outras linguagens. Assim, o recorte espacial escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, se deu no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, localizado no povoado de Salamim, pertencente ao município de Serrolândia-Bahia, tendo por público alvo a turma de 2º ano do E. F. I, por meio da intervenção de oficina pedagógica, sendo pautada pela metodologia da pesquisa-ação. A partir da pesquisa, percebeu-se que os resultados obtidos foram desafiadores, uma vez que a turma estava/está em processo de aprender a ler e escrever, como também haviam alunos de outros povoados, visto que o enfoque das propostas foi o de alcançar principalmente os alunos do povoado, mesmo assim, foi gratificante perceber o interesse e o esforço da turma em realizar as propostas sugeridas, sendo esta uma das vantagens. Conclui-se que se faz necessário o ensino da alfabetização cartográfica nos Anos Iniciais, pois, havendo o contato com a mesma nesta etapa da escolarização, a criança estará preparada para apreender a cartografia nas seguintes modalidades de ensino.
- ItemA policultura orgânica e a relação agricultora-terra no Coxo de Dentro, Jacobina, Ba(2018-03-01) NOVAIS, Tainara Carvalho.; LIMA, Jamille da Silva; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; GÓES, Liliane MatosEsta pesquisa tem por objetivo compreender a relação das agricultoras de Coxo de Dentro com a terra focando na policultura orgânica por elas praticada. Para o desenvolvimento desta pesquisa realizamos levantamento bibliográfico, entrevistas e pesquisa em campo, a qual foi realizada por meio de observações assistemática e sistemática durante os meses de agosto a novembro de 2017. As observações foram realizadas tanto na feira orgânica as quartas-feiras próximas ao Mercado Velho, Bairro da Matriz, na cidade de Jacobina-BA, visto a facilidade para manter o contato com as agricultoras, como também nas propriedades do Coxo de Dentro.Neste período foram realizadas entrevistas com oito clientes da feira orgânica, com seis agricultoras e com o ex-presidente da Associação Comunitária do Coxo de Dentro. Este estudo aponta que nos últimos tempos houve uma ruptura da relação entre agricultores-terra devido ao aumento da artificialização da agricultura, principalmente após a Revolução Verde e a modernização da agricultura, havendo“a alteração” do tempo da natureza devido a lógica do capitalismo. Contudo essa imposição não ocorreu em todos os lugares ou para todos os agricultores. As agricultoras que colaboraram na presente pesquisa possuem uma relação de respeito para com a terra e desenvolvem suas plantações baseadas no sistema orgânico de produção, mostrando desta maneira a resistência do lugar perante a lógica global da modernização da agricultura. Além de cultivarem suas plantações com práticas que causam menos impactos a natureza e saúde, estas agricultoras lucram com a imagem que criaram do lugar e comercializam seus produtos em uma feira orgânica, permitindo desta maneira sua emancipação socioeconômica.
- ItemO processo de desertificação da caatinga: impactos ambientais no distrito de Brejo Grande, Miguel Calmon, Bahia (1995-2017)(2018-03-01) SAMPAIO, Erenildes Souza.; GÓES, Liliane Matos; BAITZ, Ednice de Oliveira Fontes; SOUZA, Sirius OliveiraA desertificação é o processo de depauperamento do potencial químico e físico do solo. Este processo vem sendo ampliado devido a intensificação das atividades antrópicas que impactam domínios frágeis, a exemplo da caatinga, que possuem "lenta" capacidade de regeneração. Em geral, a desertificação ocorre em áreas áridas, semiáridas e subúmidas secas pertencentes, predominantemente, em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. A perda de solo agricultável vem aumentando significativamente, desta forma, agrava ainda mais a situação das economias desses países, o que tem chamado a atenção de autoridades de todo o mundo. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as causas e as consequências que desencadeiam o processo de desertificação no domínio das depressões interplanálticas semiáridas do nordeste, em particular, no distrito de Brejo Grande, município de Miguel Calmon-Bahia. Desta forma, utilizou-se da abordagem geossistêmica para o estudo e compreensão da dinâmica ambiental. Os resultados apontaram que a principal causa da desertificação são oriundas das práticas inadequadas e intensas de uso e ocupação do solo do sistema antrópico. As consequências da pressão do sistema antrópico sobre o sistema físico ambiental são evidenciadas na paisagem por meio do desmatamento de áreas com vegetação nativa, consequentemente, diminuição da biodiversidade; salinização e alcalinização do solo; intensificação de processos erosivos, que ocasionam redução das terras agricultáveis; como também, diminuição da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos. Conclui-se que esta transformação ocorreu/ocorre de forma gradativa, por conseguinte, geram impactos de ordem ambientais, sociais e econômicas.
- ItemO processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia: estratégias motivacionais nas práticas docentes(2019-07) TRINDADE, Andréa Oliveira; ARAÚJO, Jaqueline Vieira de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; GÓES, Liliane MatosO presente trabalho objetivou analisar como as técnicas motivacionais podem auxiliar nas práticas docentes, assim como no ensino aprendizagem de Geografia. Inicialmente levantou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica do trabalho e foi utilizada a técnica de amostragem provenientes de questionários e entrevista. Acredita-se que através da educação geográfica, o aluno do Ensino Médio aprende a ler e entender o mundo, se posicionando reflexivamente como cidadão e juntamente com as estratégias motivacionais possa desenvolver seu senso crítico e reflexivo dentro e fora da sala de aula, o que justifica a pesquisa. A presente pesquisa encontra-se apoiada nos conceitos de Ensino-aprendizagem, Ensino Médio, Educação Geográfica e Estratégias motivacionais. O processo de ensino-aprendizagem cria no ambiente escolar uma mediação entre professor-aluno, ambos se tornando agentes transformadores da sociedade, sabendo que, toda aprendizagem requer muito esforço para se atingir as metas traçadas. As realidades investigadas apontaram que as estratégias pedagógicas são de suma importância para a construção de um ambiente interativo, trabalhando com os alunos limites e valores que existem no ambiente escolar e no meio da sociedade. Através desta pesquisa ficou evidenciada a desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia e a grande necessidade de aulas de campo para melhor absorver os conteúdos. É evidente que há a necessidade de incentivo através de novas práticas pedagógicas para que os alunos participem mais ativamente nas referidas aulas. Portanto as estratégias motivacionais são de suma importância para a construção de um ambiente interativo.