Navegando por Autor "GÓES, Liliane Matos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemJogos digitais no ensino da geografia: Contribuições Didáticas e Interativas para Aprendizagem em Ambientes Remotos(2021) OLIVEIRA, Áurea Silva de; GÓES, Liliane Matos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos LimaVisto que muitos estudantes estão envolvidos com o mundo digital e vivenciam com intensidade as novas tecnologias, de modo particular, nesse período de pandemia do novo coronavírus, torna-se necessário que os profissionais da educação adotem metodologias ativas para alcançar a aprendizagem significativa de conteúdos da Educação Básica auxiliadas pelas tecnologias. Diante da atual conjuntura, o presente artigo teve o objetivo de elaborar jogos digitais para potencializar a aprendizagem do conhecimento geográfico por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, adotaram-se a alfabetização cartográfica e a gamificação como metodologia de aprendizagem ativa para produção de jogos em plataformas digitais gratuitas. Os resultados consistiram na criação de 4 (quatro) jogos digitais temáticos com o intuito de mediar o conhecimento das noções e conceitos de Orientação espacial por meio das TDIC, a saber: Jogo Caminho da Orientação, Tabuleiro da Rosa dos Ventos, Tabuleiro de Orientação e Bingo de Orientação. Conclui-se que o desenvolvimento de novas estratégias de ensino interativas potencializa a prática educacional no ensino da Geografia, visto que promove a interação entre os alunos e o professor de Geografia de forma dialógica, revisão do objeto de conhecimento e avaliação da aprendizagem.
- ItemLevantamento das modificações espaciais na cidade de Umburanas (BA) desencadeadas a partir da construção do complexo eólico - Elétrico Campo Largo (CEE)(2018-12) SILVA, Azarias dos Santos; JUNIOR, , Luiz Claudio de Souza; GÓES, Liliane Matos; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho apresenta um levantamento espacial das modificações geradas a partir da implantação do Complexo Eólio-Elétrico Campo Largo (CEE Campo Largo), localizado no município de Umburanas – Bahia. A área de estudo compreende aproximadamente 15.595 hectares de área diretamente afetada, no semiárido baiano, com potencial nominal de 630,9 megawatt (MW). As informações secundárias foram majoritariamente obtidas por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado para o licenciamento do Projeto (QUIFEL, 2013), como também da RAIS-CAGED e das estimativas da população disponibilizado pelo IBGE. A monografia discute as modificações espaciais relacionados a fase de implantação do projeto e seus desdobramentos no desenvolvimento socioeconômico diante do cenário encontrado na cidade de Umburanas - Bahia. Para tanto, foi realizada uma descrição das características do empreendimento apresentando informações sobre as áreas susceptíveis a degradação ambiental, como também alterações socioeconômicas na cidade de Umburanas, estado da Bahia. O trabalho destacou considerações sobre os impactos ambientais relacionados à expansão de vias de acesso (rodovia estadual), supressão vegetal, impactos socioeconômicos relacionados ao desenvolvimento local no setor de serviços. Diante das modificações discutidas observou-se que a soma dos impactos destacados no presente estudo precisam ser analisadas, pois o efeito acumulativo gerados pelas atividades desenvolvidas a partir da implantação do CEE Campo Largo, acompanhado de ações sem planejamento podem gerar impactos negativos ao ambiente se não tratadas corretamente.