Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Freitas , Erica Militão"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A leitura e a escrita nas redes sociais: o uso do Facebook como recurso metodológico de ensino.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2014) Freitas , Erica Militão; Ferraz, Obdália Santana; Fontes, Janine; Velanes, Paulo de Tarso
    As tecnologias digitais vêm ganhando espaço na sociedade. Por isso, surge a necessidade de os educadores inovarem suas metodologias, focando as práticas na formação do indivíduo, considerando o fluxo de leituras e de escritas que ocorre nas redes sociais digitais. As redes sociais, especificamente o Facebook, podem inovar as práticas de ensino de Língua Portuguesa, a partir da aprendizagem digital, de modo a associar as práticas tradicionais de ensino às possibilidades pedagógicas que se abrem com as mídias digitais. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral compreender como o Facebook poderá auxiliar o professor de língua materna de Ensino Médio, em suas metodologias, visando ao desenvolvimento das competências linguísticas e textuais, através de leitura e escrita dinâmicas e significativas. Como objetivos específicos, pretende-se: discutir a formação do professor do Ensino Médio para desenvolver em seus alunos as competências e habilidades exigidas pela sociedade digital atual; analisar o uso do Facebook como possível espaço para a construção de conhecimento, através da leitura e da escrita; investigar como os professores veem a possibilidade do uso do Facebook para desenvolver práticas de leitura e de produção de texto. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que lançará mão, para a coleta de dados, de entrevistas semiestruturadas com dois professores e cinco alunos do referido nível de ensino. As questões que nos movem são as seguintes: Que formação/aprendizagens têm os professores do Ensino Médio para trabalhar com as mídias digitais? Como os professores veem a possibilidade de integrar o Facebook em seus planos de ensino para enriquecer as práticas de leitura e de escrita de seus alunos? Como o Facebook poderá se tornar um possível espaço para a construção de conhecimento, através da leitura e da escrita que nessa rede se desenvolvem? O diálogo sobre o uso das tecnologias e das redes sociais na educação foi embasado nas concepções de Magnabosco (2009), Xavier (2013),Nóvoa (2014), Aranha (2014), Soares (2002), SILVA (2009), Cruz (2010),Souza, Corti e Medonça, (2012), Leandro,(2010), Aguiar (2007), Snyder, (2009), Levy (1998), dentre outros.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais