Navegando por Autor "Freitas, Zilda de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA prática da literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Lima, Evanilce Barbosa; Souza, Ledna Oliveira de; Araújo, Maria Aparecida Gomes; Lima, Solange Marcelina; Saldanha, Zezilda Marcelina; Freitas, Zilda de OliveiraEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelo grupo nas Escolas: Antônio Carlios Magalhães, Antônio Pinto Sobrinho, Dr. Walter Brandão da Silva, Firmino Ferreira Sampaio Neto, Prof Mariinha, Oficina Gleidecelma Santos Lima e Salvador Liberato Moreira, na região, com professores e alunos, cujas entrevistas estão em anexos. Além disso, foram realizadas consultas bibliográficas em diversos livros teóricos, literários e periódicos (revistas, jornais...). As pesquisas realizadas nas escolas comprovam que a realidade da sala de aula precisa ser conhecida, discutida e analisada pelos educadores, para que venha a sustentar um desejo profundo de mudança. Essa mudança deve acontecer a partir do trabalho do professor. Ể O professor que deve ter o prazer de ler, antes de desenvolver o seu trabalho nas séries iniciais do ensino fundamental.
- ItemA presença de Eros e Tanatos em A descoberta do mundo e Como água para chocolate(UNEB, 2004-01) Lima, Josiane Bispo da Cruz; Freitas, Zilda de OliveiraEsse estudo enfatiza a escrita feminina e, principalmente, a presença constante e simbólica do amor e da morte em A Descoberta do Mundo, de Clarice Lispector e Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, sendo essa análise imprescindível para a compreensão da subjetividade da escrita feminina.
- ItemA questão da produção textual entre alunos do CBAI e 2ª série nas escolas: Joaquim Sampaio Neto - Edgar Pereira e Oficina profª Gleidecelma Santos(UNEB, 2001-11) Santana, Ana Paula Silva; Santos , Ednólia Almeida; Almeida, Noélia Alves; Barreto, Taciana Gomes Vilela; Freitas, Zilda de OliveiraEste trabalho tem como objetivo principal promover reflexões e discussões com técnicos, professores, equipes pedagógicas, bem como pais, responsáveis e funcionários das escolas: Joaquim Sampaio Neto, Edgard Pereira e Oficina Prof.ª Gleidecelma Santos Lima, sobre a produção e a interpretação da linguagem escrita e oral na 2 série e no Ciclo Básico de Aprendizagem (CBAI- 1ª e 2° série). Com a finalidade de solucionar os grandes problemas enfrentados na produção textual, buscando assim através dos critérios avaliativos melhorar a qualidade do ensino fundamental, na parte gramatical e oral das referentes unidades escolares do nosso país, estado e até mesmo do nosso município.
- ItemEducação física nas séries iniciais: análises de propostas metodológicas(UNEB, 2001-12-12) Santos, Antoniel Almeida; Santos, Izabel Cristina Macêdo; Almeida, Maria Arlete Rios; Pitanga, Francisco José Gondim; Freitas, Zilda de Oliveira; Costa, Salomão Cleômenes LimaPropõe-se analisar as principais propostas metodológicas desenvolvidas na Educação Física, nas séries iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de identificar qual delas será mais aplicável para a realidade de nosso município
- ItemLeitura e produção de textos na alfabetização: "idéias que norteiam a prática pedagógica nas séries iniciais"(UNEB, 2001) Santos, Maricélia Moura dos; Santos, Tânia Batista dos; Florêncio, Vanda da Silva; Freitas, Zilda de OliveiraNeste trabalho propomos uma análise das dificuldades que os alunos na alfabetização das escolas públicas de Jequitibá demonstram em aprender a ler e produzir textos, tendo como objetivos básicos: analisar as condições de leitura dos alunos na alfabetização das escolas de Jequitibá, identificar e descrever as dificuldades de leitura e escrita por parte dos alunos. O objetivo maior é propor sugestões que possam melhorar o processo de leitura e escrita nas escolas. Utilizamos como procedimentos metodológicos: entrevista, pesquisa de campo e pesquisação. Muitas crianças têm dificuldades em aprender a ler e produzir textos porque não têm acompanhamento da família ou não têm contato com o mundo letrado. Para que esses alunos progridam é necessário que o professor dedique um tempo extra, provocando situações, conversando, pesquisando junto com eles, dando oportunidade a terem contato com recursos variados, reforçando os conteúdos vistos em sala de aula para o seu desenvolvimento aprendizagem.
- ItemLiteratura oral e popular Varzeana: o real e o imaginário dos contos(UNEB, 2002) Almeida, Juliane Pacheco de; Freitas, Zilda de OliveiraOs contos recolhidos neste trabalho, tem na fantasia e no sobrenatural seus elementos constitutivos, são histórias conhecidas em todo mundo, embora apresentem em diversas regiões variantes e/ou versões que não fogem ao original, mas que apenas se transformam um pouco para ajustarem-se à cultura, o locus e a imaginação dos contadores.