Navegando por Autor "Freitas, Zilda Oliveira"
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- ItemA simbologia apaixonante e fantástica em Contos de Amor Rasgados(UNEB, 2004-01) Veloso, Ana Paula Souza; Freitas, Zilda OliveiraVeremos aqui, todo o processo de desenvolvimento da escrita feminina, desde os movimentos feministas até os dias de hoje, com a simbologia fantástica e apaixonante de Marina Colasanti em sua obra Contos de Amor Rasgados.
- ItemFábula na formação do leitor(UNEB, 2001-11) Silva, Joselita Oliveira; Rodrigues, Júlia de Fatima Loiola; Carneiro, Maria da Paz de Jesus; Vicente, Sandra Nunes Rios; Freitas, Zilda OliveiraA pesquisa proposta tem como objetivo maior analisar a importância da fábula para o desenvolvimento das potencialidades do educando ainda na educação infantil. Tal objetivo parte do pressuposto de que, como as fábulas são histórias curtas, apresentando animais falantes quer tomam atitudes humanas, são ideias para que crianças de fase pré-escolar entrem em contato com a literatura, pois esse tipo de narrativa, além de dar razão ao lado fantasioso de criança que é exacerbado, elas conseguem entender com clareza modelos de comportamentos humanos. Nesse sentido as fábulas incentivam a criança a formar opiniões, resolver questões, enfim, burilar seu senso crítico.
- ItemGênero em: escrita de mulher e crítica feminista(UNEB, 2002-11) Santana, Maria Suely de Lima; Freitas, Zilda OliveiraOs estudos do gênero têm se mostrado como um campo multidisciplinar, com uma pluralidade de influências, na tentativa de reconstruir experiências excluídas. Nesse sentido, é importante observar as diferenças sexuais enquanto construções culturais, linguísticas e históricas, que incluem relações de poder não localizadas exclusivamente num ponto fixo - o masculino -, mas presente na trama histórica. Bem como, investigar os discursos e as práticas que garantem o consentimento feminino às representações dominantes e naturalizadas da dominação e naturalizadas da dominação às variações, manipulações, táticas, recusas e rejeições por parte das mulheres, complexificando as relações de dominação históricas