Navegando por Autor "Freitas, Danton de Oliveira"
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- ItemContextualizando potenciais de ambientes informatizados digitais para processos educacionais em matemática(0025-04-11) Santos, Anna Cecília Perônio Bacelar dos; Freitas, Danton de Oliveira; Queiroz, José Carlos Santana; Santos, Valdirene de SouzaDurante o transitar do Século XX, principalmente com o advento da internet, os processos tecnológicos no contexto dos ambientes informatizados digitais despontam como uma das forças informacionais e comunicacionais potencializadoras para cada ciclo vivenciado e experienciado pelos sujeitos em seus diferentes contextos sociais. Entre essas forças, destacamos os ambientes das plataformas digitais e dos Softwares, em particular o Kahoot objeto desse estudo, onde os sujeitos podem explorar para agir/pensar matematicamente com dados relacionados a aspectos sociais. O estudo está organizado a partir de reflexões apresentadas por teóricos como Minayo Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.18, n.4, p. 01-23, 2025 2 jan. 2021 (2001), Lima Junior (2005), Freitas (2021), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) possui como objetivo potencializar os processos educacionais de matemática envolvendo ambientes informatizados digitais e, para tanto, aborda-se aspectos da história da matemática e de sistema de numeração explorando interfaces do Software Kahoot através da Metodologia Ativa com a técnica de rotação onde as reflexões estão nos indicadores da abordagem qualitativa. Entre as contribuições oportunizadas pelo estudo podemos sinalizar a importância de contribuir para os sujeitos desenvolverem o agir/pensar matematicamente a partir dos diferentes ambientes informatizados digitais, em particular o Software Kahoot, como contra partida aos processos educacionais restritos ao reprodutivismo, à memorização e à axiomatização, presentes nos livros didáticos de matemática e durante os processos educacionais.
- ItemEnsino de geometria e tecnologia: potenciais do audiovisual na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental(2015) Freitas, Danton de OliveiraOs conhecimentos geométricos entrelaçam-se com a história da civilização desde seus primórdios a partir de um processo dinâmico e cultural no qual diferentes povos manifestavam suas contribuições com saberes/costumes. Essas manifestações eram desenvolvidas através de técnicas explorando elementos da natureza e, talvez, sejam os primeiros sinais de interesse do homem pelos conhecimentos geométricos. Conhecimentos manifestados de forma empírica/experimental que em seguida Euclides sistematizou na obra “Os Elementos” possibilitando um modelo para o Ensino de Geometria sustentado nos princípios da dedução, memorização e abstração explorados até os tempos atuais. Sobre essas técnicas, enquanto teckné, apresentamos o conceito de Tecnologia priorizado neste trabalho, possibilitamos reflexões sobre a tecnologia do audiovisual e do vídeo sinalizando para seus potencias nos espaços escolares/processos educacionais no Ensino de Geometria, em particular Sólidos Geométricos, a partir da exploração de um processo de produção onde os sujeitos agiram/pensaram audiovisualmente. Objetivando desenvolver um processo de formação, com professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, relacionado com os conteúdos de sólidos geométricos para subsidiar a prática pedagógica no Ensino de Geometria possibilitamos ações, reflexões e registros na perspectiva da pesquisa qualitativa, aplicada e participante onde os registros foram coletados através da filmagem e da observação participante durante a aplicação de um Projeto de Extensão. Nas conversações do processo de formação exploramos as reflexões possibilitadas por Eves (2004), Pavanello (1993), Gerdes (1992), Lima Júnior (2005), Pinto (2005), Bortoni-Ricardo (2008), Mendes e Machado (2013), Babin e Kouloumdjian (1989), entre outros, onde contribuíram juntamente com os participantes para sinalizarmos que: O audiovisual pode potencializar a prática pedagógica no Ensino de Geometria, particularmente em sólidos geométricos, e compreendermos que as práticas pedagógicas sejam mais abertas para os sujeitos agir/pensarem tecnologicamente com seus saberes na perspectiva de explorarem as diferentes situações vivenciadas no cotidiano.