Navegando por Autor "Freire, Crizeide Miranda"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBiblioteca e Formação: a função da biblioteca Municipal Padre Alfredo Haasler na formação do leitor Quixabeirense(2018-06-15) Souza, Bárbara Nathália de Araújo; Novaes, Eduarda Gomes dos Reis; Freire, Crizeide Miranda; Penha, Gracielia Novaes da; Santos, Girleide RibeiroO presente estudo tem por objetivo mapear e analisar de que maneira a Biblioteca Pública MunicipalPadre Alfredo Haasler fomenta as práticas de leiturano município de Quixabeira-Bahia. Como objetivos específicos pretendemos averiguar o papel da biblioteca na formação do leitor, mapear o perfil dos leitores da biblioteca pública de Quixabeirae observar quais políticas públicas e de incentivo à leitura estão sendo realizadas na mesma. Os dados foram analisados a partir de autores que discutem sobre práticas leitoras, entre eles, Battles (2003),Yunes (1995), Miranda (1978), Milanesi (1989). A abordagem metodológica utilizada se baseou na pesquisa de campo, através de um estudo qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de um questionário misto e teve como sujeitos da pesquisa usuários da Biblioteca Pública de Quixabeira.
- ItemInclusão de alunos surdos e o ensino de língua portuguesa como L2(2018-03-01) Reis, Diana; Rocha, Marta; Freire, Crizeide Miranda; Macêdo, Juliana Matos; Rios, Juciara Costa da FonsecaEste trabalho tem por finalidade analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa no que diz respeito a inclusão aos alunos surdos em sala de aula, como estes estudantes estão sendo inseridos nas aulas dessa disciplina na Escola Estadual PADRE ALFREDO HAASLER, em Jacobina- BA. Para tal, é feito uma explanação sobre as políticas públicas na educação inclusiva no Brasil, como está acontecendo à inclusão de alunos surdos no contexto escolar e como está ocorrendo o ensino de Língua Portuguesa para surdos, enquanto segunda língua na modalidade escrita. Como metodologia optou-se por uma pesquisa de campo do tipo etnográfica, dentro de um enfoque qualitativo, onde os dados foram coletados por meio de questionários a diretora, professores de Língua Portuguesa, alunos surdos, intérpretes e o coordenador do Núcleo Regional da Educação do município de Jacobina. Os fundamentos teóricos que embasam este texto foram construídos a partir da obra de autores como Lacerda (2002); Quadros (1997, 2002, 2003, 2004, 2006); Skliar (1997); entre outros. Através das respostas desses educadores com suas opiniões particularizadas, pode-se observar suas dificuldades comunicativas com estes sujeitos, confirmando-se o grande valor do ensino da LIBRAS, devendo este ser realizado o mais cedo possível na educação de surdos em escolas regulares, comprovando assim a necessidade de uma educação bilíngue.
- ItemA outra margem: a relação dos programas de alfabetização com o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique(2011-12-19) Freire, Crizeide Miranda; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Santos, Cosme Batista dosO presente trabalho intitulado, A outra margem: a relação dos programas de alfabetização com o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique tem como objetivo investigar como os programas de alfabetização contribuíram para o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique. Partindo-se desta inquietação alguns objetivos específicos são traçados para nortear a pesquisa: 1) Compreender, através dos relatos das histórias de vida e de leitura, como ocorreu à inserção dos pescadores e pescadoras na escola, seu tempo de permanência e em que medida a alfabetização contribuiu em suas práticas diárias; 2) Identificar quais os programas de alfabetização os colaboradores da pesquisa fizeram parte e a relação desses programas com o processo de letramento; 3) Compreender, através do envolvimento dos colaboradores e colaboradoras com as práticas de letramento, quais as contribuições efetivas do programa de alfabetização mediante as demandas da sociedade contemporânea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na interface História Oral de Vida, mergulhando nas entrevistas narradas sobre as trajetórias de leitura de homens e mulheres ribeirinhos, oriundos da atividade pesqueira, participantes de programas de alfabetização, sendo este instrumento indispensável para a construção dos dados empíricos analisados. Percebeu-se que os ribeirinhos estão (re)significando sua realidade, a partir do autorreconhecimento, da (re)constituição identitária, caracterizando um movimento de empoderamento, gerando novas identidades que se reconfiguram no processos das ensinanças, no “entre lugar”, impulsionados pelas marolas que os levam a outra margem.
- ItemO papel da biblioteca Afonso Costa na formação de leitores de Jacobina-BA(2014-11-10) Correia, Sara da Silva; Silva, Patrícia Vilela da; Freire, Crizeide Miranda; Santos, Márcia Regina MendesAborda pontos sobre a leitura como prática social e a biblioteca como espaço que promove a leitura. Ressaltamos a importância da biblioteca Afonso Costa, situada na cidade de Jacobina Bahia a partir da pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise de registros, propiciando dados pertinentes para obtenção de resultados; examinando o funcionamento da biblioteca, seu acervo, os projetos que atende o espaço, as parcerias, os programas de iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais com a implantação de projetos que visem o incentivo do livro e da leitura. Assim demonstra estatísticas dos resultados obtidos com a pesquisa.
- ItemPIBID: saberes e habilidades em construção na formação dos licenciandos em língua portuguesa da UNEB- campus IV(2018-03-01) Galdino, Daiane Cezar Silva; Silva, Taise Jesus da; Santos, Girleide Ribeiro; Mendes, Márcia Regina; Freire, Crizeide MirandaO presente estudo buscou investigar as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência) para a formação dos graduandos em Letras da UNEB – Campus IV. Com os objetivos específicos pretendeu-se discutir a relação entre a teoria e prática nesta conjectura de formação, visto que, no PIBID o graduando é incentivado a unificar estas duas dimensões de saberes que permeiam o trabalho do docente. Visando contemplar os objetivos acima expostos, a pesquisa foi desenvolvida numa abordagem metodológica mista e de análise de conteúdo, os dados foram coletados por meio de questionários semiabertos no qual os participantes refletiram a respeito de sua participação no programa, a investigação contou com a colaboração de sete bolsistas de iniciação à docência da Universidade do Estado da Bahia. Para dialogar com a pesquisa destacam-se alguns autores, entre eles, Nóvoa(1992), Tardif (2012), Pimenta (2009) e Perrenoud (2002). A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência vem cumprindo com êxito os objetivos que lhes foram propostos, se mostrado como um fator determinante tanto para as escolas quanto para a formação desses licenciados, contribuindo para a valorização dos educadores e para o aumento da qualidade da formação inicial de professores em integração com a Educação Básica.
- ItemPráticas de letramento nas séries finais do ensino fundamental do Instituto Educacional São Francisco De Assis - IESFA(2018-03-01) Rios Elizângela Silva Barros.; Santos, Patrícia Ferreira Dos; Freire, Crizeide Miranda; Santos, Girleide Ribeiro; Mendes, Márcia ReginaO presente estudo buscou identificar as práticas de letramento promovidas pelos professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida no Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, situado na cidade de Várzea do Poço, interior da Bahia. Os fundamentos teóricos que embasam este texto foram construídos a partir da obra de autores como Kleiman (2000); Mortatti (2004); PCN’s (1997); Rojo (2009); Soares (1998, 2002, 2003, 2004), entre outros. A abordagem metodológica utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio de observações, questionários, e teve como sujeitos da pesquisa três professores e dezessete alunos da escola acima mencionada. Diante deste estudo e, a partir da análise dos dados coletados, verificamos que os professores trabalham com alguns gêneros textuais, mas os mesmos ainda não são muito explorados, precisa de um maior aprofundamento, na maioria das vezes o texto é utilizado como pretexto para ensinar a gramática normativa, dessa forma, a metodologia utilizada pelos docentes não contribui para promover níveis mais avançados de letramento. No entanto, um dos maiores desafios que a escola precisa enfrentar é proporcionar condições ao sujeito de participar efetivamente de práticas de letramento, direcioná-lo para a formação do cidadão participativo, consciente de seu papel na sociedade, de modo que responda às exigências para inserir-se no mundo letrado.
- ItemA trajetória de leitura de sujeitos rurais: as narrartivas de si(2014) Santos, Edilene Gonçalves dos; Nascimento, Edivani Santos dos; Silva, Patrícia Vilela da; Freire, Crizeide Miranda; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaO presente estudo tem como objetivo compreender as histórias de leitura e de vida dos sujeitos da zona rural. Através dos relatos das memórias de leitura, explanaremos como se deram os processos da aquisição da leitura, levando-se em consideração as suas vivências. Tais experiências, dificuldades, práticas culturais e seus mediadores de leitura, a influência e contribuição desses na constituição leitora destes indivíduos. Desse modo, portanto, utilizamos pesquisa qualitativa com abordagem autobiográfica, como instrumentos metodológicos a narrativa oral. Abordamos as contribuições teóricas da história da leitura, conceitos, e sua importância para a vida dos sujeitos, e sua realidade hoje na vida dos mesmos. Refletindo também nos espaços e modos de leitura dos sujeitos pesquisados.
- ItemO uso de estratégias de leitura e compreensão como prática social(2015-10) Silva, Josabete Ribeiro da; Santos, Márcia Regina Mendes; Freire, Crizeide Miranda; Silva, Maria Iraídes daA formação de leitores autônomos é cada vez mais urgente. Sabe-se que a leitura é um processo importante para a aquisição do conhecimento, e que a escola como agenciadora da aprendizagem deve proporcionar aos alunos capacidades de utilizar procedimentos e habilidades para facilitar o ato da leitura e compreensão. Considerando que o aluno mobiliza conhecimentos e estratégias para ler e compreender um gênero textual, a escola tem o papel de adequar o seu ensino, de formular e praticar estratégias de leitura que possibilitem criar hábitos da leitura como uma prática social. É importante destacar que na escola as estratégias e atividades devem ser selecionadas para que os alunos aprendam não apenas a decodificação de palavras, mas um processo amplo e complexo de construção de significados. Isso exige do leitor uma gama de conhecimentos, dentre eles o linguístico, o conhecimento de mundo e o textual, os quais em conjunto e simultaneamente devem ser trabalhados com o objetivo de ampliar a capacidade leitora dos indivíduos. O ensino deve ser planejado de forma que as nas aulas de leitura, as estratégias sejam procedimentos utilizados para se chegar à compreensão global do texto, visto que tudo que o lemos são influenciados pela intenção da leitura. Na compreensão de um texto, o aluno utiliza estratégias que ocorrem antes, durante e após a leitura. E por isso, elas são ferramentas necessárias para o desenvolvimento do leitor. Dessa forma, o presente estudo, tem por finalidade, ressaltar a importância das estratégias de leitura na compreensão de gêneros textuais diverso, através de um estudo sistemático, tendo utilizado como método a pesquisa qualitativa para a observação e análise das aulas de leitura e compreensão, bem como a investigação do uso de estratégias de leitura pelos alunos, através de questionário. Tal estudo foi feito em uma turma do nono ano do ensino fundamental da Escola Luís Alberto de Carvalho na cidade de Jacobina-BA, o que ficou constatado que a compreensão leitora é fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, o que demanda aulas planejadas com objetivos específicos para o alcance da eficácia na leitura. Destarte para que as estratégias de leitura sejam eficazes na compreensão de um texto, há a necessidade de que estas sejam tratadas como procedimentos de ensino e ensinadas aos alunos como procedimentos para alcançar a compreensão da leitura.