Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Freire, Crizeide Miranda"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A outra margem: a relação dos programas de alfabetização com o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique
    (2011-12-19) Freire, Crizeide Miranda; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Santos, Cosme Batista dos
    O presente trabalho intitulado, A outra margem: a relação dos programas de alfabetização com o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique tem como objetivo investigar como os programas de alfabetização contribuíram para o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique. Partindo-se desta inquietação alguns objetivos específicos são traçados para nortear a pesquisa: 1) Compreender, através dos relatos das histórias de vida e de leitura, como ocorreu à inserção dos pescadores e pescadoras na escola, seu tempo de permanência e em que medida a alfabetização contribuiu em suas práticas diárias; 2) Identificar quais os programas de alfabetização os colaboradores da pesquisa fizeram parte e a relação desses programas com o processo de letramento; 3) Compreender, através do envolvimento dos colaboradores e colaboradoras com as práticas de letramento, quais as contribuições efetivas do programa de alfabetização mediante as demandas da sociedade contemporânea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na interface História Oral de Vida, mergulhando nas entrevistas narradas sobre as trajetórias de leitura de homens e mulheres ribeirinhos, oriundos da atividade pesqueira, participantes de programas de alfabetização, sendo este instrumento indispensável para a construção dos dados empíricos analisados. Percebeu-se que os ribeirinhos estão (re)significando sua realidade, a partir do autorreconhecimento, da (re)constituição identitária, caracterizando um movimento de empoderamento, gerando novas identidades que se reconfiguram no processos das ensinanças, no “entre lugar”, impulsionados pelas marolas que os levam a outra margem.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais