Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Franco, Maria Olívia Berbert da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A Inovação e as Práticas Educativas no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Ilhéus
    (2017-08-30) Franco, Maria Olívia Berbert da Silva
    Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa “A Inovação e as Práticas Educativas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Ilhéus”, que investigou o olhar dos docentes sobre a inovação nas práticas de ensino. A pesquisa partiu da questão: Como a inovação faz parte da ação didático-pedagógica nas práticas de ensino médio integrado no IFBA – Campus Ilhéus? O desenvolvimento da pesquisa deu-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sob o método de estudo de caso. Foi realizada tendo como referência principal o Curso de Segurança do Trabalho Integrado desenvolvido no Campus Ilhéus, na forma de Educação Profissional e Tecnológica, conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os participantes foram os docentes desse curso, e os procedimentos de acesso à informação foram entrevistas. Como interpretação dos dados obtidos, foi usada análise de conteúdo com suporte da obra de Bardin (1997). Ao final da pesquisa, constatou-se que os docentes têm ciência de que a inovação é o objetivo central do ensino no IFBA. Individualmente, os docentes do Campus Ilhéus ressaltam que desenvolvem práticas de pesquisa, ensino e extensão e as qualificam como vinculadas à inovação de ensino, porém apontam fragilidades no ensino desenvolvido no campus no que se refere à integração das áreas de formação geral e específica e apontam a necessidade de uma participação mais efetiva da Instituição, dando suporte ao desenvolvimento desse ensino. A partir dos resultados, foi possível pensar na implementação de um laboratório de práticas educativas integrativas, o qual, além de compartilhar práticas exitosas, deverá também ser um local de discussões sobre a realização efetiva da integração dos saberes específicos e gerais. Palavras-chave: Inovação. Práticas Educativas. Ensino Médio Integrado
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais