Navegando por Autor "Franco, Chrystian Francis da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA música e o ensino da matemática para estudantes do PROSUB-EJA em uma escola estadual na Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-28) Franco, Chrystian Francis da Silva; Correia, Patrícia Carla da Hora; Leal, Maria de Fátima Costa; Ferreira, Erica Valeria Alves; Barreto, Maria Raidalva NeryEsta pesquisa apresenta a música como um artefato potencializador na Educação de Jovens e Adultos quando utilizada em atividades pedagógicas que visam uma otimização no ensino da matemática. A investigação detém um olhar sobre os sujeitos da EJA como pessoas possuidoras de características peculiares que nos motivam a contribuir no fortalecimento de uma sociedade de fato inclusiva e crítica. Neste sentido, esta pesquisa partiu do seguinte questionamento: como a música pode contribuir com a prática pedagógica da matemática para estudantes do PROSUB-EJA? Para responder a essa pergunta, este trabalho teve como objetivo geral compreender como a música, enquanto possibilidade de contextualização da prática pedagógica do ensino da matemática, contribui para a Educação de Jovens e Adultos. A estrutura metodológica deste estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-ação como instrumento de pesquisa, e para coletar informações, foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos desta investigação foram estudantes jovens e adultos da modalidade de ensino PROSUB (Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente), matriculados no curso de mecânica no Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, situado na cidade de Feira de Santana, Bahia. Por meio de dados históricos e publicações científicas, a música apresenta-se como uma arte concebida em ligação profunda em suas raízes com a matemática, a qual permitiu uma interlocução para um fazer pedagógico eficaz no ensino da matemática. Na análise e discussão dos resultados adotou-se a técnica metodológica de triangulação, combinando três fontes essenciais: a percepção do pesquisador; os achados obtidos dos estudantes (falas das entrevistas e envolvimento nas feituras de dois instrumentos propostos); e o aporte teórico, que serviu de referencial para esta pesquisa. Utilizou-se como referência para análise da pesquisa o método proposto por Lüdke e André (2022), o qual se baseia na categorização das informações coletadas. Em síntese, essa pesquisa contribuiu na valorização do estudante da EJA como sujeito ativo do processo educativo, ao propor práticas pedagógicas contextualizadas que respeitaram seus saberes e vivências, objetivando sua inclusão e transformação social. Como produto final resultante da pesquisa, foi confeccionado um ebook, o qual possui orientações para a replicação deste trabalho que relaciona música e matemática, e visa não só trazer subsídio a professores que atuam na área de exatas, mas também influenciar docentes que ministram aulas em outros componentes educacionais.