Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "França , Daiane Berto"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Gêneros textuais e letramento: ánalise de conteúdo da coleção Bem-Me-Quer Mais Língua Portuguesa
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) França , Daiane Berto; Porto, Helânia Thomazine; Santos, Ireni Alves dos; Pereira, Priscila Alves
    Nas últimas décadas, o trabalho com os gêneros textuais passou a ocupar um espaço importante nas discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso aconteceu por causa das mudanças na forma como as pessoas se comunicam: da conversa falada para os textos escritos, do papel para as telas. Os gêneros se multiplicaram, mudaram de formato, apareceram em novos lugares, inclusive na sala de aula. Marcuschi (2008) aponta que essa variedade ampliou bastante os tipos de textos que circulam na escola e no dia a dia. Diante desse contexto, formulou-se as seguintes perguntas de pesquisa: Qual a importância dada aos gêneros textuais na organização da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa? Quais os gêneros textuais mais recorrentes nos livros didáticos desta coleção? Em que medida os gêneros recorrentes contribuem para a formação leitora dos(as) estudantes? A partir dessas problemáticas, definiu-se como objetivo geral: Analisar o tratamento didático-pedagógico dado aos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento de competências leitoras e ao letramento literário. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa de natureza quanti-qualitativa, apoiada nos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo (AC), de Laurence Bardin (1977), considerando dialéticas estabelecidas em estudos dos seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Antunes (2008), Soares (2009) e Cosson (2014). O estudo apontou para a importância de se propor atividades que estimulem o protagonismo dos(as) alunos(as), incentivando a criação, a expressão pessoal e a reflexão crítica, elementos importantes para o fortalecimento do letramento literário e para uma formação leitora mais ativa.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais