Navegando por Autor "Fontes, Isaura"
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- ItemA evasão escolar na educação de Jovens e Adultos – EJA no CEDBC(UNEB, ) Silva, Ângela Maria de Almeida; Piauhy, Iara de Oliveira; Reis, Magnólia Ribeiro do Ouro; Rodrigues, Maria do Socorro Barbosa; Fontes, Isaura; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel deO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem sobre o tema Evasão Escolar, analisando-a no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, localizado em Jacobina- BA. As maiores causas da evasão escolar apontadas pelos alunos, nesta instituição, são a necessidade de trabalhar para a sobrevivência, cansaço, baixos salários, desemprego, distância da escola, já que muitos residem na zona rural, gravidez precoce, desmotivação e baixa autoestima dos alunos que acham que a escola resolve o problema do emprego, o que constatam que nem sempre é suficiente. Para chegar a esses dados, a metodologia aplicada foi a de pesquisas, através das quais foi possível identificar a realidade de um contexto mais amplo. Além disso, foram aplicadas entrevistas a alunos e professores da referida escola, de modo a identificar, neste contexto, as questões referentes à evasão dos indivíduos do processo de educação formal.
- ItemProposta de ação pedagógica do Clube da Rua Limpa: caminhada rumo à cidadania(UNEB, 2007-04) Lima, Ana Maria Oliveira; Araújo, Geralneide Coelho dos Santos; Luz, Vera Lúcia da Silva; Silveira, Moema Jacobina Mesquita da; Fontes, Isaura; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José Alfredo deEsse trabalho tem como proposta fundamental demonstrar que existem espaços de aprendizagem fora da escola, para tanto, temos como objeto de estudo o Clube da Rua Limpa, localizado no município baiano de Jacobina, sobre o qual fizemos uma pesquisa do tipo etnográfica. Tivemos como parâmetro prévio o arcabouço teórico acerca da formação do professor transformador, dentro do conceito de escola voltada para a educação cidadã, segundo a perspectiva de autores como Gardner, Freire e Perrenoud, bem como outros teóricos da área. Deste modo, adotamos a pesquisa in locu, com levantamento de dados empíricos da realidade estudada, com entrevistas semi-estruturadas com amostras dos principais envolvidos com o Clube, observando-se o contexto, os recursos e as ações responsáveis pelo reconhecimento recebido perante a Câmara Municipal de Vereadores, os meios de comunicação e a sociedade de um modo geral. Assim, o produto essencial dessa pesquisa foi a adaptação da proposta pedagógica utilizada no Clube para a realidade escolar, com intuito de despertar nos educadores que tiverem acesso a esta pesquisa, o desejo de educar para cidadania.
- ItemRelações interpessoais professor-aluno na Escola Estadual Frei José da Encarnação(UNEB, 2007-05-02) Batista, Agnailde de Sousa; Mendes, Alzeny; Oliveira, Maria Gonçalves de; Barros, Simão Patrício dos Santos; Fontes, IsauraO presente trabalho de conclusão de curso trata de identificar e fazer reflexões a respeito das possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir de forma positiva no processo ensino-aprendizagem. Para melhor entendimento dessas relações nos atentamos em buscar subsidios que nos ajudassem a responder todas ou pelo menos quase todas as nossas dúvidas a respeito das mesmas. Vivenciamos durante as nossas entrevistas com os segmentos envolvidos a existência de alguns casos isolados de maus relacionamentos entre professores e alunos caracterizando empecilhos numa relação que se transforma a cada dia num dos grandes problemas para o desenrolar do processo de construção do conhecimento a partir do ensino. aprendizagem. A nossa temática versa exatamente sobre as "Relações interpessoais professor-aluno na escola estadual Frei José da Encarnação" no Ambito escolar, como acontecem, e que fatores contribuem positivamente ou negativamente, dificultando ou facilitando o processo educativo. Afinal, educar é conscientizar o aluno de que ele pode ser mais, reconhecendo também que é chamado a ser um eu-no-mundo-com-o-outro, num relacionamento comum e solidário e dessa forma, ensinar para a liberdade num mundo onde o aluno exista com o outro tendo em mente que a verdadeiro papel do professor, portanto, é estar sempre atento a todos os elementos precisos no bom desempenho e desenvolvimento das potencialidades de seu aluno.