Navegando por Autor "Fonseca, Lázaro Emanuel Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRefletindo sobre os processos pedagógicos de sala de aula através da vivência e refuncionalização do the sims(2017-06) Fonseca, Lázaro Emanuel Souza; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Hetkowshi, Tânia Maria; Cruz, Dulce Márcia; Oliveira, Maria Olívia de MatosAtravés do desenvolvimento da pesquisa autobiográfica, buscamos redimensionar as possibilidades refuncionalizadas no game The Sims, a partir da vivência que tivemos com ele e da nossa experiência de jogador, no desejo de inter-relacionar tais descobertas e potencialidades do game no processo pedagógico escolar. Por meio do sentido e uso que conferimos ao jogo, nos possibilitaram identificar a interação, a criatividade e a representação dos pápeis sociais como os elementos característicos do game, os quais lhe fundamentam como pedagógico. Com o transcorrer da investigação qualitativa, chegamos ao entendimento que, por intermédio de interação com o The Sims, o sujeito-jogador poderá potencializar, direta ou indiretamente, as habilidades de concentração, imaginação, senso crítico e de responsabilidade, e a autonomia, tão importantes para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Por isso, chegamos à consideração que o game investigado, por conter elementos pedagógicos contidos em sua estrutura, pode ser considerado como um suporte-pedagógico escolar, sendo utilizado pelo professor como um meio espontâneo dos seus alunos conseguirem produzir, individual e coletivamente, conhecimento e saberes, imprescindível para o seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social.