Navegando por Autor "Fiorindo, Priscila Peixinho"
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- ItemA cor da ternura: modos de ser e se conceber negro (a) no mundo(Universidade do Estado da Banhia, 2021-06-21) Santos, Gabriele Borges Santos e; Silva, Rosemere Ferreira da; Pacheco, Ana Claudia; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho objetiva apresentar o livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, como possibilidade crítica para discussões sobre o reconhecimento da identidade étnico-racial do sujeito negro. São explanadas, desse modo, reflexões sobre a relevância da Literatura Afro-brasileira e como o trabalho com obras dessa vertente literária pode contribuir significativamente no processo de compreensão de que existem diferenças étnico-raciais e que elas precisam ser respeitadas. Nessa perspectiva, apresenta-se o livro A cor da ternura, o qual possibilitará discussões sobre a importância de conhecer e reconhecer a cultura e história afro- brasileiras para, então, problematizar hierarquias sociais, identidades pré-estabelecidas e combater o racismo ainda enraizado no meio social. Diante disso, foram organizadas atividades didático-pedagógicas fundamentadas no livro A cor da ternura (1998), que poderão auxiliar o (a) professor (a) no desenvolvimento de um trabalho educacional democrático e antirracista. A metodologia, no que lhe concerne, está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que se recorreu a teóricos dos quais destacam-se Souza e Lima (2006), Luiz Silva (2010), Duarte (2008), Munanga (1999, 2005 e 2009) e Albuquerque (2006) para desenvolver o estudo proposto. Depreende-se, portanto, que com este trabalho será possível refletir sobre a relevância da inserção e aplicabilidade da Literatura Afro-brasileira no ambiente educacional de forma eficiente. Será possível o entendimento da importância de despertar nos alunos afrodescendentes a compreensão do ser negro e nos alunos brancos a consciência de que são sujeitos de uma sociedade heterogênea e, assim, a escola estará cumprindo o seu papel de ambiente transformador de pensamentos antidemocráticos, racistas, discriminatórios e preconceituosos.
- ItemAudiovisual como estratégia pedagógica no ensino de inglês(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-01) Reis, Marcia de Jesus; Fiorindo, Priscila Peixinho; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Vasconcelos, Ivani da Silva SantosEste estudo apresenta uma intervenção pedagógica que utiliza recursos audiovisuais para aprimorar o ensino de inglês no Ensino Fundamental II, entre outras atividades. O objetivo da pesquisa é melhorar a motivação, o engajamento e a compreensão dos alunos na aprendizagem da língua inglesa. Dividida em quatro etapas, a intervenção foca na seleção e adaptação de conteúdos audiovisuais, no desenvolvimento de atividades pedagógicas interativas, na implementação dessas atividades em sala de aula e na avaliação do desempenho dos alunos. Os resultados indicam avanços significativos na compreensão da escuta, expressão oral e expansão do vocabulário dos estudantes. O uso de vídeos curtos, músicas e imagens cria um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante, incentivando a participação ativa e aumentando o interesse dos alunos pelo inglês. A pesquisa destaca a importância de adaptar estratégias de ensino às necessidades dos alunos, aproveitando sua familiaridade com a tecnologia e integrando materiais audiovisuais, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz para preparar os estudantes para desafios futuros.
- ItemDiário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus: uma abordagem de leitura literária afro-brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Buri, Patrícia Nascimento; Silva, Rosemere Ferreira da; Fiorindo, Priscila Peixinho; Andrade, Ana Cláudia Pacheco deO referente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em analisar a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, sua escrita literária e discorrer sobre seu potencial literário. Sabemos das lutas diárias que as mulheres negras vêm enfrentando ao longo da história, e assim como outras mulheres negras escritoras, a autora estudada também percorreu um doloroso caminho para que seus escritos fossem reconhecidos no cenário da literatura. O objetivo principal da pesquisa objetiva despertar nos alunos o pensamento crítico com a leitura da obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, acreditando sempre que o aluno, ao despertar o pensamento crítico no processo de leitura literária, consequentemente, acaba tornando-se sujeitos com opiniões relevantes para a sociedade. O estudo ancora-se nas reflexões dos seguintes teóricos: Duarte (2006), Candido (2006), Cuti (2010), Silva (2014), Silva (2016), Oliveira (2008), Cuti (1987), que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. E, por fim, será apresentado uma sequência didática a fim de nortear um possível trabalho do professor em sala de aula. Pensando nas contribuições que a leitura da obra pode trazer para a vida do aluno. Visando sempre despertar nos alunos a compreensão e reconhecimento das identidades, assim também, na formação de um pensamento crítico e reflexivo quanto ao racismo e desconstrução dos estereótipos por conta da cor da pele criado pela sociedade.
- ItemDo virtual para o real: FANFIC como estratégia de escrita na escola(2020) Reis, Vânia Costa; Fiorindo, Priscila Peixinho; Wendell, Ney; Nascimento Neto, João Evangelista doTornar possível o desenvolvimento adequado das habilidades de escrita dos alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, principalmente para os que atuam em escolas públicas, nas quais faltam recursos e investimentos para compra e atualização de materiais pedagógicos. Devido a isso, compete ao professor desenvolver estratégias para contornar esse sistema excludente e oferecer ao estudante possibilidades de evolução e ampliação de suas potencialidades. À luz desse cenário é que desenvolvemos esta proposta de pesquisa-ação com vistas a utilizar o gênero fanfic, e todas as possibilidades oferecidas por ele, a exemplo da escrita colaborativa, como incentivo para a realização da escrita escolar. A temática escolhida para inspirar a criação desses textos foi contos de fadas, por serem textos livres de direitos autorais e que também permitem ao indivíduo processos de reflexão sobre sua cultura e valores. O contexto escolhido para essa vivência foi uma escola pública da educação básica localizada no centro de Santo Antônio de Jesus - BA. Lá, selecionamos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que, em sua maioria, não apreciavam o ato de escrever, para participarem dessa jornada. Assim, aplicamos uma proposta de intervenção, dividida em 9 etapas afim de intensificar o contato desses sujeitos com a escrita. Essa aproximação realizou-se de forma lúdica e utilizando a fanfic, elemento que faz parte da realidade na qual estão imersos, uma vez que são nativos digitais. Para construir as atividades implementadas durante a proposta, bem como para apoiar as ideias presentes nessa dissertação de mestrado, recorremos a um arcabouço teórico que consiste em: Fiorindo (2005; 2009) e Reis (2018) que fundamentam a narrativa. Coelho (2012) e Nascimento Neto (2011) trazem importantes elementos dos contos de fadas para além da literatura infantil. Sant’Anna (1991) e Discini (2002) discorrem sobre a intertextualidade presente também nos contos de fadas. Enquanto Jamison (2018) descreve e situa as fanfics historicamente, Bertoni (2019) tipifica esse gênero digital. Por fim, temos Rojo (2013), Pretto (2011) e Santaella (2013) que apontam a necessidade de desenvolver práticas de ensino que contemplem os indivíduos imersos no mundo digital.
- ItemA peleja da resistência contra o preconceito: entre o campo e a cidade, uma proposta de compreensão leitora a partir do cordel(2020) Silva, Manoel da Lapa Fonseca da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho configura-se numa dissertação de mestrado, intitulada: “A PELEJA DA RESISTÊNCIA CONTRA O PRECONCEITO: ENTRE O CAMPO E A CIDADE, UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DO CORDEL” realizado no PROFLETRAS – Campus V, UNEB, que tem como objetivo geral desenvolver a compreensão leitora dos alunos através do cordel, dando uma atenção especial às questões de identidade e a valorização dos saberes do campo. Esta proposta nasceu da percepção de duas situações: a dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e o preconceito que os alunos sofrem por serem da zona rural, fazendo-os não aceitarem suas identidades. Assim, traz-se como problema a seguinte questão: de que maneira o cordel pode contribuir no processo de compreensão leitora e na valorização da identidade desses estudantes? Para responder a essa questão, apresentamos a hipótese de que a leitura, especialmente na fase inicial de desenvolvimento das competências leitoras, precisa encantar e seduzir o educando de modo a ser uma atividade que desperte prazer e entretenimento. Partindo desse pressuposto, acreditamos que o texto de cordel, como um gênero de características populares, pode promover esse encontro do aluno com a leitura e apresentar “a roça”, tão estereotipada, de uma maneira mais poética e com as particularidades que tem. A proposta de intervenção, dividida em oficinas, todas voltadas para leitura de textos de cordel sobre as peculiaridades da vida do campo, foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da zona rural de Sapeaçu, Bahia. Para embasar a pesquisa, buscamos as contribuições de: Brandão e Micheletti (2002; Bakhtin (2003); Cascudo (1976); Cosson (2009); Hall (2006); Kleiman (1995;1997); Paulino (1998); Soares (2003), dentre outros. Tivemos uma participação ativa e colhemos resultados satisfatórios. As produções e manifestações dos estudantes, bem como, avaliação aplicada após as oficinas, comparada com os dados iniciais, sinalizaram, em números, um relevante avanço na melhoria das dificuldades observadas. Esperamos que os sujeitos desta intervenção tenham, de fato, transformado suas práticas leitoras e despertado para conscientização do papel da leitura em suas vidas. Torcemos ainda pela expansão da discussão da temática na escola e que outros professores possam utilizá-la em seu fazer pedagógico contemplando outros discentes.