Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Figueiredo, Luciana Lobo Boa Sorte"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalho pedagógico e profissionalização: um estudo sobre as contribuições do PRONATEC para os pedagogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
    (2022-01-16) Figueiredo, Luciana Lobo Boa Sorte
    Este trabalho é resultado da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Mestrado Profissional) da Universidade do Estado da Bahia (Gestec/UNEB) e tem como objetivo analisar as contribuições do Pronatec para o trabalho pedagógico e a profissionalização dos pedagogos no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto a abordagem, e exploratória, quanto aos objetivos. Os dados foram produzidos a partir da pesquisa bibliográfica e documental sobre as categorias formação do pedagogo, trabalho pedagógico, profissionalização e Pronatec. A pesquisa tem como campo empírico o IFBA e contou com a participação dos pedagogos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), dos campi do IFBA, que ofertaram o Pronatec. Na pesquisa de campo, utilizou-se questionários, entrevistas semiestruturadas e grupo de interlocução. A técnica Análise do Conteúdo foi utilizada para a interpretação das relações entre o trabalho pedagógico, profissionalização e Pronatec. Como conclusões, verificou-se a falta de formação para a realização do trabalho pedagógico dentro do Programa, mas houve trocas formativas entre os participantes e a atuação no Pronatec contribuiu para as suas experiências profissionais. A ausência de vínculo e de entrosamento dos participantes se configuraram como uma barreira para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. A profissionalização do Pedagogo é tema ainda pouco debatido pelos Pedagogos-TAE IFBA. Há maior compreensão sobre a formação, valorização e experiência/desenvolvimento profissional. A experiência trouxe contribuições significativas. Ainda que o pagamento de bolsas seja reconhecido como importante, o trabalho realizado no Pronatec, não se reverte em avanços na carreira do profissional Pedagogo-TAE do Instituto.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais