Navegando por Autor "Figueiredo, Joabson Lima"
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- ItemA (in)visibilidade das mulheres negras em jogos eletrônicos de survival horror(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Silva, Kadidja de Queirós Meireles; Figueiredo, Joabson Lima; Ferreira, Suiane Costa; Barbosa, Sara Rogéria Santos; Farias, Juliana BarretoEste trabalho tem por objetivo analisar as representações femininas negras da indústria gráfica dos jogos eletrônicos de Survival Horror mais recentes, abrangendo os anos 2000 a 2020. Inicialmente, propõe-se expor as principais referências bibliográficas referentes à tecnologia e jogos eletrônicos como Caillois (2017) e Huizinga (2019), dialogando, posteriormente, em como a tecnologia engessa, mas também tem a funcionalidade de subverter, as imagens estereotipadas dos corpos femininos negros. A partir das referências acerca da tecnologia e dos jogos eletrônicos, intenciono investigar as transformações narrativas e ilustrativas destas mulheres negras como representações em jogos eletrônicos de grandes desenvolvedoras. A partir dessas transformações, examino as “novas” representações femininas negras: mulheres estas que ainda refletem alguns estereótipos, mas com caracterizações negativas mais acentuadas, propiciando um debate da evolução da construção das mulheres negras em jogos eletrônicos. O gênero Survival Horror, gênero que consiste em jogos com o intuito de sobreviver a situações amedrontadoras, foi escolhido por conta de o gênero não ser desenvolvido para atender ao público feminino de jogadores – por ser um gênero que perpetua, principalmente, a masculinidade tóxica -, dessa forma, possui um design hegemonicamente masculino com a utilização exacerbada de violência, sexualização, diálogos e situações que reforçam e consentem atitudes machistas e, em alguns casos, específicos à identidade racial, o racismo. O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar o design e narrativa de algumas personagens femininas negras, identificar os estereótipos presentes e as modificações significativas nas “novas” representações.
- ItemA cosmopolítica de Ogum no direito à ancestralidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-22) Rocha, Paola Odònílé de Mori; Figueiredo, Joabson Lima; Hoshino, Tiago de Azevedo P.; Vergne, Maria Cleonice de Souza“A cosmopolítica de Ogum no direito à ancestralidade”, versa sobre os percursos de um Terreiro de Candomblé no Sertão do São Francisco, Nordeste do Estado da Bahia, Brasil, denominado Centro Ogum Oledeji, que através da trajetória de vida da Yalorixá, conhecida como Mãe Neta, traz uma narrativa marcada por negações, desafios e violência provocadas pela sociedade e pelo Estado policial, em face a sua condição no direito de vivenciar sua ancestralidade. O Povo de Terreiro afro-brasileiro, se constitui pela força da ancestralidade negra, marcada por condições de subjugação desde os tempos coloniais aos tempos atuais, sinais do processo de escravização, cujas consequências se desdobram em configurações político-raciais de natureza diversa. Para esta pesquisa, utilizamos o método empírico de abordagem qualitativa e de bases auto etnográficas, onde a narrativa da Yalorixá Oledeji demonstra uma cosmopolítica de encruzilhadas conduzida pelo Orixá Ogum, que define seus caminhos, desde a sua infância à fase adulta, na busca pelo direito de vivenciar uma cultura de Terreiro, através da religiosidade e tradições. Contudo, sua trajetória é marcada por um período de ditadura militar, num recorte temporal entre os anos de 1978 a 1988, onde o racismo imprimiu na lei e na atuação do Estado, políticas de repressão e perseguição. As consequências desta necropolítica (Mbembe, 2018), atingiu frontalmente o mundo de crianças e adolescentes, sendo necessário uma intersecção de seus direitos, como viés na realidade dos Povos de Terreiros. A categoria cosmopolítica, é utilizada neste trabalho a partir do pensamento sociológico de Anjos (2006), no qual aponta uma filosofia política na religiosidade afro-brasileira capaz de equacionar o senso de afirmação étnica das diferenças; e Mbembe (2018), sobre a crítica do poder e o conflito étnico social e racial, paradigmas presentes na práxis dos Povos de Terreiros, quando a ancestralidade assume papel libertador na complexa trama de oposições e convivências.
- ItemO autorreconhecimento e a titulação das terras da Comunidade Remanescente de Quilombos Coloudos Ramos Presidente Dutra (Ba) – entraves e conquistas(2022-12-18) Moitinho, Vanessa Silva Dourado; Sampaio, Moises de Oliveira; Souza, Álvaro César P. de; Figueiredo, Joabson LimaEsta dissertação tem por objeto a análise da autodefinição e regularização do território ocupado pela comunidade remanescente de quilombos Coloudos Ramos – Presidente Dutra Bahia, com seus entraves e conquistas, sob uma perspectiva histórico-jurídica. A discussão orienta-se pela caracterização das comunidades quilombolas do sertão baiano e a efetividade dos direitos fundamentais conquistados pela categoria, a partir da previsão do art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988 e do Decreto Lei nº. 4.887/2003. Na fundamentação teórica, vale-se de perspectivas elaboradas no campo da história regional, abordando os temas sertão como região e a escravidão no sertão X litoral baiano, o surgimento das comunidades negras rurais no século XX, posteriormente reconhecidas como quilombolas. Nesse contexto, são explicitados os conceitos de quilombo e comunidade quilombola com base na construção teórico histórica dos termos para melhor compreensão do tema. Além disso, discute-se a ressignificação do termo quilombo, reafirmando a partir de uma perspectiva étnica a existência dos quilombos do sertão, com a autoafirmação da identidade quilombola. Finalmente, é feita uma análise das legislações federais e estaduais aplicáveis aos remanescentes de quilombos. Conclui-se que, os procedimentos conquistados e normatizados, legitima a comunidade como minoria historicamente discriminada, dependentes de maior proteção Estatal, pois, embora tais procedimentos garantam à comunidade o acesso a politicas públicas sociais, estas, não se mostram suficientes para suprir as necessidades básicas destas comunidades do sertão baiano.
- ItemDas águas encantadas aos remanescentes dos quilombos: os impactos socioeconômicos da certificação da Comunidade Lagoa do Gaudêncio, Lapão, Bahia(2023-03-15) Novaes, Carolina Guimarães; Sampaio, Moises de Oliveira; Figueiredo, Joabson Lima; Bonfim, Urbano Félix Pugliese do; Cunha, Rubia Mara Souza Lapa; Souza, Álvaro César PereiraO estudo investiga como surgiu e foi elaborado o procedimento para a certificação dos remanescentes das comunidades dos quilombos, sobretudo como a comunidade da Lagoa do Gaudêncio, localizada no município de Lapão, sertão da Bahia, organizou-se para ser reconhecida e quais foram os impactos socioeconômicos desse trâmite. Para tanto, a pesquisa se utiliza de revisão bibliográfica, fontes documentais e pesquisa de campo, além da coleta de fontes orais mediante entrevistas com os membros da comunidade. Ademais, é feito um recorte nos anos de 2006 até 2016, sem prejuízo dos recuos e avanços no tempo, sendo que o trabalho é dividido em introdução, três seções e considerações finais. A primeira seção aborda a evolução dos conceitos de quilombo e a inovação constitucional que previu os remanescentes das comunidades dos quilombos, o que permite entender como as comunidades negras rurais sertanejas, a exemplo da Lagoa do Gaudêncio, puderam ser assim reconhecidas. Ainda nessa seção, a história regional é manejada para aferir como ocorreu a formação dessas comunidades. Na seção seguinte, o foco é a identificação das características históricas, étnicas e culturais, bem como dos conflitos existentes na comunidade da Lagoa do Gaudêncio. Já na última seção, a construção das normas e o desenrolar do trâmite para a certificação dos remanescentes das comunidades dos quilombos são analisados, inclusive a organização da comunidade da Lagoa do Gaudêncio para iniciar o reconhecimento e a documentação apresentada pela associação representante junto à Fundação Palmares, bem como são identificados os impactos socioeconômicos desse procedimento. Por fim, são feitas as considerações finais do trabalho com a abordagem dos resultados obtidos.
- ItemHistória, memória e ancestralidade: a cultura material cerâmica – sítio poço dos bichos, Monte Rei, Minas Gerais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-21) Costa, Juliana Ribeiro dos Santos; Vergne, Maria Cleonice de Souza; Azevedo, Sérgio Luiz Malta de; Figueiredo, Joabson LimaA história humana remonta há milhares de anos atrás; entretanto, as facetas dessa história nem sempre se encontram registradas em documentos escritos e oficiais, se apresentam sob a forma de fontes de diversas naturezas, como os sítios arqueológicos e históricos, lugares guardadores de memórias, resultantes das ações e interações humanas no espaço. Essas fontes e/ou evidências passam por análise, interpretação e ressignificação aos olhos do pesquisador. Aqui, nos dedicamos a uma parcela dessa história, que não se encontra registrada por meio da escrita, mas sim, materializada nos objetos, representado nesse estudo pela cultura material cerâmica, enquanto fonte da História, Memória e Ancestralidade, realidades históricas e socioculturais que nos escapa. Dessa forma, associamos a interdisciplinaridade como arcabouço teórico e metodológico, o diálogo entre fontes bibliográficas, documentais e a análise empírica laboratorial, cujo objetivo, foi identificar o perfil técnico cerâmico do Sítio Poço dos Bichos, assim como aspectos históricos, sociais e culturais dos produtores da respectiva cultura material, atrelados ao artefato. Com isso, a análise interpretativa aplicada à cerâmica indicou padrões técnicos, culturais, experiências, interações, dinâmicas e traços identitários do grupo, que em conjunto com as datações arqueológicas, obtidas para este sítio e o contexto que o envolvia, nos permitiu fazer uma releitura e reescrever uma parte da história imemorial local, a partir de “fragmentos do passado”. Assim, nessa dissertação a Arqueologia, interagiu, sobretudo, com a História para evocar a memória cultural desses povos, dando-os voz e ressignificando-os, a partir da produção do saber arqueológico e historiográfico. Neste caso, passado e presente se inter-relacionaram por meio da interdisciplinaridade, necessária a quaisquer tipos de pesquisa.
- ItemILÉ ÈKÓ TI IMÒ: aprendizagem e preservação da língua iorubá no terreiro ILÊ AXÉ ALÁ KIRIJ(2022-09-13) Oliveira, Roseneide Passos Vitório de; Figueiredo, Joabson Lima; Sales, Cristian Souza; Serpa, Luís Felippe Santos PerretEsta pesquisa trata do processo de difusão de saberes e aprendizagens constituídas no espaço do Terreiro de Candomblé, uma religião de matriz africana, cujos ensinamentos e práticas religiosas resultam de um contexto histórico oriundo de diversos grupos étnicos e suas heranças linguísticas, sendo estes trazidos de África a partir do processo operativo escravocrata. A partir desse panorama, a pesquisa tem como cerne a investigação acerca das formas de aprendizagem e preservação da língua iorubá em um Terreiro de Candomblé, o qual tem seus princípios ritualísticos pautados na “nação” Ketu. Então, a questão da pesquisa indagou: Como ocorre o processo de ensino e aprendizagem do iorubá e suas práticas educativas no cotidiano do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Alá Kirij? Diante dessa inquietação traçou-se como objetivo geral analisar o processo de aprendizagem do iorubá entre membros do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Alá Kirij. Visando reflexionar sobre o universo do Candomblé a pesquisa se embasou principalmente nos estudos de autores que dialogam acerca do tema como: Caputo (2012), Castro (2005; 2011), Carneiro (1948), Kileuy; Oxaguiã (2009), Lima (1976), Lody (1987), Mattoso (1992), Munanga (2004), Oliveira (2011), Parés (2018), Prandi (2003; 2005), Pinto (2013), Reis (2016), Rodrigues (2010) Rufino (2019), Santos (2010), Santana (2021), Sodré (2019), Silveira (2006), dentre outros. Enquanto trajetória metodológica elegeu-se a pesquisa qualitativa por contemplar um percurso subjetivo, não havendo a necessidade de quantificar dados, trazendo o viés interdisciplinar da História Cultural em associação com a História Oral, além da etnografia, ao ligar diretamente o pesquisador com o objeto pesquisado. Para isso, foi utilizado como técnicas e instrumentos de pesquisa a observação participante e coleta de depoimentos orais a partir das entrevistas semiestruturadas, realizadas com membros do Ilê Axé Alá Kirij, dos mais velhos aos mais novos em idade de santo, a partir da participação efetiva e relação com o iorubá no espaço do Terreiro observado. A investigação constatou que a aprendizagem da língua iorubá é um elemento essencial para cultuar os orixás na referida comunidade religiosa, as quais ocorrem a partir de uma dinâmica diversificada, em atividades cotidianas próprias de ritos e rituais, onde os vários momentos vividos no Terreiro são aproveitados para aprender o idioma constituindo-se em uma forma de preservar a cultura religiosa herdada dos nossos ancestrais. Por fim, possibilitar o entendimento de que os Terreiros compõem-se em espaços de ensino não formal, que se difere da educação formal que ainda faz uso de currículos partindo de uma perspectiva eurocêntrica é reconhecer que o Terreiro de Candomblé é local que propicia a agregação de conhecimentos, valores como humildade, respeito e fé, sendo base para difusão e perpetuação da língua iorubá enquanto herança ancestral.
- ItemA influência de Os pastores da noite na construção/invenção da baianidade(2012) Santos, Edivonha Leite dos; Araújo, Patrícia Teixeira de; Figueiredo, Joabson Lima; Gomes, Antenor Rita; Nascimento, Ana Paula Moreira doO presente trabalho tem por objetivo analisar a criação/invenção do discurso de baianidade através da obra Os Pastores da Noite de Jorge Amado na 32ª ed. de 1979, dialogando principalmente com teóricos como Cláudia Vasconcelos, João Edson Rufino, Gilberto Freyre, Albuquerque Junior, Milton Moura, Lilia Moritz Schwarcz e Ilana Seltzer Goldstein, a fim de discutir as ideias de cultura baiana apregoadas como verdadeiras pela mídia e fortalecidas pelo romance. Dessa forma, procuramos verificar e entender de que maneira este influenciou no que convencionalmente fica entendido como ideal de modos de vida baiano. Para tanto, este estudo buscou de modo exploratório abordar discursivamente essa idealização cultural e identitária em contraponto com a identidade interiorana das autoras em questão.
- ItemLetramento literário: um diálogo com a multimodalidade(2018-03-01) Pereira, Joelma Alves; Oliveira, Davi Alves; Figueiredo, Joabson Lima; Cunha, Rubia Mara de Sousa LapaO presente estudo busca discutir de que forma o texto multimodal pode contribuir para a formação em letramento literário. Como objetivos específicos pretendeu-se dialogar com diversos autores, entre eles, Magda Soares (2004), Angela Klaiman (1995), Regina Zilberman (2014), Michelè Petit (2008), Maria Luiza M. Abaurre (2005), Rildo Cosson e Paulino Graça (2009), Roxane Rojo e Eduardo Moura (2009). A abordagem metodológica utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa através de realização de uma oficina em que os dados foram coletados por meio de questionários, anotações em diário, e teve como sujeitos da pesquisa alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Diante deste estudo e a partir da análise dos dados coletados verificamos que grande parte dos participantes foram iniciados à leitura no tempo estimado pela Base Nacional Comum Curricular. Apontou que a família tem pequena participação na formação do leitor e que os jovens simpatizam-se mais por literatura de best-sellers do que textos canônicos. A abordagem do texto multimodal deu aos participantes uma nova perspectiva de leitura.
- ItemMinerva: a filarmônica e a construção da imagem política do coronel negro Dias Coelho (Morro do Chapéu-Ba) – (1906 – 1919)(2020-11-03) Melo, Emerson da Silva; Sampaio, Moisés de Oliveira; Figueiredo, Joabson Lima; Man, RonenO presente trabalho teve como objeto de análise a construção e consolidação da imagem política do Coronel Francisco Dias Coelho, líder político regional da Chapada Diamantina a partir da filarmônica Minerva, fundada em 1906. Realizamos um estudo desta instituição compreendido entre 1906 a 1919, com o objetivo de analisar a maneira como esta associação musical contribuiu para o enaltecimento de uma figura política. Dialogamos com Peter Burke, no sentido de discutir o processo de construção de uma imagem política. Nessa perspectiva teórica, nos propomos a questionar que tipo de composição da imagem de um grande político é inscrita nas partituras que eram compostas em sua homenagem entre 1906 a 1919 e sugerida à sociedade local. Essa pesquisa procura analisar a construção da imagem política do Coronel Dias Coelho em Morro do Chapéu através da Filarmônica Minerva em meados da primeira República. Sendo assim, acrescentaria a estas projeções, as filarmônicas que através de uma linguagem sonora, melódica e harmônica executavam suas peças musicais, especialmente, os dobrados ao ar livre sempre nas aparições do líder político local.
- ItemVozes e ecos do sertão: memórias e histórias do rádio na região de Irecê (1978 – 1988)(UNEB, 2022-12-21) Sampaio, Amanda Dourado; Damasceno, José Jorge Andrade; Souza, Antônio Clarindo Barbosa de; Figueiredo, Joabson Lima; Pinto, Thiago PedroEsta pesquisa tem o objetivo de discorrer sobre a chegada do rádio na cidade de Irecê, sertão da Bahia, tendo como recorte temporal um momento de dez anos, no período compreendido entre 1978-1988, quando foi instalada a primeira emissora de rádio na cidade. Este trabalho versa sobre as lembranças e memórias de homens que atuaram no rádio ou vivenciaram o período estabelecido. No que se refere aos aspectos metodológicos, é importante mencionar que, na ausência de fontes sonoras e escritas, o desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de fontes orais, com isso analisamos a história e a memória desse meio de comunicação. Para tanto, no âmbito teórico do estudo, dialogamos com autores como: Barros (2019), Bosi (1994), Ferraretto (2001), Damasceno (2022), Sampaio (2017), dentre outros.