Navegando por Autor "Figueira, Anderson Marques da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagens pedagógicas em redes de computadores: desenvolvimento de ambiente virtual interativo com objetos de aprendizagem no IF Baiano – Campus Governador Mangabeira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-09) Figueira, Anderson Marques da Silva; Dias, Josemeire Machado; Silva, André Luiz Souza da; Silveira, Carina Santos; Santos, Tarsis de CarvalhoA presente pesquisa tratou de encontrar Abordagens Pedagógicas para o Ensino de Redes de Computadores com os educandos do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IF Baiano de Governador Mangabeira. Devido a fatores como a falta de laboratórios adequados e conteúdos demasiadamente teóricos da disciplina e de difícil assimilação pelos educandos, surgiu esse questionamento. Para alcançar a resposta, o objetivo geral proposto para esta pesquisa é Elaborar Abordagens Pedagógicas para o Ensino de Redes de Computadores, visando potencializar o processo de aprendizagem dos educandos de forma autônoma. Os objetivos específicos definidos foram: apresentar práticas de ensino de Redes de Computadores por meio de AVA, integrando aspectos pedagógicos, tecnológicos e de design instrucional; implementar estratégias de aprendizagem baseadas em metodologias ativas e Objetos de Aprendizagem, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos de Redes de Computadores em diferentes contextos; desenvolver um AVA interativo e dinâmico para o ensino de Redes de Computadores. Os principais autores que fundamentaram essa pesquisa foram Alves (2023); Bacich e Moran (2017); Braga e Menezes (2015); Dewey (1978); Dias (2015); Dougiamas e Taylor (2009); Hassan (2002); Leffa (2006); Leite (2017); Lévy (1999); Matsumoto (2015); Menegotto (2015); Rauen (2003); Martins (2015); Santos (2017); Sbrogio (2016); Silva (2020); Wyley (2000). Com base nesse embasamento teórico, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a Pesquisa Participante como estratégia metodológica, devido ao envolvimento dos sujeitos (professor e alunos) no desenvolvimento do AVA, dos Objetos de Aprendizagem e da Abordagem Pedagógica da disciplina. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários: um aplicado antes da implementação do AVA e dos Objetos de Aprendizagem, e outro após o uso do AVA pelos sujeitos. Os resultados mostraram que a integração entre o AVA e os Objetos de Aprendizagem propiciou um aprendizado ativo e autônomo para os educandos da disciplina Redes de Computadores, minimizando as adversidades encontradas, como a falta de infraestrutura de laboratórios adequados para a disciplina e os conteúdos de difícil compreensão.
- ItemEstratégias de aprendizagem para a disciplina redes de computadores: construção de ambiente virtual com os alunos do IF BAIANO de Governador Mangabeira(2022-11-22) Figueira, Anderson Marques da Silva; Dias, Josemeire MachadoEste trabalho tem como objeto de pesquisa as Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Redes de Computadores. A principal questão que norteia esta pesquisa é: Como desenvolver Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Redes de Computadores, com o auxílio de um ambiente virtual, que possibilite aos sujeitos participantes desta pesquisa ampliar seus conhecimentos na área de Redes de Computadores.