Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fialho, Nadia Hage"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de professores, gestão e inovação pedagógica: desafios e experiências no Brasil e em Portugal
    (2015-12) Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite.
    Este livro, fruto do Projeto Identidade Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal, (Edital CAPES/FCT nº 021-Cooperação Transnacional/Acordo Bilateral 2012), reuniu pesquisadores de sete Universidades brasileiras e três universidades portuguesas: Universidade Federal do Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade do Minho (UM), Universidade de Lisboa (UL) e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).É também um dos resultados da cooperação internacional trazido a público pela UNEB, Bahia, Brasil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A interpretação pedagógica: os fazeres pedagógicos em instituições de ensino
    (2015-12) Masip, Fernando Juan García; Fialho, Nadia Hage
    O que significa interpretar um acontecimento como pedagógico? Neste livro, a “interpretação pedagógica” compreende (a) um marco conceitual específico de referência e (b) um conjunto de formas técnicas de intervenção em âmbitos de ensino e de aprendizagem. No primeiro caso, a ênfase se coloca na ideia de que a pedagogia - e toda e qualquer teoria pedagógica - faz intervenções orientadas hermeneuticamente, isto é, possui um aparato de interpretação, explícito ou implícito, com o qual compreende o acontecimento da aprendizagem e do ensino. O segundo destaca as formas concretas de interpretação dos processos de ensino-aprendizagem por parte das coletividades envolvidas nesses processos. São questões, portanto, que afirmam o campo pedagógico, sua potência interpretativa, e impõem reflexões acerca do ensinar, do aprender, dos processos formativos, da avaliação educacional, entre outros temas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Universidades estaduais e financiamento da educação superior da Bahia
    (2016-12) Fialho, Nadia Hage
    “Universidades Estaduais e Financiamento da Educação Superior na Bahia” expõe uma problemática nacional: o financiamento público das universidades estaduais. A presença relevante dessas universidades na construção da universidade brasileira e ampliação da oferta pública da educação superior impõe aprofundar reflexões e medidas sobre as responsabilidades dos governos e o gasto social. Este livro trata da gestão universitária, financiamento e restrições orçamentárias, com foco nas universidades estaduais da Bahia – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e apresenta sugestões inovadoras, com base nos dados e informações gerados pelos pesquisadores do Programa de pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) e dos Grupos de Pesquisa EdUReg e Nugef, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais