Navegando por Autor "Fialho, Nadia Hage"
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- ItemA contribuição da Iniciação Científica na formação do aluno de graduação numa Universidade Estadual(UNEB, 2002-03-01) Pires , Regina Celi Machado; Verthine, Robert Evan; Serpa, Luiz Felippe Perret; Fialho, Nadia HageO presente estudo tem por objetivo verificar a contribuição dos programas de iniciação científica (IC) como mecanismo de formação do aluno de graduação. Está fundamentado na pesquisa bibliográfica, documental e empírica, cujo campo de trabalho é a UNEB e cuja unidade de investigação são os programas PIBIC/CNPq, PICIN/UNEB e PET/CAPES. A coleta de dados foi realizada por questionários e entrevistas semi-estruturadas. O paralelo entre as falas de alunos e professores integrantes destes programas e dos não-participantes permitiu evidenciar a existência de duas culturas no ensino de graduação da universidade: uma com pesquisa e outra sem pesquisa. A situação predominante é a do ensino sem pesquisa, que caracteriza o processo informativo e oculta o lado educativo da pesquisa. Os resultados mostram que a grande contribuição da IC se revela na quebra do mito do ato de pesquisar, proporcionando outros benefícios que vão caracterizar o processo formativo de seus participantes. A atividade orientada por um professor qualificado contribui para a aproximação da relação professor/aluno, deslocando o argumento da autoridade do professor para o diálogo e permitindo ao bolsista desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, aperfeiçoar o espírito crítico, capacitar-se na utilização e busca dos meios para compor o conhecimento novo e elevar a probabilidade de seu ingresso numa pós-graduação. Sob o ponto de vista institucional, os programas de IC aparecem como uma oportunidade para a Universidade institucionalizar a pesquisa na graduação, estimular a produção e a publicação acadêmico-científica e fomentar seus grupos de pesquisa.
- ItemAvaliação e aprendizagem significativa: a experiência do Sistema de Gestão Integrada (SGI) no Ensino Público em Feira de Santana-Ba.(2011-12-15) Peixinho, Adriana da Silva; Fialho, Nadia Hage; Cruz, Antonio Roberto Seixas da; Novaes, Ivan LuizEste estudo foi norteado pela seguinte questão: Identificar se o PROGRAMA DE GESTÃO EDUCACIONAL- PGE /SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA – SGI, através do processo de avaliação da aprendizagem promove melhorias na aprendizagem dos estudantes. E compreender se o processo da gestão pedagógica utilizado pelo SGI/PGE na busca da qualidade nos resultados de aprendizagem. É um estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi à entrevista semi - estruturada, realizada em algumas escolas publicas de Feira de Santana. O trabalho estruturas em dois capítulos. As analises possibilitaram a algumas conclusões: A implantação do SGI/PGE possibilitou a melhoria na aprendizagem dos estudantes; os professores que deram continuidade a gestão da aprendizagem compreendem que a concepção epistemológica traduzem suas idéias sobre educação e direcionará melhor que tipo de ensino, de aprendizagem, de aluno, de planejamento e de avaliação.
- ItemConselho municipal de educação: uma análise de sua participação no sistema municipal de ensino de Santa Luz – Bahia(2007-03-06) Nascimento, Maria Amélia Silva; Novaes, Ivan Luiz; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Almeida Neto, Prudente Pereira de; Fialho, Nadia HageNo Brasil, a partir da década de 90 do século XX, as reformas educacionais foram intensificadas, proporcionando a descentralização do setor educacional, com a finalidade de assegurar a gestão democrática da educação. Nesse cenário os municípios passaram a dispor de prerrogativas legais no sentido da educação local, a partir da criação dos seus sistemas de ensino. Esse fato gerou a demanda por participação da sociedade na gestão do sistema de ensino, via Conselho Municipal de Educação. No município de Santa Luz, a criação do Conselho Municipal de Educação e do Sistema de Ensino são fatos recentes, que podem ter levado o município a enfrentar dificuldades para compreender, e implementar tal processo. Esta pesquisa decorre a partir desse contexto, tendo como objetivo principal analisar como o Conselho Municipal de Educação vem desempenhado as suas atribuições regimentais no que se refere a sua participação no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Santa Luz, no período de 2002 a 2006. Para este fim, elaboramos um referencial teórico, fundamentado na legislação educacional e em autores contemporâneos que tratam das questões relacionadas à participação, tipos de participação e conselhos, em especial o Conselho Municipal de Educação. Quanto à metodologia, adotamos o estudo de caso, pois consideramos que esta metodologia reúne elementos necessários a nossa investigação. Por fim foram enunciados por meio da análise de dados e entrevistas alguns fatores que implicam no processo de participação do Conselho no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Santa Luz, Bahia.
- ItemCurrículo pós-moderno: contribuições epistemológicas de Lyotard para uma abordagem crítica contemporânea(2009) Mendonça, Marcos Cajaíba; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Fialho, Nadia Hage; Galeffi, Dante AugustoA presente dissertação trata sobre a relação entre currículo e conhecimento na pósmodernidade. O currículo escolar é refletido sob o aspecto epistemológico para que se possa compreender como tal artefato do universo escolar subsiste e/ou se relaciona com os elementos da crise do conhecimento científico e, consequentemente, da mudança do estatuo deste, apontados por Lyotard. É neste pensador que se buscam contribuição epistemológica para que, assim, se possa pensar o currículo, suas possíveis relações com as bases modernas, ao passo que são apresentadas propostas curriculares que tentam romper com a epistemologia moderna, seguindo rumo a uma perspectiva pós-moderna. Uma vez apoiado nas considerações lyotardianas, o currículo escolar, numa perspectiva pós-moderna, vem sofrer as incidências das mudanças no estatuto do conhecimento, porém, a partir das aproximações com a epistemologia de Lyotard, podemos falar de currículo enquanto jogo de linguagem e enquanto tabuleiro-mosaico que abriga os distintos jogos num combate agonístico e essencial para a criação de vínculo social. Tratando, também do jogo conceitual entre saber e conhecimento, a pesquisa é de natureza teórico-conceitual, trazendo tais questões urgentes a serem discutidas no contexto de educação e contemporaneidade.
- ItemCusto aluno graduação em instituições de ensino superior públicas impactos na alocação dos recursos públicos destinados às universidades estaduais baianas: o caso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2017-12-28) Silva, Marta Rosa Farias de Almeida Miranda; Fialho, Nadia Hage; Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite; Santos, Norma Lúcia Videro Vieira; Vehine, Roberto Evan; Fialho, Sérgio Hage; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Barbosa, César; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta tese tem como objetivo geral analisar e demonstrar os impactos do custo aluno do Ensino de Graduação, em Instituições Públicas de Educação Superior, na alocação dos recursos públicos do tesouro do Estado destinados às Universidades Estaduais Baianas, mais especificamente à Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Foram selecionados os seguintes objetivos específicos para oferecer suporte a investigação: i) Levantar e analisar a origem e evolução das alterações no comportamento dos recursos públicos alocados aos orçamentos do Governo do Estado da Bahia destinados à Educação no período de 204 e 2017; ii) Identificas as principais fontes de financiamento, bem como conhecer a trajetória, configuração e composição dos grupos de despesas orçadas pelas Universidades Públicas Estudais Baianas no período de 2014 e 2017; iii) Apurar o custo aluno do Ensino de Graduação presencial, considerando o orçamento global da Uneb; iv) Levantar, analisar e disponibilizar dados sobre o custo aluno do Ensino de Graduação presencial ofertado pelos Departamentos da Uneb no exercício de 2015; e v) Demonstrar que os sistemas e as informações sobre custos das atividades desenvolvidas pelas UEBA podem contribuir para a alocação, controle e avaliação dos recursos orçamentários e financeiros, permitindo-se, com isso, maior eficiência na tomada de decisão do governo e das universidades. Como contribuição ao debate acerca do tema apresentamos possíveis construções do Custo do Aluno do Ensino de Graduação presencial da Uneb, com base nos dados do ano de 2015, considerando quatro possibilidades de cálculos nas quais a variável basilar é o número de alunos matriculados em cursos presenciais de oferta contínua por Departamento, correlacionado a: 1) o orçamento global dos 29 Departamentos distribuído nas quatro ações orçamentárias; 2) os recursos alocados exclusivamente à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Cursos de Graduação, em cada Departamento; 3) os desembolsos orçamentários destinados a Pessoal e Encargos com docentes e técnicos ativos por Departamento, recursos alocados exclusivamente à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Curso de Graduação, em cada Departamento; e 4) as despesas com Pessoal e Encargos com docentes e técnicos administrativos ativos por Departamento, recursos alocados à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Cursos de Graduação, adicionados dos desembolsos com terceirização de serviços, com concessionárias do serviço público (água, energia e telefonia), combustível e monitoria de ensino de graduação. As proposições apresentadas e os resultados apurados fornecem ricos elementos para aprofundar o debate sobre o modelo de financiamento à Educação Superior pública utilizado pelo governo baiano, além de subsidiar revisão e redefinição no que tange à ampliação do percentual da Receita de Impostos Líquida (RIL) destinado ás Universidades Estaduais Baianas, nesse caso específico à Uneb, disponibilizando, ainda relevantes informações para o processo de planejamento, orçamento e tomada de decisão do governo e da Uneb, bem como reavaliação e possível redimensionamento interno dos recursos destinados aos 29 Departamentos da instituição.
- ItemDesafios contemporâneos da administração universitária: um estudo das dimensões política, organizacional, cultural e econômica na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)(2022-12-15) Mota Júnior, Antônio de Macêdo; Fialho, Nadia Hage; Conceição, Sérgio Henrique da; Oliveira, Carlos Eduardo Cardoso de; Verhine, Robert Evan; Pimenta, Lídia BoaventuraEsta pesquisa apresenta o tema da administração universitária no âmbito das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), tendo como objeto e recorte a organização político-institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), considerando os desafios da Contemporaneidade. Como objetivo principal, a pesquisa se propôs investigar a organização político-institucional dessa Universidade pública do interior da Bahia, como expressão de sua administração universitária, em função dos desafios da Contemporaneidade. Para atingir tal objetivo, foi necessário explorar o campo teórico da Administração Universitária no Brasil, interpretar os desafios da atividade universitária na Contemporaneidade e analisar os desafios identificados a respeito do seu impacto na organização político-institucional da UEFS. Para tanto, esta investigação empírica é caracterizada como uma pesquisa social aplicada, de abordagem qualitativa e natureza exploratório-descritiva, tendo o estudo de caso, como estratégia, e como procedimentos: levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com análise temática de conteúdo. Como resultados, a pesquisa apresenta arranjos dimensionais de análise a priori, que se relacionam aos desafios da atividade universitária na Contemporaneidade, considerando o impacto na organização político-institucional, como expressão da administração universitária na UEFS. Dessa maneira, esta investigação assume a perspectiva dimensional acadêmica como finalística e estruturante, representada pela oferta de atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão). Além disso, os resultados comprovam que os arranjos dimensionais propostos interferem e influenciam na organização político-institucional da UEFS, em função dos seguintes desafios da Contemporaneidade: democratização do acesso e permanência (perspectiva dimensional política); decisão colegiada (perspectiva dimensional organizacional); relevância social (perspectiva dimensional cultural); e sustentabilidade financeira (perspectiva dimensional econômica).
- ItemDesenvolvimento territorial no Estado da Bahia: o caso das escolas agrotécnicas estaduais de Amargosa e Irecê(2009) Souza, Heron Ferreira; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Junior, Alexandre Américo Almassy; Fialho, Nadia HageO objetivo desta dissertação é discutir a territorialidade das escolas agrotécnicas estaduais na Bahia. Para tanto, tem-se como objetivo central a compreensão de como as escolas agrotécnicas têm contribuído para a promoção do desenvolvimento e da sustentabilidade dos territórios baianos. São analisadas as escolas agrotécnicas de Amargosa e Irecê. Tomam-se como referenciais de análise o currículo, as práticas pedagógicas e o contexto regional/territorial. Propõe-se uma análise calcada na dialética materialista e histórica. A pesquisa é de cunho qualiquantitativo. Foram feitas entrevistas e/ou aplicação de questionários semiestruturados aos diretores, professores, ex-professores, educandos, egressos. A análise esteve direcionada as seguintes dimensões curriculares: proposta curricular; prática pedagógica; relação trabalho-educação; formação político-social; e as vivências dos sujeitos do processo educativo. Ficou evidente a necessidade de: articulação mais direta entre as escolas agrotécnicas e as políticas de desenvolvimento territorial; repensar a relação escola-comunidade, a fim de abarcar o meio rural como elemento pedagógico; e uma formação técnica mais pautada na formação sócio-política, sócio-ambiental. De modo geral, observou-se que a territorialidade das escolas agrotécnicas esteve historicamente atrelada a racionalização do capital do campo, porém, a dialética entre o currículo concebido e vivido permitiu a estruturação da contra-ordem.
- ItemDo ensino médio ao superior: a trajetória dos egressos da rede pública estadual dos Campi Universitários de Serrinha e Conceição do Coité da UNEB(2015) Vivas, Maria Izabel de Quadros; Fialho, Nadia HageSer universitário constitui uma etapa diferenciada da vida estudantil e da trajetória de formação, pois impõe novas experiências educativas de ordem institucional e intelectual bastante distintas das vivenciadas nas escolas. No caso dos estudantes das classes populares, egressos do ensino médio da rede pública, essa etapa, além de nova, torna-se um desafio no que diz respeito ao acesso, permanência e sucesso na universidade. O presente estudo teve por objetivo estabelecer relação entre o Ensino Médio versus Educação Superior, com foco no ensino médio público estadual e a Universidade do Estado da Bahia nos municípios de Serrinha e Conceição do Coité. Tal relação se estabeleceu por meio da análise de dados e indicadores educacionais oficiais sobre o ensino médio, IDHM, educação superior e trajetória dos estudantes egressos da rede pública estadual nos cursos da Uneb nos Campi Universitários de Serrinha e Conceição do Coité. Para tanto, fez-se necessário conhecer o atual contexto do ensino médio público estadual na Bahia, no que diz respeito à oferta, modalidades e abrangência; mapear os principais indicadores de desenvolvimento humano e da educação da região sisaleira, em especial nos municípios sedes dos campi da Uneb; levantar número e perfil dos estudantes egressos do ensino médio público estadual nos cursos investigados; verificar a trajetória e desempenho deles, considerando a evasão, aprovação/reprovação nas disciplinas e tempo de integralização curricular. A abordagem metodológica foi a Bricolagem, na perspectiva de Kincheloe, fazendo uso de diferentes estratégias para o levantamento dos dados e análises da pesquisa, estas feitas à luz de documentos oficiais do MEC, IBGE, SEC e UNEB, relacionando-os aos referenciais bibliográficos que fundamentaram nossas análises como os estudos de Acácia Kuenzer, Miguel Arroyo e Marilena Chaui sobre educação básica, em especial o ensino médio, as pesquisas de Boaventura Souza Santos, de Nadia Hage Fialho, Luiz Antonio Cunha, Nadir Zago e de Naomar Almeida Filho sobre educação superior e, sobretudo os realizados por Alain Coulon sobre a condição de estudante universitário. Os achados da pesquisa revelaram que a trajetória destes estudantes é marcada por diferentes etapas que os conduzem ao fracasso e abandono ou à permanência e sucesso. Conhecer essa trajetória e analisá-la qualitativamente revelou-se fundamental para refletir sobre o papel da Uneb em relação aos estudantes egressos da educação pública estadual, para propor ações relacionadas ao acesso, permanência e sucesso desses estudantes nos cursos por eles escolhidos, assim como, para subsidiar políticas de articulação entre a Uneb e a educação pública nos locais em que seus campi se encontram instalados.
- ItemFormação de professores, gestão e inovação pedagógica: desafios e experiências no Brasil e em Portugal(2015-12) Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite.Este livro, fruto do Projeto Identidade Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal, (Edital CAPES/FCT nº 021-Cooperação Transnacional/Acordo Bilateral 2012), reuniu pesquisadores de sete Universidades brasileiras e três universidades portuguesas: Universidade Federal do Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade do Minho (UM), Universidade de Lisboa (UL) e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).É também um dos resultados da cooperação internacional trazido a público pela UNEB, Bahia, Brasil.
- ItemImportância da implementação de programas de treinamento para os colaboradores terceirizados da Pró-Reitoria de Administração da Universidade do Estado da Bahia: seus desafios e perspectivas para o desenvolvimento profissional e institucional(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-02) Coelho, Maria Cristina Santos; Fialho, Nadia Hage; Pimenta, Lídia Boaventura; Jesus Júnior, José Expedito deEsta pesquisa se insere no contexto de três eixos temáticos interconectados: trabalho, terceirização e gestão universitária. A evolução das dinâmicas laborais contemporâneas tem provocado transformações profundas nas relações de trabalho, bem como nas estruturas socioeconômicas e culturais. Nesse cenário, a terceirização surge como um componente relevante na Administração Pública, especialmente nas Universidades Públicas com o implemento da Reforma do Estado e a consequente redução da máquina estatal. O objetivo central deste estudo é viabilizar, por meio da elaboração de um Plano de Intervenção, a implementação de programas de treinamento voltados para os terceirizados vinculados à Pró- Reitoria de Administração da Universidade do Estado da Bahia. Além disso, busca-se possibilitar a inclusão desses colaboradores nas ações de capacitação desenvolvidas pela Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP), proporcionando seu desenvolvimento pessoal e profissional, e contribuindo para o sucesso e crescimento da instituição, ao contar com profissionais qualificados para desempenhar suas atribuições. A pesquisa tem natureza aplicada e adota uma abordagem qualitativa, utilizando levantamentos bibliográficos para a construção do referencial teórico e a coleta de dados secundários obtidos por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir da revisão da literatura e da legislação, busca-se examinar como as mudanças nas relações de trabalho afetam os colaboradores terceirizados, com foco na identificação de estratégias que promovam o Treinamento como ferramenta de aprimoramento profissional e melhoria das condições de trabalho, além de promover a valorização por meio do desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio da gestão universitária, pretende-se compreender as complexas interações entre trabalho, terceirização e desenvolvimento profissional, além de apresentar uma proposta que visa à valorização e inclusão do expressivo número de trabalhadores terceirizados vinculados às instituições de ensino superior e organizações similares.
- ItemInserção Internacional ás Avessas: Ensino Superior na Periferia do Capitalismo(2018-03-23) Borges, Vanessa Maria de Oliveira; Fialho, Nadia Hage; Aquino, Edson Tomaz de; Robichez, Juliette Marie Marguerite; Sanches, Cristina Argiles; Almeida, Gustavo Roque deA presente tese tem por objetivo analisar os elementos políticos centrais do debate sobre a incorporação, cada vez maior, das demandas do capital internacional na educação brasileira, dentro de uma perspectiva que vincula os atuais fenômenos de transnacionalização da gestão do ensino superior a uma lógica mercadológica e globalizada de manutenção das estruturas hegemônicas de poder. Para tanto, esta pesquisa se debruçou numa análise crítica do estudo de caso das quatro instituições de ensino superior baianas que contam com a presença majoritária do capital estrangeiro em sua estrutura de controle e tomada de decisão, intentando verificar como se dá esse processo, entendendo seu contexto histórico e identificando as relações de poder e interesses que se configuram enquanto contato direto entre o “local” e o “global”. Para alcançar o proposto, foram estabelecidas categorias de análise que balizaram a coleta de informações, a saber: (1) Gestão acadêmica e gestão empresarial em um contexto de comercialização e desnacionalização do ensino superior; (2) Relação professor-aluno como cliente/consumidor; (3) Precarização do trabalho docente; e (3.1) Ensino à distância como estratégia de extração da mais valia relativa. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, executada através de um estudo multicaso descritivo-explicativo, de viés etnográfico fundamental para a compreensão do cenário, das mudanças e principalmente dos efeitos dessas nos participantes. Foram consultadas, como fontes desta pesquisa, documentos oficiais e de produções acadêmicas sobre os conceitos chave da discussão, além de informações primárias conseguidas a partir da aplicação de questionários a docentes das IES pesquisadas.
- ItemA interpretação pedagógica: os fazeres pedagógicos em instituições de ensino(2015-12) Masip, Fernando Juan García; Fialho, Nadia HageO que significa interpretar um acontecimento como pedagógico? Neste livro, a “interpretação pedagógica” compreende (a) um marco conceitual específico de referência e (b) um conjunto de formas técnicas de intervenção em âmbitos de ensino e de aprendizagem. No primeiro caso, a ênfase se coloca na ideia de que a pedagogia - e toda e qualquer teoria pedagógica - faz intervenções orientadas hermeneuticamente, isto é, possui um aparato de interpretação, explícito ou implícito, com o qual compreende o acontecimento da aprendizagem e do ensino. O segundo destaca as formas concretas de interpretação dos processos de ensino-aprendizagem por parte das coletividades envolvidas nesses processos. São questões, portanto, que afirmam o campo pedagógico, sua potência interpretativa, e impõem reflexões acerca do ensinar, do aprender, dos processos formativos, da avaliação educacional, entre outros temas.
- ItemMapeamento e análise dos resumos das dissertações da linha de pesquisa 3 - educação, gestão e desenvolvimento local sustentável do programa de pós-graduação em educação e contemporaneidade/PPGEDUC – 2003 a 2009.(2011) Suassuna, Maria Aparecida Ferreira Menezes; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Fialho, Nadia Hage; Freitas, Katia Siqueira deA presente pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo Estado do Conhecimento ou Estado da Arte, tendo como objetivo mapear e analisar os 70 resumos das dissertações da Linha de Pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/PPGEduC do Departamento de Educação – Campus I - Salvador/BA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, defendidas entre 2003 a 2009, evidenciando as características e tendências das mesmas. O método utilizado por este estudo seguiu um caminho de ordem descritiva e em momentos específicos, de ordem analítica e exploratória. A análise dos resumos foi desenvolvida com base nos seguintes itens: presença das palavras-chaves exploradas, como também, à presença dos elementos essenciais de uma pesquisa científica, tais como, problemática, questão de pesquisa, objetivo, dispositivo de coleta de dados e método de análise dos dados. Os resultados alcançados com a pesquisa permitiram analisar os tipos de estudos e as formas diversas utilizadas de se investigar na abordagem da relação Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável. As informações obtidas apresentam, ao nosso olhar, uma importante contribuição como papel social no sentido de apontar caminhos para melhoria e reformas no sistema educacional formal e não formal no Estado da Bahia e no Brasil. No entanto, alguns resumos analisados, apresentam investigações pontuais e isoladas de fenômenos diversos, apresentando inexpressivas pesquisas que dêem conta de explorar a relação da tríade Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável, proposta pela Linha 3, na educação contemporânea.
- ItemNas (en)cruzilhadas de exu e ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de educação científica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-28) Costa, Adelson Silva da; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Santos, Edmea Oliveira dos; Machado, Maria Cristina Gomes; Leão, José Antônio Carneiro; Fialho, Nadia HageO Projeto doutoral “Nas (en)cruzilhadas de Exu e Ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de Educação Científica.” incorpora as (en)cruzilhadas que experiencio em minhas vivências como professorpesquisador, curioso e desejoso, que vive a escola pública e sua complexidade eróticoexistêncial. Nessa heurística, busco encontrosdesencontros que possam ressignificar o diálogo tecido nas experiências de formação de jovens nos cotidianos da escola pública com as tecnologias digitais de informação e comunicação, potencializando compreensõesinterpretações e possibilidades para trançar diálogos outros destes recém-chegados com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Envolto neste “transe” busco interpretar a seguinte questão: como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens com as tecnologias digitais em um Projeto de Educação Científica? Para interpretar este fenômeno, busco, na filosofia hermenêuticomultirreferencial, a partir das (en)cruzilhadas vivenciadas em um projeto de Educação Científica, concebido através da parceria universidadescola em um colégio público de Salvador, objetivar: compreender como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens do Ensino Médio com as tecnologias digitais de informação e comunicação em um projeto de Educação Científica. No intuito de compreender os sentidos que emergem dos diálogos com os/as protagonistas da pesquisa, proponho no estudo hermenêuticomultirreferencial um padê1 dialógico nas (en)cruzilhadas de Exu como profanação metodológica do constructo de pesquisa; (des)caminhando através da disponibilidade aberta pela errância solidária desenhar a tese. Ainda, buscando “enroscar” a pesquisa com os acontecimentos de formação destes jovens nos seus usos com as tecnologias digitais de informação e comunicação, proponho trançar o imbricamento do conceito de tecnologia da ciência contemporânea com as narrativas míticas cosmoafrobrasileira que tem o orixá Ogum como ser da tecnologia. A agenda que envolve a compreensão das experiências de formação de jovens no Ensino Médio é uma urgência mundial, que no Brasil se mostra desafiadora e decisiva para a educação em decorrência da nossa situação que historicamente vem fragilizando condição humana dos jovens; diante de tamanho desafio, cabe-nos “mergulhar” no “submundo” dos cotidianos escolares para (re)velar as táticas e estratégias tecidas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, que precisam ser mais bem aclaradas.
- ItemParticipação do conselho escolar na gestão da escola: processo da gestão democrática das escolas municipais de Salvador(2009) Figueiredo, Camila de Souza; Novaes, Ivan Luiz; Fialho, Nadia Hage; Freitas, Katia Siqueira deRelato de pesquisa que buscou investigar o processo de democratização da gestão escolar no Sistema Municipal de Educação de Salvador, Bahia, a partir da participação dos Conselhos Escolares na gestão da escola. O objetivo principal da investigação foi identificar e analisar aspectos sobre o funcionamento dos Conselhos Escolares para efetivar a participação no modelo da gestão democrática. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica considerando os elementos políticos, administrativos e sociais recentes que repercutiram no setor educacional brasileiro no que se refere à democratização da gestão escolar, bem como foi apresentado um referencial teórico acerca dos conceitos implicados à pesquisa. Por fim, desenvolveu-se uma pesquisa de campo seguida da análise dos dados com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da qual foram feitas considerações referentes aos resultados da pesquisa.
- ItemPercepção dos diretores acerca da gestão das escolas municipais de Jacobina-BA(2016-07-12) Leal, Ione Oliveira Jatobá; Novaes, Ivan Luiz; Gomes, Celma Borges; Freitas, Kátia Siqueira de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Fialho, Nadia HageA gestão das escolas públicas municipais vem passando por mudanças a partir de legis-lações que proporcionaram certa autonomia aos municípios para organizarem seu pró-prio sistema de ensino, bem como pela determinação de que estes implementem a ges-tão democrática em suas unidades escolares, visando à participação dos diversos seg-mentos nas decisões da escola. Entende-se que, de um lado, as normas procuram sinto-nia com as mudanças que vêm ocorrendo mundialmente na maneira de gerir as escolas; por outro lado, a LDB/96 ensejou múltiplas demandas e atribuições para a gestão da escola, particularmente para os diretores, o que vem gerando dificuldades para colocá-las em prática. Diante do cenário evidenciado, sugere-se analisar como diretores perce-bem as atribuições formais e não-formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Jacobina-Bahia. Os objetivos específicos que auxilia-ram nessa investigação foram: (1) Analisar como diretores percebem as atribuições formais e não formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Jacobina-Bahia; (2) realizar um levantamento das bases teóricas sobre gestão no âmbito das organizações em geral, para fundamentar o estudo da gestão a partir do ponto de vista da escola pública, visando fazer uma vinculação com a gestão de escolas municipais de Jacobina-Bahia; (3) entender a estrutura e o funcionamento das escolas municipais de Jacobina e como se configuram as atribuições formais do diretor; (4) traçar o perfil dos diretores, através de levantamento das informações pessoais e profissionais; e, (5) identificar e analisar as principais atribuições de gestão inerentes ao cargo de diretor e qual a percepção dos diretores das escolas municipais de Jacobina-Ba em relação às atribuições do dia a dia da escola. Como metodologia de estudo, adotou-se o estudo de caso, envolvendo o universo de 22 diretores que atuam no ensino funda-mental das escolas municipais de Jacobina-Ba. O instrumento de coleta de dados para a pesquisa empírica foi o questionário. As respostas dos questionários e demais dados levantados, confrontados com a fundamentação teórica apresentada, embasaram as pro-posições direcionadas para o desenvolvimento de uma abordagem da gestão escolar no contexto das atribuições dos diretores. Os resultados possibilitaram elaborar o perfil dos diretores das escolas municipais de Jacobina-Bahia e mapear a percepção destes acerca de suas atribuições nas dimensões administrativa, pedagógica, política e as atribuições não formais, inclusive com considerações sobre os avanços e dificuldades que perpas-sam o cotidiano dos diretores para exercer a gestão das escolas municipais de Jacobina.
- ItemO planejamento estratégico no contexto da IES multicampi: a experiência da Universidade do Estado da Bahia - UNEB(2009-07-31) Nogueira, Elton Alonso; Tarqui, Jorge Luiz Zegarra; Neto, João Francisco de Quadros; Fialho, Nadia Hage; Novaes, Ivan LuizEste trabalho tem o objetivo de avaliar o processo de planejamento estratégico da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, suas práticas e padrões, a partir da perspectiva de uma estrutura multicampi, com foco no trabalho realizado no Campus I, e como estratégia de pesquisa, foi feita uma revisão da literatura sobre planejamento estratégico, aplicada à um estudo de caso, onde buscou-se de modo exploratório avaliar as evidências objetivas identificadas na prática em função dos elementos teóricos examinados. Além de se fundamentar nas experiências da Gestão Estratégica em Universidades, foram examinados os métodos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (PNRGE); dos Critérios de Excelência em Gestão da Qualidade; do Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD); do Balanced Scorecard (BSC); do Processo de Execução Estratégica; da Gestão por Processos e do Método de Análise e Solução de Problemas. Identificou-se que, mesmo com todo o empenho da universidade e progressos auferidos, os dados de pesquisa apontam para uma premente necessidade de aderência às metodologias, tecnologias e práticas avançadas de gestão, de formulação e execução do seu planejamento estratégico por fim, após esta análise, o estudo recomenda melhorias no processo avaliado, assim como contribui na proposição de um modelo de avaliação na execução do planejamento da UNEB com o uso das ferramentas Índice de Qualidade do Planejamento Estratégico (IQPE) e a cadeia de valor de macroprocessos de modo a gerar indicadores de desempenho operacionais e de resultados para o processo de planejamento avaliado, além de propor a forma de implementação na própria Universidade.
- ItemPolítica nacional de educação ambiental e a realidade das escolas públicas: o que as escolas públicas de ilhéus estão desenvolvendo como educação ambiental?(2013) Heine, Maria Luiza; Nunes, Eduardo José Fernandes; Fialho, Nadia Hage; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Santos, Norma Lúcia Vídero VieiraEste é um trabalho sobre Educação Ambiental na cidade de Ilhéus (BA). Como entendemos que as questões ambientais que se apresentam são graves e necessitam ser encaradas com rigor e seriedade, tanto pelo poder público, como pela sociedade em geral, acreditamos ser necessário pesquisá-las e discuti-las com a finalidade de fazer acontecer a tomada de consciência por parte das pessoas e o cumprimento das leis que existem tratando do assunto, que não são poucas. O objetivo geral proposto pelo trabalho é desenvolver um estudo diagnóstico para “verificar o que as escolas públicas da cidade de Ilhéus estão trabalhando no sentido de formar sujeitos aptos a conscientizar seu entorno social quanto à necessidade de proteção ao meio ambiente”. Os objetivos específicos são: a) identificar o estado atual de conhecimento dos alunos e a experiência existente nas escolas sobre trabalhos na área de Educação Ambiental; b) acompanhar as experiências das escolas e o que está sendo feito para trabalhar o meio ambiente do local; c) propor uma ação de cunho ambiental, a partir dos resultados obtidos, cuja finalidade seja proporcionar, no entorno das escolas pesquisadas, a separação dos resíduos sólidos, para posterior aproveitamento (reciclagem). Os sujeitos da pesquisa foram 412 alunos da rede municipal de ensino e gestores das 12 escolas públicas municipais e estaduais pesquisadas, localizadas na Zona Sul da cidade de Ilhéus (BA). As técnicas de coleta de dados foram aplicação de questionários, entrevistas e a observação direta, quando da realização das visitas às escolas. Segundo a finalidade, trabalhamos com a pesquisa aplicada, e em relação ao objeto de investigação, ela é considerada exploratória. Nos procedimentos metodológicos utilizamos a amostragem intencional, cuja procedência foram dados primários, e nossa pesquisa pode ser considerada qualitativa. Os resultados encontrados comprovam que os alunos possuem alguma noção sobre as questões ambientais, sabem, de alguma forma, da sua gravidade, mas ainda não mudaram as práticas utilizadas, no sentido de contribuírem para que estas sejam revistas. Com relação ao meio ambiente, ainda desconhecem muitas coisas importantes relativas ao local onde moram. As escolas trabalham educação ambiental, mas de forma pontual. Com os resultados alcançados, esperamos contribuir para que os problemas ambientais na cidade de Ilhéus sejam resolvidos, pelo menos, em parte. E que sejam amplamente discutidos pelas escolas, para posterior implantação.
- ItemA prática na formação inicial de professores: sentidos atribuídos por estudantes e coordenador de curso durante a realização da Licenciatura em Geografia do Campus XI - Serrinha - UNEB(2016-09-20) Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Fialho, Nadia Hage; Santos, Norma Lúcia Vídero Vieira; Dias, Ana Maria Iorio; Magalhães, Justino Pereira de; Amorim, Ivonete Barreto de; Bomfim, Natanael ReisO texto aborda a formação de professores na contemporaneidade, a qual assume importância cada vez maior em um contexto de transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, de diversidade (inclusão) e elevação da qualidade na Educação Básica. Investiga as práticas realizadas, ao longo da formação inicial de professores, a partir da licenciatura em Geografia do Campus XI - Serrinha da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, considerando o contexto das reformas ocorridas em 2004, que trouxeram mudanças na estrutura e organização curriculares, como, por exemplo, ampliação do tempo/espaço das práticas de ensino e dos estágios supervisionados. Assim, o estudo questiona os sentidos atribuídos por estudantes e coordenador às práticas vivenciadas ao longo dessa formação inicial, os sentidos atribuídos às práticas de ensino e ao estágio supervisionado, assim como analisa a perspectiva formativa da licenciatura em Geografia. Portanto, tem como objetivo identificar e compreender os sentidos atribuídos por estudantes e coordenador de curso à formação prática vivenciada desde o início do curso de Geografia do Campus XI - Serrinha e sua relação com a aprendizagem da profissão. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e realiza Estudo de Caso (Yin, 2001), no intuito de compreender o fenômeno em estudo no seu contexto real. Utiliza como técnica de pesquisa a análise documental do projeto de reconhecimento do curso de Geografia do Campus XI e a entrevista semiestruturada com os estudantes e coordenador de curso. Os dados foram analisados utilizando a técnica da Análise de Conteúdo a partir das contribuições de Bardin (1977); Amado (2013), Bogdan e Biklen (1994). Concluímos que, apesar da formação do professor, como intelectual crítico, reflexivo e pesquisador da própria prática e atuante em prol da emancipação social, ainda não se realizar de forma predominante na licenciatura em Geografia de Serrinha, há o reconhecimento de que as experiências práticas realizadas na escola, ao longo da formação, são valiosas fontes de construção de sentidos sobre a aprendizagem da profissão docente e potenciais espaços híbridos na formação profissional. As práticas de ensino e os estágios, portanto, devem ser ampliados e realizados desde o início da licenciatura em imersão e parceria com as escolas, que devem ser consideradas referências de aprendizagem profissional e corresponsáveis na formação dos professores.
- ItemPresença do espírito científico de Anísio Teixeira nas imbricações das histórias da educação e das ciências no Brasil Influências, desdobramentos e permanências(2018-11-19) Britto, Lívia Maria Goes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Dias, André Luís Mattedi; Ramos, Edgard Porto; Santana, Elizabete Conceição; Fialho, Nadia HageO título do presente trabalho monográfico sugere e dá a exata dimensão do conteúdo abordado e o objetivo. Perpassa pela trajetória de vida de Anísio Teixeira, mas tendo como referência a premissa da existência de um Espirito Cientifico que, além de ser caracterizado, teve o seu escopo circunscrito a três categorias, ou seja: Influências, Desdobramentos e Permanências. Esta última incorporando e sinalizando atualizações do pensar deste expoente da história brasileira. Para tanto, tornou-se necessário o desenvolvimento de estudos mais amplos registrados como apontamentos, sobre as transformações do pensamento ocidental, bem como sobre as Histórias da Educação e das Ciências no Brasil. A pesquisa de cunho qualitativo teve como fontes primarias e secundarias, produções de Anísio Teixeira e de outros autores que se reportaram ao mesmo ou que trataram de temas afins. De tais fontes, foram anexados na íntegra ou recortes de documentos que, após analisados e comentados, produziram o texto dissertativo argumentativo em tela. No que se refere aos resultados encontrados, ficam evidentes influências da família e dos jesuítas no Anísio jovem, mas a principal influência do seu pensar cientificamente adulto é o filósofo americano, John Dewey e o seu método científico experimental, elaborado a partir de reflexões e associações com a teoria da Evolução de Charles Darwin. Método que Dr Anísio induz para que não só seja utilizado nos processos educativos, como, também, nas gestões públicas em que assume cargos diretivos, a partir do curso que realiza no “Teacher College”, da “Columbia University”. Os desdobramentos são numerosos, muitos desses já conhecidos e estudados pela academia. Sendo assim, procuramos abordá-los pelo viés que se torna observável e perene ao longo de quase toda sua trajetória de vida, ou seja: a defesa da não dicotomia que coloca em polos opostos ciências e filosofia. Questão que permanece presente nas suas últimas produções, que abordam ideias difundidas por McLuhan, mas ainda centrada nas ideias e método de Dewey. Cabe destacar, entretanto, que ao sinalizar para novas reflexões sobre como o pensamento se expressa pela palavra oral ou escrita, assim como pelos sinais, Anísio Teixeira antecipa-se em discutir questões que se tornam centrais para uma nova corrente filosófica nomeada de neopragmatismo ou pragmatismo linguístico, que surge a partir da década de 1960. Demonstrando, portanto, uma percepção futurista, que se soma e vai ao encontro de certas ideias de McLuhan, resgatadas na atualidade. As questões levantadas na categoria permanências, na nossa perspectiva, reforçam ideias defendidas por Dewey, endossadas por Anísio Teixeira, de que conjunturas democráticas são espaços privilegiados para lidar com mudanças sociais, principalmente, a partir da acelerada evolução tecnológica vivenciada na contemporaneidade e que vem impondo contextos novos à vida em sociedade. Portanto, em sendo a escola espaço de convivência social, o primeiro do ser humano depois da família, Anísio Teixeira continuará defendendo, próximo da finitude, que esta Instituição é um espaço real para a lapidação de democratas, assim como para a elaboração de conhecimentos que privilegiem aproximações entre as ciências e as humanidades.