Navegando por Autor "Ferreira, Maria da Conceição Alves"
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApp-learning na EJA em socioeducação: possibilidades e ressonâncias do app banco de aulas zuppa do saber na formação continuada das professoras(2020-12-15) Souza, Eliane Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Edméa Oliveira dos; Lago, Ana Cristina Castro doTrata-se da dissertação resultante de uma experiência de pesquisa e formação construída com professoras da Educação de Jovens e Adultos que atuam na socioeducação em contexto de privação de liberdade em uma escola da Rede Municipal da Educação de Salvador, Bahia. A experiência propiciou o entrelaçamento entre teoria e prática em um estudo sobre a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos envolvendo dispositivos digitais móveis na construção de experiências formacionais próprias da cibercultura. A pesquisa envolvendo App-learning, um novo processo de aprendizagem que envolve aplicativos para dispositivos digitais móveis, foi mobilizada pela seguinte questão: Como o uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber ressoa na formação continuada dos docentes da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade? O objetivo principal da pesquisa foi compreender as possibilidades e ressonâncias do uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade. Os objetivos específicos foram: discutir o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos, a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos na socioeducação com privação de liberdade e os cenários de formação na cibercultura; experimentar, através da Etnopesquisa Crítica/Formação, um processo formacional envolvendo o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; apresentar as compreensões construídas a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos participantes do processo de pesquisa envolvendo App-learning com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; e, como produto do mestrado profissional, criar diretrizes para a construção de percursos de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no referencial epistemológico da multirreferencialidade e efetivada com a Etnopesquisa Crítica/formação, envolvendo como dispositivos: oficinas formativas, diário reflexivo online e questionários online para feedback referente ao processo formacional. O corpus da análise foi constituído pelo conjunto de informações produzidas com as professoras participantes da pesquisa e as compreensões foram elaboradas com base nos princípios da análise interpretativa. Com as experiências construídas com a pesquisa é possível compreender que na articulação da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com App-learning cada participante pode transformar-se e construir os seus processos de autorização em coautoria com seus pares, em um complexo processo de interação e alteração. O App Banco de Aula Zuppa do Saber revela-se como um dispositivo carregado de potencialidades que reflete no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, oportunizando a mobilização de interatividade e construção de autoria, bem como oportunizando a construção de uma dinâmica hipertextual no processo formacional. O resultado apresentado é uma obra aberta que pretende colaborar com o diálogo acerca de App-learning na formação continuada de professores e, especialmente, despertar interesses para a elaboração de outras experiências formativas.
- ItemAvaliação do ensino médio a distância na educação de jovens e adultos do SESI Bahia(2017-04-18) Freitas, Gisele Marcia de Oliveira; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Amorim, Antonio; Santos, José Jackson Reis dos; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa objetivou-se a analisar a proposta de ensino médio a distância na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Bahia. A questão principal da pesquisa foi sobre a análise dos resultados dos egressos do ensino médio da educação de jovens e adultos a distância do Sesi Bahia e suas contribuições para a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs a: verificar se a EJA a distância possibilitou a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana e seus dependentes e se o programa possibilitou o acesso dos alunos a outros níveis de formação. Para a análise das informações, adotou-se a análise compreensiva-interpretativa das narrativas proposta por Souza (2014) e os princípios da análise contrastiva proposta por Froes (2002). Como caráter autoral, apresenta-se o conceito da 6ª geração da educação a distância, categorizada como geração conectivista, uma vez que possui o conectivismo como base teórica da aprendizagem, tecnologicamente utiliza-se a nuvem e as plataformas digitais e como linguagem privilegia a narrativa transmídia. Os resultados da pesquisa apontaram que os egressos do ensino médio, são, em sua maioria, pessoas sem vínculo empregatício com a indústria, numa proporção de 55% sem vínculo com a indústria e 45% de trabalhadores e dependentes da indústria; sobre os indicadores de resultados de efetividade do ensino médio, os dados apontaram uma taxa de sucesso de 71% de aprovação contra 29% de evasão, dados que revelam que o programa de EJA a distância possui impacto positivo; sobre as possibilidades dos egressos darem continuidade aos estudos, as informações apontaram que 27% dos egressos conseguiram acessar a outros graus de formação em cursos de nível superior e/ou técnico. As (in) conclusões desse trabalho indicaram pontos de melhoria que necessitam ser empreendidos no programa tendo em vista a qualidade do ensino. A pesquisa demonstra melhorias necessárias para o processo de tutoria on-line, traz à tona a necessidade de maior interação aluno-tutor, aluno-aluno, como também sugere a ampliação de recursos educacionais e estratégias de atividades interativas que possibilitem a colaboração e interação on-line entre os alunos.
- ItemCírculos de diálogos e práticas de letramentos com as TIC: saberes, fazeres e interfaces com a EJA(2016-06-27) Souza, Amilton Alves de; Amorim, Antônio; Souza, Lanara Guimarães de; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEste estudo trata dos “Círculos de Diálogos e Práticas de Letramentos com as TIC: Saberes, Fazeres e Interfaces na EJA”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos Analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica influencia na leitura e escrita dos sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para influenciar na leitura e escrita dos sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar o nível de compreensão de leitura e escrita dos alunos no laboratório de informática verificando se o mesmo contribuiu com o Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”; Identificar se o uso do laboratório contribuiu para ressignificar as práticas didáticas e metodológicas; Implementar projeto de intervenção que tenha as TIC como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem da leitura e escrita; Apontar propostas de interface pedagógica associada a tecnologias da informação e comunicação. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualiquantitativa, o estudo também é de natureza descritivo-analítica, optamos por uma instrumentalização do Estudo de Caso, a coleta de informações a forma de como foi elaborada e executada nos deu conta de poder realizar uma análise rigorosa das mesmas. Portanto realizamos: as observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); V e VI CONFINTEAS - Conferência Internacional de Educação de Adultos; Freire (1983; 1987; 1994; 1997); Gadotti (2007); Haddad e Pierro (2000); Oliveira (2007) e Paiva (1987). Para conceituar letramento, leitura e escrita: Carvalho (2010); Cascavel (2007); Cruz (2007); Freitas, Alves e Costa (2007); Garcez (2002); Kleiman (1989; 1995); Neves (2003); Pereira (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Soares (2000). Conceituaremos tecnologia, saberes e TIC: Charlot (2000; 2001); Castells (2001; 2009); Lévy (1993, 1994, 1996 e 2004); Matta (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Santaella (2008); Soares (2002) e outros. A segunda etapa estabeleceu análise das informações a partir dos planos de ensino, Projeto Político Pedagógico - PPP, Regimento Escolar, projetos e cadernetas. A última etapa foi à pesquisa de campo e a implementação do Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”, em seguida a categorização, análise das relações entre os conhecimentos que foram buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos à escola um repensar do currículo, a formação continuada dos professores, a criação de um ambiente virtual de aprendizagem, implantação de práticas dialógicas. Ainda, como resultados obtidos, o projeto de intervenção supracitado pode possibilitar aos sujeitos da EJA novas formas de utilizar as TIC como interfaces pedagógicas, mas desde que se garantam as rodas de conversas, os temas geradores como fundantes no empoderamento e reconhecimento dos saberes e experiências dos sujeitos; participação ativa dos sujeitos tendo a interação, a produção colaborativa e difusão dos saberes.
- ItemDesign cognitivo socioconstrutivista para a produção do conhecimento na educação de jovens e adultos a distância(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-16) Freitas, Gisele Márica de Oliviera; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Barreto, Maria Raidalva Nery; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Mendes, António Manuel QuintasEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver e aplicar um design cognitivo socioconstrutivista para a produção do conhecimento, via TV Web Educativa, para estudantes da educação de jovens e adultos da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon. O objetivo geral desta pesquisa foi promover uma modelagem tecnológica educacional fundamentada nos princípios socioconstrutivistas que contribua para formar os sujeitos da EJA do Antigo Quilombo Cabula. Para a pergunta qual modelagem tecnológica educacional poderá contribuir para formar jovens e adultos do Antigo Quilombo Cabula para o mundo do trabalho? Apresentou-se a solução tecnológica da TV Web educativa. Como resultados, na dimensão da modelagem a proposta articula teoria, contexto e prática dos sujeitos implicados e contribui para o entendimento da importância do contexto dos estudantes da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon para a promoção de práticas pedagógicas de sentido, na dimensão científica a pesquisa promove e dissemina a produção acadêmica sobre design cognitivo socioconstrutivista para a produção do conhecimento por meio de uma solução tecnológica, mais especificamente uma TV Web educativa, além de apresentar uma pesquisa de cunho histórico sobre os Quilombos Urbanos. Na dimensão perspectivas abertas, o caráter iterativo da pesquisa-aplicação possibilita o desenvolvimento de futuros ciclos de aplicação, sendo assim novos temas podem emergir em diálogo com o contexto e os sujeitos da pesquisa. Como método de pesquisa, adotou-se a pesquisa aplicação e as contribuições do socioconstrutivismo para a produção do conhecimento. No referencial teórico, adotou-se Arroyo (2006), Carreira (2014), Di Pierro (2001), Freire (2002; 2016; 2021), Haddad (2000) para a articulação conceitual no campo da educação de jovens e adultos, Gonçalves (2020) para modelagem da TV Web, para as discussões sobre o socioconstrutivismo utilizou-se Matta (2002; 2011; 2014) e Vigotsky (2004; 2007) como suporte teórico para a metodologia pesquisa aplicação utilizou-se Bannan (2018), Gravemeijer (2018), Matta ( 2011), Plomp (2018), Santiago (2018) e Santos (2018).
- ItemA diversidade e o multiculturalismo na educação de jovens e adultos: reflexões sobre a prática pedagógica de professores e professoras(2020-07-20) Peixoto, Fabio; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Costa, Patricia Lessa SantosO presente estudo traz reflexões sobre a prática pedagógica de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos no tocante aos temas: diversidade e multiculturalismo. Partimos do princípio de que a educação é um processo que acontece não somente na escola, mas também na família e na sociedade e por isso, deve ser vista como um processo de socialização mais amplo, englobando valores e uma visão de mundo onde circundam práticas sociais. Adotamos a concepção de multiculturalismo como um princípio da pluralidade de identidades culturais, que tem a heterogeneidade como marca de cada grupo em oposição à padronização e uniformização definidas pelos grupos dominantes. A pesquisa permitiu tecer reflexões sobre a prática pedagógica de professores e professoras no tocante as discussões sobre a diversidade e o multiculturalismo em turmas da Educação de Jovens e Adultos. Nesse interim buscamos compreender como a prática pedagógica de professores e professoras pode potencializar o debate sobre a diversidade e o multiculturalismo na Educação de Jovens e Adultos. Tal objetivo busca responder à questão de pesquisa: Como a prática pedagógica de professores e professoras pode potencializar a discussão sobre a diversidade e o multiculturalismo em turmas da Educação de Jovens e Adultos? Por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos entrevistas semiestruturada e aplicamos um questionário para coleta de informações, que nos permitiu investigar, problematizar e levantar reflexões. Uma breve análise dos resultados alcançados deixa evidente que é fundamental à existência de um ambiente que permita o diálogo e a reflexão sobre os temas recorrentes. No que concerne a discursão sobre diversidade e o multiculturalismo no contexto de sala de aula da EJA, ficou evidente, ser imprescindível que professores e professoras desenvolvam a atividade pedagógica de forma flexível, sempre dando atenção aos acontecimentos, interações e possíveis atitudes preconceituosas que possam se manifestar. Em detrimento disso, jamais se omitir ou ignorar tais manifestações, pelo contrário, deve promover o debate sobre o tema, assim que ele surgir, interrompendo o curso da aula e (re)planejando as próximas, se necessário.
- ItemEducação de jovens e adultos: sentidos da formação a partir da interface do blog(2018-05-17) Almeida, Lucimeire Lobo de Oliveira; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Brito, Talamira Taila Rodrigues; Santos, Jocenildes ZacariasA presente pesquisa, intitulada Educação de Jovens e Adultos: Sentidos da formação a partir da interface do blog, teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao processo formativo, a partir da implementação do projeto de investigação / formação Narrativas de si: Construindo Sentidos à formação. O referido trabalho de dissertação teve o blog como interface pedagógica, mediado por estratégias pedagógicas, as quais possibilitaram aos educandos da pesquisa resgatarem na memória trajetórias de formação escolar, a partir de um olhar retrospectivo e prospectivo, construindo uma visão mais consciente sobre si e sobre o processo de formação em que estão inseridos. Pensando na necessidade de dar visibilidade às vozes dos educandos, através das suas narrativas autobiográficas, esta pesquisa partiu do seguinte questionamento: Quais os sentidos atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de formação escolar vivenciado por eles? O estudo foi realizado em uma escola estadual, localizada no Município de Feira de Santana, com uma abordagem qualitativa, ancorado na pesquisa autobiográfica, tendo como dispositivos de produção de informações as sessões dialogadas e as narrativas escritas no blog. As informações produzidas foram investigadas através da análise interpretativa / compreensiva e os colaboradores da pesquisa foram nove educandos, inseridos na Educação de Jovens e Adultos, no curso Tempo Formativo III: Aprender a fazer, os quais se encontram na faixa etária entre 19 e 40 anos. Tendo em vista compreender os sentidos atribuídos pelos educandos ao processo formativo, esta pesquisa teve como objetivos específicos: analisar a trajetória de formação escolar dos jovens e adultos inseridos no curso Tempo Formativo III: Aprender a fazer; interpretar/compreender, a partir das narrativas autobiográficas dos educandos, os projetos de vida desses após a conclusão do Ensino Médio; e, implementar um projeto de investigação/formação mediado por estratégias pedagógicas que fazem uso do blog como interface pedagógico na construção das narrativas autobiográficas dos educandos. A pertinência da pesquisa ancora-se na possibilidade de investigar o processo formativo desses jovens e adultos a partir da sua concepção, dando visibilidade às vozes dos educandos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A partir da análise das informações produzidas foi possível evidenciar que os jovens e adultos colaboradores da pesquisa apresentam uma trajetória de formação escolar descontínua, sendo que eles atribuem como sentidos para o processo formativo em que estão inseridos: concluir o Ensino Médio; inserir-se no mundo do trabalho; conseguir um emprego melhor; buscar seus direitos; e, ampliar seus conhecimentos para assim mudar sua posição na hierarquia social. Após a conclusão do curso, pretendem se inserir em novos processos formativos e no mundo do trabalho, permitindo-lhes, dessa forma, buscar uma melhor qualidade de vida.
- ItemEducação matemática e o uso da tecnologia da informação e comunicação: possibilidades de resolução de problemas matemáticos na educação de jovens e adultos(2019-12-19) Reis, Naiane de Carvalho; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alves, Érica Valéria; Souza, Lanara Guimarães deEste estudo trata da Educação Matemática e o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como possibilidades de resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como problema da pesquisa apresentou a seguinte questão: Como o uso das TIC pode potencializar a resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos? Em consonância com a problemática o objetivo geral da pesquisa propôs analisar o uso das TIC na resolução de problemas matemáticos na EJA. Os objetivos específicos têm como propósito: Investigar as contribuições da Educação Matemática na resolução de problemas na EJA; Identificar as dificuldades que os estudantes da EJA enfrentam ao utilizar as TIC no processo de ensino aprendizagem. Além disso, apontar propostas pedagógicas em matemática associadas às tecnologias da informação e comunicação. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa e optamos pelo procedimento técnico da pesquisa-ação. A produção de informações da maneira como foi elaborada e executada nos possibilitou a realização de uma análise dos resultados. Para esta análise utilizamos observações, análise documental, oficinas e questionários para posterior tabulação de dados. A pesquisa apresenta resultados satisfatórios em relação a Educação Matemática e uso das TIC: Possibilidades de Resolução de Problemas Matemáticos na EJA e revela-se como importante dispositivo para pesquisas posteriores. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); Freire (1983; 1987; 1994; 1997); Gadotti (2007); Haddad e Pierro (2000); Oliveira (2007) e Paiva (1987). Para conceituar Educação Matemática e Resolução de Problemas: Borges (2010); Borba (1999; 2007); Dante (1995); D´Ambrósio (2005); Fonseca (2005); Onuchic (1999) Silveira (2009); Smole (2001). Conceituaremos tecnologia, saberes e TIC: Bonilha (2012); Brum e Moleri (2010); Kenski (2007); Lévy (1993, 1994, 1999 e 2004); Moran (2009); Soares (2002) Tedesco ( 2004; 2014) e outros. A segunda etapa estabeleceu análise das informações a partir dos planos de ensino, Regimento Escolar e projetos. A última etapa foi a implementação de oficinas para Intervenção sobre o tema Educação Matemática e o uso das TIC: Uma possibilidade de resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Em seguida a análise das relações entre os conhecimentos que foram buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações retornarmos a questão principal como o uso das TIC pode potencializar a resolução de problemas matemáticos na EJA, verificamos o quanto o aplicativo potencializou aos estudantes na resolução dos problemas matemáticos encorajando-os a ver a matemática de maneira lúdica e prazerosa. Possibilitaram também um repensar sobre as TIC e os diversos usos e o MATHWAY motivando-os com um novo olhar sobre a matemática. Sugerimos à escola repensar sobre a aplicação de problemas matemáticos e como o uso das TIC e especificamente o aplicativo MATHWAY podem favorecer práticas inovadoras. Ainda, como resultado obtido foi desenvolvido uma cartilha autoexplicativa para facilitar o uso e possibilitar aos sujeitos da EJA novas formas de utilizar as TIC com participação ativa dos sujeitos tendo a interação, a produção de conhecimento, o acesso e o sucesso desses sujeitos no ambiente escolar.
- ItemA formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: potencialidades para a construção da autoria e produção de recursos educacionais abertos(2019-08) Teixeira, Miriam Santana; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Edméa Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva daCom o advento da cibercultura e da web 2.0, a educação se depara com novos desafios, mas também com potencialidades para que professores e estudantes se percebam como “ciberautorcidadãos”, através da produção colaborativa e difusão de conhecimentos em rede. Neste sentido, esta pesquisa busca resposta para as seguintes questões: como a formação continuada de docentes da educação de jovens e adultos, em Recursos Educacionais Abertos, pode possibilitar a produção/difusão do conhecimento em rede num processo de coaprendizagem e coautoria, para docentes e discentes da EJA? Assim, apresentamos como objetivo geral: compreender as potencialidades da formação continuada de professores da EJA para a produção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos. Os objetivos específicos desta pesquisa são: analisar como os Recursos Educacionais Abertos podem potencializar a produção/difusão do conhecimento em rede em coaprendizagem e coautoria; identificar os saberes docentes para a produção/difusão de conhecimentos em rede; propor a realização de um curso de formação continuada, em serviço, visando que os professores da EJA conheçam as potencialidades das tecnologias para a construção Recursos Educacionais Abertos. A pesquisa adota os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-formação (MACEDO, 2012; SANTOS, E., 2014) multirreferencial (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2004; 2009; FERREIRA, 2019)), considerando o paradigma da complexidade (MORIN, 1996), numa abordagem qualitativa, tendo como estratégias investigativas os grupos dialogais (DOMINGUES. 2006) e as oficinas. O desenho didático e a mediação docente valeram-se dos aplicativos do Google Suíte Educacional e Whatsapp. Seus resultados revelam que a formação continuada em serviço de professores, poderá potencializar a construção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos se for capaz de considerar as especificidades, saberes/fazeres de docentes e discentes da EJA e propiciar uma imersão nas práticas e fenômenos de produção colaborativa da cibercultura.
- ItemA formação dos professores da EJA na perspectiva dos textos visuais(2015) Santos, Gislene Maria Mota dos; Alves, Érica Valéria; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho apresenta um estudo com professores que atuam na EJA de quatro escolas municipais de Jacobina – BA, que se dispuseram a participar de uma formação acerca do recurso aos textos visuais na EJA, compartilhando saberes e experiências, com a finalidade de promover uma reflexão crítica, baseada em referenciais teóricos sobre sua prática. Como dispositivos para coleta de informações durante o processo investigativo, foram selecionados alguns instrumentos considerados fundamentais neste processo: a análise documental, o questionário, além do diário de campo. Na perspectiva da investigação-ação, foram levantadas e planejadas as ações, tendo como referência a linguagem imagética, encontrada em alguns textos midiáticos que se encontram no cotidiano dos alunos. O texto publicitário e o filme-documentário foram os textos visuais priorizados, uma vez que, ocupam um lugar relevante no nosso cotidiano, devido ao seu poder de atratividade, de entretenimento e de informação para os alunos da EJA. As atividades foram planejadas coletivamente, buscando uma abordagem interdisciplinar que pudesse dar conta de contemplar os conhecimentos dos vários componentes; por isso, foram implementadas na sala de aula e avaliadas paulatinamente, conforme os resultados obtidos. O estudo revelou que as escolas oferecem uma diversidade de recursos visuais, contribuindo assim para que o professor possa utilizar os textos visuais para trabalhar os vários conteúdos, embora haja necessidade de um planejamento mais sistemático de atividades com os textos visuais. A formação de professores da EJA merece uma atenção diferenciada, uma vez que, é crescente o número de escolas que oferecem essa modalidade e no currículo dos cursos de licenciatura há carência de disciplinas e atividades que levem o professor a pensar a aprendizagem e o ensino dos alunos jovens e adultos. Espera-se que o presente estudo, possa contribuir para o desenvolvimento de novos estudos e novas pesquisas para o campo da EJA no município de Jacobina - BA.
- ItemGestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA(2015-10) Amorim, Antonio; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alves, Érica ValeriaO livro,'Gestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA', é uma produção do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trata-se de um conjunto de pesquisas realizadas pelos professores, alunos do Programa e especialistas convidados que focaliza a gestão, as políticas públicas e o processo de formação docente, no âmbito da educação contemporânea. É uma publicação que surge da necessidade de se analisar a 'escola brasileira', para torná-la um exemplo no campo dos direitos sociais, na oferta de uma educação igualitária repleta de possibilidades pedagógicas, culturais e psicológicas, para todas as pessoas.
- ItemGestores escolares: a construção de sentidos da inclusão escolar de jovens e adultos na rede municipal de Salvador(2018-11-29) Rocha, Julimar Santiago; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Correia, Patrícia Carla da Hora; Santos, Jocenildes Zacarias; Nunes, Claúdio PintoEste estudo parte da concepção da educação como direito de todos os seres humanos e promove reflexões e discussões a respeito da inclusão de jovens e adultos deficientes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Justifica-se pela relevância na perspectiva de compreender o entendimento de gestores escolares sobre a política de inclusão escolar na rede municipal de ensino. O problema a investigar resume-se em: Quais os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Municipais de Salvador situadas na GRE Cabula que atendem alunos com deficiência? Desta forma, o objetivo geral consiste em compreender os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Municipais de Salvador situadas na GRE Cabula, que atendem alunos com deficiência. Os objetivos específicos procuram identificar as publicações legais que respaldam a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Municipais de Salvador; analisar as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede e as implicações da política de inclusão escolar para a EJA; analisar os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar das pessoas com deficiência na EJA. Os sujeitos que contribuíram para construção desta pesquisa foram vinte e dois gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores) que atuam na Secretaria Municipal de Educação e nas escolas da Gerência Regional de Ensino do Cabula. A abordagem metodológica de pesquisa adotada foi a qualitativa, pautada na pesquisa participante, que envolve seus beneficiários na produção de conhecimentos visando a transformação da realidade. As informações produzidas através de entrevistas, grupo focal, e do projeto de intervenção na forma de encontros dialogais formativos foram interpretadas através da análise interpretativa proposta por Severino (2007). As reflexões apresentadas juntamente com a participação dos sujeitos nos encontros formativos propostos serviram de base para a compreensão dos sentidos que os gestores atribuem à política de inclusão na rede municipal de Salvador. Os achados da pesquisa apontam para sentidos atribuídos à inclusão escolar como um direito, um pertencimento e como fatores essenciais para embasar a formação dos gestores escolares. Já os sentidos relacionados à deficiência revelam conceitos ainda pautados na ótica médica, o que precisa ser repensado. Constituem-se em importante contribuição para reorganização dos sistemas municipais de ensino acerca dos documentos norteadores para a inclusão do jovem e adulto com deficiência nas classes regulares, de forma a propiciar ações contínuas e eficazes para a consolidação de uma escola inclusiva e também incentiva novos estudos voltados para a interface entre EJA, inclusão e políticas públicas.
- ItemInfância, leitura literária e diferenças na experiência educativa de futuras professoras: sentidos que atravessam limites de gênero(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-30) Lima, Lílian Fonseca; Oliveira, Rosemary Lapa de; Beltrão, Lícia Maria Freire; Cardoso, Marilete Calegari; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEsta tese apresenta uma maneira de compreender o saber da experiência educativa ao analisar as relações entre a leitura literária nas diferenças e suas ressonâncias na experiência educativa de futuros docentes. Esta experiência constrói saberes – se for apresentada numa dimensão para além da teoria e prática – pensados em sua inovação, resultam um novo conhecimento disparado pelo texto literário para infância, de modo a promover reflexão sobre os sentidos de um texto de literatura para quem o experienciou. A partir de um enfoque transdisciplinar e orientada por uma perspectiva discursiva, são apresentadas as possibilidades de compreensão da problemática a partir das contribuições teóricas de diferentes áreas do saber como a Formação docente, Literatura, Análise do Discurso Francesa e os Estudos de Gênero. A aposta é de que a experiência educativa subsidiada pelo conhecimento com as diferenças é o que lhe dá sua urdidura e perspectivas como num caleidoscópio. Constituída pela trama de fios dos discursos que se conectam a ela para: a) questionar a ausência de textos na literatura para infância que aborde questões de gênero e sexualidade; b) proporcionar a efetiva vivência de textos ficcionais que apresentam um outro viés para pensar a leitura literária; c) experimentar possibilidades afetivas, teóricas e práticas permita que se possa anunciar possibilidades de uma educação partindo dela. Para tanto, foram desenvolvidas através do Círculo de Experiência Literária alternativas para pensar a experiência educativa, a partir das bases teóricas de Contreras Domingo; Pérez de Lara (2010), Contreras Domingo (2013) e Larrosa (2019, 2004); Oliveira (2019, 2018), Orlandi (1987, 2007) para pensar a leitura e o campo discursivo; e dos estudos de Louro (1997, 2000, 2013); Débora Britzman (1996, 2009); bell hooks (2016, 2013) para abordar as diferenças de gênero e sexualidade e pensar a experiência literária por outra lógica. As colaboradoras da pesquisa foram graduandas concluintes do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado Bahia, no Campus I. É uma pesquisa qualitativa pautada na etnopesquisa implicada de Macedo (2012), de natureza interpretativa, que coloca em evidência a leitura e a expressão do repertório formativo experimentado nas etapas empíricas Arqueologia literária e Horizontes literário, do dispositivo Círculo de Experiência Literária. O corpus de análise foi constituído das narrativas/textos das colaboradoras na experiência do círculo. Para análise e interpretação do corpus, buscou-se inspiração no campo da Análise do Discurso tomando por foco os estudos de Eni Orlandi numa interface com os estudos em Educação e das diferenças de gênero e sexualidade. Como principais resultados decorrentes da experiência educativa no Círculo de Experiência Literária, destacou-se a potência formativa das leituras, impactando positivamente para a construção e (re)significação de saberes profissionais, do mundo e de si mesmo, despertando a criticidade, o olhar para outras realidades com vistas a quebra de paradigmas e a necessidade desse saber se constituir parte integrante dos currículos formativos.
- ItemInovação das práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos - EJA(2021-12-17) Carmo, Adriana Cecília Correia do; Zacarias, Jocenildes; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Freitas, Kátia Siqueira deA questão que norteou este estudo foi traçada para saber: de que maneira as escolas que ofertam a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão inovando em suas práticas pedagógicas? O objetivo principal foi compreender as formas de inovação inscritas nas práticas pedagógicas de professores, coordenadores e gestores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Salvador-BA. Com abordagem qualitativa e ancorado no dispositivo estratégico da pesquisa de campo, utilizou-se da observação participante como meio possível para a compreensão das relações no contexto das escolas. A amostragem da investigação foi constituída por 09 (nove) professoras, 03 (três) coordenadores pedagógicos e 05 (cinco) gestores escolares, em 03 (três) escolas no município de Salvador-BA. Utilizamos como instrumentos para a coleta dos dados questionários semiestruturados em formulário digitalizado, entrevistas realizadas pela via online e consultas aos documentos das escolas de forma semipresencial. Para tratar das categorias discutidas nesse trabalho, abordamos as construções teóricas sobre a inovação educacional e EJA, dialogamos com Hernández (2000), Cunha (2001), Carbonell (2002), Abramovay (2004), Libâneo (2004), Freire (2014), Amorim (2017), Arroyo (2017). Para análise dos dados, nos valemos da teorização do Método de Explicitação do Discurso Subjacente de Nicolaci-da-Costa (2007). Consideramos que: existem concepções e práticas pedagógicas inovadoras diversificadas nas escolas da EJA, sendo que essa condição pode ser observada confrontando as narrativas com os indicadores teóricos presentes neste estudo, como: clima favorável à cultura da inovação a partir do exercício democrático para tomada de decisões nessas escolas; escuta das necessidades dos estudantes e atendimento individualizado, desenvolvimento de projetos temáticos com geração de produto e renda, mudança de mentalidades e posturas para um fazer pedagógico inovador; disposição pessoal para o trabalho colaborativo na identificação dos problemas e para o planejamento de ações de permanência dos estudantes, também pela via das TIC. Todavia, foram constatados desafios para a consolidação das inovações descritas pelos educadores, como: a descontinuidade dos investimentos em Políticas Públicas formativas, de ordem financeira, relacional e cultural para apoiar as gestões das escolas na qualificação dos processos da EJA, principalmente na atual realidade exposta pela pandemia, quando a democratização do acesso à internet e o aprimoramento das equipes para o uso de tecnologias digitais poderiam ter incluído os estudantes e minimizado os prejuízos causados em suas aprendizagens.
- ItemInovação das práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos - EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-17) Carmo, Adriana Cecília Correia do; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Freitas, Kátia Siqueira deA questão que norteou este estudo foi traçada para saber: de que maneira as escolas que ofertam a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão inovando em suas práticas pedagógicas? O objetivo principal foi compreender as formas de inovação inscritas nas práticas pedagógicas de professores, coordenadores e gestores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Salvador-BA. Com abordagem qualitativa e ancorado no dispositivo estratégico da pesquisa de campo, utilizou-se da observação participante como meio possível para a compreensão das relações no contexto das escolas. A amostragem da investigação foi constituída por 09 (nove) professoras, 03 (três) coordenadores pedagógicos e 05 (cinco) gestores escolares, em 03 (três) escolas no município de Salvador-BA. Utilizamos como instrumentos para a coleta dos dados questionários semiestruturados em formulário digitalizado, entrevistas realizadas pela via on line e consultas aos documentos das escolas de forma semipresencial. Para tratar das categorias discutidas nesse trabalho, abordamos as construções teóricas sobre a inovação educacional e EJA, dialogamos com Hernández (2000), Cunha (2001), Carbonell (2002), Abramovay (2004), Libâneo (2004), Freire (2014), Amorim (2017), Arroyo (2017). Para análise dos dados, nos valemos da teorização do Método de Explicitação do Discurso Subjacente de Nicolaci-da-Costa (2007). Consideramos que: existem concepções e práticas pedagógicas inovadoras diversificadas nas escolas da EJA, sendo que essa condição pode ser observada confrontando as narrativas com os indicadores teóricos presentes neste estudo, como: clima favorável à cultura da inovação a partir do exercício democrático para tomada de decisões nessas escolas; escuta das necessidades dos estudantes e atendimento individualizado, desenvolvimento de projetos temáticos com geração de produto e renda, mudança de mentalidades e posturas para um fazer pedagógico inovador; disposição pessoal para o trabalho colaborativo na identificação dos problemas e para o planejamento de ações de permanência dos estudantes, também pela via das TIC. Todavia, foram constatados desafios para a consolidação das inovações descritas pelos educadores, como: a descontinuidade dos investimentos em Políticas Públicas formativas, de ordem financeira, relacional e cultural para apoiar as gestões das escolas na qualificação dos processos da EJA, principalmente na atual realidade exposta pela pandemia, quando a democratização do acesso à internet e o aprimoramento das equipes para o uso de tecnologias digitais poderiam ter incluído os estudantes e minimizado os prejuízos causados em suas aprendizagens.
- ItemJogos educativos online: possibilidades e desafios para a aprendizagem dos estudantes da EJA(2021) Pereira, Rose Santos de Jesus; Ferreira, Maria da Conceição AlvesApresentedissertaçãoabordao tema jogosdigitaiseEJAetempor títuloJogos EducativosOnline:possibilidadesedesafiosparaaaprendizagemdosestudantesda EJA. Ela possibilitará análises e reflexões sobre a utilização de estratégias envolvendo jogoseducativosonlineematividadespedagógicasrealizadasnasaulas etema finalidadedeverificaroseguinteproblema:Comoosjogoseducativosonline podem potencializarasaprendizagensdosestudantesdaEJA?Ematendimentoa essa propostadetrabalho,oobjetivogeral serácompreendercomoos jogoseducativos onlinepodempotencializaraaprendizagemdosestudantesdaEJA.Empregamosa Etnopesquisa Crítica/Formação enquanto abordagemmetodológica da pesquisa, sendo intermediada por uma perspectiva qualitativa, emqueopesquisador tem contatodiretocomoscolaboradores/participantesda investigação imersosemseu ambiente,nãoosolhandodefora,massim,envolvendo-osnoestudo, favorecendo com que se tornemcoparticipes do processo. Os apanhados dessa pesquisa revelaramqueosjogoseducativosonline,quandoutilizadosdeformaadequada,se constituemenquantomecanismos quepodemfavorecer oprocessodeensinoe aprendizagemdosestudantesdaEJA,contribuindoparaaformaçãodopensamento crítico.Eles têmpotencial paracooperarcomodesenvolvimentodosreferidoshaja vistaque fomentamaconstruçãocoletivadesaberes,desenvolvemacriatividade, possibilitamoprocessodeautoriaecolaboração tantodeestudantesquantode professores.Oacessoaoconhecimentodemaneiracontextualizada,participativae crítica, possibilita que os sujeitos da EJA possamavançar emseus estudos, desenvolvendoascapacidadesnecessáriasaoseudesenvolvimentocontínuoeisso está intrinsecamente relacionadoaoprocessode formação inicial econtinuadade professores,queseconstitui emcondição importanteparaaocorrênciadepráticas pedagógicasdemaisqualidadeequeatendamàsnecessidadesdossujeitosdaEJA. Identificamos carências e fragilidades na oferta e desenvolvimento do processo formativo de professores, sobretudo, para aEJA, pois oque vislumbramos são formações aligeiradas, descontextualizada e com baixaoferta. Do mesmo modo, percebemos ausência e/ou insuficiência na preparaçãode professores para a utilização dos jogos digitais como estratégias pedagógicasnas salas de aula. Propusemos como produto final a formação em serviçodos docentes que atuam na escola, nas turmas de EJA, a fim de que possam desenvolveraulas que tenham como estratégia metodológica, o uso dos jogos educativosonline. Apresentedissertaçãoabordao tema jogosdigitaiseEJAetempor títuloJogos EducativosOnline:possibilidadesedesafiosparaaaprendizagemdosestudantesda EJA. Ela possibilitará análises e reflexões sobre a utilização de estratégias envolvendo jogoseducativosonlineematividadespedagógicasrealizadasnasaulas etema finalidadedeverificaroseguinteproblema:Comoosjogoseducativosonline podem potencializarasaprendizagensdosestudantesdaEJA?Ematendimentoa essa propostadetrabalho,oobjetivogeral serácompreendercomoos jogoseducativos onlinepodempotencializaraaprendizagemdosestudantesdaEJA.Empregamosa Etnopesquisa Crítica/Formação enquanto abordagemmetodológica da pesquisa, sendo intermediada por uma perspectiva qualitativa, emqueopesquisador tem contatodiretocomoscolaboradores/participantesda investigação imersosemseu ambiente,nãoosolhandodefora,massim,envolvendo-osnoestudo, favorecendo com que se tornemcoparticipes do processo. Os apanhados dessa pesquisa revelaramqueosjogoseducativosonline,quandoutilizadosdeformaadequada,se constituemenquantomecanismos quepodemfavorecer oprocessodeensinoe aprendizagemdosestudantesdaEJA,contribuindoparaaformaçãodopensamento crítico.Eles têmpotencial paracooperarcomodesenvolvimentodosreferidoshaja vistaque fomentamaconstruçãocoletivadesaberes,desenvolvemacriatividade, possibilitamoprocessodeautoriaecolaboração tantodeestudantesquantode professores.Oacessoaoconhecimentodemaneiracontextualizada,participativae crítica, possibilita que os sujeitos da EJA possamavançar emseus estudos, desenvolvendoascapacidadesnecessáriasaoseudesenvolvimentocontínuoeisso está intrinsecamente relacionadoaoprocessode formação inicial econtinuadade professores,queseconstitui emcondição importanteparaaocorrênciadepráticas pedagógicasdemaisqualidadeequeatendamàsnecessidadesdossujeitosdaEJA. Identificamos carências e fragilidades na oferta e desenvolvimento do processo formativo de professores, sobretudo, para aEJA, pois oque vislumbramos são formações aligeiradas, descontextualizada e com baixaoferta. Do mesmo modo, percebemos ausência e/ou insuficiência na preparaçãode professores para a utilização dos jogos digitais como estratégias pedagógicasnas salas de aula. Propusemos como produto final a formação em serviçodos docentes que atuam na escola, nas turmas de EJA, a fim de que possam desenvolveraulas que tenham como estratégia metodológica, o uso dos jogos educativosonline.
- ItemLetramento digital na educação de jovens e adultos: Colégio Estadual Daniel Lisboa – Salvador, Bahia(2020) Carneiro, Rany de Fátima Saldanha; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Edmea Oliveira; Santos, Jocenildes ZacariasA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação que foi criada para promover possibilidades para aqueles que em algum momento de seu itinerário escolar não tiveram seus direitos respeitados pela situação de desigualdade social que vivemos. O educando da EJA necessita expandir seus horizontes, dentro da dinâmica educacional, voltando-se para a inclusão digital, que o fortalecerá para situações que possa vir a enfrentar além dos muros da escola, proporcionando a inclusão social. Na perspectiva do letramento digital, essa tendência pode ser potencializada no processo da aprendizagem a partir das necessidades tecnológicas da contemporaneidade. No entanto, apesar de existirem dispositivos tecnológicos, a exemplo dos Chromebooks e da Sala de Aula Virtual no lócus desta pesquisa, no Colégio Estadual Daniel Lisboa, tais dispositivos não estão sendo utilizadas por discentes e docentes como meios de fortalecimento e estruturação da aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho foi investigar quais as possibilidades das práticas e eventos de letramento digital para a formação dos educandos da EJA. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar as práticas e eventos de letramento digital da EJA e propor alterações no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar a partir da pesquisa. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, sendo que, como procedimento técnico, utilizou-se a pesquisa-formação. Foram estruturados dois momentos de análises. No momento 1, fez-se um período de observação e reconhecimento dos educandos no ambiente digital, ou seja, no acesso ao e-mail institucional (e-nova); no momento 2, realizou-se oficinas para formação dos educandos visando o uso do dispositivo Sala de Aula Virtual, um aplicativo da Google. A pesquisa fez emergir a necessidade de promover práticas de letramento digital para os discentes da EJA e a efetiva utilização do email institucional, além dos aplicativos nele existentes, bem como a não utilização por boa parte dos docentes. A partir deste estudo foi apresentado como produto final uma alteração no Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, lócus da pesquisa, tendo como sugestão iniciar o ano letivo utilizando o e-mail e-nova, o ambiente virtual, bem como estabelecer que o projeto do primeiro trimestre fosse trabalhado neste mesmo ambiente para que proporcione a utilização daqueles dispositivos (Chromebooks) e aplicativos. Aliado a isso, sugere-se que o PPP venha orientar os docentes nas práticas e eventos de letramento digital a fim de que possam promover a efetiva utilização dos pressupostos acima a todos os discentes matriculados na escola.
- ItemLetramento digital: contribuições para potencializar a aprendizagem em leitura e escrita na EJA(2016-12-15) Gonçalves, Paulo César da Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Oliveira, Maria Olivia Matos; Silva, Obdália Santana FerrazNesta pesquisa intitulada Letramento digital: contribuições para potencializar a aprendizagem em leitura e escrita na EJA, partimos da concepção da Educação Online como potencializadora de aprendizagens, com ênfase na modalidade Semipresencial, tomando como parâmetro as atividades educacionais fomentadas nos encontros presenciais e online com discentes da EJA. Como objetivo geral, buscamos compreender como os conhecimentos relativos à leitura e à escrita, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle, em atividades semipresenciais, potencializaram a aprendizagem na EJA. Como objetivos específicos, procuramos investigar, através das práticas de leitura e da escrita, no ambiente virtual de aprendizagem, se os alunos da EJA, constroem autonomia leitora; também identificar ações colaborativas e interativas, nas atividades de leitura e de escrita desenvolvidas no AVA, pelos alunos da EJA; apresentar, por meio de uma pesquisa aplicada, o quanto a aprendizagem pode significar transformação coconstruída, a partir de novos desafios, a exemplo de atividades no AVA. Ademais, criar ações pedagógicas que possam resultar em aprendizagens, por meio da interatividade proporcionada pelas interfaces de conteúdo e de comunicação do AVA. A questão-problema desta pesquisa foi: como os conhecimentos relativos à leitura e à escrita, através Moodle, potencializam a aprendizagem na EJA? Os capítulos foram fomentados e construídos acerca de concepções de Educação Online, modalidade semipresencial, práticas de letramentos, história da EJA, suas implicações e possibilidades de mudanças através de práticas pedagógicas engajadas como políticas públicas no viés do autor Paulo Freire. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, em Lauro de Freitas, Bahia. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e seis alunos da turma III, do 3º Tempo Formativo, Eixo 6, do Ensino Médio, da área do conhecimento em Humanas. A abordagem metodológica de pesquisa contemplou as análises qualitativa e quantitativa, pela instrumentalização do estudo de caso. Como base teórica, exploramos e entrecruzamos vários caminhos, a saber: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online, (FERREIRA, 2008); possibilidades de leitura e produção textual nos cenários digitais (SILVA, 2006); perfil cognitivo do leitor imersivo (SANTAELLA, 2004); cenário, formação e questões didático-metodológicos da Educação Online (SILVA, PESCE & ZUIN, 2010); interatividade em sala de aula (SILVA, 2014); inclusão digital (BONILLA e PRETTO, 2011); letramentos sociais (STREET, 2014); multiletramentos e TIC na escola (ROJO, 2013); hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos (ROJO & BARBOSA, 2015), entre outros. Como resultado, percebemos que as categorias Educação online, interatividade, cocriação, inteligência coletiva, intratextos e hipertextos foram fundantes para a potencialização da leitura e escrita no AVA pelos estudantes da EJA. Ratificamos, também, que as práticas e os eventos dos multiletramentos escolares e não escolares são imprescindíveis à formação daqueles sujeitos. Notamos, ainda, que os discentes desenvolveram autonomia na coletividade, ao construírem, no AVA, textos com unidade em diversas interfaces, a exemplo do wiki, do fórum e do chat. Além disso, vimos que as aulas dialógicas, com ênfase no bidirecionamento emissor/receptor, são empoderadoras. Ademais, percebemos que os sujeitos, desta pesquisa, tiveram voz em todos em espaços comunicativos, descortinando, assim, a teoria de comunicação funcionalista que postula a comunicação como via de mão única.
- ItemMovimentos de humanização na formação profissional em um Curso de Medicina(2020-10-27) Andrade, Luciene Lessa; Sitja, Liege Maria Queiroz; Soares, Sandra Regina; Reis, Leonardo Rangel dos; Nascimento, Cristiane Santos; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEsta pesquisa se insere no campo de formação do profissional de saúde e versa sobre movimentos de humanização na formação profissional em um curso de Medicina. A humanização na formação do profissional médico tem sido tema crescente de pesquisas, inclusive pelo humanismo estar preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender os sentidos que os professores do componente curricular Humanismo, Epistemologia, Psicologia e Ética Médica do curso de Medicina elaboram para a humanização como fundamento formativo. Para tanto, trouxe três questões de pesquisa: Como os docentes participantes da pesquisa concebem o profissional de medicina humanista? Quais intencionalidades se manifestam na prática pedagógica dos docentes do componente Humanismo, Epistemologia, Psicologia e Ética Médica na formação dos profissionais de medicina? Como percebem o papel do docente e sua colaboração para a formação profissional de médicos humanistas? O referencial teórico desta pesquisa contemplou reflexões sobre a saúde como campo de forças na concepção de Ser Humano na contemporaneidade, sobre o humanismo na formação do profissional médico e valores e atitudes requeridos para a formação médica, com base em autores como Tim Ingold (2019), Hans Jonas (2006), Manen (1998), Byung-Chul Han (2017), Soares, Fornari e Machado (2017), Trillo (2000), Pozo e Crespo (2009) e Rios (2009). Como caminho metodológico, este estudo envolveu uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa de análise. Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada, constituída com temas abertos aplicados a sete professores do componente curricular de Humanismo, do curso de Medicina de uma IES privada da cidade de Salvador, Bahia. Através desse estudo, pude considerar que o longo caminho percorrido na formação do profissional médico se faz pela construção de conhecimentos compartilhados nas relações pedagógicas, em que os professores, suas motivações e subjetividades determinam sua potência para mudar valores e atitudes na formação do profissional médico. Os professores sempre podem criar movimentos capazes de envolver e apresentar novas formas de caminhar, sendo importante perceber que as intenções iniciais do estudante de Medicina não sejam sufocadas por uma prática com ênfase na doença. É necessário e possível desenvolver uma formação através de atos pedagógicos que envolvam empatia, respeito e solidariedade. Só é possível construir a humanização da relação médico-paciente começando pela humanização na relação professor-estudante. Professores compreendem o sentido dos movimentos de humanização e percebem como a inserção do humanismo na formação médica é importante, mas estamos, enquanto área de saúde, apenas no início da inserção do humanismo na formação. A formação representa a esperança de potencializar os anseios de todos quanto à formação de um profissional humanizado e, portanto, quanto à produção de saúde com atenção e gestão humanizadas.
- ItemA pedagogia dos multiletramentos por uma práxis pedagógica na formação de professores(2021-09-30) Brotas, Josiane Argolo; Silva, Obdália Santana Ferraz; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Anecleto, Úrsula Cunha; Boas, Fabiola Silva de Oliveira VilasEste estudo tempor objetivo compreender como osmultiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, poderão, a partir da formação docente, potencializar a ação sociopolítica dos professores, visando a uma práxis pedagógica. Compreendendo a importância da discussão sobre as potencialidades dos diversos letramentos ligados a contextos socioculturais específicos, esta pesquisa propõe a seguinte questão: comoos multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, podempotencializar a práxis pedagógicadosprofessoresedasprofessorasdosAnosIniciaisdoEnsinoFundamentalda Escola Normal de Camaçari?Trata-sedeumadiscussãoereflexãosobreaformaçãode professoresnoâmbitodaculturadigital, buscandoampliar odebatesobredemandasdo ensino e aprendizagem relevantes na sociedade atual. Abase teórica deste estudo é constituídapeladiscussãodasseguintestemáticas:multiletramentos; tecnologiasdigitais;a práxis pedagógica, ação sociopolítica e a formação de professor. A abordagem metodológicaénorteadapelospressupostosdapesquisacolaborativa,umadasvertentesda pesquisaqualitativa.Osresultadosdestapesquisademonstramqueotrabalhopedagógico orientadopelosmultiletramentos, ampliadospelas tecnologiasdigitais,aindaéumdesafio na formaçãodeprofessores.Aconstruçãodepropostasdidático-pedagógicas, sustentadas nospilaresdapedagogiadosmultiletramentoscontribuiparaqueprofessorascolaboradoras reflitamsobre a importância de se debater emsala deaulaquestões sociais e sobrea emergênciasdenovos aprendizados ea ressignificaçãodaspráticasdeensino.Portanto, concluímosqueumaeducaçãoqueatendaàsnovasdemandasdasociedadeéconstruída comuma formaçãodocentevoltadaparapráxispedagógicacomoaçãosociopolíticade transformação. Portanto, urgeacriaçãodeespaços formativosquepotencializemaação sociopolítica do professor e propiciem a sua atuação como agente de letramento e intelectual transformador.
- ItemPermanência Escolar: desafios na educação de pessoas jovens e adultas(2018-03-02) Oliveira, Isaura Francisco de; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dosA presente dissertação intitulada “Permanência Escolar: desafios na educação de pessoas jovens e adultas.” possibilitou reflexões sobre a educação de pessoas jovens e adultas e a permanência, na escola. Escrita no âmbito das pesquisas (auto) biográficas apresenta como questão inicial da pesquisa quais os desafios da permanência na escola na educação de pessoas jovens e adultas? O objetivo geral constituiu em compreender os desafios da permanência na escola na educação de pessoas jovens e adultas. Os objetivos específicos da pesquisa buscaram: identificar as singularidades dos sujeitos da EJA, na escola pesquisada, no Município de Riacho de Santana; Compreender o que dizem os colaboradores da pesquisa sobre as implicações da permanência nessa modalidade educativa; Identificar os motivos pelos quais os sujeitos da Epja permanecem na escola; Identificar as perspectivas desses sujeitos em relação à escola; Identificar, que aspectos podem contribuir para a permanência nessa modalidade educativa. Os colaboradores são doze estudantes da Epja, sendo nove jovens e três adultos, com mais de três anos de escolarização na Epja. Teoricamente, o trabalho apoiou-se em estudos que abordam categorias como educação de jovens e adultos, permanência, pesquisa (auto) biográfica e projetos de vida. O trabalho apoiou-se ainda, nas teorias sociais, abordando brevemente o capital social e cultural. Metodologicamente o estudo ancora-se na pesquisa qualitativa com a utilização da abordagem (auto) biográfica, priorizando as oficinas formativas interpretativas, inspiradas nos ateliês biográficos de pesquisa, para produção das informações. As oficinas possibilitaram emergir algumas noções subsunçoras, que foram agrupadas em três unidades temáticas: a referência da família e contextos familiares; a relação com a escola e o ingresso na educação de pessoas jovens e adultas; Saberes construídos na escola, no cotidiano de jovens e adultos. Para fundamentar o processo de produção e análise das informações, utilizei a análise compreensivainterpretativa e política de sentido, proposta por Souza. No processo de compreender os desafios da permanência na escola na educação de pessoas jovens e adultas, a pesquisa evidenciou que a aprendizagem é um dos aspectos que propicia a permanência, pois a escola passa ter significado a partir do momento em que o aluno começa a aprender e percebe a importância dos estudos para melhoria das condições de vida, para ter um emprego melhor, para ser sujeito de sua própria história e realizar os tão sonhados projetos de vidas. A aprendizagem e o empoderamento alimentam o sonho e criam condições para que os projetos de vida possam se tornar realidade. A pesquisa constitui-se em uma contribuição à Educação de Pessoas Jovens e Adultas, na medida em que apresenta elementos para se pensar princípios que visem à permanência de jovens e adultos na escola.