Navegando por Autor "Ferreira, Mário de Jesus"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA evasão acadêmica no curso de licenciatura em matemática na UNEB/CAMPUS II(2022-09-01) Soares, Arisson Silva de Souza; Santana, Erivelton Nonato de; Ferreira, Mário de Jesus; Paixão, Alexsandro Figueiredo daA evasão no sistema de Ensino Superior tornou-se um problema na educação brasileira, principalmente na área das Ciências Exatas. Como consequência atinge as áreas de atuação no mercado de trabalho, pela falta de profissionais devidamente qualificados, e carência de projetos de pesquisa, que têm por finalidade contribuir para o desenvolvimento social. Vários fatores podem acarretar a evasão nas Instituições de ensino superior como: a falta de assistência estudantil de qualidade, fatores psicológicos e pedagógicos estão presentes na literatura como fatores cruciais no aumento de egressos nas universidades. Diante dessa realidade, o presente trabalho busca entender as razões que impulsionam a evasão, mais especificamente no Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), da UNEB Campus II/Alagoinhas, bem como contribuir para a comunidade acadêmica refletir sobre a compreensão desse fenômeno. Destacamos a evasão acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus II/Alagoinhas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), visando refletir sobre as causas desse fenômeno e discutir possíveis alternativas para amenizar a ocorrência desse fenômeno na comunidade acadêmica em destaque. Para isso foi feita pesquisa bibliografia e documental, com dados fornecidos pelo MEC/INEP, além de coleta de dados junto à secretaria acadêmica do curso para diagnosticar o fenômeno. Foi feita também a aplicação de um questionário para traçar o perfil desses estudantes e investigar as possíveis causas da evasão. Os resultados dos dados mostram que o fenômeno ocorre em índices elevados na UNEB campus II, confirmando as análises feitas na pesquisa documental e bibliográfica. Chegamos à conclusão que é importante discutir, refletir e tentar solucionar o problema de maneira urgente na instituição efetivando assim os investimentos dos recursos públicos para uma educação de qualidade e o desenvolvimento do país.
- ItemA importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)(2021-02-01) Cruz, Matheus Marcos de Brito da; Ferreira, Mário de Jesus; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Melo, Válber Márcio de ArgoloO presente trabalho investigou, em uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a importância de aliar o ensino às situações que fazem parte do cotidiano do estudante. O objetivo foi construir uma sequência didática, para o ensino da circunferência, usando como organizador prévio o GPS. Com uma visão baseada na teoria de David P. Ausubel sobre aprendizagem significativa, buscamos mostrar pontos de vista a serem explorados pelo educador para a condução do processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar e relacionar as teorias dos principais autores e teóricos que abordam o conceito da aprendizagem significativa e suas implicações. Para este momento foi escolhido a tecnologia utilizada no Sistema de Posicionamento Global (GPS), envolvendo o conceito de trilateração e os aspectos geométricos contidos no processo de localização. Utilizando o software GeoGebra como recurso auxiliar para o ensino do tópico circunferência de geometria analítica, foi construída uma sequência didática para exemplificar a contextualização do conteúdo de matemática com a tecnologia utilizada no GPS. Com os efeitos da pandemia e alguns aspectos relacionados aos cronogramas escolares, a aplicação da sequência só será possível no próximo ano, quando a mesma será efetivamente testada e melhorada a partir dos resultados obtidos. Apesar disso, a discussão acerca do tema promove uma reflexão sobre o papel dos organizadores prévios na construção de pontes entre os conteúdos a serem apresentados e a identidade cognitiva do estudante, na expectativa de que esse conteúdo novo possa adquirir significado na sua estrutura cognitiva.
- ItemOs Três Momentos Pedagógicos na Problematização da Iluminação Pública da Cidade do Salvador: Um Caminho para a Inserção do Conceito de Fotocondutividade no Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Silva, Rogério Santos da; Hohenfeld, Dielson Pereira; Jesus, José Carlos Oliveira de; Pereira, Marildo Geraldête; Ferreira, Mário de JesusA inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio deve ocorrer com o protagonismo efetivo dos professores de física da educação básica e mediada por intervenções didáticas que modifiquem a práxis em sala de aula. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma proposta de ensino para o nível médio sobre o conceito de fotocondutividade suleada nos três momentos pedagógicos e na problematização da iluminação pública da cidade do Salvador, aplicar e relatar as suas contribuições. A questão que orientou o trabalho foi: Como os três momentos pedagógicos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem e a inserção de conceitos da FMC na educação básica, a partir do estudo do conceito de fotocondutividade? O método de pesquisa adotado na investigação é o estudo de caso descritivo, no qual se busca, por meio da descrição, interpretação e análise dos dados coletados durante a aplicação, evidenciar as contribuições da intervenção suleada nos três momentos pedagógicos como estratégia didática potencialmente problematizadora na inserção, no ensino e na aprendizagem de conceitos da FMC. Os dados foram coletados de duas formas: anotações dos diálogos que ocorreram nas aulas no diário de bordo e as respostas das atividades e avaliações aplicadas. Com base na análise dos dados coletados e no relato da aplicação da proposta de ensino, concluiu-se que a proposta apresentou algumas contribuições: a dialogicidade em sala de aula que proporcionou o compartilhamento de significados em torno dos conceitos físicos estudados, a problematização inicial da proposta se caracterizou por apresentar uma situação-problema que mostrou-se significativa para os estudantes, as atividades, o texto de apoio e a aplicação do conhecimento evidenciaram como os estudantes se envolvem com o objeto de estudo, de modo que esses resultados elucidaram como a dinâmica dos três momentos pedagógicos contribui, enquanto uma práxis problematizadora, na inserção e no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da FMC na educação básica.