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Navegando por Autor "Ferreira, Lais Alves"

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    Luz, câmera, reflexão: o cinema como aliado no ensino de sociologia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Ferreira, Lais Alves; Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Silva, Antônio Cosme Lima; Vieira, Regina Lúcia Bastos
    Esta pesquisa discute o uso do cinema, enquanto ferramenta pedagógica, para o ensino de Sociologia na Educação Básica, com foco especial na análise do filme Central do Brasil. Nesse contexto, questionamos: Qual é a contribuição que o uso de filmes enquanto ferramenta pedagógica pode trazer para o ensino de Sociologia na Educação Básica? Como o filme Central do Brasil (1998) apresenta perspectivas sociais para discutir a formação crítica do sujeito? Busca-se analisar como o cinema pode contribuir para assimilação dos conteúdos de sociologia no ensino médio e como o filme Central do Brasil (1998) apresenta perspectivas que podem contribuir para a formação crítica do educando. Investigou a maneira como o cinema pode tornar as aulas de Sociologia mais dinâmicas, significativas, conectadas à realidade dos estudantes; como o uso de filmes poderá contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, da reflexão social e da empatia entre os alunos e, ainda, propõe práticas pedagógicas, com a utilização do filme citado. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental e numa perspectiva crítica da cultura visual. A metodologia apoiou-se na análise fílmica, articulada a práticas pedagógicas antes, durante e após a exibição do filme, valorizando a mediação do professor e o engajamento sensível dos estudantes. Os resultados mostraram que o cinema, quando planejado de forma intencional e pedagógica, constitui um recurso potente para conectar os alunos às questões sociais e estimular a imaginação sociológica. O uso de filmes torna as aulas mais envolventes e significativas, amplia o repertório cultural dos estudantes e favorece a empatia ao permitir que se coloquem no lugar do outro. Em particular, a narrativa sensível e simbólica de Central do Brasil possibilitou discussões sobre desigualdade social, cidadania, afetos, abandono e solidariedade, ajudando os educandos a refletirem sobre a sociedade e sobre si mesmos como sujeitos sociais. Conclui-se que o cinema pode ser uma ponte entre a experiência cultural dos alunos e os conteúdos da Sociologia, ampliando horizontes e promovendo uma aprendizagem mais humana e contextualizada. Além disso, destaca-se o papel do professor como mediador capaz de articular as linguagens midiáticas aos objetivos formativos da disciplina, transformando a escola em um espaço de reflexão crítica e construção coletiva do saber.
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