Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Lúcia Gracia"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Professoras da zona rural: formação, identidade, saberes e práticas
    (2010-02-22) Ferreira, Lúcia Gracia; Souza, Elizeu Clementino de; Werle, Flávia Obino Corrêa; Maheu, Cristina Maria d´Ávila Teixeira ; Adriana, Jane
    A pesquisa objetiva analisar quem é o professor da zona rural, a partir de princípios como formação, identidade profissional, saberes e prática pedagógica. Optei pela pesquisa qualitativa, com ênfase na abordagem biográfica e no método das histórias de vida, tendo em vista apreender percursos de vida-formação de professores rurais do município de Itapetinga, Bahia. Entrevistas narrativas, memoriais de formação, observações, diário de campo, questionários e análise documental configuram-se como fontes da presente pesquisa, que investigou o processo de rememoração, centrando-se nos sentidos que os sujeitos atribuem a sua vida e as experiências identititárias e subjetivas, expressas nos diferentes textos narrativos. O trabalho evidenciou que ao falar de si o sujeito entra em contato com suas experiências formadoras e expressa-as nas narrativas (auto) biográficas. Como resultados mais significativos estão às dificuldades que as professoras enfrentam para desenvolverem suas práticas pedagógicas no contexto rural, o fato de não terem formação inicial nem continuada para atuarem nas classes multisseriadas e de estabelecerem uma vinculação entre saberes e prática pedagógica, e de ambos ao processo de formação, constatando a importância da formação para a prática e da prática para a formação. Assim, há uma implicação no modo como os saberes experienciais são construídos na prática profissional, relacionando-se com a reconstrução e reconfiguração da identidade docente, evidenciando-se a articulação existente entre formação, identidade, saberes e práticas de professoras rurais, através das histórias de vida e narrativas de formação no campo da pesquisa (auto) biográfica.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais