Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Janimeire Medrado"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Bibliotecas e Práticas de Leitura: Escola em Revista
    (2018-06-06) Ferreira, Janimeire Medrado
    O relatório em foco resulta de estudos no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC). Trata-se da pesquisa intitulada “Bibliotecas e Práticas de Leitura: escola em revista”. O presente texto diz, na introdução, da trajetória e inspiração que levaram a autora ao tema e apresenta seus objetivos. Fundamenta-se numa perspectiva crítica e conta com referencial teórico que toma a biblioteca, biblioteca escolar e as práticas de leitura como categorias principais, a partir de aportes teóricos, desenvolvidos por distintos pensadores clássicos e contemporâneos. Buscou-se, no universo polissêmico das bibliotecas escolares, compreender o entrecruzamento entre o espaço de leitores e o tempo de leitura, pela lente da história cultural. A metodologia, de natureza qualitativa, acolheu diferentes e articulados procedimentos empíricos e levou em consideração à análise documental, visitas acadêmicas a bibliotecas públicas e escolares, observação sistemática registrado em diário de campo e imagens. As bibliotecas escolares foram delineadas como objeto de estudo, a partir de um percurso investigativo nas bibliotecas públicas em Salvador, Feira de Santana e Caetité. No levantamento de informações acerca da biblioteca escolar, foram analisados ações no campo das práticas de leitura no colégio estadual Pedro Calmon em Salvador. Pelas observações, foram evidenciadas, na rotina da biblioteca escolar e seu entorno, as contradições entre as experiências exitosas e dificuldades estruturais e tecnológicas encontradas. Como síntese, importa reconhecer o relevo político e cultural da biblioteca e as distintas possibilidades de práticas de leitura na ambiência escolar como desafio estratégico para formação de sujeitos em tempo de cultura digital e dispositivos móveis. Palavras-Chave: Biblioteca. Biblioteca Escolar. Práticas de Leitura. Cultura Digital.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais