Navegando por Autor "Ferreira, Erica Valeria Alves"
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- ItemFormação em direitos humanos na educação de Jovens e adultos como meio para o exercício da cidadania(Universidade do Estado da Bahia, 2022-11-24) Santos, Marcos Marcilio Eça; Ferreira, Erica Valeria Alves; Vinal Junior, Jose Veiga; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesO trabalho busca a elaboração de uma formação em Direitos Humanos para ser empreendida na rede municipal escolar de Camaçari, para os professores, incluindo os docentes da EJA com mediação da UNEB/Campus XIX, por intermédio de um curso de extensão. O objetivo desta pesquisa é identificar e elencar os elementos necessários para realizar uma formação em Direitos Humanos. O produto final da pesquisa é colocar à disposição da rede municipal escolar de Camaçari uma formação em Direitos Humanos por intermédio da UNEB/Campus XIX, com uma extensão. A questão de investigação é: Quais os parâmetros teóricos e didáticos a serem utilizados na construção de uma formação em Direitos Humanos para os professores da rede municipal de ensino de Camaçari? Uma formação de docentes da rede municipal escolar de Camaçari possibilita levar conhecimentos de Direitos Humanos ao ambiente acadêmico na rede municipal. Explanação da origem dos Direitos Humanos e sua evolução no âmbito mundial. A intersecção entre a EJA e os Direitos Humanos com a evolução histórica da EJA no Brasil. Disciplinas que no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos que efetivamente realizaram a relação da EJA com os Direitos Humanos. A pesquisa realizada quanto ao procedimento é bibliográfica, quanto a abordagem é qualitativa e aos objetivos é explicativa. A formação é composta de seis oficinas, com conteúdo elaborado com os subsídios da pesquisa. Um curso de formação em Direitos Humanos é a possibilidade de transformar a vida das pessoas para um novo patamar de conhecimento e efetivação de direitos que são inerentes ao ser humano e que necessitam ser exercidos e exigidos na sua integralidade.
- ItemTecendo fios sobre os saberes docentes mobilizados na pandemia e pós-pandemia pelas professoras que atuam na educação de jovens e adultos no município de Itiruçu-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-06) Ferreira, Patrícia Santiago; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Ferreira, Erica Valeria Alves; Eugênio, Benedito GonçalvesO presente estudo, cujo tema aborda os saberes docentes mobilizados na pandemia e pós pandemia, buscou responder ao seguinte questionamento: Quais saberes foram mobilizados pelas professoras que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino de Itiruçu-Bahia, nos períodos pandêmico e pós-pandêmico? A pesquisa teve como objetivo geral: investigar os saberes mobilizados por um grupo de professoras que atuaram na modalidade EJA nos períodos pandêmico e pós-pandêmico. Os objetivos específicos pretendem discutir sobre os saberes necessários para a atuação docente na EJA nos períodos pandêmico e pós-pandêmico; identificar nas histórias de vida das professoras elementos que favorecem ou dificultam a prática docente na EJA; apresentar um plano de ação que possa contribuir para elaboração de uma proposta de formação continuada para professores que atuam na EJA, do município de Itiruçu-Bahia. Trata-se de uma pesquisa narrativa que contou com a colaboração de cinco professoras que atuam na EJA em um colégio da Rede Estadual de Ensino de Itiruçu-Bahia. Os dados foram produzidos por meio das respostas a um questionário e a uma entrevista narrativa. O tratamento das informações foi feito tomando como base algumas etapas da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin (2016). Os saberes docentes foram analisados com base nas concepções de Paulo Freire (2002) e Maurice Tardif (2014). A partir da análise dos resultados evidenciou-se que é necessário fomentar a formação continuada para as (os) docentes que atuam na EJA. Como produto final da pesquisa, foi elaborado um plano de ação, no intuito de contribuir para a construção de uma proposta de formação continuada para os (as) professores (as) da EJA com a intenção de superar práticas pedagógicas que desconsiderem os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.
- ItemUtilização de aplicativos móveis para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos(2020-06-26) Santos, José Raimundo Carneiro; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Erica Valeria Alves; Luna, Ana Virginia De AlmeidaNos últimos anos nos deparamos com um avanço muito significativo das tecnologias digitais, exercendo uma forte influência no cotidiano do homem moderno, principalmente através de aplicativos móveis, a ponto de transformar as formas de relacionamento. A praticidade de uso desses aplicativos é tamanha, que hoje se podem pagar contas, fazer compras e mais uma infinidade de tarefas, sem a necessidade de sair de casa. Contudo, é notório que, aliada a toda essa praticidade tecnológica, temos a presença da Matemática, cujos conhecimentos necessitam ser integrados ao contexto social, cultural e de trabalho dos indivíduos, na perspectiva de instrumentalizar para as exigências da informação e tecnologia. Nesse sentido, o objetivo deste estudo, articulado com os propósitos da Educação Matemática, é investigar as contribuições da utilização de aplicativos móveis na resolução de problemas vivenciados pelos discentes por meio do ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, a investigação foi norteada pelo problema onde se propõe a busca de resposta para a questão: Como a utilização de aplicativos móveis pode contribuir com o ensino de Matemática, através da resolução de problemas vivenciados pelos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos? Onde os objetivos específicos se articulam em: demonstrar a abordagem pela utilização de aplicativos móveis, na resolução de problemas vivenciados pelos discentes, no ensino da Matemática; ilustrar possíveis aplicativos que podem ser trabalhados em aulas de Matemática; e propor uma prática pedagógica, por meio de atividades, com a utilização de aplicativos móveis no ensino da Matemática, numa turma na EJA, Eixo VII, num Colégio de Ensino Médio, em Feira de Santana, no Estado da Bahia. Desta forma, para atender à composição da trajetória metodológica, este estudo se articula por meio da abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, e a pesquisa-ação como técnica de investigação. Sob tais perspectivas, os pressupostos teóricos se estruturam a partir de Amorim (2012), Arroyo (1998, 2017, 2019), Freire (1984, 1992, 2000, 2007, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018), Fonseca (2012), dentre outros na categoria da Educação de Jovens e Adultos; para a categoria da Educação Matemática, fundamentamo-nos em Barbosa (2007, 2018), Bassanezi (2015, 2018), D’Ambrosio (1996, 2000, 2007, 2016, 2018), Fonseca (2012), Kilpratrick (1996), Skovsmose (2000, 2001, 2011), Smole, Diniz e Milani (2007), dentre outros; para a Resolução de Problemas na Educação Matemática, baseamo-nos em Dante (2005, 2007), Smole e Diniz (2001), Onuchic e Allevato (2011), Polya (1978, 1997, 2006), Pozo (1998), dentre outros; e na categoria da Tecnologia de Informação e Comunicação, Kenski (2018), Lévy (1993, 2000), Marinate (2015), Moran (2006, 2007), Moura (2011), Pescador (2010), Pinheiro (2011), Torres (2009), Valente (1999), entre outros. Assim, o estudo revelou, dentre outras questões, que a utilização de aplicativos móveis na resolução de problemas do cotidiano, vivenciados pelos sujeitos da EJA, despertou interesse, curiosidade, criatividade e criticidade, por proporcionar espaços de construção dialogados e interações sobre as temáticas significativas, demonstradas pelas falas e envolvimento, onde a capacidade de resolução dos problemas, aliada às tecnologias digitais, possibilitou uma aprendizagem significativa.