Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Andressa Santana"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Os jogos como recursos didáticos no ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-11) Ferreira, Andressa Santana; Moreira, Francis Miller Barbosa; Silva, Deivson Leonardo Santana da; Novaes, Pollyanna Soares de
    O estudo em questão tem como tema os jogos como recursos didáticos no ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e é o resultado de uma pesquisa sobre os jogos na aprendizagem, que teve como objetivo geral analisar como os jogos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental tendo a ludicidade como eixo central desse processo. Norteamo-nos pela indagação: de que forma a utilização de jogos como recursos didáticos podem contribuir para o processo de ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Deste modo estabelecem-se os seguintes objetivos específicos: Compreender o conceito de ludicidade e como se articula na construção de conhecimento; identificar as contrições dos jogos para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos; identificar os benefícios do uso de jogos em sala de aula nos aspectos sociais e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Para embasar este estudo, dialogamos com os autores: Pontes (2016;2020), Grassi (2008), Luckesi (2006) Vygotsky (1989), Smole, Diniz, Cândido (2007) entre outros. A metodologia utilizada foi em abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discorrem acerca da temática investigada. A análise dos dados evidenciou que os jogos como recurso didáticos no ensino das aulas de Matemática potencializam a criatividade, memória, socialização, pensamento crítico, resolução de problemas entre outros aspectos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais