Navegando por Autor "Ferreira, Andreina Daniely Castro"
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- ItemA documentação sociolinguística como aparato metodologico no ensino de língua portuguesa: desafios e perspectivas(Colegiado de Letras, 2025-03-24) Ferreira, Andreina Daniely Castro; Macêdo, Juliete Bastos; Monteiro, Uilson Melo Barbosa; Pereira, Jordielson SilvaEste trabalho parte de uma observação sobre o ensino de Língua Portuguesa considerando a importância de um ensino sob os contextos das variações do Português Brasileiro (PB) utilizando a documentação sociolinguística como aparato metodológico. Consideramos este tipo de abordagem, pois as variações linguísticas estão presentes tanto nos aspectos linguísticos, quanto nos aspectos socioculturais que abarcam os diferentes grupos, regiões, escolaridade, sexo, faixa etária etc. (Macêdo, 2020). Desse modo, a partir da reflexão sobre a variação linguística e a diversidade do português brasileiro objetivamos discutir como a sociolinguística variacionista pode contribuir para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica, considerando os contextos reais da Língua Portuguesa no Brasil. Diante disso, amparamo-nos nos estudos da área da Linguística (Saussure, 1916; Chomsky, 2015) e da Sociolinguística (Viotti, 2008; Labov, 2008; Bally, 2006; Paulista, 2017; Sechehaye, 2006; Macêdo, 2020, 2023 etc.) para discutir os conceitos sobre Língua, a diversidade linguística que abarca o PB. Observamos, diante das discussões instauradas, a importância de um ensino alinhado à BNCC (2018) com as habilidades e competências para o estudo da Língua e suas variações, e aos contextos reais, os quais nos foram proporcionados através da Documentação Sociolinguística realizada, suscitando numa sugestão de trabalho: o plano de aula apresentado. Assim, consideramos que para haver um ensino de língua portuguesa que aproxime o ensino de Gramática Normativa à realidade do aluno é necessário associar este ensino aos usos reais da língua estudada.