Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, André de Oliveira Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Por uma prática interdisciplinar na educação de jovens e adultos: análise de uma formação continuada de professores da EJA do município de Vera Cruz/Bahia
    (2019-11-16) Ferreira, André de Oliveira Silva; Pereira, Antonio; Santos, Jocenildes Zacarias; Moraes, Cândida Andrade de
    A proposta de ação pedagógica escolar pela via da interdisciplinaridade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa superar uma prática educativa de saber fragmentado por outra que promova o diálogo entre teoria e prática, contemple a realidade dos estudantes, bem como promova uma aproximação didática curricular entre as diversas disciplinas desta modalidade de ensino, para ressignificar a práxis docente. Assim, para desenvolver a discussão desta temática buscamos responder a seguinte questão: como a formação continuada interdisciplinar pode potencializar mudanças na prática pedagógica dos docentes da EJA de Vera Cruz? Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral compreender a formação docente e suas práticas pedagógicas, através de ação formativa na perspectiva da interdisciplinaridade, com vista a proporcionar uma ressignificação no processo de ensino e aprendizagem, na EJA, no município de Vera Cruz. Sendo assim, neste estudo promovemos diálogo teórico com Dantas (2010, 2012, 2016), Gadotti e Romão (2007), Haddad e Di Pierro (2000) para compreender a educação de jovens e adultos; Freire (1994, 2013), Perrenoud (1999, 2000), Tardif (2014) com uma discussão sobre formação de professores e saberes necessários à pratica docente; Japiassu (1976, 2006), Fazenda (2003, 2013), Trindade (2013) para uma reflexão sobre a prática pedagógica interdisciplinar; e Damiani (2012, 2013), Rocha e Aguiar (2003), Brandão e Streck (2006), Günther (2006), Flick (2009) ao refletir sobre a pesquisa intervenção. Para tanto, a metodologia utilizada na investigação está ancorada nos pressupostos da pesquisa de intervenção pedagógica, materializada no “Curso de Educação de Jovens e Adultos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares na Formação Docente do Município de Vera Cruz/Bahia”. Como resultado obtido, demonstramos a necessidade de formação continuada como política pública que possibilite promover a práxis pedagógica interdisciplinar consistente e significativa no município de Vera Cruz.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais