Navegando por Autor "Ferreira, Alana Mara Santos dos Anjos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaracterização da Assistência Estudantil na Universidade do Estado da Bahia na Perspectiva do Censo da Educação Superior(2018-09-05) Ferreira, Alana Mara Santos dos AnjosEste trabalho propõe-se a caracterizar as ações da Assistência Estudantil da Universidade do Estado da Bahia, sob a perspectiva do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, considerando os principais eixos estruturantes adotados pela política nacional e legislação vigente. Para tanto, delineia-se uma investigação em torno dos microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, referente aos anos de 2014 e 2015. Com vistas a respaldar esse estudo, buscou-se alicerçar a discussão a partir de um modelo de regionalização flexível da Universidade do Estado da Bahia, denominado Redes de Gestão Departamental, tendo como população-alvo os estudantes dos cursos de graduação presencial. A assistência estudantil é discutida de forma conceitual a partir das reflexões apresentadas ao longo do texto, à medida em que as análises dos documentos e dos dados foram evidenciando. O processo de análise de dados da pesquisa foi dividido em duas etapas: na primeira, foi feito uma caracterização estatística descritiva, geral e regionalizada por Redes de Gestão Departamental, das ações de Assistência Estudantil mais expressivas do banco de dados da pesquisa. Na segunda, foi feito um mapeamento das similaridades entre as RGD, utilizando o método escalonamento multidimensional para capturar efeitos sinérgicos subjacentes. Como principal resultado, destacou-se o fato de que caracterização da Assistência Estudantil no ano de 2014, em comparação ao ano de 2015, apresentou alterações importantes nos seus comportamentos temporais e espaciais. Assim, almeja-se que este relatório técnico possa contribuir nas reflexões sobre o assunto, e auxiliar no processo de tomada de decisão na área da Assistência Estudantil.
- ItemSérie PRAES - Vozes estudantis e fios cotidianos universitários - Vol 1(2019-12) Alves, Elivânia Reis de Andrade; Fontes, Isaura Santana; Ferreira, Alana Mara Santos dos AnjosA Série Experiências e Reflexões Discentes é uma publicação anual, em formato de coletânea, fruto da parceria da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) com a Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) e tem como objetivo a compreensão de que a formação de profissionais autônomos, investigativos, éticos e comprometidos socialmente que a sociedade contemporânea necessita, pressupõe que os estudantes assumam o protagonismo, sejam agentes ativos que colaboram com o ensino, capazes de tocá-los, motivá-los a aprender e a se engajar de forma consciente na perspectiva do seu crescimento pessoal, profissional e como cidadãos. Nos textos do Volume I, em seus onze artigos que o compõem, os estudantes falam de seu processo formativo, a produção acadêmica de protagonistas que compõem a vida pulsante da formação inicial da docência e dos bacharelados nas diversas áreas de conhecimento que atuarão profissionalmente na Bahia e nos mais diversos espaços geográficos deste planeta e que revelam uma preocupação com as perspectivas para o cenário de formação inicial. Demonstram também de forma bastante implicada o envolvimento com os processos de transformação da sociedade e fortalecimento da perspectiva inclusiva da Universidade do Estado da Bahia.
- ItemSéries PRAES - Narrativas estudantis: experiências formativas em contexto - Vol 2(2021-09) Alves, Elivânia Reis de Andrade; Fontes, Isaura Santana; Ferreira, Alana Mara Santos dos AnjosSérie Experiências e Reflexões Discentes é uma publicação anual, em formato de coletânea, de iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) e em parceria com a Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB). Seu objetivo é apresentar relatos estudantis sobre suas formações profissionais, partindo da compreensão de que a sociedade contemporânea necessita de profissionais autônomos, investigativos, éticos e comprometidos socialmente. Tais profissionais são estudantes que assumem o protagonismo, são agentes ativos que colaboram com o ensino, tocando-o e sendo motivados a aprender e a se engajar de forma consciente na perspectiva do seu crescimento pessoal, profissional e como cidadãos. Nos textos, os(as) autores(as) relatam, de forma analítica, crítica e reflexiva, experiências significativas no processo de ensino-aprendizagem durante suas itinerâncias na universidade. Os textos do volume II apresentam um entrecruzamento entre a experiência, os registros, a memória e as percepções atravessadas pelo contexto e pertencimentos de suas autoras e seus autores com um recorte de seu processo formativo, resultando em uma perspectiva da instituição e de experiências de aprendizagens institucionais diferenciadas. É nosso desejo que possamos celebrar cada vez mais uma universidade na qual os seus três segmentos produzem e se alimentam colaborativamente de saberes co-construídos localmente, tendo em vista um planeta sustentável, no qual nossa presença não seja uma ameaça à continuidade da vida, e sim que possamos dançar a vida no e com o planeta e as demais formas e expressões vitais.