Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Adriana de Souza santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Indisciplina na sala de aula: representações sociais dos professores de Língua Portuguesa
    (Universidade do Estado da Bahia, 2013) Ferreira, Adriana de Souza santos; Silva , Carla Nunes Pereira da; Knopp, Maria Célia Malheiros; Dias, Romar Sousa; Marques, Zélia Malheiro
    A presente pesquisa tem como título: Indisciplina na sala de aula: representações sociais dos professores de Língua Portuguesa sobre esse fenômeno. Traz como objeto de pesquisa a indisciplina na sala de aula. O objetivo geral se configura em investigar que representações sociais os professores de Língua Portuguesa constroem a respeito da indisciplina em suas aulas. Buscou-se, ainda, identificar quais as práticas que os professores de Língua Portuguesa desenvolvem para lidar com a indisciplina em sua sala de aula. No desenvolvimento do trabalho de campo foram usados recursos da pesquisa qualitativa. Para alcançar os objetivos almejados coletou-se os dados por meio de observações e entrevistas, através das quais se levantou categorias interpretativas que foram analisadas à luz da Análise do Discurso na vertente francesa, tendo como teórico Orlandi (2005). Para abordar a indisciplina reportou-se a vários autores, dentre os quais estão Aquino (1996) e Garcia (1999). Recorreu-se a Moscovici (2003), Jodelet (2001), entre outros, para discorrer sobre as Representações Sociais. Participaram da pesquisa três professoras que atuam na área de Língua Portuguesa. Como resultado do estudo foi identificado a seguinte representação social do professor na observação a respeito da indisciplina na sala de aula: Falta de respeito. Na entrevista encontrou-se como representação social do professor: Inadequação da prática docente. Como conclusão foi detectado que não há afetividade na relação professor-aluno; há inadequação da prática docente, isto é, o ensino é totalmente tradicional, a atenção é voltada somente para o conteúdo. Assim, percebe-se que a prática do professor não atende às necessidades do aluno contemporâneo.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais