Navegando por Autor "Fernandez, Osvaldo Francisco Ribas Lobos"
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- ItemApropriação do espaço urbano e memória: o caso dos idosos da Ribeira (Salvador-BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Vieira, Michele Santos; Fernandez, Osvaldo Francisco Ribas Lobos; Souza, Luiz Antonio de; Araújo, James AmorimO Trabalho de Conclusão de Curso visa compreender os usos e a apropriação do espaço pelos idosos acima de 60 anos, que vivem na localidade da Ribeira. Especificamente busca-se identificar e caracterizar as práticas socioespaciais (trabalho, moradia, lazer e circulação) e a sociabilidade desses indivíduos no lugar. Os métodos empregados são de natureza qualitativa, com uso da etnografia, observação participante/direta e emprego de entrevistas abertas, semiestruturadas e gravadas. A partir disso espacializam-se os locais que se evidenciam significados na memória desses sujeitos sejam de afeto ou medo, com base no entendimento de autores especializados na área. Aponta-se a necessidade desses idosos em ter um espaço de lazer para se relacionarem com pessoas de outras idades, outras localidades, assim como de expressarem suas experiências passadas do que viveram.
- ItemNas teias da diversidade: experiências (auto)formativas dos(as) professores(as) supervisores(as) do PIBID/UNEB(2018-03-20) Nuñez, Joana Maria Leôncio; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Ivenicki, Ana; Fernandez, Osvaldo Francisco Ribas Lobos; Souza, Elizeu Clementino deO objetivo principal desta pesquisa foi identificar as experiências formativas construídas pelos(as) professores(as) supervisores(as) do Subprojeto Interdisciplinar: Diversidade, Docência e Pesquisa na Educação Básica (DDPEB), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade do Estado da Bahia – Campus I, que envolve a Universidade, bolsistas de Iniciação à Docência e Coordenadores(as) de Área junto aos(às) supervisores(as) professores(as) das escolas da rede pública de ensino do município de Salvador/BA. As discussões teóricas apoiaram-se nos estudos de Nóvoa (2009), Souza (2007), Josso (2010), Larrosa (2016), Candau (2008) e Canen (2014), que tratam da relação entre as experiências formativas e a diversidade na educação. Quanto à abordagem metodológica, a investigação está ancorada nos estudos (auto)biográficos, de natureza qualitativa, tendo como dispositivos de pesquisa os memoriais de formação e as entrevistas narrativas. De acordo com os resultados obtidos, a formação proporcionada pelo subprojeto – que se inspirou em uma educação intercultural – reivindica a superação de padrões epistemológicos hegemônicos e, em consequência disto, este objetivo se traduz no desvelamento das questões culturais vividas na escola, tais como: liberdade religiosa, diversidade étnico-racial, gênero e sexualidade, possibilitando outras formas de ver e compreender a docência, no contexto das diversidades, ao assumir posturas de igualdade e defesa dos direitos fundamentais.