Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fernandes , Natan Cunha"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização das mandalas para se trabalhar o círculo e a circunferência com alunos de 9º ano
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022) Souza, Débora Chaves De; Fernandes , Natan Cunha; Stefanelli, Marialva Fagundes Cotrim; Stefanelli, Marialva Fagundes Cotrim; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira
    Dentre os conteúdos matemáticos, a geometria se destaca deste a antiguidade como essencial para a resolução de questões práticas da vida diária. Na atualidade, muitos professores evidenciam a necessidade de ensiná-la de maneira lúdica, significativa e com materiais concretos de modo relacionar a geometria com o cotidiano dos alunos. O presente estudo surgiu com o objetivo de compreender como os conceitos geométricos presentes na circunferência podem ser trabalhados no segundo ciclo do ensino fundamental através da confecção de Mandalas. Foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa realizada em uma turma de 9º ano do Centro Educacional Professora Loide Ledo Pondé Fagundes, localizado na cidade de Igaporã-Ba. Os dados foram coletados a partir de três questionários aplicados em uma oficina desenvolvida com os alunos. Os dados permitiram analisar o gosto dos estudantes pelo componente curricular matemática, a identificação de elementos geométricos nas construções das Mandalas e a contribuição do uso das mandalas para o ensino do círculo e da circunferência. A análise dos dados permitiu perceber que com a construção das Mandalas a maior parte dos alunos conseguiu identificar conceitos geométricos sobre o círculo a circunferência e os seus elementos. Ficou perceptível que a execução de aulas de geometria mais interativas, dinâmicas e contextualizadas desperta maior interesse e contribui para o desenvolvimento de inúmeras habilidades dos alunos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais