Navegando por Autor "Fernandes , Marinalva Nunes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs potencialidades e os limites do PARFOR na formação de professores da educação básica: o caso do DCHT/UNEB/CAMPUS XX – Brumado(UNEB, 2023-03-30) Porto, Lucas dos Santos; Fernandes , Marinalva Nunes; Mororó, Leila Pio; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Torres , Mônica Moreira de OliveiraEsta pesquisa tem por objeto de investigação as políticas públicas direcionadas à formação de professores, com foco para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, uma das ações brasileiras de maior destaque em abrangência e relevância, lançada nos últimos 26 anos no Brasil, mas que, na gestão 2019-2022 do governo federal, sofreu forte descontinuidade. Através de um trabalho qualitativo, foi trilhado um caminho metodológico sustentado por pesquisas bibliográfica e documental e também por análises de conteúdos adquiridos a partir da aplicação de questionários aos sujeitos envolvidos com o PARFOR, na tentativa de responder à seguinte questão: segundo os participantes que estiveram diretamente envolvidos com o programa, quais seriam as potencialidades e os limites do PARFOR para a formação de professores da Educação Básica do território de identidade Sertão Produtivo baiano? Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin à luz do Materialismo Histórico e Dialético. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades e os limites do PARFOR para a formação de professores da Educação Básica do território de identidade Sertão Produtivo baiano. Como objetivos específicos, buscou-se compreender as categorias teóricas que deram sustentação à pesquisa: Estado, políticas públicas, políticas públicas educacionais, formação inicial e continuada de professores; contextualizar as políticas públicas para a formação de professores em exercício implantadas no Brasil desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional contemporânea (Lei N.º 9.394/96); enunciar os impactos do PARFOR na formação de professores da Educação Básica, a partir das contribuições dos sujeitos que participaram dos cursos ofertados pela UNEB de Brumado; e, por último, realizar um diagnóstico das demandas por formação docente, apresentá-lo em um encontro com gestores e, finalmente, produzir a minuta de um documento coletivo para subsidiar a implantação de cursos de primeira e/ou segunda licenciaturas por meio de política de formação compartilhada entre municípios pertencentes ao território de identidade Sertão Produtivo. Os resultados encontrados apontam que o PARFOR possui valor incalculável para todos aqueles que tiveram algum tipo de envolvimento com o programa, o qual é repleto de potencialidades, porém com limitações que precisam ser corrigidas.