Navegando por Autor "Fernandes, Denise Vasconcelos"
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- ItemAnálise da aptidão física de crianças com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação: uma revisão sistemática.(2022-12-01) Silva, Lucinete Sena de Oliveira; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Fernandes, Denise VasconcelosEmbora a literatura indique que crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) possam apresentar menor aptidão física do que crianças com desenvolvimento típico (DT), as evidências ainda são escassas. O objetivo deste estudo é sintetizar evidências sobre os níveis de aptidão física em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) em comparação com crianças com desenvolvimento típico (DT). Quatro bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science e PsycINFO) foram pesquisadas para selecionar estudos transversais, caso-controle e coorte comparando a aptidão física entre crianças com e sem TDC. A qualidade metodológica foi avaliada por meio da Escala de Newcastle-Ottawa (NOS). O tamanho do efeito d de Cohen foi calculado para fornecer evidências clínicas para dados de capacidade aeróbica, capacidade anaeróbica, força muscular, composição corporal e flexibilidade. As buscas iniciais identificaram 3.828 estudos e 27 estudos foram incluídos na síntese qualitativa após a aplicação dos critérios de elegibilidade. Todos os estudos foram classificados como de qualidade moderada a alta. Os tamanhos de efeito foram grandes para capacidade aeróbica (d = 1,26), capacidade anaeróbica (d = 0,93) e força muscular (d = 0,83) e pequenos para composição corporal (d = 0,48) e flexibilidade (d = 0,21) resultados em favor de controles. Crianças com TDC apresentam aptidão física significativamente menor do que seus pares com desenvolvimento típico, principalmente nos componentes de capacidade aeróbica e anaeróbica e força muscular.
- ItemCaracterísticas motoras de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática.(2022-12-16) Lima, Uiliam dos Santos; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Fernandes, Denise VasconcelosO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes de comunicação social e presença de padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesse ou atividades. Essas características estão presentes desde os períodos iniciais do desenvolvimento e provocam prejuízos significativos no funcionamento social, acadêmico e atividades da vida diária. Apesar de não estarem presentes nas características primárias, os aspectos motores parecem impactar significativamente na rotina de crianças com TEA. O objetivo deste estudo foi analisar como se apresentam as características motoras de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) quando comparadas a seus pares com desenvolvimento típico. Trata-se de revisão sistemática da literatura. As buscas foram feitas nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Scopus e Web of Science, e os duplicados checados coma ferramenta RAYYAN. Posteriormente, a seleção dos estudos foi realizada por meio da leitura dos títulos, dos resumos, e leitura na íntegra dos artigos. Foram incluídos estudos originais que avaliaram as características motoras de crianças com diagnóstico clínico do TEA em comparação a seus pares com desenvolvimento típico, com idades de 3 a 12 anos; estudos com desenhos transversais, caso-controle ou coorte, que avaliaram características motoras das crianças, que tenham sido avaliadas por meio de técnicas ou instrumentos específicos, comparando os resultados entre os grupos. Foram identificados 3.571 estudos na busca inicial nas bases de dados, e após checagem dos duplicados totalizaram 2.225. Após a leitura dos títulos e resumos, 13 artigos foram lidos em texto completo após a leitura completa ficaram 6 estudos para a amostra final que por apresentarem os critérios de elegibilidade elencados no estudo. A presente revisão evidenciou que crianças com TEA tiveram suas características motoras significativamente inferiores aos seus para o desenvolvimento típico.
- ItemExercício físico e aptidão física de crianças com transtorno do espectro autista: uma overview da literatura.(2022) Mendonça, Victor Artur Barros ; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Fernandes, Denise VasconcelosOs objetivos desta overview da literatura são sintetizar os principais efeitos de protocolos de exercícios físicos na aptidão física de crianças com TEA e apresentar uma proposta de intervenção com exercícios físicos para crianças com TEA. De acordo com as informações contidas nos estudos analisados, a prática aquática foi a mais utilizada como método de intervenção sobre a aptidão física dessa população. Porém, não foi possível identificar uma prática considerada mais adequada para essas crianças, particularmente devido à escassez de protocolos terrestres com exercícios físicos para ganhos significativos nos distintos componentes da aptidão física dessas crianças. Portanto, faz-se necessário propor um protocolo de exercícios físicos que possa atender a essa inquietação e que combine especificidades de exercícios anaeróbicos e aeróbicos. O protocolo experimental de exercícios físicos terrestres apresentado é dividido em dois tipos de treinamento, de acordo com os componentes de aptidão física, sendo: a) Treino de Força e Potência Muscular (TFPM) e; b) Treino Aeróbico e de Resistência Muscular (TARM). Acredita-se que possa ser uma opção viável para a melhoria de componentes da aptidão física de crianças com TEA. Recomenda-se que esse protocolo seja aplicado em pesquisas futuras, a fim de analisar seus efeitos.
- ItemExercício físico e aptidão física de crianças com transtorno do espectro autista: uma overview da literatura.(2022) Mendonça, Victor Artur Barros; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Fernandes, Denise VasconcelosOs objetivos desta overview da literatura são sintetizar os principais efeitos de protocolos de exercícios físicos na aptidão física de crianças com TEA e apresentar uma proposta de intervenção com exercícios físicos para crianças com TEA. De acordo com as informações contidas nos estudos analisados, a prática aquática foi a mais utilizada como método de intervenção sobre a aptidão física dessa população. Porém, não foi possível identificar uma prática considerada mais adequada para essas crianças, particularmente devido à escassez de protocolos terrestres com exercícios físicos para ganhos significativos nos distintos componentes da aptidão física dessas crianças. Portanto, faz-se necessário propor um protocolo de exercícios físicos que possa atender a essa inquietação e que combine especificidades de exercícios anaeróbicos e aeróbicos. O protocolo experimental de exercícios físicos terrestres apresentado é dividido em dois tipos de treinamento, de acordo com os componentes de aptidão física, sendo: a) Treino de Força e Potência Muscular (TFPM) e; b) Treino Aeróbico e de Resistência Muscular (TARM). Acredita-se que possa ser uma opção viável para a melhoria de componentes da aptidão física de crianças com TEA. Recomenda-se que esse protocolo seja aplicado em pesquisas futuras, a fim de analisar seus efeitos.
- ItemFuncionalidade e produção do cuidado na sindrome congenita do zika virus: um estudo quanti-qualitativo em um centro especializado em reabilitação II na Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Fernandes, Denise Vasconcelos; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Souza, Márcio Costa deA Síndrome Congênita do Zika vírus (SCZ) se expressa modificando a funcionalidade e as trajetórias de desenvolvimento das crianças ao longo da infância, com alterações na função motora grossa, na execução de atividades e no grau de participação social. O planejamento das intervenções e a oferta do cuidado baseado na família e no contexto social, tem sido um desafio no setor de saúde brasileiro. A Classificação Internacional de funcionalidade incapacidade e saúde (CIF) se apresenta como um referencial de modelo biopsicossocial e uma ferramenta significativa para o gerenciamento da funcionalidade e incapacidade. Portanto, essa dissertação foi composta por dois estudos e um produto técnico. O Estudo I, intitulado: Funcionalidade e Produção do cuidado em crianças com Síndrome Congênita do zika vírus atendidas em um Centro Especializado em Reabilitação na Bahia, Brasil teve como objetivo descrever o perfil de funcionalidade e a função motora grossa de crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus atendidas em um Centro Especializado em Reabilitação na Bahia, Brasil. A idade média das crianças foi de 4,45 (±1,96) anos e todas (n=11, 100%) com diagnóstico de microcefalia. Destas, 91% (n=10) com comprometimento motor grave (GMFCS IV e V) e 9% (n=1) comprometimento motor leve (GMFCS I). Àquelas com comprometimento motor grave alcançaram menor pontuação média no item C – engatinhar e ajoelhar (0,57 ±0,78), enquanto àquelas com comprometimento leve alcançaram as maiores pontuações, em todas as dimensões (A, B, C, D e E). O perfil funcional demonstrou maiores prejuízos nas funções neuromusculoesqueléticas e relacionadas ao movimento, maiores dificuldades na mobilidade e cuidado pessoal, sendo os serviços, sistemas e políticas de saúde a maior barreira, e a família imediata o maior facilitador. O Estudo II, intitulado: Percepção das mães sobre o cuidado em crianças com a Síndrome Congênita do Zika vírus: um olhar sobre o diagnóstico, teve como objetivo: compreender a percepção das mães sobre o cuidado em crianças com SCZ, na perspectiva do diagnóstico. Para a maioria das participantes (4/7), a descoberta do diagnóstico se deu apenas no nascimento da criança e isto gerou nas mães sentimentos de desespero e medo. A maior parte delas (4/7) foram comunicadas do diagnóstico por parentes ou meios de comunicação local e não pela equipe de saúde responsável. Os achados demonstram que houve falhas na coordenação do cuidado à gestante e assistência no pré-natal, além de inadequada comunicação em saúde. O fortalecimento da rede de cuidados à gestante e atenção ao pré-natal, dos vínculos, a responsabilização e melhoria na disponibilidade de informações que respondam corretamente às necessidades é fundamental para garantir a cobertura das diversas demandas e a integralidade do cuidado. O Produto Técnico, intitulado: Projeto: Formação profissional para uso da CIF no CER II/Jacobina, Bahia que tem como objetivo implementar um programa de formação profissional pra o uso da Classificação Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde no Centro Especializado em Reabilitação física e intelectual – CER II em Jacobina, Bahia. A formação poderá gerar um movimento de coprodução e cogestão do processo terapêutico dos indivíduos, possibilitando a operacionalização de um modelo interprofissional, baseado na perspectiva da CIF, e a estruturação de formas mais concretas de apoio e continuidade do cuidado a estas crianças. A compreensão das trajetórias funcionais de crianças com SCZ ratifica a importância do uso de ferramentas que sejam embasadas num modelo biopsicossocial e que permitam potencializar o modelo usuário centrado, onde a família passa a ser protagonista do processo.
- ItemPerfil de aptidão física de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática.(2022-12-01) Menezes, Kariane Rocha; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Fernandes, Denise Vasconcelos; Santos, Klaus AraújoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é descrito como uma condição que afeta a comunicação social e padrões restritos e repetitivos que trazem limitações na funcionalidade da criança. Há indicativos de que crianças com TEA apresentam níveis inferiores de aptidão física comparadas a crianças com desenvolvimento típico, mas ainda não há evidência sobre o assunto. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar como se apresenta o perfil de aptidão física de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) comparado aos seus pares com desenvolvimento típico. Nesta revisão sistemática foram incluídos artigos publicados em língua inglesa que atendessem aos seguintes critérios de elegibilidade: estudos com população de crianças e adolescentes de 3 a 16 anos, com diagnóstico de TEA, artigos observacionais e que avaliaram componentes da aptidão física. As buscas foram conduzidas nas bases de dados Scopus, PubMed, Web of Science e Lilacs, foram encontrados 7342 artigos, entraram 6 após aplicação dos critérios de elegibilidade, todos os artigos incluídos possuem um desenho transversal. A análise do risco de viés foi realizada com a Newcastle Ottawa quality assessment scale cohort studies (NOS), os artigos receberam uma classificação de moderada a alta qualidade metodológica. Concluiu-se que crianças e adolescentes apresentam um perfil de aptidão física inferior quando submetidas a testes de aptidão física e comparadas com seus pares com desenvolvimento típico.