Navegando por Autor "Felix, José Carlos"
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- ItemAmbiguidade no corpo do texto e das personagens de Tarântula e a Pele Que Habito(2017-12-15) Silva, Felipe Santos da; Felix, José Carlos; Salvador, Juliana Cristina; Oliveira, Cássio CerqueiraEste trabalho tem como objetivo analisar duas cenas do romance Tarântula (Mygale, 1984), de Thierry Jonquet e a adaptação fílmica de Pedro Almodóvar intitulada A pele que habito [La piel que habito, Espanha, 2011]. Assim, analisaremos de que modo a relação de amor e ódio pelo corpo refletida por Adorno e Horkheimer (2006) circunscrevem as personagens do romance e, em parte, da adaptação fílmica. Ademais, investigaremos no romance como são construídas as personagens, tendo como foco o antagonismo encenado por elas e buscando elucidar as possíveis interpretações desse antagonismo ser modulado na adaptação fílmica. Por fim, será cotejado os objetos com foco no desfecho destinado às personagens, sobretudo Vera, numa promessa de redenção e salvação para esta, segundo o diretor. Também reinterpretaremos essa nota de agradecimento expressa nos créditos finais, bem como, outras passagens cênicas que tentam chancelar o filme almodoviano, este dotado de refinamento estético, opondo-o ao cinema hollywoodiano. Análogo, Tarântula, tenta se desvencilhar das reminiscências do Romance na sua gênese, mas, assim como A pele que habito, recai em desfecho tênue dos quais ambos se propõem afastar.
- ItemDa prosa à performatividade: das mutações estético narrativas em uma rosa para Emily, ...e o vento levou e um bonde chamado desejo(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Pinto Junior, Antonio de Oliveira; Felix, José Carlos; Moreira, Jailma dos Santos Pedreira; Pontes, CharlesA dissertação desenvolvida neste estudo bibliográfico se propõe a analisar as transformações do conceito de cultura e a nova estética baseada no progresso postulado pelo Modernismo pós-século XIX, que influenciou diretamente as diretrizes do romance e da literatura inglesa de modo geral. Para tanto, este estudo utiliza os textos A streetcar named desire (Um bonde chamado desejo), de Tennessee Williams (1947), Gone with the wind (...E o vento levou), por Margaret Mitchell (2008), e A rose for Emily (Uma rosa para Emily), assinado por William Faulkner (1930), como epítomes da análise. Os dramas e conflitos apresentados nas três obras de estudo nitidamente se constroem de acordo com o contexto sócio-histórico de cada uma, confluindo, assim, para a construção do eixo temático desta pesquisa. Ainda se procura enunciar, nos três textos analisados, as variações e convergências do ponto de vista narrativo. Intenta-se, com isso, construir o eixo formal do estudo, analisando as transformações da forma de narrativa das obras, passando do narrador onisciente na obra de Mitchell (1936) para a narrativa multifocal (com múltiplos narradores) presente em Uma rosa para Emily. Por fim, desembocando no terceiro objeto de estudo, Um bonde chamado desejo, o qual apresenta a ausência total da narração direta, a qual se dilui em forma de discurso direto e rubricas, realçando uma forma de narração onisciente invisibilizada. Para fundamentar o eixo temático, recorre-se aos estudos de Watt (1957, 2010), Eagleton (2010), Moretti (1999), Vasconcelos (2009) e Friedman (2002). Para a apresentação do eixo formal, contribuem Friedman (2002), Betti (2011), Déa (2013) e Stevens (2002). Como resultados, foi possível observar as transformações do conceito de moral e cultura presentes em cada um dos três documentos analisados e como a estética narrativa se modula e se transforma em cada um deles.
- ItemDisputas simbólicas e técnicas no espaço urbano: a mídia ninja nas jornadas de junho(Universidade do Estado da Bahia, ) Jesus, Mauricio José de; Drummond, Washington Luís Lima; Felix, José Carlos; Costa, Francisco de Assis daO presente trabalho propõe analisar os aspectos técnicos, políticos e estéticos das transmissões do coletivo Mídia Ninja nos protestos ocorridos em diversas cidades, em junho de 2013. No contexto urbano midiatizado, a utilização desviante dos aparelhos celulares para transmissão dos protestos, assim como o dialogo telematizado das redes, trouxe à tona a apropriação tática da tecnologia como expressão política de movimentos urbanos ligados ao midiativismo. É neste contexto que a Mídia Ninja se articula nacionalmente e passa a transmitir ao vivo pela internet os protestos de diversas cidades, chamando a atenção da mídia tradicional, que ao transforma-los em noticia anularam o potencial político radical do coletivo. Contudo, as imagens produzidas pela Mídia Ninja, traziam à superfície outra percepção do espaço urbano, tomado pelo transe político, atravessado por tensões e conflitos urbanos históricos ao qual a mídia tradicional busca sempre dissuadir e despolitizar.
- ItemEntre comendadores e suínos: o burguês em “Um Especialista” de Lima Barreto(2017-12-15) Miranda, Amanda dos Santos; Felix, José CarlosEsta pesquisa analisa o burguês no conto “Um especialista”, de Lima Barreto, investigando de que modo o ponto de vista do narrador onisciente e das personagens influenciam na reelaboração dos aspectos temáticos e formais da referida obra, observando como essas construções legitimam o estilo da prosa burguesa, bem como ressaltam a dimensão crítica do narrador frente aos valores dessa classe. A partir dessas elucubrações, percebemos que a crítica à ordem burguesa reescreve os aspectos temáticos e formais do conto, revelando a existência de um modelo experimental desenvolvido por Barreto, o qual resulta tanto das influências das estéticas literárias desenvolvidas no século XIX, como do foco narrativo. Numa abordagem de cunho bibliográfico, analisamos a representação do burguês e o estilo da prosa burguesa aludindo às abordagens elucidadas por Moretti (2014), enquanto a discussão acerca do foco narrativo se ampara na perspectiva de Friedman (2002). De acordo com as discussões feitas nesta pesquisa, observamos que em “Um especialista” Lima Barreto revela a existência da saturação dos modelos tradicionais de narrar, apontando a necessidade de se desenvolver formas anticonvencionais, como se preconizou no Modernismo. Este aspecto no contexto da obra é visível na sua desvinculação em relação ao tom catequético, moralizante e do amor como redenção, típicos dos romances tradicionais.
- ItemO espectro da literatura e as relações identitárias nas redes sociais virtuais(Universidade do Estado da Bahia, 2015-03-26) Moreira, Taíse Alves; Felix, José Carlos; Przybylski, Mauren Pavão; Ponte, Charles AlbuquerqueA presente pesquisa tem como propósito examinar o fenômeno das imagens nas redes sociais virtuais como forma de construção identitária de seus usuários. A fim de investigar esse fenômeno, a pesquisa parte da tese de que, na sociedade contemporânea, são as imagens, particularmente as vinculadas em redes sociais, que se tornaram meios de formação de identidade – função outrora ocupada pela literatura. Nesse sentido, observa-se que, no ciberespaço, a própria noção de literatura e literário sofrem um constante processo de ressignificação ao fragmentar-se e converter-se em um elemento fundamental na composição das imagens técnicas. Nessa conjuntura, destaca-se que as classificações atribuídas à literatura canônica já não são mais encontradas em sua totalidade nesses fragmentos, embora sua função na construção de uma certa forma de identidade(s) ainda permaneça. Logo, a motivação que estimula os usuários a consumirem esse tipo de produto imagético estaria naquilo que se pode denominar de espectro ou aura que emana da escrita literária por meio das imagens técnicas, mesmo que esta última tenha sido manipulada para ajustar-se à ordem das redes sociais virtuais tecnológicas. Consequentemente, o fenômeno da autoexposição, por meio do consumo desse tipo de imagem, engendra uma maneira de construção de identidades que será examinado a partir de observações na notória interface chamada Facebook. A proposta teórica é dialogar com alguns autores como Jameson (1996), Flusser (1985 e 2008), Benjamin (1987), Foucault (1979), Eagleton (2006), Bauman (2005 e 2008) dentre outros, uma vez que o pensamento crítico desenvolvido por esses teóricos auxilia na compreensão desse fenômeno notadamente contemporâneo.
- ItemSinais-vivências: o potencial criativo da literatura surda na ressignificação de experiências e narrativas surdas(2021) Campos, Maynara Costa de; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Salvadori, Juliana Cristina; Felix, José Carlos; Silva, Tiago Ribeiro da; Bento, Nanci AraújoEsta pesquisa teve como proposta compreender o potencial criativo da literatura surda em narrar os diversos modos de ser surdo/surda, tensionando identidades e diferenças nessa construção como singularidade na multiplicidade. Desse modo, para fundamentar esse percurso investigativo, nos subsidiamos em principais autores e autoras, tais como: Lodenir Karnopp (2008), Evaristo (2017), Candido (2002), Silva (2014), Hall (2014), Clandinin e Connelly (2000), Carvalho (2019), Deleuze e Guattari (2014) e outros, que tratam sobre a literatura contemporânea e seus marcadores identitários e culturais, bem como aqueles que dialogam sobre aspectos relacionados às narrativas e diferenças no campo da surdez. O horizonte metodológico desta pesquisa se ancora na abordagem qualitativa, pois tem como perspectivas centrais traçar um determinado contexto histórico das experiências literárias surdas através de suas narrativas. Esse estudo percorreu por atravessamentos das identidades e da diferença, inspirando-se na concepção pós-estruturalista, precisamente, ancorada à filosofia da diferença defendida por Gilles Deleuze (1997; 1998; 2000; 2006; 2014). Os fundamentos metodológicos foram os preceitos da pesquisa narrativa, tendo como procedimento de análise a própria narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2000). Os participantes da investigação foram sujeitos surdos, dentre os quais oito estão localizados no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, e um pertencente ao território Portal do Sertão. Para a etapa de produção de dados, utilizamos como dispositivo a proposta de Tertúlias Dialógicas Literárias, as quais intitulamos de janelas sinalizantes. Os resultados obtidos foram: fornecimento de subsídios aos estudos literários contemporâneos, ampliando o conceito de literatura surda; além disso, emergiu em campo sinais-vivências como potencial criativo da literatura surda; a possível construção de um e-book literário colaborativo, o qual poderá contribuir com a educação numa perspectiva formativa evidenciado a materialidade das experiências e vivências surdas em suas diferenças por meio da literatura surda, proporcionando, portanto, discussões que destacam marcadores das diferenças culturais e linguísticas das pessoas surdas.