Navegando por Autor "Feitosa, Samira Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPráticas pedagógicas geotecnológicas nos processos educacionais de matemática na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-28) Feitosa, Samira Souza; Hetkowski, Tânia Maria; Costa, Davi Silva da; Farias, Maria Isabel Sabino de; Pereira, Inaiá Brandão; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Sales, Mary Valda SouzaEsta tese parte do princípio de que contemporaneidade é uma singular relação com o próprio tempo, com a postura que temos e adotamos perante o mundo independente do período histórico que estamos vivenciando, a qual exige pensarmos em prática pedagógicas para o Ensino de Matemática, uma vez que esta perspectiva nos possibilita pensar na transformação social do estudante através de práticas colaborativas que proporcionem uma aprendizagem significativa. Desta forma, esta pesquisa propõe-se construir colaborativamente, com os professores de matemática da rede pública, práticas pedagógicas geotecnológicas, considerando a educação matemática contextualizada e reflexiva com os espaços e lugares vividos, percebidos e concebidos pelos sujeitos do processo ensino e aprendizagem. Aliado a este objetivo geral, propomos os seguintes objetivos específicos: Discutir a reinvenção da escola e a educação matemática como processo reflexivo, colaborativo e contextualizado; Aprofundar conceitualmente práticas pedagógicas geotecnológicas, considerando a tríade espaço vivido, concebido e vivido no redimensionamento do ensino de matemática; Mobilizar encontros e rodas de conversas com os professores do Colégio Alfa no que se refere as Práticas Pedagógicas Geotecnológicas como processos de reflexão e transformação; Promover entre os professores participantes da pesquisa uma autoavaliação da sua práxis e, por fim, Refletir de que forma as práticas pedagógicas geotecnológicas potencializam os processos educacionais na área de Matemática. Para ampliar as discussões apresentamos as seguintes categorias desta pesquisa: Práticas Pedagógicas Geotecnológicas (FRANCO, 2015, 2016; FREIRE,1996; HETKOWSKI, 2015; PIMENTA, 1999; BRITO, 2013); Educação Matemática (D’AMBROSIO, 2012; MACHADO e D’AMBROSIO, 2014; GROENWALD, 2004). Esta pesquisa está ancorada na proposta colaborativa, onde pesquisador e professores colaboradores constroem conjuntamente práticas pedagógicas geotecnológicas para o Ensino de Matemática. Assim, buscando problematizar e aprofundar os Processos Educacionais de Matemática na contemporaneidade, apresento como questão norteadora: Como os professores podem elaborar, desenvolver e redimensionar práticas pedagógicas geotecnológicas a partir da exploração contextualizada da Educação Matemática? Os sujeitos partícipes da pesquisa foram cinco professores de matemática de um colégio da rede pública estadual da cidade de Salvador. Os dados foram gerados por meio de instrumentos como questionário e diário de bordo, bem como por meio de Rodas de Conversa que se estenderam durante todo o ano de 2023. Durante as Rodas de Conversa, foram feitas leituras sobre geotecnologias, assim como discussões acerca da temática das práticas pedagógicas geotecnológicas. Como resultado, obtivemos a construção coletiva e a aplicação de três práticas pedagógicas geotecnológicas. Levando em consideração os encaminhamentos desta pesquisa, temos como propositiva de Tese que “As diferentes estratégias construídas a partir de produções colaborativas se transformam em práticas pedagógicas geotecnológicas no processos educacionais de Matemática na contemporaneidade”.