Navegando por Autor "Feitosa, Débora Alves"
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- ItemEvasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Souza, Augustinho de Jesus; Jesus, Creusa Presilina de; Cortes , Dinalucy Kelly Amaral; Soares, Evanice Oliveira; Rêgo , Manoel Reinaldo Silva; Feitosa, Débora AlvesEste estudo trata sobre evasão escolar em classes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Macaúbas, cidade do interior baiano. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de coleta de dados, questionários, entrevista, pesquisa documental nos arquivos da Secretaria da Educação do município de Macaúbas, dados da nossa própria sala de aula. A partir de uma reflexão percebemos que o problema da evasão escolar não está focalizado somente numa causa; são várias as situações responsáveis por este problema educacional.
- ItemA luta social ensina: o direito à educação na vida de mulheres e homens sisaleiros – Assentamento Nova Palmares – Conceição do Coité – Bahia(2014-04-25) Faria, Edite Maria da Silva de; Nascimento, Antônio Dias; Hage, Salomão Antonio Mufarrej; Nunes, Eduardo José Fernandes; Paiva, Jane; Hetkowski, Tânia Maria; Feitosa, Débora AlvesEste trabalho analisa como se produz o direito à educação na vida de mulheres e homens sisaleiros que vivem o cotidiano do campo e como se dão os aprendizados no Assentamento Nova Palmares, localizado no município de Conceição do Coité, pertencente ao Território do Sisal da Bahia. A pesquisa procura traçar o perfil dos sujeitos, conhecer suas histórias e trajetórias de vida que, desde crianças, os interrogam e interrogam a educação sobre os significados políticos da miséria, da fome, da luta pela terra, pela identidade e pela sua cultura, pela vida e dignidade. O referencial teórico que fundamenta este estudo compreende a relação indissociável entre a educação, à luta social e o direito na vida dos jovens, adultos e idosos do campo, numa perspectiva transformadora e forjada no movimento concreto da luta dos trabalhadores na direção da superação e transformação da sociedade que se organiza, tendo por base as desigualdades sociais e o não direito. O caminho metodológico baseia-se no estudo do cotidiano, partindo da análise dos memoriais e entrevistas com os sujeitos, das observações in loco e dos registros a partir de fotografias e diário de campo. Os resultados da pesquisa revelam a importância da educação na vida dos protagonistas deste estudo, como também as expectativas, dificuldades, entraves e desencantos com a educação que é pensada para eles e não com eles. A relação que estabelecem com ela revela o lugar que ocupa nas suas trajetórias de vida e na luta social.