Navegando por Autor "Farias, Sirlene da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação infantil e o jogo: possibilidades e limites no aprendizado/desenvolvimento da criança a partir do pensamento de Vigotski.(2014) Farias, Sirlene da Silva; Sousa, Itamar Silva de; Cleomenes, Salomão; Sousa, Rita de Cassia Roxané Ferreira Borges deA presente pesquisa se realiza em um trabalho de conclusão de curso realizado na cidade de Jacobina-Ba, tem por objetivo analisar a partir da teoria histórico-cultural de Vigotski a contribuição do jogonaaprendizagem/desenvolvimento de crianças inseridas na Educação Infantil. Caracterizou-se como uma pesquisa de ordem bibliográfica, dividida em três capítulos. O primeiro capítulo com o título Vigotski: contextualização de sua vida e obra procurou-se descrever um pouco da trajetória de vida e intelectualidade de Vigotski e seu papel na elaboração de uma psicologia nova baseada nos ideais marxistas, em meio a tantas mudanças ao qual passava a Rússia do período revolucionário da década de 1900; destacando os empecilhos encontrados relativos à construção da teoria histórico-cultural de Vigotski. Prossegue-se com o segundo capítulo com o título visitando a Educação Infantil, nesse capítulo foi discutido o surgimento da Educação Infantil no Brasil e no mundo, seus avanços e barreiras encontradas até se firmar como direito de toda e qualquer criança de 0 a 6 anos, sendo integrada a educação básica. Discute-se ainda nesse capítulo as leis que permeiam a Educação Infantil. No capítulo seguinte de título jogo: reflexões no aprendizado/desenvolvimento para atender a educação infantil a partir das ideias de Vigotski, discorreu-se a respeito da conceituação e características do jogo. Discute também a importância do jogo na aprendizagem/desenvolvimento na perspectiva sócio-histórica. Enfim, conclui-se que, a importância do jogo na aprendizagem/desenvolvimento da criança é notória quando se leva em conta a sua relação com o meio ao qual faz parte em apoio da interferência do adulto. O jogo é sim de acordo a teoria vigotskiana um mediador do conhecimento, capaz de desenvolver na criança uma zona de desenvolvimento para que assim a sua aprendizagem/desenvolvimento seja elaborada.