Navegando por Autor "Faria, Edite Maria da Silva de"
Agora exibindo 1 - 20 de 34
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (inter)conexão da formação de coordenadoras(es) pedagógicas(es) da EJA e universidade: diálogos possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-31) Silva , Rita de Cassia Quintela da; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Jocenildes Zacarias; Borghi, Idalina Souza MascarenhasEsta dissertação tem como tema central o diálogo entre Universidade e Escola Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA Cabula (NEPEJA Cabula), como meio de construção de possibilidade formativa, a partir de ações dos grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Fundamentada na formação crítica, a qual implica transformação social das(os) educandas(os). A pesquisa teve como pergunta de partida: de que forma o Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA pode contribuir para o processo de formação continuada de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA que atuam em escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Cabula da Rede Municipal de Ensino de Salvador? Como objetivo geral a pesquisa busca propor uma organização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA, formado por um coletivo de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da Rede Municipal de Ensino de Salvador, atuantes na EJA da GRE Cabula e em grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Tendo como objetivos específicos: analisar os desafios e perspectivas formativas dos Coordenadores Pedagógicos e Coordenadoras Pedagógicas que atuam na EJA; fomentar a reflexão crítica das(os) Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) da EJA e construir uma proposta formativa para Coordenadoras e Coordenadores da EJA atuantes nas escolas da GRE Cabula na Rede Municipal de Ensino de Salvador, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na modalidade da EJA, por meio de propostas curriculares adequadas a esta modalidade de ensino. O percurso metodológico para o desenvolvimento desta pesquisa de natureza aplicada teve a abordagem qualitativa e como procedimento, a pesquisa colaborativa. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram: questionário no Google Forms, entrevista semiestruturada, rodas de conversa e ação do projeto piloto. A amostragem da investigação foi constituída por 4 coordenadoras pedagógicas, atuantes na EJA, da Rede Municipal de Ensino de Salvador, na GRE Cabula. A análise dos dados produzidos junto aos sujeitos da pesquisa contribuiu significativamente para a construção da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA-Cabula, o que foi bastante relevante para a consolidação do projeto piloto, assim como para a sua criação e implementação. Os resultados sugeriram instituir o NEPEJA Cabula, com vistas a discutir temáticas que fortaleçam a formação dos(as) coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA, como o elemento central do debate em torno da melhoria do processo ensino aprendizagem na EJA.
- ItemA (re)configuração do projeto político pedagógico do proeja no CEEP semiárido como espaço de diálogo e de participação coletiva(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-05) Guimarães, Danilo Araújo; Martins, Édiva de Sousa; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dosA presente pesquisa discute a (re)configuração do Projeto Político Pedagógico do PROEJA no CEEP Semiárido, por meio da participação da comunidade escolar e da comunidade local. O objetivo geral foi investigar de que modo a participação desses sujeitos pode contribuir para a (re)configuração do PPP do CEEP Semiárido em uma perspectiva democrática para a EJA/PROEJA. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) analisar o Projeto Político Pedagógico do CEEP Semiárido em relação ao tratamento dado à EJA/PROEJA; b) identificar o que os estudantes conhecem sobre EJA, PROEJA e PPP, analisando o interesse deles na participação da construção do PPP do CEEP Semiárido; c) conhecer as ideias e concepções da comunidade escolar e local sobre EJA/PROEJA e o que julgam necessário considerar para orientar a revisão e/ou (re)elaboração do PPP do CEEP Semiárido de maneira que contemple essas modalidades, garantindo a qualidade do ensino. Foram sujeitos desta pesquisa 20 participantes, contemplando gestores/as, coordenadora pedagógica, professores/as que lecionam nas turmas de PROEJA, alunos/as do PROEJA, funcionários/as da escola e pessoas da comunidade que mantém relação com a escola e/ou com a EJA/PROEJA no Território do Sisal. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa considera a participação coletiva e o diálogo como esteios basilares da Educação de Jovens e Adultos, evidenciando a necessidade de configurar a escola enquanto um espaço contínuo de ação e reflexão. Utilizou-se, no percurso metodológico, os pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa participante, a partir da abordagem qualitativa, e, como dispositivos de pesquisa, utilizou-se a análise documental e questionários. Realizou-se, também, Círculos de Cultura, proposta baseada em Paulo Freire. Nos resultados, discute-se as ausências percebidas no PPP do CEEP Semiárido, as faltas e as possibilidades de participação dos estudantes e desvela-se a importância do diálogo e da participação coletiva das comunidades escolar e local para a (re)configuração do Projeto Político Pedagógico do PROEJA do CEEP Semiárido, uma vez que a construção coletiva desse documento se confirma enquanto um caminho para a legitimação das vozes dos sujeitos dessas modalidades.
- ItemA educação física e a cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na educação de jovens e adultos – EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-22) Rocha, Gênesis Oliveira; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, José Veiga; Eugênio , Benedito GonçalvesEste trabalho analisa como a disciplina de Educação Física é ofertada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no município de Vitória da Conquista-Bahia. A pesquisa abordou questões referentes aos elementos da cultura corporal de movimento. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a Educação Física na construção da cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na EJA, no referido município. A questão da pesquisa se debruçou sobre como os elementos da cultura corporal colaboram com as práticas pedagógicas da Educação Física desenvolvidas na referida modalidade de ensino. A respeito da abordagem metodológica, optou-se por estudo de abordagem qualitativa por compreender a realidade subjetiva do indivíduo. Como critérios de inclusãoda amostra, adotamos: a) possuírem turmas com jovens incluídos na EJA; b) apresentarem professores de Educação Física em seu quadro docente. Os resultados apresentaram multiplas ações envolvendo os elementos da cultura corporal sendo apresentados aos jovens inseridos nas turmas de EJA pesquisadas. Como possibilidade de contribuir com os professores de Educação Física que atuam nas tumas de EJA. O produto da pesquisa é um curso de formação direcionado as práticas corporais que possam dar sentido e siginificado aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Físca.
- ItemA epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia Freiriana na formação de professores da EJA: a (re) existência e resistência das culturas negadas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-06) São Pedro , Ivana Patricia Sena de; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Jeffrey, Debora CristinaEsta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia freiriano, contribui paraa (re)existência e resistência das culturas negadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, propõe-se uma investigação baseada no conceito de epistemologias decoloniais e nas contribuições de Paulo Freire, a partir da obra Pedagogia da Autonomia, com três pressupostos: “não há docência sem discência”, “ensinar não é transferir conhecimento” e “ensinar é uma especificidade humana”, enquanto marcadores possíveis para uma formação de professores intercultural na educação de jovens e adultos. Com isso, buscou-se evidenciar a discussão da relevância do “professor decolonial” enquanto articulador e (de)formador da EJA em ruptura com os silêncios e a invisibilidade das culturas negadas e verificar limites e possibilidades da formação continuada decolonial na EJA, compreendendo a modalidade a partir da necessidade de transformação e justiça social. A pesquisa é documental e de intervenção, de cunho qualitativo e de natureza aplicada, que utilizou como instrumentos de coleta de dados um formulário para leitura sócio cultural e profissional semiaberto a ser aplicado com os docentes, tendo como produto cartas pedagógicas dos docentes produzidas no trabalho de campo. A perspectiva é de que com o procedimento seja possível investigar uma possibilidade de interlocução político-formativa entre coordenador-formador e professor e que, por consequência, viabilize o empoderamento dos sujeitos na educação de jovens e adultos, por meio dos círculos de cultura freireano a serem implementados com os estudantes, na perspectiva de estruturar momentos de cultura que potencializam aulas mais participativas para as turmas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na capital do estado da Bahia, com a perspectiva de questionar de que modo a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e nos pressupostos de autonomia de Paulo Freire, contribui para a (re)existência e resistência das culturas negadas na EJA.
- ItemA reorganização do currículo da EJA em Teofilândia: contribuições de um processo formativo com professoras dos anos iniciais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-26) Santos, Jeane Nascimento; Faria, Edite Maria da Silva de; Ferreira, Erica Valéria Alves; Eugênio, Benedito GonçalvesA pesquisa tem como objetivo analisar os documentos curriculares no âmbito nacional, estadual e municipal, buscando identificar quais os impactos da ausência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Currículo Nacional da Educação Básica, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para consolidar a proposta da pesquisa buscou-se identificar o porquê os impactos da ausência (ou o não lugar) da EJA na BNCC; investigar qual currículo da EJA se tem, antes da BNCC, na Proposta Curricular da EJA (PCEJA) em âmbito nacional e na Política de EJA em âmbito estadual, e qual o currículo de EJA se faz necessário após alinhamento dos currículos da EJA e a BNCC. O processo de investigação teve como pergunta: Quais documentos normativos os professores do município de Teofilândia utilizaram para reformulação do currículo da EJA no município? Essa problematização foi intensificada no período da pandemia e desenvolveu-se a partir da análise documental dos currículos vigentes no estado da Bahia e do Brasil, buscando contribuir com a formação continuada de professores, gestores, coordenadores da EJA para subsidiar na reformulação do currículo da EJA das escolas da rede municipal de ensino, com oferta da modalidade, em especial no município de Teofilândia-BA. Os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa foram de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa. Os teóricos que fundamentam a pesquisa e dialogam com as especificidades da EJA foram Paiva (2012), Freire (2014), Arroyo (2011), Faria (2009), Apple (1982), Silva, Alves e Rezi (2020). Sobre a BNCC, recorremos a autores como Sena (2020), Freitas (1995), Currículo de EJA teve como aporte teórico Arroyo (2011) e Apple (1982). Os seguintes documentos normativos serviram de fontes de análise e investigação na pesquisa: Lei n o 9.394/96 (BRASIL, 1996), Resolução CNE/CP Nº01/2021 (BRASIL, 2021), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Resolução CNE/CP Nº 01/2020 (BRASIL, 2020), Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE, 2018), Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2022), Conferência Estadual de Educação (COED, 2022). Os teóricos que consubstanciaram as técnicas metodológicas adotadas são: Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012), Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) e Lakatos (2003). O produto final foi estruturado em encontros formativos e reflexivos com os professores da EJA do segmento anos inicias do município de Teofilândia-BA, tomando como referência a legislação vigente da política da EJA sem desconsiderar os saberes, fazeres e os percursos formativos dos sujeitos.
- ItemConvergências entre a educação de jovens e adultos e a insubordinação criativa na perspectiva da educação matemática(2022-07-28) Urpia, Maria Emília de Castro; Alves, Érica Valéria; Vinal Junior, Jose Veiga; Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno; Faria, Edite Maria da Silva deA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de tensionamentos e superações. Nesse contexto faz-se necessário nessa modalidade romper com alguns paradigmas para que a formação dos estudantes seja efetivamente crítica. Nesta pesquisa, teve-se por objetivo compreender as ações insubordinadas criativas de educadores da Educação de Jovens e Adultos e suas aproximações com o desenvolvimento da formação crítica desses sujeitos. Desenvolveu-se a investigação direcionada pela questão: A insubordinação criativa pode contribuir para uma educação de jovens e adultos mais crítica? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontrou-se na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Paulo Freire (1987, 1996); Miguel Arroyo (2017); Ubiratam D’Ambrosio (1990; 2005), Beatriz D’Ambrósio (2014; 2015) e Ole Skovsmove (2001), dentre outros, que auxiliaram na condução dessa investigação. O foco da pesquisa é a construção de uma memória da EJA por meio de narrativas de memórias da pesquisadora, dentro de uma perspectiva insubordinada e criativa, na (inter) ação com educadores e educandos da EJA. Essas memórias foram produzidas em uma escola pública, situada na periferia de Salvador. As análises das memórias apontaram que professores que rompem com uma visão fatalista da EJA, acreditando na (co) produção desses educandos, e trilhando por uma postura insubordinada criativa, acabam potencializando a criticidade desses educandos, que passam a se perceber integrantes de uma educação mais consciente.
- ItemCoordenação Pedagógica na EJA em Municípios Baianos: Reflexões Teórico-Metodológicas sobre sua Formação Continuada.(2017-05-08) Lima, Edson Barreto; Nunes, Eduardo José Fernandes; Santos, José Jackson Reis dos; Faria, Edite Maria da Silva deNeste trabalho objetivei compreender qual a orientação teórico-metodológica da formação continuada da Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (CPEJA) dos municípios de Barrocas, de Conceição do Coité e de Serrinha, Estado da Bahia; pelas características do meu objeto de estudo, assumi a opção pela abordagem qualitativa na perspectiva da concepção dialética. O estudo de caso coletivo foi o “elemento” aglutinador das ações previstas para a realização da pesquisa que abarcou o desenvolvimento da entrevista semiestruturada (aplicada com base num roteiro de perguntas abertas) e a análise de documentos oficiais; os instrumentos necessários à produção dos dados da pesquisa me levaram a novos questionamentos que, em momento posterior, ensejarão maior aprofundamento crítico-reflexivo acerca do objeto de estudo. Enfatizo, que, além do aporte da legislação específica (LDB 9394/1996, PEE, etc.), este trabalho está fundamentado em pesquisadores que discutem a temática da formação continuada, voltada para a coordenação pedagógica e as possíveis perdas da não oferta da formação em destaque. Os resultados da pesquisa demonstraram: a) a inexistência de política pública para a formação continuada da coordenação pedagógica da EJA; b) a inexistência de orientação teórico-metodológica dos municípios para as CPEJA; c) certa fragilidade teórica, conceitual, quanto ao significado do que venha ser Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos; d) que a CPEJA não encontrava apoio da Secretaria de Educação quanto às suas dúvidas; e) a preocupação das CPEJA em buscarem a autoformação para ter maior segurança teórico-metodológica no desenvolvimento de sua prática; f) a necessidade de criação de uma equipe permanente de coordenação pedagógica da EJA; g) que, no âmbito do PME, existe a intencionalidade das secretarias municipais da educação de promoção de cursos de formação continuada para as CPEJA; h) a inexistência de política pública voltada à formação continuada da CPEJA na Lei Orgânica Municipal; i) os resultados demonstraram, ainda, que a prática pedagógica das CPEJA tem um viés na pedagogia libertadora.
- ItemDa problematização à intenção: políticas educacionais e práticas pedagógicas desenvolvidas na cidade de Aracatu-BA para jovens e adultos inseridos em contexto de trabalho escravo(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-05) Lima, Patrícia Lacerda Trindade de; Silva, José Humberto da; Oliveira, Gilca Garcia de; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Carla Liane Nascimento dosA presente pesquisa tem como objetivo analisar as narrativas que organizam as propostas educacionais e as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, na cidade de Aracatu,BA, com vistas a desenvolver uma proposta pedagógica interventiva que tenha o trabalho como dimensão estruturante da formação humana. Para tanto, inicialmente, foi analisada a Educação de Jovens e Adultos como categoria teórica, tendo como base sua regulamentação na legislação nacional, o perfil dos sujeitos dessa modalidade e a forma pela qual ela se institucionaliza como um direito exigível por meio de política pública. Também é abordado o trabalho escravo no Brasil, desde uma análise histórica até a sua configuração na atualidade, e correlacionados os dados nacionais e os de Aracatu, município baiano e locus da pesquisa, que apresenta números expressivos de pessoas resgatadas do trabalho análogo ao de escravo a partir de um processo histórico de migração sazonal. Foi desenvolvida pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, e adotada, quanto ao procedimento, a pesquisa interventiva, que foi realizada com profissionais da rede municipal de educação do município de Aracatu. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com a técnica da roda de conversa, com vistas a compreender a tessitura das relações estabelecidas entre a política e as práticas da Educação de Jovens e Adultos com os trabalhadores inscritos em contexto de trabalho escravo. Os achados da pesquisa foram interpretados por meio de análise de conteúdo e também da triangulação, a qual se valeu de dados de órgãos oficiais e pesquisas, juntamente com teóricos como Freire, Arroyo e Cavalcanti, dentre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que a Educação de Jovens e Adultos ofertada no município não se configura em suas práticas pedagógicas como um espaço onde jovens e adultos trabalhadores vulneráveis ao trabalho escravo estão inseridos e são levados a refletir sobre suas realidades. Diante disso, falta-lhes não apenas acesso ao direito à educação ao longo da vida; falta-lhes também um espaço de aprendizado onde o trabalho seja o elemento estruturante, e que adote práticas pedagógicas voltadas a conscientizá-los como classe trabalhadora, para que passem a perceber de forma crítica a realidade social em que estão inseridos. Dada a necessidade de impulsionar o processo de integração da política municipal de Educação de Jovens e Adultos com o enfrentamento ao trabalho escravo, é apresentada ao final da análise dos dados uma proposta de intervenção cujo objetivo é qualificar a atuação dos profissionais de educação municipal, especialmente os professores dessa modalidade, para abordarem nas práticas pedagógicas o trabalho como elemento estruturante da educação de jovens e adultos.
- ItemDo chão da escola à casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na escola municipal senador Júlio César Leite em Estância, Sergipe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-09-17) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito GonçalvesO presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”
- ItemDo chão da escola á casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na Escola Municipal Senador Júlio César Leite em Estância Sergipe(2022-09-16) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito GonçalvesO presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”.
- ItemEducação ambiental em escolas do campo: possibilidades e desafios(2017-04-11) Paz, Marilia dos Santos da Silva; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Ribeiro, Generosa Sousa; Aquino, Maria Sacramento; Faria, Edite Maria da Silva deEsta pesquisa teve como objetivo investigar as possibilidades e os desafios do fazer Educação Ambiental em escola do campo, tendo como lócus de estudo o Colégio Estadual Anativo do Sacramento, localizado na cidade de Sapeaçu-Ba. A pesquisa buscou tornar visível a importância da Educação Ambiental, especificamente em escola do campo, e investigar os desafios e as possibilidades disso acontecer, inclusive a partir de uma prática transversal. Foi evidenciada a trajetória histórica e algumas percepções sobre a Educação Ambiental à luz de diferentes autores, seguida de algumas ponderações sobre a educação do campo no Brasil. Também, foi realizada uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental em escola do campo. O trabalho apresenta características de uma abordagem qualitativa na perspectiva de um estudo de caso dentro da linha exploratória. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de informações: acervo bibliográfico, análise documental (Projeto Político Pedagógico da Escola), entrevistas semiestruturadas (envolvendo professores e direção da escola) e apreciação das informações, a partir da análise de conteúdo. Foi percebido a partir dos resultados da pesquisa, que apesar de a escola estar localizada no campo e de os alunos pertencerem ao campo, o PPP da escola não atende as suas especificidades, sobretudo no que diz respeito às questões ambientais. Na escuta sensível dos envolvidos, percebemos que apesar de algumas tentativas do fazer ambiental por meio de uma transversalidade e de um respeito às especificidades do campo, as ações ainda acontecem de forma fragmentada e descontextualizada. Nesse sentido, a pesquisa recomenda um redirecionamento para o fazer ambiental nas escolas do campo, além de apresentar, como fruto das inquietações que surgem no decorrer da pesquisa, uma cartilha didática/pedagógica, no sentido de contribuir com os sujeitos que buscam vencer os desafios de fazer Educação Ambiental nas escolas do campo contextualizando o processo educativo com base na sustentabilidade ambiental.
- ItemA educação ambiental na educação de jovens e adultos: as práticas dos sujeitos ensinantes e aprendentes em uma escola de Xique-Xique- Bahia(2018-12-18) Carvalho, Rita de Cássia Chagas; Amorim, Antônio; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Ana Lúcia CarvalhoEsta dissertação aborda os resultados da pesquisa aplicada, intitulada “A educação ambiental na educação de jovens e adultos: as práticas dos sujeitos ensinantes e aprendentes em uma escola de Xique-Xique- Bahia”. O problema que estimulou este estudo foi: A Educação Ambiental na EJA é desenvolvida com ações práticas? O objetivo geral, buscou compreender a prática em Educação Ambiental, de professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública municipal, visando possibilitar intervenções na perspectiva de contribuir para a formação dos sujeitos sustentáveis. Nos objetivos específicos procuramos analisar a prática da Educação Ambiental no contexto escolar da EJA; refletir sobre a contribuição da Educação Ambiental na EJA; construir com os professores uma proposta de oficinas em práticas de Educação Ambiental na EJA. O estudo se deu no contexto da EJA de uma escola municipal de Xique-Xique- Bahia, envolvendo professores e alunos. Do ponto de vista da abordagem do problema, optamos pela pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa que melhor define esta investigação é o estudo de caso. Para tanto, utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise textual, categorizando os depoimentos dos professores e alunos. As reflexões postas neste trabalho foram mediadas principalmente pelas leituras de Amorim (2015), Andrade ( 2004), Arroyo ( 2005, 2006, 2007), Carvalho (2009), Cury (2002), Gadotti ( 2009), Gomes (2007), Haddad e Di Pierro (2000), Machado ( 2009), Mendonça (1994), Morin ( 2003), Paiva (2004), Pereira (2007), Soares (2001), Souza ( 2002), que tratam da temática sobre a educação de jovens e adultos e seu contexto nas políticas públicas; Dias (2009), Gonçalves e Sá et al (2012), Lopes ( 2006), Guimarães et al ( 2008),Haddad e Di Pierro ( 2000), Ireland ( 2007), Oliveira ( 2011), Paranhos e Shuvartz (2013), Souza (2002), Varela ( 2013), sobre Educação Ambiental e Freire (1958, 1980, 1996, 1997, 1999, 2009) que perpassa a educação como um todo. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que as práticas em Educação Ambiental na EJA ainda são muito tímidas; constatamos também que a intervenção pedagógica potencializou a prática dos sujeitos nas questões ambientais, contribuindo para a formação crítica dos mesmos, preparandoos para intervirem de forma sustentável nos ambientes em que estão inseridos. Concluímos afirmando que os impactos gerados pela pesquisa contribuíram para a formação do sujeito ecológico.
- ItemA educação de jovens e adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira(2016) Oliveira, Cristiane Kuhn de; Silva, José Carlos de Araujo; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Faria, Edite Maria da Silva de; Carmo, Gerson Tavares doEsta pesquisa intitulada A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira é fruto de reflexões da pesquisadora enquanto professora e coordenadora pedagógica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, as quais fomentaram a questão problema: “Como tem sido oferecida a modalidade EJA na Escola Municipal Professor Roberto Santos – EMPRS no município de Jussara-Bahia tendo em vista a permanência dos alunos?” Dessa forma, tem-se como objetivo principal desta pesquisa analisar como tem sido ofertada a modalidade EJA na EMPRS, quanto à permanência dos alunos com base na cultura da escola; desdobrando-se em objetivos específicos que ajudaram a compreendê-lo, a saber: conhecer as especificidades e necessidades da EJA da EMPRS a partir dos seus referenciais legais e teóricos; caracterizar as especificidades presentes na EJA da EMPRS a partir dos elementos da cultura da escola com ênfase na permanência dos estudantes; analisar a cultura da escola da EMPRS na perspectiva da permanência, ou não, dos estudantes; fomentar a criação de uma cultura da escola que valorize as especificidades da EJA, a partir da organização de um núcleo para a escola. Tratouse de uma pesquisa qualitativa e interpretativa na qual se utilizaram traços da pesquisa etnográfica e da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos para a pesquisa: a observação participante e as entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com a equipe gestora, os professores e os alunos da modalidade e, a análise documental – Dados do Censo Escolar, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Diário de Classe e Atas Finais, empreendendo-se a análise de conteúdo, a fim de analisar as informações. O estudo permitiu afirmar que a EJA é tratada como um apêndice de escolarização, pois mesmo com as muitas mudanças na concepção, no planejamento e na organização da educação para jovens e adultos nos últimos anos, a realidade ainda é bastante precária e o tratamento dado continua subestimando a modalidade comparada ao ensino regular. A escola permanece reproduzindo a estrutura de homogeneidade e diferenciação no tratamento aos alunos da EJA, apontando para a divisão entre ensino regular e a educação de jovens e adultos. Como proposta colaborativa é apresentada a criação do Núcleo de Estudos e Planejamento em Educação de Jovens e Adultos – NEPEJA para a escola, numa proposta de análise, estudo e intervenção da prática educacional.
- ItemA educação física e a cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na educação de jovens e adultos – EJA(2021-12-22) Rocha, Gênesis Oliveira; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, Jose Veiga; Eugênio, Benedito GonçalvesEste trabalho analisa como a disciplina de Educação Física é ofertada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no município de Vitória da Conquista-Bahia. A pesquisa abordou questões referentes aos elementos da cultura corporal de movimento. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a Educação Física na construção da cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na EJA, no referido município. A questão da pesquisa se debruçou sobre como os elementos da cultura corporal colaboram com as práticas pedagógicas da Educação Física desenvolvidas na referida modalidade de ensino. A respeito da abordagem metodológica, optou-se por estudo de abordagem qualitativa por compreender a realidade subjetiva do indivíduo. Como critérios de inclusãoda amostra, adotamos: a) possuírem turmas com jovens incluídos na EJA; b) apresentarem professores de Educação Física em seu quadro docente. Os resultados apresentaram multiplas ações envolvendo os elementos da cultura corporal sendo apresentados aos jovens inseridos nas turmas de EJA pesquisadas. Como possibilidade de contribuir com os professores de Educação Física que atuam nas tumas de EJA. O produto da pesquisa é um curso de formação direcionado as práticas corporais que possam dar sentido e siginificado aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Físca.
- ItemEducação socioambiental em EJA: um estudo de intervenção pedagógica com estudantes do colégio estadual polivalente de Castro Alves/Ba(2017) Silva, Lílian Gomes da; Pereira, Antonio; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Faria, Edite Maria da Silva de; Mutim, Avelar Luiz BastosO presente trabalho trata da intervenção pedagógica como possibilidade de inserção da Educação Socioambiental no currículo praticado da Educação de Jovens e Adultos, através de oficinas realizadas no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves/BA. Ele nasce das inquietações da professora/pesquisadora ao observar que seu fazer pedagógico não estava contribuindo para a formação de cidadãos críticos, capazes de intervir de modo consciente nos espaços onde estão inseridos, tendo em vista que a comunidade do município de Castro Alves/BA demonstrava, ao longo dos anos, descaso para com seu patrimônio cultural, histórico e natural, através dos comportamentos explicitados na escola, no ambiente de trabalho e nos espaços de vivência dos estudantes. Tudo isso me sensibilizou, despertando a necessidade de investigar como os estudantes da EJA-Tempo Formativo III do Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves/BA percebem os problemas socioambientais do município de Castro Alves/BA e como uma intervenção pedagógica contribuiria para ampliar tal percepção crítica entre os estudantes da EJA? Considerando a função da escola no processo de aprendizagem, investigou-se como o currículo escrito e praticado na EJA tem contribuído para a construção de uma consciência crítica acerca da temática socioambiental, tendo em vista que são sujeitos com experiências que podem contribuir para a sistematização do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de intervenção, em que as oficinas pedagógicas, tendo como dispositivos, os documentários e filmes, foram a principal fonte de coleta de dados para a pesquisa, associadas ao questionário aberto, à entrevista semiestruturada e a avaliação escrita. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, porém de forma mais aberta para dar conta da dinamicidade da pesquisa de intervenção, sem perder de vista o rigor na avaliação da prática, explicitando o método de intervenção e o método de avaliação da intervenção. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que a intervenção pedagógica potencializou a aprendizagem nas questões ambientais, contribuindo para a formação crítica dos estudantes da EJA, preparando-os para intervirem de forma sustentável nos ambientes em que estão inseridos. O trabalho de intervenção possui grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem, na medida em que o empírico dialoga com o conhecimento científico, contribuindo para a formação de sujeitos conscientes do seu papel na sociedade.
- ItemEja Conectada: A Pedagogia dos Multiletramentos nos Processos Educativos de Jovens e Adultos Escolarizados(2019-03-21) Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Silva, Obdália Santana Ferraz; Coscarelli, Carla Viana; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Faria, Edite Maria da Silva deEste estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos sujeitos da EJA, docentes, discentes e gestores, quanto à possibilidade de operacionalização de práticas de multiletramentos, com o uso das Tecnologias Digitais, nos contextos pedagógicos. Realizou-se no cenário de uma Escola pública, norteado pela indagação: o que pensam e o que fazem os sujeitos da EJA, professores, alunos e gestores, quanto à possibilidade de operacionalizar praticas socioculturais de multiletramentos com o uso das Tecnologias Digitais no contexto pedagógico da EJA? Está fundamentado nas seguintes teorias e seus respectivos teóricos: Pedagogias libertadora, edificada por Paulo Freire, Sociointeracionismo de Vygostsky; Pedagogia dos Multiletramentos, criada pelo New London Group (GNL), a partir dos quais procuramos compreender a essência política e social de uma Pedagogia de Multiletramentos com projeções na vida de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, caracterizou-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, com ênfase na colaboratividade. Os resultados deste estudo nos levam a concluir que o professor da EJA, no contexto da cultura digital, está diante de um grande desafio: atender um novo perfil de aluno, imerso num contexto global, que faz uso dos mais variados recursos tecnológicos, que para ele são caminhos atrativos e possíveis de aprendizagem. Assim sendo, o corpo docente da EJA prcisará formar-se continuamente, a fim de qualificar-se para o enfrentamento das novas realidades dos alunos, sujeitos do processo de ensinar e aprender, atores e autores das suas trajetórias de aprendizagem.
- ItemEnegrecer a prática pedagógica da educação de jovens e adultos: um estudo sobre a formação de professores em uma escola no município de Valença - Bahia(2019-10-02) Paixão, Jones César da; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Florentina da Silva; Stopilha, Ana Lícia de SantanaA presente dissertação teve por objetivo analisar como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolviam suas práticas pedagógicas na perspectiva da implementação da Lei nº 10.639/03, e a partir disso propor e desenvolver ciclos formativos sobre as questões étnico-raciais. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Dario Galvão de Queiroz, localizada no município de Valença – Bahia, tendo por colaboradores professores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso com um viés colaborativo e utilizamos como instrumentos de coleta de dados e informações a análise documental, observações, questionários e os ciclos formativos. Constatamos que não havia a institucionalização das questões étnico-raciais no Projeto Político Pedagógico da escola, assim como um projeto pedagógico sobre a temática em análise. Os sujeitos colaboradores, ao serem sensibilizados a colaborar, transformaram a proposta inicial desta pesquisa em objetivo comum, o que possibilitou a produção de saberes e intervenção da realidade. A pesquisa revelou que existem ações pedagógicas pontuais sobre as questões raciais que são realizadas, geralmente, no mês de novembro, o que nos levou a compreender que as práticas pedagógicas desenvolvidas não possibilitavam a implementação da Lei n°10.639/03, haja vista o caráter pontual com que os diálogos sobre as questões antirracistas eram abordados na instituição. Concluímos que os professores da EJA a partir dos ciclos formativos demonstraram interesse na implementação da Lei nº 10.639/2003 no cotidiano escolar, por meio de práticas pedagógicas que contemplem as questões étnico-raciais na perspectiva de educação inclusiva da diversidade.
- ItemEntre o prescrito e o praticado: um estudo de caso sobre o currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto, Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador – Bahia(2017-07-14) Santos, Maria Candeias Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Faria, Edite Maria da Silva de; Amorim, Antonio; Neiva, Nordélia CostaEsta dissertação apresenta um estudo sobre a educação em espaço prisional, por sua vez é um estudo de caso intitulado “Entre o prescrito e o praticado: Um estudo de caso sobre o currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto, Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador – Bahia”. São os objetivos desta pesquisa compreender e analisar o currículo prescrito e o currículo praticado da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto e os discursos dos professores encontrados nos portfólios; proceder à descrição da legislação prisional brasileira e a legislação baiana sobre a EJA em prisões, em específico o Plano Estadual de Educação Prisional do Estado da Bahia. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da investigação, recorremos à pesquisa bibliográfica que serviu como referência para a revisão teórica específica, a pesquisa documental no sentido de estabelecer um elo com o marco legal que trata da educação em presídios; os questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas para apreender a realidade dos sujeitos e do lócus investigado, visto que é de significativa relevância compreender as falas dos sujeitos pesquisados. Esta é uma investigação desenvolvida entre abril de 2016 e abril de 2017, o que possibilitou um contato direto com pessoas que fazem acontecer a EJA dos privados de liberdade na Escola Professor George Fragoso Modesto. Trata-se de uma investigação empírica, de técnica instrumental estudo de caso que nos revelou que os sujeitos pesquisados possuem discursos e práticas voltadas para a Educação em Direitos Humanos, contudo manifestam interesse em maiores conhecimentos e aprofundamento sobre o tema. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em seis capítulos, os quais apresentam algumas reflexões em torno da EJA prisional, os aspectos legais da EJA prisional, o Currículo da EJA prisional, a trilha metodológica, os achados e a tessituras sobre o Currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto e por fim, a Proposição de uma Cartilha em Educação em Direitos Humanos e EJA Prisional para os professores da Escola Professor George Fragoso Modesto, em Salvador – Bahia, que dará subsídio para o fortalecimento do currículo em uma Educação para e em Direitos Humanos.
- ItemFormação Continuada na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Perspectivas em Três Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas(2017-12-21) Silva, Nildélia Souza; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dos; Alves, Érica Valéria; Amorim, AntônioA pesquisa teve como temática a Formação continuada na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e perspectivas em três escolas públicas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A metodologia do estudo foi baseada na pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, instrumentalizada através da pesquisa participante, a partir da problemática: quais os desafios presentes no contexto das práticas pedagógicas dos professores, da Fase I da EJA que atuam em três escolas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas? O estudo teve como objetivo geral: compreender sobre os desafios presentes no contexto das práticas pedagógicas de professores que atuam na Fase I, da EJA de três escolas situadas em Portão pertencentes a rede Municipal de Ensino, de Lauro de Freitas/Ba. Por isso, procuramos solução para os seguintes objetivos específicos: Diagnosticar os desafios e problemas encontrados pelos professores para compreender e colaborar com o desenvolvimento das sua práticas pedagógicas; Refletir e apontar solução para os desafios que dificultam o desenvolvimento da sua prática pedagógica; contribuir para construção de uma proposta de intervenção formativa para os professores da EJA, no município de Lauro de Freitas-Ba. O referencial teórico e metodológico foi norteado por pesquisadores que discutem a Educação de Jovens e Adultos. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios filosóficos, teóricometodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à formação continuada dos professores e suas práticas pedagógicas; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. Para fortalecer o panorama sobre a EJA utilizamos o diálogo empreendido por: Fávero (2006), Barros (2011), Paiva (2011) Arroyo (2006) Machado (1988) Gadotti (2001) Tardif (2001), Haddad (2002), Imbérnom ((2010), Freire (1992, 1997, 1981, 2006), Soares (1999, 2003, 2008, 2005) e a A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( Unesco). Para referenciar os diálogos empreendidos. A análise dos dados achados junto aos sujeitos que fizeram parte da pesquisa, apresentaram contribuições significativas e relevante para a construção e a consolidação dos Diálogos Formativos, procurando compreender os desafios apresentados na EJA A construção e o desenvolvimento do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa participante, possibilitou discutir a trajetória de vida pessoal e profissional dos participantes, os referenciais históricos, políticos, metodológicos filosóficos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a prática pedagógica através da roda de conversa. Os resultados indicaram a necessidade de ampliar a discussão para toda a rede e foi sugerido instituir um espaço formativo no município para os professores da EJA com a criação de um grupo de estudo para discutir a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemFormação de professor da educação de jovens e adultos: um olhar reflexivo sobre os saberes docentes em uma escola estadual no município de Itamaraju-Bahia(2017-12-20) Santos, Maria Madalena da Conceição; Faria, Edite Maria da Silva de; Alves, Érica Valéria; Vitorino, César Costa; Santos, José Jackson Reis dosEste trabalho tem como objetivo principal analisar como se materializam os saberes docentes necessários para a formação do professor em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede estadual no município de Itamaraju-Bahia. O referencial teórico que fundamenta este estudo considera a implementação de Políticas Públicas que viabilizem a formação do professor, com base nos conhecimentos epistemológicos e nos saberes do docente. Por entender que este detém conhecimentos inerentes ao âmbito de sua profissão, pautamos um estudo dialogando teoria e prática, contemplando a análise da política educacional da EJA no contexto do Itamaraju/Bahia/Brasil, identificando como estas são efetivadas no tocante ao alfabetismo/analfabetismo, através dos discursos dos partícipes por meio das concepções apresentadas no decorrer da pesquisa e da formação continuada desenvolvida na escola. Para a realização do estudo, adotamos a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo como interlocutores a pesquisadora e 04 (quatro) sujeitos da pesquisa que, coletivamente, buscam a construção de saberes no campo da EJA. Os resultados do estudo apontam a dicotomia entre teoria e prática no âmbito escolar, pois, constatamos que alguns professores desconhecem as diretrizes e ações implementadas na política de formação do professor da EJA.