Navegando por Autor "Fagundes, Marcus Vinícius C."
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- ItemAdministração de recursos humanos: um estudo de caso das políticas e práticas de gestão de pessoas da empresa cerâmica alves em Candiba-BA.(2012-12-19) Moreira, Joteílson Fernandes; Silva, Serginaldo Veiga da; Oliveira, Sayonara Miranda; Marques, Rogério Santos; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando FariaO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemInfluência da mineração para o desenvolvimento local: um estudo a partir da INB S/A e BAMIN S/A da cidade de Caetité-BA(2012-12-19) Amorim, Anna Paula dos Santos; Malheiros, Regiane Junqueira Miranda; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando; Bittencourt, Euclides Santos; Costa, Marcelo NevesO presente estudo teve como objetivo identificar e discutir a influência das empresas de Mineração INB e BAMIN para o desenvolvimento da cidade de Caetité-BA. Para tanto, buscou-se descrever a atuação de tais empresas no município, verificar os indicadores socioeconômicos municipais após a implantação desses empreendimentos e verificar a percepção da população diante dos efeitos socioeconômicos advindos da atividade de mineração. Para atender aos objetivos desse estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e o questionário semiestruturado. As constatações da pesquisa evidenciaram que houve uma progressão significativa no PIB municipal entre os anos de 1999 a 2009 destacando-se o setor industrial ao apresentar a maior média de crescimento nesse período. A oferta de empregos no mercado de trabalho caetiteense durante o período de 2000 a 2010 também apresentou crescimento, diminuindo a taxa de desemprego em mais de 41%. Nesse sentido, destaca-se o setor de extrativa mineral que entre os anos de 2005 a 2008 apresentou um expressivo crescimento no número de pessoas ocupadas nesse setor. Contudo os indicadores de desenvolvimento econômico e social do município, o IDE e o IDS, apontaram que entre os anos de 1998 a 2006 a cidade de Caetité-BA pouco se desenvolveu. Quanto à percepção da população, verificou-se que as opiniões dos moradores da cidade convergem com os resultados apresentados pelos indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico e social. Apesar de grande parte dos entrevistados acreditarem que esses empreendimentos geram emprego e renda para a cidade e que eles são importantes para o crescimento do município, ficou evidente que a população ainda não consegue perceber mudanças importantes e necessárias para uma melhor qualidade de vida, uma vez que a educação, a saúde e a infraestrutura do município não apresentaram durante esses anos grandes progressos.
- ItemMarketing de relacionamento e CRM: um estudo de caso no Banco do Brasil de Guanambi-BA(2012-12-20) Souza, Deibbe Dadiane Mendes; Ladeia, Roberta Alves Reis; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Oliveira, Sayonara Miranda; Costa, Marcelo NevesEste estudo tem por objetivo verificar a aplicação do software CRM – Customer Relationship Management no Banco da Brasil agência de Guanambi-BA, analisando os benefícios que este proporciona no ambiente organizacional financeiro , afim de reter e satisfazer os clientes. Neste mesmo âmbito, também foi desenvolvido um estudo da visão dos funcionários em relação ao uso e adaptação do novo sistema no seu ambiente de trabalho. O CRM é visto com um dos métodos mais sofisticados e eficientes, que transformam a maneira como as empresas podem aumentar a rentabilidade dos clientes atuais, além de ajudar na conquista de novos. A pesquisa foi aplicada com fins exploratórios e descritivos, mediante estratégia de um estudo de caso. Utilizou-se de técnicas de pesquisas documentais e entrevista. Foram aplicados dois questionários. O primeiro deles foi realizado com os clientes, indo de questões que visam informar o perfil dos consultados a questões que buscam diagnosticar a sua satisfação frente ao atendimento oferecido pela agência. O segundo realizou-se com os funcionários, também caracterizando o perfil dos entrevistados e diagnosticando os benefícios do software frente ao uso da tecnologia no dia a dia de trabalho. A entrevista foi feita com o gerente geral da agência a fim de conhecer qual foi a proposta do CRM para a instituição estudada. Os resultados elucidam que a implantação do CRM trouxe pontos positivos quanto ao feedback no atendimento ao cliente, tornando este mais satisfeito, além de promover o desenvolvimento do trabalho dos seus colaboradores. Revelou-se também que a implantação do novo software esta em fase de transição obtendo melhoria contínua quanto aos objetivos proposto pelo sistema.