Navegando por Autor "FERREIRA, Carlos Lima"
Agora exibindo 1 - 20 de 31
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise dos impactos socioambientais do loteamento Morro Do Ouro na cidade de Jacobina-Bahia(2018-06-15) FREITAS, Luana da Silva; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dosEste trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos socioambientais decorrentes da ocupação urbana na cidade de Jacobina-Bahia, em particular com a implementação do loteamento Morro do Ouro. Nesse estudo pretende-se analisar o processo histórico da ocupação urbana a partir da construção de loteamentos, seguindo da avaliação das políticas públicas locais e das diretrizes destinadas a preservação de áreas permanentes, identificando as características físicas da área estudada e diagnosticando as principais alterações socioambientais. Para realização da pesquisa desenvolveu-se as seguintes ações: pesquisa bibliográfica, documental e visita em campo. Os estudos sobre a ocupação de grandes áreas na região periférica da cidade são determinados pelo mercado imobiliário, em busca de maior lucratividade e as questões socioambientais também já são evidenciadas a partir de esgotos lançados nos cursos d´água, remoção de vegetação nativa, ocupação em Áreas de Preservação Ambiental e aceleração da fragilidade ambiental – erosão, promovendo alterações socioambientais nas bacias hidrográficas da Félix Tomaz e Itapicuru-Mirim.
- ItemArte das/nas ruas: um olhar geográfico sobre as arte nas sinaleiras no centro da cidade de Jacobina-Ba(2018-07) MASCARENHAS, Paulo Matheus Cruz; MACEDO, Robson de Oliveira; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; CORDEIRO, Paula Regina de OliveiraOs movimentos artísticos das/nas ruas do centro da cidade de Jacobina-BA, precisamente nas avenidas Orlando Oliveira Pires e Lomanto Junior, localizadas no bairro Centro, evidenciam uma intrigante relação entre as feições modernas da cidade e a existência dos artistas de rua das sinaleiras. Esses grupos são responsáveis por imprimir novas características no espaço por meio da apropriação da cidade e pela redefinição dos lugares através de suas técnicas. Para compreender esse fenômeno artístico urbano traçaremos linhas teóricas reflexivas que relacionam o conceito de arte, o papel do corpo do artista na apropriação espacial e a expressão das práticas artísticas no cotidiano, amparados pela categoria de análise do lugar.
- ItemCartografia tátil e as contribuições no ensino de geografia para os alunos com deficiência visual ou baixa visão na cidade de Jacobina - Bahia Jacobina – Bahia 2022(2022-12) HORA, Júlia Marjorrie Silva da ; FERREIRA, Carlos Lima; HAYNE, Dolores Bastos; LEAL, Ione Oliveira JatobáO ensino da ciência cartográfica permite que os estudantes criem estratégias e desenvolvam habilidades para compreender o mundo, através das representações do espaço. A cartografia deve ser trabalhada desde os anos iniciais, tendo em vista, que os alunos precisam desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de mapas. Porém, diante das leituras, levantam-se questões a serem sanadas, tais como: de que maneiras introduzir a cartografia tátil como recurso didático aos estudantes cegos, com baixa visão e também aos visuais? De que maneira é possível serem produzidos os recursos pedagógicos táteis na realidade da educação na rede pública de Jacobina - Ba? Ao decorrer desta pesquisa objetivamos apresentar uma breve história de como a cartografia tátil vem se desenvolvendo no Brasil e de que forma a alfabetização cartográfica proporciona os conceitos básicos de cartografia útil aos estudantes cegos e visuais de forma a contribuir para um melhor aproveitamento dos materiais produzidos em tátil. Outro aspecto relevante no presente no artigo também será a apresentação da produção dos materiais didáticos táteis produzidos durante a pesquisa, a maioria deles baseado no livro “Atlas Geográfico Escolar de Jacobina” e outros mapas de uso da geografia de modo geral. Espera-se que essa pesquisa venha contribuir para a propagação da Cartografia Tátil como área de estudo inclusivo, no intuito de despertar o interesse por esse campo de pesquisa e motivar os professores e demais profissionais da educação a produzir novos materiais, tendo em vista, que esse é um assunto pouco difundido no âmbito educacional, ainda que seja um campo com grande potencial inclusivo.
- ItemContribuições didáticas para o ensino da cartografia escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA: estudo de caso na cidade de Jacobina-Ba(2019-07) OLIVEIRA, Luana Andrade Freire de; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesEste trabalho originou-se a partir das atividades desenvolvidas no componente curricular de Estágio Supervisionado em Geografia III, tendo como objetivo de analisar o processo de aprendizagem da Cartografia Escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA e responder o seguinte questionamento: Como os alunos da EJA poderão compreender a dinamicidade do espaço geográfico mediante a linguagem cartográfica? Visando responder o problema, foram realizadas atividades lúdicas/práticas e do auxílio de recursos musicais, instrumentos de compreensão e associação que colaboraram para os resultados da pesquisa, dentre outras técnicas. A metodologia trata-se de um estudo de caso, alinhando-se a abordagem de investigação qualitativa por analisar criticamente os aspectos que estão correlacionados com o contexto da pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que os alunos possuíam dificuldades em relação aos conhecimentos cartográficos. Entretanto, após a realização da oficina pedagógica, estes puderam retirar suas dúvidas e construir uma aprendizagem significativa, visto que foi possível atribuir novos significados para a turma da EJA, potencializando o ensino e aprendizagem da Cartografia Escolar.
- ItemContribuições do Teatro para apreensão de temas emergentes da Geografia: o caso do grupo artefato no município de Serrolândia-Ba(2017-12-15) SANTOS, Laiane Oliveira dos; SANTOS, Ivaneide Silva dos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesEsta pesquisa é o resultado da investigação acerca das contribuições do teatro para apreensão de temas emergentes da Geografia: o caso do grupo Artefato no município de Serrolândia-Ba. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, na medida em que busca analisar as particularidades das falas dos sujeitos envolvidos na mesma, com caráter exploratório, utilizando como método de estudo a dialética. Para a realização da pesquisa utilizamos um questionamento base: Quais as contribuições do grupo Artefato em Serrolândia – BA para apreensão de temas emergentes da Geografia? Como instrumentos para coleta de dados foram utilizadas entrevistas estruturadas e semiestruturadas, bem como a realização de grupos focais. Também foram analisados vídeos e fotografias do referido objeto de pesquisa. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições do grupo de teatro Artefato no município de Serrolândia-Ba para apreensão de temas emergentes da geografia. Tendo como objetivos específicos perceber como o grupo Artefato promove a apreensão de temas emergentes da geografia; analisar de que forma o público das peças apreendem a mensagem transmitida; identificar se o público das peças utiliza o conhecimento adquirido através das mesmas no contexto social no qual fazem parte. Consideramos que a pesquisa apresenta benefícios para a educação geográfica, uma vez que estudou como um segmento da sociedade civil pode contribuir para discussão e apreensão de temas emergentes da geografia, e também será de grande relevância para a população da cidade de Serrolândia – BA, pois, não há pesquisas científicas sobre a atuação do grupo Artefato na cidade. Os resultados da pesquisa nos revelam que o teatro, através da sua linguagem artística, e ludicidade, ao discutir temas geográficos, contribui para apreensão de temas emergentes da geografia.
- ItemA (des) articulação da geografia acadêmica e escolar no contexto do estágio supervisionado da Universidade do Estado da Bahia-Uneb, campus IV Jacobina-Ba(2018-03-01) SANTOS, Aline Rios da Silva; JESUS, Quele Oliveira de; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dosO presente trabalho monográfico buscou identificar os dilemas da (des) articulação da Geografia acadêmica e escolar no contexto do Estágio Supervisionado na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus de Jacobina, bem como, analisar até que ponto os conhecimentos geográficos construídos na universidade dialoga com a geografia escolar, durante o estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado consiste em uma das mais relevantes etapas no processo educativo de ensino-aprendizagem, pois permite ao aluno estagiário operacionalizar o aprendizado adquirido nas práticas acadêmicas fora da universidade, tendo a oportunidade de intervir na realidade educacional, colocando em prática a teoria adquirida ao longo do curso e diante dos resultados obtidos poderá nortear sua práxis pedagógica, pois é nesse momento que o estagiário assume autonomia em relação ao campo de atuação. E para que tal processo seja de fato consolidado é necessário que o futuro professor de geografia tenha uma boa formação dentro da academia, onde os conhecimentos geográficos construídos na universidade possam dialogar com a geografia escolar. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada análise bibliográfica e revisão documental, também trabalhamos com aplicação de questionários semiestruturados com os graduandos do curso de Geografia da UNEB, campus IV que estavam cursando o componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia IV, no semestre de 2017.1 a fim de coletar dados e informações que possibilitassem responder os questionamentos levantados. Através desses, foi possível mensurar alguns impasses durante o Estágio Supervisionado, uma vez que nem sempre existe conexão entre dos conteúdos trabalhados nas universidades com aqueles ensinados nas instituições básicas, bem com, as dificuldades pelos graduandos de ressignificar os conhecimentos acadêmicos para a sala de aula.
- ItemDo remoto ao presencial: impactos da pandemia de covid -19 no ensino de geografia Jacobina - Bahia 2022.(2022-12) RIOS, Camila Silva ; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dos; JESUS, José AlvesA propagação do Novo Coronavírus Sars-CoV-2 e a incorporação do ensino remoto emergencial levou os estudantes das diversas classes escolares a terem sua rotina modificada. Para os alunos da zona rural, a atividade remota trouxe ainda mais obstáculos, uma vez que as condições materiais dos estudantes foram postas à prova, influenciando negativamente no aprendizado. Nos deparamos então com a seguinte problemática: Quais impactos deixados pela pandemia acarretaram o ensino de geografia na educação básica? Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo compreender os desafios que passaram a permear o cotidiano dos estudantes do 5° ano e professores de Geografia do Centro Educacional Bernardina Ferreira da Silva localizado no povoado de Maracujá- Serrolândia-BA. Em termos metodológicos esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, cuja obtenção de informações foi o questionário aplicado via Google Forms e WhatsApp, além de entrevistas com 16 alunos do 5° ano e com quatro professoras de Geografia atuantes na Educação Básica. A partir dos resultados, foi possível certificar que a realidade da pandemia conseguiu interferir negativamente no processo de aprendizagem destes alunos. Neste sentido, tendo em vista o cenário pandêmico, este trabalho demonstrou a necessidade de discutir não somente os desafios, mas também a necessidade de uma formação continuada para os professores, o papel da escola frente a pandemia e as consequências no processo de ensino e aprendizagem bem como as desigualdades que foram realçadas durante o ensino remoto.
- ItemA Educação Especial na perspectiva da inclusão na licenciatura em geografia, UNEB - Campus IV(2019-07) ROSÁRIO, Juciane das Virgens; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SALVADOR, Juliana Cristina; FERREIRA, Carlos LimaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como a Educação Especial na perspectiva da inclusão vem sendo tratada no curso de licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus IV, Jacobina-Bahia. Para tanto, inicialmente, faz-se necessário uma reflexão acerca da estrutura da matriz curricular do curso supracitado, de forma a identificar os componentes curriculares que abordam a Educação Especial na perspectiva da inclusão, descrever o processo de operacionalização da Educação Especial no curso de licenciatura em Geografia, além disso, apresentar perspectivas da Educação Especial e Inclusiva, considerando a formação inicial em nível superior, oferecida aos licenciandos em exercício profissional e/ou futuros professores de Geografia. E, assim, compreender que o curso de licenciatura em Geografia, pode contribuir de maneira significativa para o efetivo processo de inclusão educacional e social de todos os alunos. O desenvolvimento desta produção se deu por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, as quais serviram como suportes e contribuições para uma maior investigação e aprofundamento referente à temática. A coleta de dados foi obtida por meio da análise da matriz curricular, dentre outros documentos necessários e imprescindíveis (lista de alunos matriculados – ingressos no curso; lista de alunos matriculados por disciplina – “Educação para Necessidades Especiais e LIBRAS”, e resolução do componente curricular LIBRAS), existentes na estrutura do curso de licenciatura em Geografia, da UNEB, Campus IV, Jacobina-Bahia. Os resultados apontam que, é perceptível a presença da Educação Especial/Inclusiva no curso pesquisado, por meio dos componentes curriculares “Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) ” e “Educação para Necessidades Especiais”. No que diz respeito ao seu processo de operacionalização, dentre os apontamentos: os estudos relativos a Educação Especial/Inclusiva, levando em conta as nomenclaturas e planos de disciplinas, estão limitados a esses componentes curriculares. No entanto, atualmente, o componente curricular “Educação para Necessidades Especiais” não está se constituindo em um auxiliador. Embora não tenha a inclusão como eixo de formação, por outro lado, os resultados levantados, possibilitaram também apresentar perspectivas da Educação Especial/Inclusiva, tais como: providências em relação a retomada da oferta de “Educação para Necessidades Especiais”, (ampliação de carga horária deste); inserção de estudos teóricos e práticos sobre a temática da Educação Especial/Inclusiva, de forma transversal, tanto nos componentes curriculares que tratam sobre a temática, quanto nos demais, existentes na matriz curricular do curso etc., são possibilidades aplicáveis, frente à inclusão educacional e social de todos os sujeitos, tendo em vista a compreensão de que, ao iniciar passos para a inclusão e considerar as perspectivas apresentadas, o curso pesquisado, poderá contribuir de maneira significativa para a efetivação desse processo inclusivo em toda sua plenitude.
- ItemEducação inclusiva e o ensino da geografia para alunos surdos no ensino fundamental II: desafios e possibilidades nas escolas municipais da cidade de Jacobina-Ba(2018-03-01) TEIXEIRA, Thaiane Nilo.; OLIVEIRA, Ticiane Silva de.; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Gislene Maria Mota dosO ensino da geografia para alunos surdos é imprescindível, pois esta ciência é responsável por desenvolver no cidadão a habilidade de construir o olhar crítico-reflexivo da totalidade mundo, compreendendo e relacionando à realidade vivenciada. Sob o contexto da educação inclusiva, faz-se necessário pesquisar o ensino da Geografia para alunos surdos. Para isso, esta pesquisa de caráter exploratório foi realizada nas escolas públicas municipais da cidade de Jacobina – BA, sendo desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas, estudo da legislação pertinente e estudos de campo, objetivando investigar a estrutura das escolas inclusivas, o ensino de geografia para alunos surdos colaborando com o desenvolvimento do mesmo. Destacando os desafios encontrados e as possibilidades metodológicas existentes. O método adotado foi o materialismo histórico dialético sob o paradigma da pesquisa quali-quantitativa.Os dados foram obtidos através de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, utilizando o instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas aplicadas a Secretaria de Educação Inclusiva do município, aos diretores das instituições pesquisadas, aos profissionais do Atendimento Educacional Especializado - AEE e aos professores de geografia que trabalham diretamente com alunos surdos. Para os professores, a comunicação através da Língua de sinais é o maior desafio, consequência da pouca formação e ausência de intérpretes, mas, alternativas pedagógicas são adotadas, principalmente pelos profissionais do AEE, representando as possibilidades existentes diante desse contexto de adaptação escolar. O ensino da geografia para alunos surdos é um direito assegurado por lei, cabe a comunidade escolar, conhecer as características e necessidades de seus alunos para planejar e realizar ações que desenvolvam suas habilidades.
- ItemEnsino de geografia e as impressões dos professores durante a situação epidemiológica da covid-19(2022) SANTOS, Jamille Martins dos ; LIMA, Natállia Vieira Nascimento ; NUNES, Marcone Denys dos Reis; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos Lima
- ItemOs fatores que contribuem para a distribuição espacial do vetor da doença de Chagas no Município de Miguel Calmon-Bahia(2017-12-15) MATOS, Agda Arilma dos Santos Rios; FRANCO, Gustavo Barreto; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes deEsta pesquisa científica teve como objetivo evidenciar os fatores que contribuem para a distribuição espacial dos triatomíneos, vetor da doença de Chagas, no município de Miguel Calmon-Bahia, pois este município é endêmico para Chagas. A metodologia partiu-se da análise de dados fornecidos por órgãos municipais e nacionais, assim como de estudo bibliográfico e documental. Dessa análise, foi feito uma discussão acerca dos setores econômicos que mais causam degradação do solo e perda da biodiversidade, que consequentemente levaram a dispersão e desaparecimento de animais silvestres; fontes sanguíneas dos triatomíneos, possibilitando o deslocamento para outras áreas, inclusive o peri e intradomicílio, desse modo, expondo a população ao risco de contrair a DCH (Doença de Chagas Humana). Através dos trabalhos realizados, constatou-se que o município de Miguel Calmon-Bahia, apresentou maior número de captura das espécies Triatoma pseudomaculata e Panstrongylus megistus, sendo essas capazes de formar colônia em ecótopos artificiais, logo, principais responsáveis por grande parte da transmissão de Chagas. O setor agropecuário, correspondente a 6,88% da área municipal, sendo indicado como o principal fator responsável pela distribuição espacial dos triatomíneos no município. Dessa forma, a vigilância epidemiológica deve continuar e intensificar o combate ao vetor da DCH no município, com ações de orientação a sociedade sobre a gravidade dessa doença, assim como prevenção e tratamento, e identificação das áreas de risco. Para isso, o município deve manter atualizado os dados referentes a DCH em sistema integrado nacional, cobrar avanços em pesquisas relacionadas a indústrias farmacêuticas junto a órgãos estaduais e nacionais, por tratar-se de uma doença endêmica que prevalece, sendo negligenciada.
- ItemHabitação em áreas irregulares no bairro do Nazaré na cidade de Jacobina-Bahia(2019-07) MARTINS, Jaiane Lima; CRUZ, Rafaela Lima da; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; SANTOS, Jorima Valoz dosAs ocupações desordenadas e as ações das atividades humanas têm gerado fatores determinantes para a degradação das riquezas naturais na biosfera, acarretando impactos socioambientais. Sendo assim, o presente trabalho, tem o objetivo em compreender a habitação irregular, que levam ao agravamento de problemas socioambientais no bairro Nazaré, na cidade de Jacobina-Bahia. Dessa forma, percebermos que habitações construídas próximas ao rio causam grandes danos à natureza. Esta pesquisa tem relevância para o meio social e o meio ambiente, pois evidencia os problemas que circundam na relação entre ambos, no intuito que aconteça melhorias para as duas partes. Diante disso, foram realizadas discussões teóricas voltadas para a compreensão do objeto de estudo e analises de dados obtidos através de questionários e entrevistas. O método utilizado foi o dialético, permitindo a interpretação da realidade a partir das contradições observadas, com uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam que as construções de residências em área Indevidas; como nas margens do rio sem respeitar os limites das matas ciliares e a falta de drenagem, saneamento básico adequado e fiscalização dos órgãos competentes, contribuem para o surgimento de sérios problemas socioambientais. Contudo é necessário repensar ações, fazendo reflexões e compreender que o espaço natural é um bem de todos e que precisa ser protegido.
- ItemIdentificação do uso da terra do Rio Itapicuru-Mirim, no trecho do Distrito de Gonçalo, município de Caém – Ba(2018-06-15) OLIVEIRA, Adriano Gonçalves de; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; NOVAIS ,Marcos Paulo SouzaO presente trabalho teve como objetivo identificar os tipos de uso da terra na APP do rio Itapicuru-Mirim, no trecho do distrito de Gonçalo, município de Caém-BA. Realizou-se por meio de revisão de literatura uma abordagem a respeito dos processos de ocupação em áreas de bacias hidrográficas, bem como uma análise da problemática ambiental numa perspectiva histórica com a “chegada” dos portugueses no território brasileiro, seguida pela exploração intensiva dos recursos naturais por meio de atividades econômicas, destacando a relação de interdependência entre o sistema antrópico e o sistema físico, e suas repercussões e mudanças desencadeadas na paisagem, em específico o subsistema da cobertura vegetal dos cursos d’águas. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se na abordagem geossistêmica, com o intuito de explicar as relações de interdependências entre sociedade e natureza e as interferências nos subsistemas, sobretudo, da supressão das matas ciliares do trecho do rio Itapicuru Mirim, no distrito de Gonçalo, município de Caém-BA, através do uso da terra. Desse modo, constatou-se que as matas ciliares são enquadradas como Áreas de Preservação Permanente (APP) conforme a Lei de nº 12.651, do novo Código Florestal, que por sua vez, desempenham funções essenciais para manutenção da vida. Destaca-se que as atividades econômicas como agropecuária são responsáveis pela supressão das matas ciliares, que em virtude da importância ambiental são asseguradas pela legislação federal e municipal, que defendem a recomposição da vegetação em áreas degradadas. A pesquisa descreveu as diferentes modificações da terra na área de estudo que pode contribuir no desenvolvimento de programas e medidas no tocante ao sistema ambiental, além efetivar a recuperação e proteção das matas ciliares.
- ItemA influência dos paraibanos na agricultura e no centro comercial de Irecê-BA 1970 a 2010.(2012-11-11) RODRIGUES, Anne Caroline; FERREIRA, Carlos Lima; MIRANDA, Miriam Geonisse de; ARAÚJO, Joseane GomesA presente pesquisa consiste em uma análise para compreender os principais fatores que influenciaram a saída dos paraibanos de suas cidades para o sertão baiano, bem como a sua contribuição para a ascendência da dinâmica comercial da cidade de Irecê-BA. Como base para a investigação, foi realizado um levantamento histórico do grupo de paraibanos para entender a sua trajetória desde a saída da Paraíba até o processo de enraizamento em Irecê. O método de abordagem foi o fenomenológico, aonde foi estudado um fenômeno ocorrido na cidade de Irecê que é a influência dos paraibanos na agricultura e no comércio a partir de entrevistas e pesquisa de campo. A metodologia empregada baseou-se na abordagem qualitativa (estudo do fenômeno). A história oral foi utilizada como principal instrumento para compreender os acontecimentos mais importantes e a dinâmica que ocorreu na estrutura econômica da cidade. Foram utilizadas outras técnicas para coleta de dados, como a observação, entrevistas escritas e orais. Identificou-se a existência da categoria de analise lugar, fruto das relações dos imigrantes com o ambiente novo e que ao mesmo tempo trás recordações do lugar de outrora. Os imigrantes paraibanos começaram a migração no final da década de sessenta do século XX e atualmente representam um número expressivo que chega a modificar as características locais. A princípio a vinda da maioria dos paraibanos deu-se por conta das grandes colheitas que existiam na cidade, principalmente a do feijão. Os mesmos trabalhavam nas lavouras e traziam suas famílias tempo depois quando haviam se estruturado. Por conta das alterações realizadas na agricultura, as grandes colheitas de feijão já não existiam mais. A economia da cidade começou a entrar em recessão, o que levou grande parte da população a emigrar, mas os paraibanos começaram a se instalar em outros ramos. Em 2000 a feira livre começou a ganhar novos feirantes que fugiam do desemprego e da fome, estes eram os paraibanos, que começaram a vender roupas na cidade com as famílias nas pequenas barracas, depois passaram a abrir lojas com atacado e varejo e atualmente dominam o comercio da cidade. Presentemente o símbolo de “A capital do feijão” não intitula mais a cidade de Irecê, pois, a mesma se transformou econômica e culturalmente com a ajuda dos paraibanos em uma das capitais interioranas do comércio.
- ItemJogos digitais no ensino da geografia: Contribuições Didáticas e Interativas para Aprendizagem em Ambientes Remotos(2021) OLIVEIRA, Áurea Silva de; GÓES, Liliane Matos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos LimaVisto que muitos estudantes estão envolvidos com o mundo digital e vivenciam com intensidade as novas tecnologias, de modo particular, nesse período de pandemia do novo coronavírus, torna-se necessário que os profissionais da educação adotem metodologias ativas para alcançar a aprendizagem significativa de conteúdos da Educação Básica auxiliadas pelas tecnologias. Diante da atual conjuntura, o presente artigo teve o objetivo de elaborar jogos digitais para potencializar a aprendizagem do conhecimento geográfico por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, adotaram-se a alfabetização cartográfica e a gamificação como metodologia de aprendizagem ativa para produção de jogos em plataformas digitais gratuitas. Os resultados consistiram na criação de 4 (quatro) jogos digitais temáticos com o intuito de mediar o conhecimento das noções e conceitos de Orientação espacial por meio das TDIC, a saber: Jogo Caminho da Orientação, Tabuleiro da Rosa dos Ventos, Tabuleiro de Orientação e Bingo de Orientação. Conclui-se que o desenvolvimento de novas estratégias de ensino interativas potencializa a prática educacional no ensino da Geografia, visto que promove a interação entre os alunos e o professor de Geografia de forma dialógica, revisão do objeto de conhecimento e avaliação da aprendizagem.
- ItemAs manifestações culturais da comunidade quilombola urbana da bananeira, do território do Piemonte da diamantina: município de Jacobina-Bahia(2021) SANTOS, Edvanio Almeida do Espirito ; CORDEIRO, Paula Regina de Oliveira; LIMA, Jamile da Silva; PEREIRA, Marcia dos Santos; FERREIRA, Carlos LimaEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre as manifestações culturais do Quilombo Urbano da Bananeira, localizado no município de Jacobina, na Bahia. A partir dessa discussão, podemos ressaltar que a valorização da história e da memória afro-brasileira a partir do marco da Constituição Federal de 1988 transformou significativamente a maneira como as comunidades negras rurais, descendentes de antigos escravizados, ou afrodescendentes de uma maneira geral, passaram a lidar com sua identidade. Ao longo do trabalho são trazidas questões norteadoras, que permitem valorizar e compreender como se dão manifestações culturais que ocorrem no Quilombo Urbano da Bananeira. É sabido que historicamente as manifestações culturais das comunidades quilombolas, não são valorizadas, sem falar que há um preconceito das pessoas que não sabem que as culturas têm um legado de resistência e é uma forma de se expressarem. Como objetivo desta pesquisa destacamos a necessidade de apontarmos a situação das manifestações culturais, entre o descaso e a resistência do quilombo da bananeira, além de ratificar o papel delas no seu sentido geográfico. Diante deste contexto, essa pesquisa busca discutir as manifestações culturais: A dança afro-brasileira, as festas terno de reis, e além de contextualizamos sobre o terreiro quilombola da Bananeira.
- ItemOficina pedagógica de cartografia escolar nos anos iniciais: um estudo no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, Salamim-Serrolândia, Bahia(2021) SANTOS, Adriana Andrade dos ; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide SilvaA alfabetização cartográfica é uma metodologia de ensino da cartografia, que visa auxiliar o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (E. F. I). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo auxiliar os professores pedagogos na aplicabilidade dos conteúdos cartográficos, contribuindo em sua formação docente e possibilitando a aprendizagem dos alunos por meio de suas vivências e de representações cartográficas de imagens de satélite do espaço vivido e de outras linguagens. Assim, o recorte espacial escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, se deu no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, localizado no povoado de Salamim, pertencente ao município de Serrolândia-Bahia, tendo por público alvo a turma de 2º ano do E. F. I, por meio da intervenção de oficina pedagógica, sendo pautada pela metodologia da pesquisa-ação. A partir da pesquisa, percebeu-se que os resultados obtidos foram desafiadores, uma vez que a turma estava/está em processo de aprender a ler e escrever, como também haviam alunos de outros povoados, visto que o enfoque das propostas foi o de alcançar principalmente os alunos do povoado, mesmo assim, foi gratificante perceber o interesse e o esforço da turma em realizar as propostas sugeridas, sendo esta uma das vantagens. Conclui-se que se faz necessário o ensino da alfabetização cartográfica nos Anos Iniciais, pois, havendo o contato com a mesma nesta etapa da escolarização, a criança estará preparada para apreender a cartografia nas seguintes modalidades de ensino.
- ItemOficina pedagógica de cartografia escolar nos anos iniciais: um estudo no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, Salamim-Serrolândia, Bahia.(2021) SANTOS, Adriana Andrade dos ; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide SilvaA alfabetização cartográfica é uma metodologia de ensino da cartografia, que visa auxiliar o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (E. F. I). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo auxiliar os professores pedagogos na aplicabilidade dos conteúdos cartográficos, contribuindo em sua formação docente e possibilitando a aprendizagem dos alunos por meio de suas vivências e de representações cartográficas de imagens de satélite do espaço vivido e de outras linguagens. Assim, o recorte espacial escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, se deu no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, localizado no povoado de Salamim, pertencente ao município de Serrolândia-Bahia, tendo por público alvo a turma de 2º ano do E. F. I, por meio da intervenção de oficina pedagógica, sendo pautada pela metodologia da pesquisa-ação. A partir da pesquisa, percebeu-se que os resultados obtidos foram desafiadores, uma vez que a turma estava/está em processo de aprender a ler e escrever, como também haviam alunos de outros povoados, visto que o enfoque das propostas foi o de alcançar principalmente os alunos do povoado, mesmo assim, foi gratificante perceber o interesse e o esforço da turma em realizar as propostas sugeridas, sendo esta uma das vantagens. Conclui-se que se faz necessário o ensino da alfabetização cartográfica nos Anos Iniciais, pois, havendo o contato com a mesma nesta etapa da escolarização, a criança estará preparada para apreender a cartografia nas seguintes modalidades de ensino.
- ItemOficinas pedagógicas e Aprendizagem Significativa: contribuições para a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental(2017) OLIVEIRA, Maria Gabriela Martins de; SANTOS, Ivaneide Silva dos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesA ação de ensinar sempre foi vista como algo desafiador, na medida em que o professor se vê a todo o momento pressionado a despertar o interesse dos alunos para a sua aula. Partindo desse pressuposto, é possível afirmar que há uma necessidade de se buscar a inovação da prática pedagógica enquanto meio de se alcançar a aprendizagem significativa. Sendo assim, o presente trabalho buscou explicar as contribuições das oficinas pedagógicas para a aprendizagem significativa dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve como objeto de estudo alunos e professores de três escolas públicas municipais de Serrolândia-Ba, cuja modalidade de ensino abrange o Ensino Fundamental I. Para tanto, a pesquisa leva em consideração um questionamento base: Por que as oficinas pedagógicas contribuem para a aprendizagem significativa dos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, e apresenta uma abordagem metodológica qualitativa de caráter explicativo, tendo como fundamento teórico metodológico para a apreensão do conhecimento, o construtivismo, utilizando como procedimento a pesquisa-ação. Para tal, foram realizadas entrevistas com quatro professoras das três escolas pesquisadas, e com os trinta estudantes de 5º ano destas instituições que participaram das oficinas desenvolvidas pela pesquisadora. As práticas realizadas durante as oficinas apresentaram resultados extremamente positivos no que se refere à aprendizagem significativa dos alunos participantes, podendo ser comprovado através das entrevistas por eles respondidas, bem como pelas professoras investigadas. Os dados obtidos nesse estudo foram observados, analisados e aqui serão apresentados, visando comprovar a eficácia da utilização das oficinas pedagógicas na apreensão dos conteúdos de Geografia.
- ItemPolíticas Educacionais: elementos que norteiam a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental Ii em Miguel Calmon-Ba(2018-06-15) CERQUEIRA, Indnna Aruane Carvalho; FERREIRA, Carlos Lima; JESUS, Joselito Manoel de; SANTOS, Gislene Maria Mota dosO presente trabalho tem como tema Políticas Educacionais, Elementos que norteiam a Prática de Ensino dos Professores do Ensino Fundamental II no Município de Miguel Calmon-Ba. O problema central dessa pesquisa consiste em diagnosticar em que medida as políticas públicas especificamente LDB e DCN e seus aspectos didáticos contribuem para nortear a prática de ensino dos professores de geografia do ensino fundamental II, no Município de Miguel Calmon-Ba e quais as motivações presentes na prática educativa dos desses professores. Para tanto, a metodologia utilizada segue a linha dialética, com uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico utilizou-se os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho. A partir dos resultados obtidos na pesquisa diagnosticamos que a prática docente dos professores em questão está amparada pelos documentos oficiais que contém os elementos e/ou informações necessárias para o planejamento das referidas aulas, sendo esses, sobretudo, a lei de diretrizes e bases assim como, as diretrizes curriculares nacionais. As motivações presentes na prática dos sujeitos investigados é despertar nos alunos o censo crítico reflexivo.