Navegando por Autor "Félix, José Carlos"
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- ItemA dissolução do corpo e da imagem de sujeito administrado em crash: analises a partir da morte do afeto(Universidade do Estado da Bahia, ) Nunes, Jonathas Martins; Félix, José Carlos; Drummond, Washington Luís Lima; Salvadori, Juliana CristinaA presente pesquisa se ocupou de investigar como acontece a dissolução do corpo e da imagem do sujeito administrado nas narrativas ballardianas a partir da perspectiva da morte do afeto. Para tanto, tivemos por objeto o livro The atrocity Exhibition, bem como suas manifestações no cinema, pelo qual se move sem um centro, de forma independente. Baseamos-nos na interpretação do crash não enquanto um título, um texto, um objeto de determinadas narrativas, mas como o veículo argumentativo em função da cisão, seja essa do corpo do texto ou do corpo narrado. Sob tal conjectura, as distinções entre corpo e corpus também serão indistintas ao passo que adentramos as questões referentes às intensidades que são direcionadas às experiências destituídas de uma perspectiva objetiva nos objetos. Para realizar a pesquisa, partimos da hipótese de leitura que considera o corpo enquanto simulacro da linguagem, ou até mesmo sua materialização sob funções e frustações. Para fundamentar os argumentos que permeam o texto, tivemos como pressupostos principais as noções de mundo administrado de Adorno e Horkeimer (2006), bem como as inquirições sobre o posicionamento do narrador contemporâneo (2003); a noção de morte do afeto em Ballard (2014; 1996) em consonância com comentadores de sua narrativa e estudiosos das relações de percepção de sujeito e sociedade. Por fim, não levantamos uma conclusão, mas indicamos uma possível chave de leitura desses corpus corpo.
- ItemCorpo e técnica: reverberações na autoria de Mario Bellatin e na crítica de Isabella Lubrano.(Universidade do Estado da Bahia, ) Carvalho, Andréa Paula Oliveira de; Félix, José Carlos; Santos , Osmar Moreira dos; Drummond, Washington; Pereira, Antonio MarcosO objetivo desse trabalho é de fazer um esforço interpretativo entre corpo e técnica, dialogando a performance do escritor Mario Bellatin nos eventos literários, em entrevistas e em sites de relacionamento com o trabalho produzido pela jornalista Isabella Lubrano no Youtube em seu Canal Ler Antes de Morrer. Tendo em vista, como a técnica entra na literatura e como a literatura entra no meio técnico reverberando cada um a sua maneira, deixando marcas que ora se aproximam e ora se afastam do campo literário, ou seja, investigamos pelo método da diferença, os casos similares entre corpo e técnica na performance de cada um, com o intuito de poder diferenciar os aspectos positivos dos negativos, mostrando como os fenômenos dialogam na diferença. Assim, a principal intenção é questionar como o escritor consegue ir de encontro a todo esse conjunto de instituições econômicas, se apropriando de uma metalinguagem tecnológica que fere as ideias e a normalidade desse sistema, na medida em que ele não recusa os protocolos mas corrompe em uma fratura por dentro. Como também, entender como a Isabella Lubrano é esse setor intermediário entre o leitor e os livros, mediados, não só, pelas editoras como livrarias e escritores, moldando-se a favor desse serviço alternativo para divulgar obras. Dessa forma, Bellatin excede a fim de subverter, transformando seu corpo em um espaço do negativo, da selvageria, na falha representacional, propondo assim uma nova mística. Enquanto, a Isabella em face oposta é corpo na imagem positiva, é a garota propaganda em uma evidente cosmética de si. Os principais referenciais teóricos são: George Bataille, Roland Barthes, Michel Foucault, Eugênio Trivinho, Jean Baudrillard e Guy Debord.
- ItemDocência em língua inglesa: contribuições do estágio no processo de formação inicial(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Jamile de Oliveira; Pereira, Áurea da Silva; Félix, José Carlos; Martins, Elcimar SimãoEsta dissertação investiga os processos de formação inicial de estudantes de Língua Inglesa, dando ênfase às experiências de estágio e sua relação com a formação teórica do curso. Busca-se compreender como a práxis pedagógica contribui na construção da identidade docente no período de Estágio Curricular Supervisionado dos docentes em formação vinculados ao curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus II, explorando as contribuições do estágio para a formação do professor. Na fundamentação teórica, embasam os estudos de prática pedagógica crítica no ensino de Língua Inglesa, entre outros, autores como Pennycook (2006), Kumaravadivelu (2006) e Richards e Farrell (2011); no campo do currículo, Macedo (2006), Arroyo (2013); sobre aspectos culturais, Hall (2000), Eagleton (2005), Williams (2015) e Miranda (2018); em estágio como dispositivo de formação, Pimenta e Lima (2017) e Costa e Martins (2018). Entre as categorias conceituais, analisa-se o papel do estágio na construção da identidade docente e como as experiências vivenciadas no estágio dialogam com as teorias estudadas na Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio do método da pesquisa (auto)biográfica de abordagem qualitativa, a partir de quatro entrevistas narrativas de graduandos do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Nas narrativas (auto)biográficas, foi possível discutir o processo formativo no curso em questão a partir dos seguintes eixostemáticos: iniciação à docência, currículo, contribuições do estágio e construção da identidade docente. Entre os achados, observou-se que os sentidos e as experiências vivenciadas no processo de escolarização têm grande influência nas escolhas profissionais devido aos processos de coletividade e de aprendizagem, que permitem experienciar a sensação de pertença e acolhimento no espaço educacional. As narrativas (auto)biográficas permitiram que os futuros professores pudessem visualizar o contexto vivenciado em cada Estágio Curricular Supervisionado e percebessem algumas razões que levaram à autoformação, buscando complementos, tentando suprir ausências que sentiam nas práticas pedagógicas enquanto docentes em formação. Assim, destaca-se a importância de ampliar os estudos sob o olhar do professor regente e do estudante estagiário com o intuito de melhorar as reflexões em sala.
- ItemMediação e letramento literário: projetos de leitura em Jacobina(2017) Ferreira, Noélia Oliveira; Salvadori, Juliana Cristina; Santana, Djárcia Brito de; Félix, José CarlosA presente pesquisa apresenta, por meio de entrevistas narrativas, relatos de experiências de mediadores de leitura na cidade de Jacobina a partir dos seguintes projetos de leitura: Biblioteca Andante; Literatura e identidade e Clube da Rua Limpa, procurando refletir acerca do papel do mediador como um leitor experiente no fomento a práticas de leitura e no processo de letramento literário. O critério de seleção de tais projetos considerou serem projetos que privilegiem o papel de mediação da leitura literária, serem projetos atuantes no incentivo à leitura com estratégias e públicos diversificados, além de apresentarem resultados positivos e grande visibilidade e adesão entre o público leitor. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender como as experiências e ações desses mediadores fomentam a leitura do texto literário para além da escola, considerando que a prática de leitura é mais frequente no período escolar segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos de Leitura, porém a escola não tem conseguido formar leitores para a vida. Para tanto, o trabalho se organiza da seguinte forma: O capítulo 1 traz a abordagem teórica e discute concepções de leitura, o papel do leitor, o processo de letramento literário e as relações estabelecidas e desenvolvidas a partir da experiência com o texto literário, mediação de leitura e políticas públicas de incentivo e promoção da mesma. O capítulo 2 aborda a metodologia utilizada na realização da pesquisa que se caracteriza como qualitativa apresentando o percurso realizado durante o estudo da pesquisa, coleta e análise dos dados. Já o terceiro capítulo analisa os projetos Biblioteca Andante, Projeto Literatura e identidade e Projeto Clube da rua limpa a partir dos dados coletados nas entrevistas narrativas realizadas com os mediadores dos projetos. Nessas, os participantes narram as suas práticas e experiências de leitura, a dinâmica utilizada no projeto, a importância da leitura e da mediação, como pensam a experiência de leitura compartilhada refletindo acerca de como as ações e experiências desses mediadores incentivam no desenvolvimento pelo gosto da leitura.
- ItemMediação e letramento literário: projetos de leitura em Jacobina(2017-06) Ferreira, Noélia Oliveira; Salvadori, Juliana Cristina; Santana, Djárcia Brito de; Félix, José CarlosA presente pesquisa apresenta, por meio de entrevistas narrativas, relatos de experiências de mediadores de leitura na cidade de Jacobina a partir dos seguintes projetos de leitura: Biblioteca Andante; Literatura e identidade e Clube da Rua Limpa, procurando refletir acerca do papel do mediador como um leitor experiente no fomento a práticas de leitura e no processo de letramento literário. O critério de seleção de tais projetos considerou serem projetos que privilegiem o papel de mediação da leitura literária, serem projetos atuantes no incentivo à leitura com estratégias e públicos diversificados, além de apresentarem resultados positivos e grande visibilidade e adesão entre o público leitor. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender como as experiências e ações desses mediadores fomentam a leitura do texto literário para além da escola, considerando que a prática de leitura é mais frequente no período escolar segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos de Leitura, porém a escola não tem conseguido formar leitores para a vida. Para tanto, o trabalho se organiza da seguinte forma: O capítulo 1 traz a abordagem teórica e discute concepções de leitura, o papel do leitor, o processo de letramento literário e as relações estabelecidas e desenvolvidas a partir da experiência com o texto literário, mediação de leitura e políticas públicas de incentivo e promoção da mesma. O capítulo 2 aborda a metodologia utilizada na realização da pesquisa que se caracteriza como qualitativa apresentando o percurso realizado durante o estudo da pesquisa, coleta e análise dos dados. Já o terceiro capítulo analisa os projetos Biblioteca Andante, Projeto Literatura e identidade e Projeto Clube da rua limpa a partir dos dados coletados nas entrevistas narrativas realizadas com os mediadores dos projetos. Nessas, os participantes narram as suas práticas e experiências de leitura, a dinâmica utilizada no projeto, a importância da leitura e da mediação, como pensam a experiência de leitura compartilhada refletindo acerca de como as ações e experiências desses mediadores incentivam no desenvolvimento pelo gosto da leitura.
- ItemMicareta de Feira de Santana: cultura de massa e produto(Universidade do Estado da Bahia, ) Ferreira, Regina Beatriz Suzarte; Freitas, Ricardo Oliveira de; Félix, José Carlos; Silva, Célia Regina daEsta dissertação aborda a Micareta de Feira de Santana enquanto produto de consumo, destacando suas características, próprias da cultura de massa, que são ao mesmo tempo, parte integrante da festa e também possível instrumento de opressão, resistência e liberdade, a depender da perspectiva em que é observada ou vivida. O principal objetivo deste estudo, por sua vez, é investigar como tais características se configuram no contexto atual da micareta de Feira de Santana, destacando a micareta como uma zona de fronteira entre as formas da “Cultura de Massa” e o riso do “Coro popular”, ou seja, a micareta feirense como um espaço de coexistência entre os múltiplos e os diferentes. Buscou-se através desta pesquisa investigar o contexto da micareta feirense com a cooperação e participação de membros representativos das agremiações e comunidades ‘micaretescas’, lançando mão assim, no que diz respeito ao procedimento de coleta, da Pesquisa-ação. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa/intervenção, inserida no âmbito das abordagens qualitativas, que enfatizam as significações e sentidos dos que participam da ação. A partir dessa trajetória de estudos e pesquisas, tornou-se possível o parecer de que no nosso ‘carnaval fora de época’ há espaço para todos, a despeito de um cenário tripartido, à revelia de foliões armados travestidos de policiais convocados para manter a ordem e a paz nos espaços em a festa acontece, e apesar da tentativa frenética de reprimir os excessos e a orgia que elegem a celebração. Todos os espaços são festa, som, prazer, caos e alegria: circuitos, camarotes, dentro e fora das cordas, à frente ou atrás do trio, fora ou dentro das residências, Feira de Santana se torna festa, se torna alegria, se torna micareta. Nos seus quatro dias, a folia é vivida por todos os foliões feirenses, ultrapassando as distâncias, as cordas, as diferenças, as hierarquias, a desigualdade, as injustiças, os deveres, as regras e o cotidiano tão irreal nesses dias momescos.
- ItemO itinerário da contracultura em anos 70 Bahia e malucos de estrada: do não lugar ao lugar de memória(Universidade do Estado da Bahia, 2019-06-03) Silva Neto, Cláudio Antonio da; Félix, José Carlos; Costa, Edil Silva; Freitas, Ricardo Oliveira deO objetivo principal nesta pesquisa é analisar as manifestações da contracultura em território nacional, a partir das narrativas presentes nos fragmentos escritos do livro Anos 70 Bahia, de Luiz Afonso e Sérgio Siqueira (2017), e nas poéticas orais dos entrevistados no documentário Malucos de estrada – parte II – Cultura de BR, de Rafael Lage (2015), com foco nas relações entre sujeitos, espaços e produções artísticas de caráter político. Tendo em vista que o deslocamento é um pressuposto das representações pontuadas no decorrer do trabalho, as poéticas espaciais serão postuladas em metalinguagem ao nomadismo dos seus sujeitos, estabelecendo relações entre os espaços de transitoriedade, os não lugares, conceito de Marc Augé (2012), assim como os espaços de entidades simbólicas e os lugares de memória, conceitos de Pierre Nora (1996). Os processos de construção dessas obras também serão analisados a partir das poéticas do espaço e, por consequência disso, do deslocamento, de modo a trilhar o itinerário do texto, que atravessará fronteiras, tanto entre os objetos quanto entre estes e seus modos de produção. Nesse sentido, adota¬se a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, para buscar compreender quais encontros e desencontros de sentidos essas narrativas poderão produzir. Em relação ao documentário, através das perspectivas acerca das poéticas orais e seus registros, e com base em Paul Zumthor (2005), Jerusa Pires Ferreira (2003), Edil Silva Costa (2005) e Frederico Augusto Garcia Fernandes (2007), serão analisadas as performances dos sujeitos que se apresentam como “maluco de estrada”, tomando distância do que a sociedade identifica como hippie. Além disso, a pesquisa contemplará a questão do fazer artístico para o ciberespaço, oportunidade em que serão retratados os conflitos entre os “malucos de estrada” e o Estado, na luta pelo espaço público, e também parte das manifestações de ciberartivismo em defesa dos direitos humanos, sociais e culturais, com base em Ricardo Oliveira de Freitas (2007), quando a discussão sobre a utilização das mídias alternativas para laborar manifestações artísticas politizadas será aprofundada.