Navegando por Autor "Estrela, Rafael Leal Dantas"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDitadura militar e o ensino do esporte no Brasil(2012) Silva, Geane Rodrigues da; Rocha Filho, Hamilton Heroclides; Silva, Rosimary dos Santos; Almeida, Sandra Conceição Soares; Amorim, Ângelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Teixeira, Leila Maria Prates; Estrela, Rafael Leal DantasEsta pesquisa possui como área temática a Ditadura Militar e o Ensino do Esporte no Brasil, onde foi discutida e analisada a evolução histórica do esporte como conteúdo especifico da Educação Física e como fenômeno social, abordando a relação entre a Educação, a Educação Física e o esporte com o período da Ditadura Militar no Brasil, analisando também os ranços e avanços no ensino da Educação Física pós 1985. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com os seguintes objetivos: contextualizar o histórico do esporte e da Ditadura Militar no Brasil; descrever como os militares utilizaram o ensino do esporte para promover a ideologia, o civismo e a disciplina do regime no espaço escolar e; identificar os ranços e os avanços da Ditadura Militar no ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar. Baseando-se nos estudos de Oliveira (2009), Melo (1999), Tubino (2001), Bracht (2005), Ghiraldelli (1988) e outros que encaminharam e fundamentaram este trabalho de pesquisa foi possível concluir que o esporte no decorrer da sua história esteve ligado aos interesses da classe dominante, portanto, não só foi privilegio da Ditadura Militar, utilizar o mesmo como aparelho ideológico do Estado. Do mesmo modo que apesar de muitos avanços pós 1985 ainda temos muitos problemas na questão da formação dos professores, ficando evidente que muitas discussões nesta área ainda se encontram no campo teórico dentro das universidades e pouco foram materializadas no cotidiano escolar.
- ItemEfeito hipotensor pós-exercício de uma sessão de capoeira em adultos saudáveis.(2013-11-10) Figueiredo, Rafael Souza; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Costa, Laura Emmanuela Lima; Estrela, Rafael Leal DantasA prática da Capoeira no âmbito da atividade física e saúde representa questão marcada pela escassez teórica, principalmente frente à densa produção científica linhada a sociologia e as humanidades. Então, o objetivo deste estudo foi descrever as respostas pressóricas pós-aula de Capoeira. Neste sentido, após aula de 45 minutos, com intensidade variada, foi aferida a pressão arterial (PA) pré e pós-treino (ao final, 15, 30 e 60 minutos pós-aula) em sete capoeiristas adultos de ambos os sexos. Foi identificada hipotensão pós-exercício na PAS pós 60’ quando confrontada com o valor pré-treino (p<0,05) e pós 30’ frente à PAS imediatamente pós-aula (p<0,05). Já para PAD, a HPE ocorreu aos 30’ frente a PA pós-aula (p<0,05). Estes resultados sugerem que para além de uma prática histórica e culturalmente importante para a sociedade brasileira, a prática de Capoeira gera HPE, representando fator de proteção para o sistema cardiocirculatório, mesmo em pessoas saudáveis. Mais ainda, parece que esta prática, após melhor compreendida, poderá ser recomendada para indivíduos hipertensos, representando mais um mecanismo contributivo para regulação e controle de seus níveis pressóricos, com ou sem o uso de fármacos.
- ItemA influência dos jogos eletrônicos nas vivências dos jogos populares.(2011-11-12) Dourado, Rannielle Nascimento; Amorim, Angelo Maurício de; Estrela, Rafael Leal Dantas; Ferreira Filho, Vamberto MirandaEste trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que faz relação aos jogos eletrônicos e os jogos/brincadeiras populares, com enfoque no universo infantil. Objetiva identificar as influências dos jogos eletrônicos nas vivências das brincadeiras populares, assim como descobrir se há novas formas de jogar/brincar entre crianças da contemporaneidade. Tem como problema de pesquisa a seguinte indagação: quais as influências que os jogos eletrônicos exercem sobre as vivências das brincadeiras/jogos populares das crianças de seis a dez anos da atualidade? Ao final do trabalho, percebemos que apesar das brincadeiras estarem sendo realizadas de forma diferenciada, elas ainda permanecem no cotidiano infantil, entretanto, as crianças estão ficando mais gordas, devido a diminuição dos movimentos causados pelos jogos/brincadeiras populares dentre outros fatores, como por exemplo, o desenvolvimento seguido do superpovoamento das cidades.
- ItemNível de atividade física e valores antropométricos em funcionários de hospital baiano.(2013) Ribeiro, Rodrigo Dias; Mussi, Ricardo Freitas de Franklin; Estrela, Rafael Leal Dantas; Costa, Laura Emmanuela LimaBons níveis de atividade física e quantidade adequada de gordura corporal costumam representar indicadores positivos de saúde. Neste sentido, o presente trabalho procura discutir a associação entre o nível de atividade física e o estado nutricional de profissionais de saúde. A amostra compreendeu 57 trabalhadores de saúde, 89,5% (51) do sexo feminino, com idades entre 21 e 53 anos, com média 35,14+9,20, todos são funcionários de um Hospital da cidade de Jacobina/Ba. A coleta de dados consistiu na aplicação do Questionário de Atividades Físicas Habituais (WERNECK e NAVARRO, 2010, apud NAHAS, 2001), e na determinação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal. Quanto ao estado nutricional 43,9% (25) e 7% (4) da amostra apresenta-se, respectivamente, com sobrepeso e Obesidade. Já quanto ao nível de atividade física, 26,3% foram considerados pouco Ativos e 40,4% moderadamente ativo. A análise de associação entre as variáveis não identificou significância. Conclui-se que a comunidade em estudo não possui, de acordo a esses valores, predições para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Degenerativas.
- ItemPrescrição de exercícios de musculação para gestantes de baixo risco fisicamente ativas.(2012-11-10) Silva Filho, Paulo Gonçalves da; Costa, Laura Emmanuela Lima; Estrela, Rafael Leal Dantas; Suto, Cleuma Sueli SantosOBJETIVO: Analisar as possibilidades da prescrição de exercícios de musculação para mulheres gestantes de baixo risco fisicamente ativas. MÉTODOS: Estudo de revisão bibliográfica através das análises de livros e artigos científicos, levantados em base de dados e bibliotecas no campo da saúde. Usamos LILACS, DECS, SCIELO, BIREME, MEDLINE e o BVS, fontes que abordassem sobre exercícios físicos, gestação e musculação, o período de referências e os critérios de inclusão dos artigos foram do ano 1994 até o ano 2012. Foram analisados 18 artigos de periódicos nacionais e internacionais, 16 livros, 05 teses e 03 dissertações. Esses materiais possibilitaram identificar as possibilidades da prescrição de exercício de musculação para gestante, nos dando suporte para gerar novos conhecimentos. RESULTADO: Foram analisados 42 trabalhos de natureza cientifica, levando em consideração a aproximação com o problema de estudo. Diante disso, percebeu-se que a gestante sedentária pode ser beneficiada com a musculação após o primeiro trimestre, a musculação, na gestação, é uma atividade de intensidade moderada, e pode ser realizada por gestantes de baixo risco, o parto e a recuperação no puerpério são facilitados e beneficiados com a musculação. Mesmo assim, ainda existem poucos estudos que abordam sobre essa temática. CONCLUSÃO: Notou-se que é possível uma gestante de baixo risco fisicamente ativa realizar exercícios de musculação de forma moderada, pois os mesmos não interferem de forma negativa, nas adaptações cardiovasculares e metabólicas durante este período.
- ItemPrevalência de lombalgia em integrantes da comunidade da Universidade do Estado da Bahia - Campus IV/Jacobina(2013-11-11) Silva, Marluce Barros da; Estrela, Rafael Leal Dantas; Costa, Laura Emmanuela Lima; Mussi, Ricardo Franklin de FreitasA coluna lombar é um dos segmentos que suporta maior peso no nosso corpo, além de ser uma das mais móveis. Tais fatores colaboram para que dores nesta região corporal sejam especialmente frequentes. As doenças degenerativas da coluna alteram o conforto e, frequentemente, ameaçam o emprego, assim como, as atividades estudantis de lazer, cotidianas e da vida social. Dor lombar ou lombalgia é uma das alterações musculoesqueléticas mais comuns na sociedade, podendo afetar cerca 70% a 80% de pessoas em algum momento de suas vidas. A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar inferior, lombossacra ou sacroilíaca. Os músculos abdominais participam no suporte da coluna, funcionando de uma maneira que diminua a tensão exercida sobre a mesma, o suporte dado a ela poderá ser diminuído com o enfraquecimento de tal musculatura, visto que o fortalecimento dos músculos abdominais trará mais estabilidade à coluna vertebral. A pesquisa realizada é um estudo transversal, quantitativo descritivo. Visando contribuir com os estudos nesta área esta pesquisa tem como objetivos: Identificar a prevalência de lombalgias entre estudantes e funcionários da UNEB; Analisar aspectos ergonômicos do mobiliário utilizado por alunos e funcionários da UNEB; Identificar a presença de fatores de risco para lombalgias na amostra. Esta pesquisa utilizou como instrumento para coleta de dados questionários. Foram distribuídos 100 questionários, para estudantes e funcionários da UNEB campus IV. Como resultado notou-se que a maioria dos participantes da pesquisa sofrem com algum tipo de dor nas costas. Portanto foi constatado que 72,7% dos participantes apresentam dores nas costas, 40,3% relataram que são sedentários e 80,5% não estão satisfeitos com as cadeiras da universidade.
- ItemPrevalência de obesidade no quinto ano de uma escola municipal baiana, Jacobina/BA.(2013) Souza, Lucas Santos Quinto de; Mussi, Ricardo Freitas de Franklin; Costa, Laura Emmanuela Lima; Estrela, Rafael Leal DantasReconhecendo a obesidade como importante fator de risco à saúde desde as idades mais tenras. Este estudo objetivou identificar a prevalência de obesidade em estudantes de ambos os sexos do quinto ano de uma unidade municipal de ensino de Jacobina/BA. Esta representa pesquisa transversal, com amostra censo. Foram avaliados 136 estudantes, com idades entre 10 e 13 anos, 49,3% (67) meninas. Para verificação da presença de obesidade, após mensuração da massa e estatura, foi determinado o Índice de Massa Corporal (IMC), categorizado segundo WHO (1995), os resultados foram tratados descritivamente e em seguida, para investigação de associação foi usado o teste Qui-quadrado (significância <0,05). Neste sentido, 2.9%(4) e 9,6%(13) dos meninos, apresentaram respectivamente obesidade e sobrepeso, enquanto nas meninas os índices foram de 0,7%(1) e 3,7%(5). Ainda pôde ser detectado que ser menina representou fator de proteção para sobrepeso e obesidade (x2; p<0,05). Então, o grupo avaliado apresentou prevalência de obesidade inferior ao geral brasileiro, ainda sugerindo concordância que ser menina, para a faixa etária avaliada não sugere significativa associação a intercorrência da patologia estudada. Apesar dos resultados positivos são necessárias a inserção e/ou continuidade de ações que fomentem a apropriação consciente de hábitos saudáveis pela comunidade estudantil, além de demandar pesquisas mais amplas com esse público, considerando grupos diversificados e amostras representativas, o que pode confirmar ou negar esta baixa prevalência de risco à saúde por intermédio do acúmulo de gordura em escolares jacobinense.
- ItemO profissional de educação física no NASF: intervenções acerca da atividade física e saúde(2013) Aquino, Júlia Mara Barbosa de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Costa, Laura Emmanuela Lima; Estrela, Rafael Leal DantasA Atenção Básica possui a Saúde da Família como principal estratégia de trabalho. Neste sentido, para apoiar e orientar o trabalho da Equipe de Saúde da Família (ESF) foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por uma equipe multidisciplinar, a qual um dos profissionais que podem integrar a equipe é o profissional de Educação Física (EF). Assim, utilizando da Atividade Física (AF)/Práticas Corporais(PC) realiza sua intervenção de acordo com o apoio matricial e clinica ampliada. Esta pesquisa pretende por intermédio da revisão da literatura discutir sobre a inserção e intervenção do profissional de EF no NASF. Chegando a consideração que este será incluído apenas frente a demanda local e/ou regional, assumindo a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a Equipe NASF
- ItemPrograma academia da saúde adaptações ocorridas durante a Covid 19.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Lima, Fabiana Meneses Campos de; Rocha, Luís Carlos; Viana, Viviane Rocha; Estrela, Rafael Leal DantasIntrodução: A pandemia da COVID 19 tem se apresentado como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. As medidas adotadas pelas autoridades competentes, incluindo o distanciamento social e o fechamento das academias de ginástica, centros de treinamento e demais ambientes utilizados para a realização das atividades, embora tenha sido necessário, contribuiu para um aumento no tempo despendido em comportamento sedentário e trouxe limitações em especial, para a atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), repercutindo em diminuição na prevenção e controle de determinadas condições. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo mapear os núcleos do Programa Academia da Saúde e suas metodologias de ensino no período da Pandemia COVID19. Problema: Quais as metodologias de ensino adotadas pelos núcleos do Programa Academia da Saúde no período da Pandemia COVID19? Método: Trata se de um trabalho com abordagem qualitativa, exploratório realizado através de pesquisa bibliográfica em bases eletrônicas de dados como Google acadêmico, Google books, Vigitel e Datasus, foram utilizados descritores como Programa Academia da Saúde e COVID19, em língua portuguesa. Sendo coletados 97 trabalhos relacionados com esses descritores e após leitura foi feita uma seleção para análise criteriosa de 28 trabalhos publicados no período de 2020 à 2023. Foram excluídos trabalhos científicos em outros idiomas e sem relevância para o tema. Considerações finais: Os resultados mostraram o impacto da pandemia para esses estabelecimentos de saúde uma vez que a suspensão da oferta de ações ocorreu em 70% dos polos. Para aqueles estabelecimentos com manutenção das atividades, os resultados reforçam a relevância do PAS na RAS por configurar -se como equipamento de saúde com capacidade de adaptar-se às distintas realidades sanitárias, absorvendo temáticas relativas à Covid19 e à atenção às condições pós Covid19. Além disso, demonstraram a resiliência dos profissionais e gestores do SUS na formulação das readequações que foram necessárias pelo período pandêmico.
- ItemPropostas pedagógicas na educação física escolar e saúde: um importante desenrolar histórico(2013-11-10) Jesus, Elaine Freitas de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Estrela, Rafael Leal Dantas; Amorim, Angelo Maurício deA compreensão das características evolutivas das concepções pedagógicas da Educação Física no campo da Saúde pode representar forte aliada no contexto educacional na proteção e desenvolvimento das comunidades. Então, este estudo objetiva discutir as questões fundamentais das abordagens pedagógicas da saúde na EF escolar, incluindo debate quanto a base conceitual das questões fundamentais da AF e Saúde. Para este fim foi realizada pesquisa bibliográfica (GIL, 2002). Desta maneira, observou-se que a atuação profissional com o enfoque na saúde, requer do profissional uma abordagem que contemple a saúde e a qualidade de vida, para isso a inserção da educação em saúde é apontada como a concepção pedagógica que de fato corrobora para mudanças significativas aos hábitos sedentários, propiciando assim a busca da saúde e qualidade de vida. Sendo assim, é necessário repensar como estas concepções têm sido interpretadas sobre o enfoque de promoção da saúde no âmbito escolar.