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Navegando por Autor "Eleutério, Pedro Henrique"

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    Expectativas e desafios dos alunos de Administração do DCH-I da Uneb oriundos de escolas públicas: promoção da transição acadêmica, permanência e construção da autonomia profissional (2016-2023)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-30) Eleutério, Pedro Henrique; Icó, Antônio Carlos; Icó, Antônio Carlos; Silva , Rosana; Velasco, Miriam
    A hipercompetição contemporânea e a globalização desafiam as estratégias tradicionais de negócios, demandando profissionais altamente capacitados (Hitt, Ireland & Hoskisson, 2011). Em cenários de incerteza, gestores devem dominar a técnica e a política da administração para liderar equipes e recursos de forma eficaz (Andrade & Amboni, 2011). A pandemia acelerou transformações tecnológicas e comportamentais, tornando o domínio de novas ferramentas e a prática do trabalho híbrido essenciais (Almeida, 2023). No Brasil, o ensino superior passou por significativas transformações com o REUNI e a adoção de políticas de cotas, que democratizaram o acesso, mas revelaram assimetrias na adaptação de alunos de escolas públicas (Coulon, 2017). Este artigo investiga as ações afirmativas do curso de Administração do Campus I da UNEB para promover a permanência e sucesso de alunos oriundos de escolas públicas, considerando suas percepções sobre a eficácia dessas políticas. Os resultados indicam que, apesar dos avanços, ainda existem lacunas nos programas de assistência estudantil. Sugerese que a UNEB intensifique seus programas de nivelamento acadêmico, orientação vocacional e psicossocial, além de criar espaços de acolhimento e diálogo. A partir da pesquisa realizada, levantou-se que o ensino superior público é fundamental para enfrentar as desigualdades sociais e econômicas, e que investimentos em políticas de assistência estudantil e revisões pedagógicas são essenciais para garantir equidade. A pesquisa justifica-se pela possibilidade de auxiliar na construção do conhecimento sobre as necessidades e expectativas dos alunos, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estratégias institucionais mais eficazes.
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