Navegando por Autor "Dutra Júnior, Wagnervalter "
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBuriti - a "arvoré da vida" trabalho e ontologia no Ser-tão macaubense(2024-02-28) Rêgo, Vanilza Bomfim do; Dutra Júnior, WagnervalterO Produto educacional Buriti - a "arvoré da vida" trabalho e ontologia no Ser-tão macaubense consiste em um fotolivro com o objetivo principal de usar o idioma da luz para iluminar o trabalho e a cultura do buriti em Macaúbas - Bahia, ilustrar e expressar o modo de vida que ocorre no interior da Comunidade do Coqueiro, revelar a essencialidade do trabalho, as suas particularidades e vivências históricas, cruciais na formação do ser social. No fotolivro, está contido o caráter evocador da realidade, que intenta despertar para a compreensão dessa vivência de mundo que representa os destinos de seres humanos concretos em situações concretas. O intuito é oportunizar o (re)conhecimento do trabalho e da cultura do buriti, contribuindo para o processo formativo de educandos, professores e coordenadores da Educação Básica. Espera-se contribuir fazendo com que o apreciador/ leitor perceba, nas fotografas, a construção do ser no fazer e como os destinos alheios podem se refletir no próprio destino. Vale ressaltar que esse produto educacional se pauta no valor de uso, isso significa que a finalidade é indiferente às determinações macroeconômicas. Por fim, o fotolivro pode ser apreciado como arte, isto é, uma práxis humana que se instaura como força humanizadora ao apresentar inclusa em si a latência da vida humana que se materializa na construção da história.
- ItemEntre caminhos e descaminhos: ensinar e aprender com a pedagogia histórico-crítica(2021-05-28) Matos, Andrevânia Santos de; Dutra Júnior, Wagnervalter
- ItemMandando ver na educação: Karl Marx e Paulo Freire, uma parada para jovens!(2024-10-14) Coelho, André Lima; Dutra Júnior, WagnervalterO Produto Educacional intitulado Mandando ver na educação: Karl Marx e Paulo Freire, uma parada para jovens! foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa III (Ensino, Sociedade e Ambiente). Seu objetivo é tornar as ideias de Karl Marx e Paulo Freire mais acessíveis e significativas para estudantes do ensino médio integrado, por meio de uma abordagem dialógica, linguagem juvenil e atividades críticas. A proposta foi implementada no CEEP de Guanambi (BA), estruturando-se em três encontros educativos e um questionário diagnóstico. O material promoveu a reflexão sobre temas como desigualdade, opressão e transformação social, utilizando gírias e referências culturais dos(as) estudantes. Fundamentado na pedagogia freiriana e no pensamento marxista, o produto busca não apenas transmitir conhecimento, mas criar espaços de escuta, diálogo e emancipação, aproximando os(as) jovens da filosofia crítica e das lutas por justiça social.
- ItemO manifesto da periferia: uma proposta de planejamento urbano com base no uso das cores para a efetivação do direito à cidade que educa.(2024-02-19) Souza, Arley Fagner Pereira; Dutra Júnior, WagnervalterQuando o espaço da periferia passa a ser entendido como o espaço de lutas e conflitos que reivindicam o exercício do direito à cidade e o usufruto pleno das instituições físicas/sociais que a compõem, são evidenciados questionamentos, reflexões e necessidades que a lógica capitalista costuma negligenciar. Nesse cenário, ao pensar a cidade como território potencialmente educativo, desvendam-se os desejos de emancipação através de um contexto de resistência, onde se torna necessário registrar os princípios norteadores da revolução. Dessa maneira, apresentamos a seguir, o “Manifesto da Periferia”, no qual, os anseios, desejos, percepções e sentimentos identificados a partir dos encontros com os estudantes de 9º ano das escolas da periferia de Guanambi, serão representados e construirão um mecanismo revelador das potencialidades do território que se mostram passíveis de intervenção, para que a população consiga sua emancipação perante a zona crítica que assola as cidades produzidas no sistema capitalista, através da constituição de um circuito urbano de caráter educador.